Encontre o melhor plano
pelo melhor preço!

Compare planos de internet banda larga!

Veja as ofertas disponíveis para sua cidade.

Como comparar planos de internet banda larga?

  1. Decida qual a velocidade de internet que você precisa
  2. Entenda os tipos de conexões disponíveis no mercado
  3. Compare o preço do plano de internet avulso versus no combo
  4. Considere a necessidade de modem roteador WiFi no plano
  5. Saiba como funciona o limite de franquia

Confira as 5 dicas em detalhes

Decida qual a velocidade de internet que você precisa

Os planos de internet banda larga disponíveis no mercado variam em média entre 1 Mega a 300 Mega.

Os planos de 1 Mega e 2 Mega são planos de internet banda larga popular, uma iniciativa do Governo Federal lançada em 2011 com o objetivo de contribuir para a popularização da internet no país. Esses planos têm valores acessíveis, geralmente abaixo de R$ 50,00 e não tem prazo de fidelidade.

Apesar de serem considerados planos de internet banda larga a velocidade é baixa para uma casa com várias pessoas navegando na internet ao mesmo tempo.

Faça o teste de velocidade da sua internet!

Até 5 mega é ideal para um uso básico da internet como navegar em sites e usar redes sociais, sem necessidade de fazer uploads de fotos e arquivos de boa qualidade para a rede com frequência.

Você também pode assistir vídeos, mas demorará mais para carregar. Se forem vídeos pesados eles podem travar enquanto você assiste.

Os planos de 5 mega até 10 Mega também são recomendáveis para quem deseja o uso básico. Porém já permitem assistir vídeos em qualidade digital de maneira rápida e fazer uploads de fotos de boa qualidade, áudio e vídeos pequenos de baixa qualidade sem preocupação.

15 Mega é sugerido para qualquer tipo de uso, incluindo para quem gosta de assistir filmes pela internet em qualidade HD. Ideal para uma família que usa a internet no dia a dia para os usos mais comuns, exceto para jogar online ou ter mais de 2 pessoas assistindo vídeos em aparelhos diferentes ao mesmo tempo.

Velocidades superiores a 30 Mega são recomendáveis para locais onde haja grande uso do serviço, nos quais vários usuários conectados ao mesmo tempo assistindo vídeos ou jogando online.

Para os amantes de videogame que gostam de jogar online, o ideal é contratar velocidade acima de 60 Mega, especialmente se houverem outras pessoas na casa fazendo uso da internet em paralelo.

Sempre que você contrata planos de internet banda larga a velocidade anunciada é a velocidade de download (navegar na internet recebendo dados) e não de upload (subir dados na nuvem, postar fotos, etc).

Entenda os tipos de conexões disponíveis no mercado

Um outro fator importante na escolha dos planos de internet banda larga é o tipo de conexão. Se você precisa de uma internet banda larga rápida tanto para download (baixar arquivos) quanto para upload (subir arquivos) o ideal é procurar planos de internet de Fibra Óptica. Eles além de oferecerem conexões mais rápidas e mais estáveis, conseguem entregar altas velocidade de upload.

Existem diversos tipos de conexão de internet residencial disponíveis no mercado, entre elas: xDSL, Cabo, Fibra Óptica, Rádio, Satélite e até 3G/4G.

Os planos de internet mais vendidos hoje no Brasil são em tecnologia xDSL, Cabo e Fibra. xDSL representa 44% dos acessos, Cabo 31% e Fibra 11% segundo o relatório da Anatel de Fevereiro 2018.

xDSL é um termo genérico para todos os serviços DSL, entre eles o ADSL uma sigla do inglês para Assymetrical Digital Subscriber Line ("Linha Digital Assimétrica para Assinante", em português).

Esse tipo de tecnologia transmite o sinal da internet através da linha telefônica, sem afetar o sinal do telefone. A Vivo Internet Fixa, antiga Vivo Speedy, e a Oi Velox usam a tecnologia ADSL.

Já a internet a Cabo utiliza a mesma estrutura da transmissão da TV a cabo, ou seja, o mesmo cabo que transmite os canais de TV por assinatura envia e recebe os dados de internet. A operadora NET usa tecnologia a cabo.

Na Fibra Óptica, diferentemente dos cabos acima que transmitem seus dados por meio de “pulsos elétricos”, todo o sinal é transformado e emitido como luz. Garantindo altas velocidades de upload e download com baixa interferência externa. TIM Live, Vivo Fibra, Copel, entre outras operadoras fazem a transmissão por fibra.

