Entenda a diferença entre modem e roteador

diferença entre modem e roteadorSe você sempre ouviu as palavras modem e roteador mas não entende qual a diferença entre eles (ou não faz a mínima ideia do que se trata), fizemos um guia pensando em você.

 

O que é um modem

Modems são aparelhos que conectam seu computador à rede da sua operadora de internet. Antigamente a maioria das conexões no Brasil utilizavam a rede de telefonia fixa e computadores de mesa (desktops).

O modem era o equipamento no qual entrava o cabo do telefone e proporcionava uma saída para conectar um cabo ethernet (tipo de cabo utilizado para conectar computadores à internet).

modem

O modem é responsável por modular as informações enviadas pelo computador para que possa ser enviada via linha telefônica.

Da mesma forma é responsável por demodular as informações que vêm da linha telefônica para que seja processada pelo computador.

Atuando como modulador e demodulador fica fácil entender porque o aparelho se chama modem, não é mesmo?

Tomamos o exemplo a conexão de internet via rede telefônica (ADSL), porém existem outros tipos de modems que recebem dados via cabo coaxial (NET), fibra óptica (Vivo Fibra/NET/Live TIM) ou GSM (Claro Internet Casa, Vivo Box, On Telecom), dependendo da estrutura de cada operadora.

É por isso que operadoras que trabalham com redes de internet ADSL costumam dar desconto na internet para clientes que já possuem telefone fixo da mesma operadora, pois basta instalar o modem uma vez que a linha já chega na residência.

Até aí tudo muito fácil, não é? O problema é que o mundo muda muito rápido e não queremos usar a internet somente através de um computador de mesa.

Agora queremos internet wifi, para acessá-la de qualquer lugar da casa e em qualquer dispositivo. É aí que surge o roteador!

 

O que é um roteador

O roteador é um equipamento que faz a ponte entre o modem e seus equipamentos sem fio (laptop, smartphone ou tablets).

Ele recebe o sinal de internet do modem via cabo ethernet (isso mesmo, aquele mesmo cabo que antes era conectado ao computador de mesa) e distribui o sinal de internet via wifi (rede sem fio).

Também permite que os equipamentos da mesma rede wifi comuniquem entre si.

ROTEADOR

Modems e roteadores são bastante parecidos em formato e tamanho, sendo mais fácil distinguí-los pela antena.

Roteadores normalmente possuem antenas externas aparentes, mas existem versões com antenas internas.

 

Na minha casa só possuo modem e tenho wifi, como é possível?

Devido à crescente demanda por internet wifi, é muito comum encontrar provedores de internet que já oferecem modem e roteador em um único equipamento.

Esse tipo de equipamento é normalmente fornecido para planos com velocidades maiores ou em combos com TV ou fixo. Ao contratar seu plano verifique se inclui wifi.

 

Minha operadora  me forneceu o modem sem wifi. E agora?

Não se preocupe se não tiver wifi pois roteadores são fáceis de encontrar e podem ser adquiridos a partir de R$ 50,00.

Conectá-los á sua rede também é fácil, basta ligar o roteador ao modem via cabo ethernet, como pode verificar pela ilustração anterior.

O cabo é conectado de qualquer saída nomeada como LAN no modem à entrada nomeada como Internet ou WAN no roteador.

Uma vez conectado seu roteador já estará transmitindo internet wifi. O nome da rede wifi padrão dos roteadores costuma ser a marca ou modelo do roteador.

Você também pode mudar o nome da rede ou colocar senha de acesso à rede, existem vários tutoriais na internet explicando como fazer.

Agora que você entende a diferença basta encontrar os melhores planos de internet banda larga visitando nosso comparador!

 

Faça um teste de velocidade da sua internet em nosso velocímetro

 

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários abaixo que te responderemos em breve!

 

Entenda a diferença entre modem e roteador
4.8 estrelas, 78 votos

  • Obrigada, este artigo me esclareceu bastante.

  • F Lovati

    Gostei muito desse texto, esclareceu minhas dúvidas. No meu caso, tenho um modem net, que tem wifi, porém a internet não alcança todos os cantos da casa, considerando que o modem está localizado em um local errado, dentro de um quarto que está na saída da casa, como poderia resolver esse problema? Devo comprar um aparelho roteador separado ou um ampliador de sinal wifi?
    Desde já agradeço e parabéns pela matéria!

    • Obrigado pelo elogio!

      Ampliadores de sinal wifi, também conhecidos como repetidores de wifi, são bem mais fáceis de configurar. Então sugerimos um repetidor, ao invés de um roteador adicional.

      Repetidores são conectados direto na tomada, portanto não ocupam espaço e dão mais mobilidade.

      Caso seu modem da NET tenha a tecla WPS, basta apertar o botão WPS em ambos que seu repetidor estará configurado. Mas caso não possua, ainda assim é mais fácil de configurar que um roteador adicional, basta seguir o manual.

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

      Abraço!

      • Erika Rezende Frossard Bastos

        Olá Jonas, continuando nesse assunto de modem + roteador fornecidos pela NET, no meu caso, além do roteador não alcançar todos os cômodos da casa, sinto que o roteador não é de boa qualidade, o sinal varia muito e constantemente preciso desligar e religar o roteador para voltar a funcionar.
        Estou querendo comprar um novo roteador. Devo comprar um roteador com modem e trocar o aparelho todo ou poderia comprar apenas um roteador e conectar na saída Ethernet do modem atual?
        Nessa segunda opção, haveria “conflito” do sinal que sai do roteador da NET com meu novo roteador?
        Muito obrigada!

