Franquia de internet | Veja a diferença entre franquia e velocidade

Atualizado em 29/09/2023 às 16h02

Entenda em detalhes o que é franquia de internet e para quê ela serve. 

Escolher minutos em planos de celular ou canais em planos de TV são escolhas relativamente fáceis, pois sabemos nossos hábitos de consumo.

Melhor Escolha ofertas

O problema surge quando queremos escolher um plano de internet, pois não sabemos a franquia de download e a velocidade necessária para satisfazer nosso perfil de uso. Por isso, fizemos um guia com informações básicas que te ajudarão a escolher seu próximo plano de internet.

Como funciona a franquia de internet?

Franquia de internet é quantidade de dados que você pode consumir navegando pela internet.

A quantidade de dados é medida através de download. Quanto mais você navega na internet, mais dados você consome.

Especialmente se estiver assistindo vídeos online! Vamos explicar isso em detalhes durante este post.

Franquia de internet para Celular

Quando você contrata um plano de celular com internet, seja ele de qualquer operadora, você está contratando um limite de franquia de internet.

O que também pode ser chamado de pacote de dados.

Essa franquia de internet é o limite de download que você pode usar para baixar dados como imagens, vídeos, textos, etc da internet, contratando aquele pacote de celular por um determinado tempo.

Para ficar mais claro, vão aqui alguns exemplos.

Quando você usa a internet do seu celular para checar e-mail, mandar mensagens pelo WhatsApp, abrir foto em alguma rede social, dentre outras coisas, você consome dados de navegação.

Isso quer dizer que tudo o que você faz online é  “registrado”, para que a quantidade de download de dados utilizada possa ser descontada da sua franquia de internet.

Vídeos e imagens são dados pesados que consomem bastante da franquia.

Em outras palavras, se você tiver um plano de internet com 3GB de franquia de internet e tiver um consumo moderado, entrando em sites, vendo fotos nas redes sociais e enviando mensagens, sua franquia pode durar um mês.

Agora, se você tem o hábito de ver vídeos no Youtube, jogar online, mandar vídeos pelo WhatsApp e assistir a stories nas redes sociais, a sua franquia de internet vai se comportar de uma outra forma e, possivelmente, sua internet não vai durar o mês inteiro.

Internet Móvel Ilimitada | É possível usar o pacote de dados à vontade?

O que pode acontecer caso atinja a franquia de internet?

Caso você atinja o seu limite de download da franquia que contratou, podem acontecer duas coisas:

  • Ter a sua velocidade da internet reduzida até o próximo de pagamento.
  • Ter a sua internet cortada até o próximo ciclo de pagamento.

Dependendo do seu tipo de plano de celular, se controle, pós ou pré, você terá a opção de comprar pacotes de dados adicionais.

Existe franquia de internet fixa?

Sim, o limite de internet fixa existe há bastante tempo, porém depois de um grande debate público, promovido pelas redes sociais em 2016, a Anatel resolveu proibir as operadoras de aplicarem os limites de franquia estabelecidos em contrato.

Ainda bem né, porque já imaginou ter a internet de casa com franquia de internet?

Vale lembrar que as operadoras continuam aplicando em contrato a franquia de internet, ou seja, se em algum momento a Anatel cancelar sua resolução, nossos planos passaram a ter limites de dados automaticamente.

Melhor Escolha ofertas

Essa resolução da Anatel, infelizmente não se aplica para os planos de internet via satélite e modem wifi 4G. Isso porque essas tecnologias sã consideradas como ofertas de planos de internet móvel e não fixa, pois não existe uma restrição de cobertura e você pode levar seu aparelho/antena como você.

Quanto de franquia de internet eu preciso?

Os pacotes de dados ofertados pela operadoras são sempre oferecidos em GB (gigabyte).

Gigabyte é uma unidade de medida para consumo de dados.

Porém é muito comum as pessoas confundirem a franquia de internet com a velocidade da internet. Isso porque os nomes são muito semelhantes.