Tanto a ADSL, como Cabo e Fibra Óptica podem ser considerados serviços de internet banda larga, pois oferecem conexão de internet de alta velocidade.

Além destas opções de tecnologia, a SKY e a Claro oferecem internet banda larga através de chip de celular com transmissão 3G e 4G. O chip é inserido em um modem que distribui o sinal WiFi pela casa.

Veja os detalhes sobre as vantagens e desvantagens de cada tecnologia em nosso artigo.

Compare preço de planos de internet avulso versus no combo

Se você estiver contratando um plano de internet banda larga para a sua casa, vale a pena pensar se você tem interesse em ter um pacote de TV por assinatura ou um telefone fixo.

Isso porque a maioria das operadoras oferece desconto na combinação de planos, os chamados Combo.

Os descontos não são apenas no valor da mensalidade da internet banda larga, mas também na taxa de instalação.

Outras vantagens dos combos são ganhar um ponto adicional de TV grátis ou até levar o dobro da velocidade de internet contratada.

Se você tem interesse em combinar os serviços, compare planos de internet banda larga avulsos e depois compare os mesmos planos que você na opção Combo.

Considere a necessidade de modem roteador WiFi no plano

Nem todos os planos de internet banda larga incluem WiFi. Dependendo da operadora os planos com velocidades mais baixas não vem com um aparelho capaz de emitir o sinal sem fio.

Nesse caso você precisará comprar um roteador para ter WiFi em casa.

Os Modems são aparelhos que conectam sua casa à rede de internet da sua operadora. Já o roteador é um equipamento que faz a ponte entre o sinal que está chegando na sua casa e seus equipamentos sem fio (laptop, smartphone ou tablets).

Entenda em detalhes a diferença entre Modem e Roteador.

Saiba como funciona o limite de franquia

A franquia de internet banda larga determina o quanto você poderá navegar online até que a operadora encerre sua conexão ou diminua sua velocidade de navegação.

Sempre que você navega na internet você está consumindo sua franquia. A franquia é mensal e é medida em GB (Gigabytes).

Quanto maior a velocidade de internet contratada no seu plano, maior tende a ser a franquia do plano. Porém quanto mais rápido você navega, mais rápido é seu consumo de dados.

A boa notícia é que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) suspendeu por prazo indeterminado as operadoras de aplicarem limites de franquia na internet banda larga residencial.

Qual a melhor internet banda larga?

Essa é uma pergunta difícil de responder, porque o sinal das operadoras varia de um endereço para outro, especialmente nos planos de internet a Cabo e ADSL.

Além de que as bandas são sempre compartilhadas, ou seja, se todos os seus vizinhos assinarem a mesma operadora que você isso irá interferir na sua velocidade em horários de pico, quando todos estiverem conectados ao mesmo tempo.

A Anatel exige que as operadoras entreguem 80% da velocidade de internet contratada na média mensal.

A localização do modem roteador na casa e o tipo de roteador também influenciam na velocidade WiFi que você vai receber nos seus aparelhos.

Se a velocidade de internet banda larga estiver muito abaixo do contratado é importante fazer um teste de velocidade com o computador conectado ao Modem via cabo. Só assim você saberá se o problema está na rede ou no modem roteador.

COMO FAZER O TESTE DE VELOCIDADE?

É muito importante fazer o teste de velocidade da sua internet banda larga frequentemente, assim você pode acompanhar a qualidade do sinal que está pagando.

Faça seu aqui o teste de velocidade da sua internet banda larga!

Ranking de qualidade


A Anatel faz anualmente uma pesquisa de satisfação no segmento de internet banda larga, veja a nota atribuída às operadoras na última pesquisa.

Na primeira posição ficaram Cabo Telecom (Rio Grande do Norte) com nota geral de 7.6 e TIM banda larga com 7.5 . Na segunda Brisanet com 7.2.

Em terceiro lugar ficou a Sercomtel com 6.8. Seguida em quarta lugar por um empate estatístico com internet NET Vírtua, Vivo internet e Algar, os usuários deram nota de satisfação geral de 6.3, 6.4 e 6.3 respectivamente para as operadoras.

Lembrando que para a Vivo a nota é uma combinação de usuários de Vivo Fibra e Vivo Internet Fixa antiga Vivo Speedy (por cabo e xDSL). Conexões com entregas bem diferentes de velocidade.

A internet da Oi ficou em quinto lugar na no segmento internet banda larga com nota 5.6. Seguida pela SKY Banda Larga em sexta colocada com a nota de 5.3.

Conheça mais sobre os planos de internet banda larga


Claro

NET

Oi

SKY

TIM

Vivo