WhatsApp parou de funcionar? Veja o que fazer

Atualizado em 10/04/2022 às 21h08

Se o seu WhatsApp parou de funcionar, não se desespere. Existem muitas alternativas para continuar se comunicando e trocando mensagens com seus amigos ou colegas de trabalho.

Atualmente, o WhatsApp é o aplicativo de smartphone mais popular no Brasil e está presente em, aproximadamente, 70% dos aparelhos utilizados no território nacional.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite e visite nosso comparador de planos de celular! Veja quais planos vem com WhastApp ilimitado de graça! Descubra se você tem o melhor plano pelo menor preço!

Você sabe por que o WhatsApp recebeu esse nome?

WhatsApp é derivado da expressão “What’s Up?” que, em tradução livre, significa “E aí?”. O nome é tão óbvio que esta foi a primeira ideia de nome pensada por Kuom, o fundador do aplicativo.

Afinal, o WhatsApp é um aplicativo de bate-papo e, nada mais normal, que começar uma conversa perguntando se está tudo certo com a outra pessoa.

O aplicativo funciona como uma plataforma de comunicação rápida e de amplo alcance, atuando como um substituto para funções de outros serviços de mensagens como o e-mail, SMS, redes sociais e aplicativos, como o Messenger.

É fato, o aplicativo é uma mão na roda para quem precisa se comunicar a baixo custo. É por isso que muitos se desesperam ao notar que o WhatsApp parou de funcionar.

Para evitar imprevistos e continuar se comunicando mesmo ao constatar que o WhatsApp parou de funcionar, continue a leitura.

Neste post, você vai encontrar:

  • Por que o WhatsApp parou de funcionar?
  • O WhatsApp parou de funcionar. E agora, o que fazer?
  • Quais as alternativas, quando eu constato que o WhatsApp parou de funcionar?
  • Como funciona o Web WhatsApp?
  • Quais as vantagens de usar o Web WhatsApp?
  • O que fazer, se o meu WhatsApp parou de funcionar e eu preciso acessar um aplicativo de transmissão de mensagem no computador?
  • Se o WhatsApp parou de funcionar e nenhuma das opções acima adiantou, há algum atendimento para os usuários do aplicativo?

Descubra também ao final deste post como utilizar o WhatsApp no seu tablet ou computador através do WhatsApp Web!

Por que o WhatsApp parou de funcionar?

Em geral, os usuários brasileiros usam o WhatsApp para comunicações diárias. A função de conversas em grupos é, atualmente, uma das mais populares, uma vez que permite a comunicação com várias pessoas ao mesmo tempo.

No entanto, o mundo corporativo também adotou o aplicativo como ferramenta de trabalho.

Empresas começaram a usar o WhatsApp como um modo alternativo para contatar pessoas, agendar entregas, prestação de serviços, assim como campanhas publicitárias, comunicação interna, atendimento ao consumidor e atualização de notícias.

Diante dessa infinidade de usos, os usuários se desesperam quando constatam que o WhatsApp parou de funcionar.

No último ano, ocorreram diversas quedas no aplicativo, o que contribuiu ainda mais para que o brasileiro ficasse atento à sua funcionalidade. Mais de 30 bilhões de mensagens são enviadas e recebidas todos os dias pelos usuários do aplicativo, então, alguns problemas podem, eventualmente, acontecer.

Se o seu WhatsApp parou de funcionar, muito provavelmente a razão encontra-se em um dos motivos a seguir. Vamos conferir?

“O WhatsApp parou de funcionar”

Essa é uma das mensagens mais comuns. O usuário recebe essa mensagem quando o sistema apresenta falhas operacionais, trava ou para de funcionar momentaneamente.

Questões judiciais

Apesar de o WhatsApp ter desenvolvido um sistema de segurança com criptografia ponta a ponta, de modo que apenas o remetente e o destinatário da conversa possuem acesso à conversa do aplicativo, a quebra de sigilo das mensagens pode ser usada para fins de investigação criminal.