As franquias de internet são medidas em bytes (se pronuncia ‘baite’): Gigabyte (GB) , Megabyte (MB) ou Kilobyte (KB).

Já a velocidade da internet é avaliada em bits (se pronuncia ‘bites’) por segundo , assim como a velocidade do carro é kilometro/hora, na internet é bites/segundo.

Por isso que a velocidade dos planos de internet são anunciadas em Mega, que na verdade representam megabits por segundos (Mbps).

Apesar das definições acima ajudarem, ainda é difícil calcular o quanto você precisa de franquia.

Para você ter uma ideia:

  • Entre 1,5GB a 3GB: Quem usa muito mais o WiFi, e faz pouco uso da internet de celular
  • Entre 3GB a 7GB: Quem usa muito o WiFi, mas sempre que está na rua precisa recorrer ao 4G.
  • Acima de 8GB: Quem não se desconecta nunca do celular e consome vídeos no 4G.

Plano de internet mais barato? Planos a partir de R$0,80 por Mega

Como medir o consumo da minha franquia de internet

Veja bem, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) os planos com franquia de internet,  devem seguir algumas regras:

  • A operadora que presta esse tipo serviço deve disponibilizar uma página de acesso exclusivo para seus clientes.
  • Além de oferecer uma página exclusiva, a operadora deve criar e fornecer uma ferramenta de acompanhamento de franquia de internet para o cliente.
  • As operadoras também devem informar aos clientes quando a franquia de internet estiver perto do fim.

Por isso, todas as operadoras possuem aplicativo de celular e números de fácil acesso para verificação de franquia de dados móveis.

Conheça mais sobre os serviços de autoatendimento oferecido pelas maiores operadoras do Brasil:

Meu Vivo, Minha Oi, Minha Claro, Meu TIM, Meu Nextel, Minha SKY, Minha NET.

Além do aplicativo, existem também outras formas de consultar seu consumo.

Como, por exemplo, através de mensagens de celular avisam quando você consumiu 80% da sua franquia de internet (clientes da Vivo sempre recebem esse SMS) e quando você atinge os 100%. Clientes Claro podem consultar seu consumo de internet Claro por SMS.

Mas quando o assunto é a internet banda larga, a situação muda de figura.

Essas regras que dissemos aqui são válidas para franquia de internet móvel. Já que a franquia de download de internet fixa á proibida  pela Anatel.

9 Direitos do Consumidor de Internet que você precisa saber!

Existe diferença entre internet móvel e residencial?

A internet residencial banda larga, oferece altas velocidade de conexão e tecnicamente são mais estáveis. Consequentemente, uma das melhores em questão de qualidade.

Além dela permitir diversos acessos simultâneos, ela é a mais indicada para downloads pesados, como filmes, jogos, séries, etc.

Além disso, você provavelmente terá menos problemas ao assistir vídeos no YouTube, filmes e séries na Netflix.

Até porque, vamos combinar que assistir filme que trava toda hora é muito chato, não é mesmo?!?

Já as os pacotes de internet móvel usam um sistema de comunicação sem fio, o que chamamos de 3G e 4G, podem ter mais instabilidade no sinal, caso você não esteja perto de uma torre de transmissão da sua operadora.

Por conta desse tipo de internet permitir uma mobilidade tão grande dos clientes, é comum haver muita instabilidade de sinal e perda de velocidade.

E sim, é horrível quando o sinal do 4G some. O Brasil é um país imenso e apesar de estarmos a frente de muitos países na velocidade 4G a cobertura ainda não 100%.

Um das grandes diferenças entre a internet móvel e residencial é que na internet móvel você não pode escolher a velocidade em que vai navegar.

A maioria dos contratos das operados oferecem uma velocidade média de 5 Mega, mas não existe uma regra que diga quanto você irá receber.

Melhor Internet Banda Larga do Brasil? Veja a Pesquisa!

