Como fazer Portabilidade: Vivo, Tim, Claro, Oi, Nextel, Net

como fazer portabilidade

Só este ano mais de 2.5 milhões de portabilidade foram feitas entre janeiro e maio de 2018, um número 25% maior do que no ano passado.

Isso porque o mercado de planos de telefonia tem ficado cada vez mais competitivo. Planos mais baratos e com mais benefícios.

Por isso que é muito importante comparar os planos e preços regularmente, e pra isso o Melhor Escolha de dá um ajudinha.

Nosso comparador de planos mostra em detalhes os planos de celular pós-pago, controle, pré-pago e fixo disponíveis em sua cidade. Em poucos segundos você compara entre todos tipos de planos e operadoras pra encontra o melhor plano pelo menor preço.

 

Veja como trocar de operadora e levar seu número!

Encontrou um plano melhor e mais barato para suas necessidades em nosso comparador? Pronto, agora o próximo passo é solicitar a portabilidade do seu número para a nova operadora.

Caso você tenha encontrado um plano mais interessante na sua operadora atual, basta entrar em contato com a mesma e solicitar a migração de plano. Veja aqui a lista de telefones de contato da central de atendimento Vivo, TIM, ClaroOi, Nextel e NET.

Abaixo vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de de portabilidade numérica e mostrar como trocar de operadora passo a passo.

 

Como fazer portabilidade Vivo, TIM, Claro, Oi, Nextel, NET em 5 passos: 

  1. Decida o plano e a operadora para qual quer fazer a portabilidade.
  2. Caso você queira fazer a portabilidade de um plano pós pago ou telefone fixo, verifique se você não está dentro do prazo de fidelidade para evitar multas.
  3. Compre um chip da operadora para a qual você quer migrar o seu número de celular
  4. Faça o pedido de portabilidade pessoalmente, por telefone ou SMS para a nova operadora, anote o número do protocolo e a data em que será feita a portabilidade.
  5. No dia e no horário da portabilidade, informado pela sua nova operadora, seu telefone ficará sem funcionar por até 2 horas, este é o período de transição. Depois disso pronto! Seu pedido estará concluído com sucesso.

 

Confira nosso guia completo sobre Portabilidade Numérica

Portabilidade Numérica

O que é portabilidade?

É o direito do consumidor de manter o seu número de telefone ao trocar de operadora dentro da mesma área, ou seja, DDD para celular e município para fixo. Ele é garantido pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações que regula o setor no Brasil.

 

Quem pode fazer portabilidade?

Qualquer pessoa que seja titular de um número de telefone fixo ou celular pode fazer o pedido de portabilidade numérica de uma operadora te telefonia para outra.

 

Para qual operadora devo fazer o pedido da portabilidade numérica?

O pedido de portabilidade deve ser feito para a operadora que você quer migrar e não para a sua atual operadora. A operadora para qual você quer levar seu número cuidará de todo o processo de transferência de número, você não precisará se preocupar com isso.

 

Posso fazer portar um número de telefone fixo para celular e vice-versa?

Não, você só pode portar o seu número dentro do mesmo serviço. Ou seja, você pode portar seu número de telefone fixo de uma operadora para um plano fixo de uma outra operadora, ou de móvel para móvel.

 

Posso mudar de um plano pré para um pós pago de outra operadora ou vice-versa?

Sim, você pode portar o seu número de celular independentemente do tipo de plano: pós-pago, pré-pago ou controle. O importante é que seja para o mesmo DDD.

 

Posso pedir a portabilidade sem ter um chip da nova operadora?

Para portar um número de telefone celular você vai precisar adquirir um chip da nova operadora.

A aquisição do chip pode ser feita avulsa, ou junto com a compra do plano que você escolheu.

 

Onde faço o pedido de portabilidade?

O pedido de portabilidade pode ser feito de duas formas:

  • Fixo: no momento da compra de um novo plano na loja, online ou pelo telefone com a nova operadora.
  • Celular: no momento da compra de um novo plano pessoalmente, online ou por telefone. Mas no caso do celular pré pago, depois de adquirir um chip novo, basta entrar em contato com a nova operadora: por telefone, na loja ou por mensagem de texto SMS.

 

A portabilidade é gratuita?

O processo normalmente é gratuito, porém fica a critério da operadora aplicar uma taxa de até R$ 4,00 por solicitação. Fique atento, algumas operadoras têm ofertas diferenciadas para novos clientes que trazem o número para elas. Antes de portar verifique senão existe nenhum oferta especial.

 

Quanto tempo demora a portabilidade?

A portabilidade demora apenas 3 dias úteis. Este é o prazo para que o processo seja concluído a partir da data da sua solicitação, o que não quer dizer que você ficará sem telefone durante os 3 dias.

 

Ficarei sem sinal durante a portabilidade?

Sim, apesar do processo levar 3 dias úteis, seu sinal só será impacto por no máximo até 2 horas durante o período de transição.

Quando você fizer o pedido de portabilidade, você será informado sobre a data e horário em que ocorrerá a transição de sinal. Assim poderá se planejar para ficar esse tempinho sem o sinal e não ser pego de surpresa.

 

Quais são os tipos de portabilidade existentes?