Em fevereiro de 2015, por exemplo, um juiz brasileiro do Piauí ordenou que o WhatsApp fosse suspenso no país após uma série de exigências não serem cumpridas pelo serviço.

Atualizações no aplicativo

Um outro motivo que pode estar por trás da constatação de que seu WhatsApp parou de funcionar é a atualização automática do aplicativo.

As atualizações são realizadas para que haja melhorias no serviço oferecido, para fazer backup ou alterar condições dos termos de uso.

Melhor Escolha ofertas

Aumentar a segurança do aplicativo é também um bom motivo para que se suspendam suas atividades. A primeira falha de segurança do WhatsApp foi relatada em maio de 2011.

As mensagens do aplicativo não estavam criptografadas e eram enviadas em texto simples. Isso significa que as mensagens poderiam ser lidas facilmente por hackers.

As atualizações consertam esses erros e garantem que você se comunique de forma mais segura.

Falta de Crédito

Atenção! Caso você esteja utilizando um plano pré-pago e você não faz recarga há muito tempo, seu número pode ter sido cancelado pela operadora.

Quando sua linha é cancelada, seu WhatsApp para de funcionar, pois ele está vinculado a este número de telefone.

Entre em contato com a sua operadora o mais rápido possível para tentar recuperar seu número, e tente fazer um recarga.

Veja aqui alguns posts que podem te ajudar!

Central de atendimento das operadoras: Número da Vivo, Telefone da Claro, Número da TIM, Número da Oi, Telefone da Nextel.

Como fazer recarga no seu celular: Recarga Claro, Recarga TIM, Recarga Vivo, Recarga Oi, Recarga Nextel.

WhatsApp não funciona

O WhatsApp parou de funcionar. E agora, o que fazer?

Bom, caso aconteça alguma das situações acima e você perceba que o seu WhatsApp parou de funcionar, sempre há uma solução.

Aqui estão algumas delas:

Reinicie seu celular

O primeiro passo para tentar solucionar o problema, se o seu WhatsApp parou de funcionar, é reiniciar seu sistema operacional. Basta desligar, esperar alguns segundos e ligar o aparelho novamente.

Caso o problema for mais simples, essa é a maneira mais rápida de solucioná-lo.

Limpe os dados do aplicativo

  1. Vá até “Configurações” (ou Ajustes ou Configurar).
  2. Acesse “Aplicativos”.
  3. Procure o ícone do WhatsApp e clique nele.
  4. Clique em “Armazenamento”.
  5. Toque em “Limpar cache” e em “Limpar dados”.

Desinstale e reinstale o aplicativo

 

Atualize o aplicativo

A função de update automático, na realidade, deveria sempre ser mantida como padrão, mas talvez este não seja o seu caso.

Caso o update automático não tenha sido selecionado, você precisa atualizar o aplicativo manualmente, na Play Store ou na App Store.

Não se esqueça de que as configurações padrão de atualização de aplicativos consomem energia e dados, por isso, mantenha a opção de update apenas quando você estiver sob a cobertura de uma rede Wi-Fi, tá?

Dados móveis não funcionam | Veja como corrigir isso no seu celular

WhatsApp com problemas

Restaure as configurações de fábrica do seu aparelho

Pode ser que o problema esteja nas configurações de seu aparelho smartphone, neste caso, de nada adianta insistir em atualizar o aplicativo.

É muito importante que, se você optar por restaurar as configurações de fábrica, você não se esqueça de fazer um backup de seus arquivos, tá? Assim, você não corre o risco de, acidentalmente, perdê-los.

Para os usuários do sistema operacional Android, a restauração deve ser feita da seguinte maneira:

  1. Abra o aplicativo “Configurações” em seu dispositivo.
  2. Clique em “Fazer backup e redefinir”.
  3. Clique em “Restaurar dados de fábrica”.
  4. Clique em “Restaurar telefone”.
  5. Digite o código de acesso do bloqueio da tela.
  6. Clique em “Apagar tudo” para confirmar.