Como funciona a velocidade da internet

Velocidade da internet e franquia de internet são duas coisas distintas, mas conectadas. Afinal quanto mais rápida for sua velocidade, mais rápido será seu consumo de dados.

A confusão entre estes dois termos é comum dadas a nomenclaturas que são usadas, como Mega, Giga, MB, GB, Mbps, etc

A velocidade da internet é medida em Megabits por segundo (Mbps ou Mb/s), mas muitos provedores apenas utilizam a expressão Mega.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre estas nomenclatura, fizemos um guia prático.

Velocidade da Internet:

  • Mega: Mbps – megabits por segundo.
  • Giga: Gbps – Gigabites por segundo.

Franquia de Internet:

  • MB: Megabytes
  • GB: GigaBytes

Por exemplo, para você assistir filmes no NETFLIX, recomendamos que sua conexão seja de no mínimo 2 Mega, mas idealmente acima de 10 Mega.

E a cada 1 hora de filme HD que você assistir, você irá consumir da sua franquia de internet cerca de 3 GB.

Velocidade de Download

A velocidade de download é a velocidade na qual você obtém dados da internet.

Ao escolher uma velocidade mais baixa do que a demanda do seu uso ou da sua casa, você terá que ter paciência para esperar para que imagens ou vídeos sejam mostrados.

Porém se você adquirir um plano velocidade muito acima da necessária, isso só irá aumentar sua conta sem representar nenhuma melhoria aparente de navegação. Portanto sugerimos a escolha de acordo com o seu perfil de uso:

  • Até 5 Mega: Indicado para leitura de textos, visualização de imagens pequenas e médias, troca de emails, chat e redes sociais.
  • Entre 5 Até 15 Mega: Indicado para os usos acima e também para visualização de vídeos (YouTube) e ouvir música pela internet (Deezer, Spotify, entre outros).
  • Entre 15 Mega até 40 Mega: Indicado para os usos acima e também para download de arquivos grandes (maiores que 500MB) e assistir filmes online (Netflix, NetMovies, entre outros).
  • Acima de 40 Mega: Muito uso de internet mesmo! Se você tem pessoas assistindo filmes e jogando online ao mesmo tempo na sua casa, vai precisar de muita banda de internet para não ficar travando.

Existe também a velocidade de upload, que é a velocidade na qual você envia dados para a internet. Normalmente a velocidade de upload é bem menor que a velocidade de download. Mas não notamos muita diferença, pois recebemos volume de dados que enviamos.

Como funciona a velocidade da internet fibra

A internet de fibra óptica é um tipo de produto que está tomando cada vez mais espaço na casa dos brasileiros, pelo preço e pela estabilidade de conexão.

Até porque, por mais que a internet banda larga seja uma das melhores opções no mercado em termos de conexão de internet, ela também sofre com muitas oscilações.

Já a internet de fibra óptica não sofre com esse problema por causa do material em que a fibra é revestida.

A diferença de velocidade está na infraestrutura. A velocidade média de transferência de dados na fibra óptica é de 50 e 100 Mbps, chegando a máxima de 1 e 10 Gbps. Enquanto as outras conexões oferecem em média 768 Kbps e 1.5 Mbps podendo chegar a  7 Mbps.

Copel Telecom | Como funciona o plano de internet Copel Fibra

Falando em diferenças e tipos de internet, você está procurando um plano de internet que seja ideal pra você? Consulte o nosso comparador de planos e acabe logo com essa dúvida aí.

Teste de velocidade de internet

Aliás, falando em velocidade de internet. Você também conhece o medidor de velocidade de internet do Melhor Escolha?

Por meio do nosso teste de velocidade, você consegue saber exatamente o quanto de internet está recebendo e se ela condiz com a velocidade que contratou. Útil, né?!?

Esperamos que tenha gostado e se informado sobre como funciona a franquia de dados e a velocidade da internet.  São assuntos relevantes, até porque nós consumimos esse tipo de produto todos os dias. E informação é sempre importante.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe aqui nos comentários, que respondemos.