  • Portar o número de celular: trocar de operadora de celular dentro do mesmo DDD
  • Portar o número telefone fixo: trocar de operadora dentro da mesma cidade
  • Portar seu número para outro endereço: alteração de endereço na mesma localidade.

  

Como consultar se meu pedido de portabilidade?

Algumas operadoras disponibilizam a consulta online ao protocolo do seu pedido. Clique na nome da operadora abaixo para ir direto para a página de consulta de pedidos de portabilidade.

 

Minha portabilidade pode ser negada?

Sim, o pedido pode ser negado. Mas apenas nas seguintes condições:

  • Quando os dados fornecidos estiverem incorretos ou incompletos;
  • Se houver em andamento outra solicitação para o mesmo número;
  • Se o número não existir, não pertencer a nenhum cliente, for temporário ou pertencer a um orelhão;
  • Se o número for de serviço fixo e o pedido for para o serviço móvel ou vice-versa.

 

Minha portabilidade pode ser negada se estiver com conta atrasada?

Não, as operadoras não podem negar pedidos por questões financeiras que estejam pendentes com a operadora doadora do número.

 

Posso desistir do pedido de portabilidade?

Sim, você tem até 2 dias úteis para cancelar seu processo direto com a operadora que você fez o pedido.

Como ficarão minhas contas no mês da portabilidade?

Você pagará suas contas pro rata, ou seja, o valor da mensalidade dividido pelos dias em que foi cliente em cada operadora.

 

Posso portar meu número mesmo com uma dívida aberta na minha operadora antiga?

Sim, seu pedido não pode ser negada por motivo financeiro. Porém sempre que você contrata um plano de celular pós pagou ou telefone fixo, a operadora pode fazer uma consulta ao crédito antes de aprovar seu contrato. No caso de mudança para planos pré pago isso não acontece.

 

Meu contrato ainda não terminou, posso fazer a portabilidade?

Sim, porém você deverá quitar a multa contratual com a sua atual operadora.

O prazo de fidelidade dos planos de celular ou fixo é de 12 meses. Dentro desse período, se você decidir cancelar, será cobrada multa proporcional aos meses que faltam para o término do contrato.

Caso você tenha adquirido um aparelho de telefone celular junto com seu plano, você precisa solicitar o desbloqueio do mesmo para a sua operadora antes de fazer o pedido de portabilidade.

Segunda as regras da Anatel, o usuário tem direito ao desbloqueio gratuito do seu telefone a qualquer momento, sem que a operadora exigia qualquer cobrança pelo serviço.

O desbloqueio do aparelho não caracteriza quebra de fidelização, não sendo permitida, nesses casos, a cobrança de multa por rescisão contratual. Porém a mudança de operadora implica em uma quebra de fidelização, caso você esteja dentro de um contrato.

 

Quantas vezes posso pedir a portabilidade numérica?

Não existe limite, você pode portar o seu número quantas vezes quiser.

 

O que acontece com meus contatos quando mudo de operadora?

Antes de portar seu número de telefone celular, garanta que todos os seus contatos estão salvos no seu telefone e não no chip da sua antiga operadora. Você pode, por exemplo, salvar todos os seus contatos na sua conta de email.

 

Não consegui portar o meu número de telefone, o que devo fazer?

Portabilidade, onde reclamar de um processo que deu errado?

Entre em contato com a sua nova operadora e abra um protocolo de atendimento. Caso eles demorem para resolver, abra uma reclamação na Anatel. Veja nesse artigo como fazer.

 

Onde fazer portabilidade Vivo?

Encontrou um plano melhor na Vivo e quer migrar de operadora? Veja aqui como fazer a mudança de número para a Vivo.

 

Onde fazer portabilidade Claro?

Quer migrar seu plano para a Claro, acesse nosso post sobre a Portabilidade Claro.

 

Onde fazer portabilidade TIM?

Decidiu por ser um cliente TIM? Descubra como migrar seu número de telefone pra TIM por SMS.

 

Onde fazer portabilidade Oi?

Para levar seu número de telefone pra Oi e tirar todas as sua dúvidas, visite nosso artigo sobre como portar seu número para a Oi.

 

Onde fazer portabilidade Nextel?

Ficou interessando em um plano da Nextel? Saiba mais sobre como migrar seu número para a Nextel em nosso blog.

 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto que não tenha sido respondida nesse artigo, deixe seu comentário aqui embaixo que a gente te responde.

Acesse nosso comparador e veja em detalhes as ofertas de planos de celular e telefone fixo disponíveis em sua cidade.

Escolha o melhor plano pelo menor preço, porte o seu número e economize!

 

Como fazer Portabilidade: Vivo, Tim, Claro, Oi, Nextel, Net
5 estrelas, 27 votos

  • Rafael Lima

    Se eu solicitar portabilidade numérica via sms a partir de um chip com plano pós-pago, ao final do processo de portabilidade, o plano continuará pós-pago ou ficará pre-pago ?

    • Rafael, a portabilidade não muda o plano escolhido. Ou seja, se na nova operadora o plano escolhido for pós-pago continuará como pós-pago, e se for pré-pago continuará como pré-pago.

      Já o plano com sua operadora anterior é irrelevante no processo de portabilidade. Inclusive será automaticamente cancelado ao final do processo de portabilidade.