Para os usuários do sistema operacional iOS, a restauração deve ser feita da seguinte maneira:

  1. Acesse as configurações do iOS e clique em “Geral”.
  2. Clique em “Redefinir”.
  3. Clique em “Apagar Conteúdo e Ajustes”.
  4. Digite a senha de bloqueio do seu aparelho.
  5. Clique em “Apagar iPhone” para confirmar.

Mais informações no site do aplicativo.

Imagine que você seguiu todas essas dicas e, ainda assim, o seu WhatsApp não voltou a funcionar.

Neste caso, o que fazer para continuar se comunicando com seus amigos e colegas de trabalho?

Continue a leitura e nós apresentaremos algumas alternativas de aplicativos de trocas de mensagens, quer ver só?

Quais as alternativas, quando eu constato que o WhatsApp parou de funcionar?

Se o seu WhatsApp parou de funcionar e nenhuma das opções acima resolveu o seu problema, conheça agora outros aplicativos que permitem que haja troca de mensagens.

Telegram

Disponível para Android, iOS, PC, Mac, Linux, Web e Windows Phone, este é o aplicativo mais famoso, quando pensamos em alternativas para o WhatsApp.

É também um serviço de troca de mensagens instantâneas que apresenta criptografia avançada e garante a privacidade dos seus usuários.

Pode, inclusive, ser utilizado no notebook ou desktop.

Clique aqui e conheça o Telegram Web.

Viber

O Viber também usa seu número de telefone como principal informação de contato, permite a troca de mensagens e, inclusive, a realização de chamadas e envio de mensagens de voz.

Clique aqui e saiba mais sobre o aplicativo.

Hangouts

Esse é o programa de mensagens do Google. Ele serve tanto para troca de SMS, quanto para bater papo pelo Google+.

Disponível para Android, iOS e computadores, o programa pode ser uma boa opção para quem tem muitos contatos na rede da Google. É possível criar conversas em grupos, enviar imagens e fazer videoconferências.

Clique aqui e descubra o universo do Hangouts.

Skype

O mensageiro da Microsoft é um dos mais populares. Como você deve saber, o Skype serve para trocar mensagens individuais e em grupo por texto ou vídeo.

O programa tem versões para Windows, Mac OS X, Linux, Android, Windows Phone, iOS, BlackBerry, TVs e até video game. É uma ótima opção!

Clique aqui e faça o download do Skype agora mesmo.

LINE

Não há segredo, para usar o aplicativo, basta instalar, confirmar o número e você está pronto para começar a falar com outros usuários do LINE.

O programa que tem versões para Firefox OS, Symbian, Windows Phone, Android, iOS, BlackBerry, Windows e Mac OS X conta com funções para mensagens de texto e ligações.

O aplicativo tem como diferencial o uso de simpáticos stickers, que permitem que suas mensagens fiquem mais descontraídas.

Para fazer o download, clique aqui.

Groupme

O processo de cadastro é parecido com os demais aplicativos, mas a usabilidade é um pouco diferente. O Groupme é focado nas conversas de grupo, sendo que as mensagens podem ser trocadas via internet ou por SMS.

Isso garante que mesmo quando alguém está offline, ela pode enviar e receber mensagens pela operadora (claro, é cobrado para enviar as mensagens).

O Groupme está disponível para iOS, Android, Windows Phone ou BlackBerry.

Conheça o serviço clicando aqui.

Como funciona o Web WhatsApp?

Quando você percebe que o seu WhatsApp parou de funcionar, muito provavelmente, a versão Web também foi desconectada.

Mas, você sabe o que é o Web WhatsApp e quais as vantagens de usar o aplicativo no notebook ou desktop?

Web Whatsapp é, basicamente, um espelho da versão do aplicativo para smartphones e permite, praticamente, as mesmas ações que já são utilizadas.

Para utilizá-lo, basta seguir o passo a passo:

  1. Pelo notebook ou computador, acesse web.whatsapp.com.
  2. Em seu smartphone, abra o aplicativo do Whatsapp.
  3. No aplicativo WhatsApp, clique em “Ajustes”.
  4. Clique em “WhatsApp Web”.
  5. Clique em “Escanear Código QR”.
  6. Mire a câmera do smartphone para o código que se abriu, quando você acessou web.whatsapp.com.
  7. Pronto! O Web WhatsApp está ativo!

Quais as vantagens de usar o Web WhatsApp?

Se o seu WhatsApp parou de funcionar por conta de algum problema no seu smartphone, é possível que você possa continuar usando a versão Web do aplicativo. Além desta, existem muitas outras vantagens de se fazer uso dessa alternativa oferecida pelo WhatsApp.

Veja só as 7 principais vantagens de se usar o Web WhatsApp:

  1. Você não terá mais que perder tempo entre computador e celular.
  2. Você pode configurar para receber as notificações na área de trabalho.
  3. Pode enviar arquivos como fotos, emoticons, vídeos e pode também gravar áudios, se o seu microfone estiver ativado.
  4. Nos grupos poderá modificar o nome e foto do mesmo, silenciar e ter acesso rápido aos membros para conversa particular.
  5. Não é preciso baixar as imagens para conseguir visualiza-las, assim você vai deixar de sobrecarregar seu smartphone com arquivos que não são importantes e nem o seu computador.
  6. Mesmo se esquecer o telefone em casa, desde que o mesmo esteja com bateria carregada e com acesso à internet, poderá se comunicar normalmente com seus contatos, atrás do Whatsapp Web, se já tiver feito a leitura do código e continuado conectado no computador.
  7. Não é necessário repassar o código toda vez que precisar usar a versão para PC. Para continuar com acesso ao Whatsapp Web, você pode desligar o computador normalmente, basta apenas fechar a janela sem mandar sair do aplicativo.

O que fazer, se o meu WhatsApp parou de funcionar e eu preciso acessar um aplicativo de transmissão de mensagem no computador?

Quando você constata que o seu WhatsApp parou de funcionar, muito provavelmente, a versão para desktop também apresentará erros.

No entanto, não se preocupe! Existem também opções para aqueles que desejam trocar mensagens sem sair do computador.

Você pode utilizar o seu e-mail, que funciona como um correio eletrônico. E é fácil, fácil, basta fazer o login no servidor em que você tem uma conta, como o Google.

Caso você queira uma alternativa mais rápida e instantânea, existem alguns sites que permitem escrever e enviar mensagens no formado SMS, de um computador para um celular.

Alguns dos mais conhecidos são:

  • SendSMSNow
  • AFreeSMS
  • TXT2Day

Mas, atenção! Utilizar esses sites pode fazer com que mais spam seja enviado ao dispositivo que receberá a mensagem. Leia as políticas de privacidade do endereço de envio de SMS para garantir que as informações inseridas não serão divulgadas.

Se o WhatsApp parou de funcionar e nenhuma das opções acima adiantou, há algum atendimento para os usuários do aplicativo?

Sim! Se o problema persistir, ainda que você tente todas as opções e alternativas apresentadas pelo Melhor Escolha, você pode entrar em contato diretamente com o WhatsApp.

No próprio aplicativo, há uma opção “Fale Conosco”. Basta acessar as configurações do aplicativo no painel de controle do smartphone.

Mas, se você preferir, é possível também enviar e-mails, relatando as falhas:

E aí, conseguiu aprender um pouquinho mais sobre a história e as funcionalidades do aplicativo mais queridinho do mundo?

Viu só como é muito importante saber o que fazer a quais são as alternativas disponíveis, caso você constate que o WhatsApp parou de funcionar? Quer ler mais matérias como essa? Continue navegando em nosso blog e comparador.