        • Olá Erika, o ideal é adquirir um roteador e conectar à saída Ethernet do modem da NET.

          Não haveria conflito, pois os roteadores são programados para evitar interferências. Nada impede também que você desative o sinal wi-fi do modem da NET caso deseje.

          Como mencionou que muitas vezes precisa reiniciar o roteador, talvez você venha enfrentando conflito de IP entre os vários equipamentos da sua casa. A dica nesse caso é adquirir um roteador com tecnologia MIMO, capaz de gerir melhor vários equipamentos na sua rede wi-fi.

          Abraço.

  • Thereza Cristina Duque

    boa tarde, adorei o blog , o canal , os textos e videos, como sou totalmente ignorante desses assuntos, tô amando aprender um pouco.Uma dúvida, minha internet é via telefone, por um tempo usei o modem q foi vendido junto com o plano( anos atras) , depois troquei o modem “original” por outro Wireless G ADSL2 + router, mas ultimamente tive problemas com a internet como perda do sinal do wifi, ligando pra operadora e com a ajuda de um técnico que reconfigurou o roteador voltou a funcionar, mas meu sinal não esta boom, o técnico disse que pode ser um problema no roteador, minha duvida: eu deveria ter mantido o modem original ? e comprado um roteador com wirelles e ligado a ele ao invés de trocá lo?ou esse modelo de roteador que eu tenho esta ultrapassado e seria melhor comprar outro?( asisti ao video comparativo sobre roteadores wireless).obrigada.

    • Oi Thereza! Que ótimo receber comentários como o seu!

      Pode ser que seu roteador esteja com problemas. Mas também há uma grande chance que o problema seja interferência com outras redes sem fio.

      Com o passar do tempo mais pessoas vão adquirindo roteadores, podendo gerar interferência com sua rede. Imagine como se fossem pessoas se comunicando pela mesma frequência de rádio. As interferências podem ser até de equipamentos da sua própria casa. Muitos telefones sem fio um pouco mais antigos trabalham com a mesma frequência wifi, que é 2,4GHz.

      Os roteadores no entanto possuem cerca de 14 canais de transmissão para reduzir interferências. Esses canais trabalham com uma pequena diferença na frequência de transmissão. É como se você girasse só um pouquinho o sintonizador daquele rádio FM antigo.

      Respondendo sua pergunta sobre comprar um novo, a tecnologia wifi evolui muito rapidamente, melhorando a qualidade de transmissão. As versões do wifi são classificadas pelo número 802.11 seguido por letras. Por exemplo, a versão 802.11n introduziu a possibilidade de transmissão wifi via frequência de 5GHz, reduzindo interferências.

      Segue um link se quiser se aprofundar no assunto:
      https://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11

      Mas de nada adianta ter um roteador wifi de última geração se seus equipamentos que conectam ao wifi não forem compatíveis. Como as versões de wifi são compatíveis com versões anteriores, seus equipamentos conseguirão conectar, porém não utilizando as funcionalidades mais recentes. Então sugerimos checar qual a versão de wifi dos seus equipamentos antes de escolher qual roteador adquirir.

      Outra possibilidade é que sua rede esteja tendo conflito de IP. Isso acontece devido à problemas no roteador. Eles atribuem um número de IP para cada um de seus equipamentos conectados, assim conseguem saber quem é quem na rede. O problema é que algumas vezes isso dá errado, e acabam atribuindo o mesmo número para dois equipamentos diferentes. Nesse caso desligar o roteador da tomada e ligar novamente costuma resolver o problema.

      Esperamos ter ajudado!

      Abraço!

  • Mário Lutfi

    Boa noite, tenho internet Wi-Fi em casa e a vivo só disponibilizou aquela modem tradicional, branquinho. Devo comprar um roteador ou não é necessário ?

    • Olá Mário!

      Não é necessário a compra de um roteador se o wifi da sua casa funciona bem. Só recomendaríamos caso não tivesse wifi ou se quisesse expandir o alcance do wifi.

      Tenha um ótimo final de semana!

  • Celso Nunes

    Adquiri um plano da vivo, e qdo marquei a instalação a atendente me avisou q o modem q ia ser instalado era o SIP PLUS, só q foi instalado o MitraStar Modem VDSL, (Wifi/WPS) gostaria de tirar uma dúvida, existe diferença entre os dois ou são a mesma coisa, no caso o SIP PLUS é melhor ou não ? Agradeço se me esclarecer. Bom dia.

    • Olá Celso!

      Os dois roteadores possuem as mesmas características, então não há problema. O wifi está funcionando bem?

      Abraço.

  • Thiago

    Texto muito bom e explicativo, parabéns aos envolvidos!

    • Obrigado Thiago! Ficamos felizes com o seu comentário!
      Abraço.

  • Pedro Vinícius

    Muito obrigado, estou cursando uma disciplina de redes na faculdade, e sou bem leigo na área, achei o texto extremamente simples de entender.

    • Legal Pedro! Que bom que gostou. Agradecemos seu feedback!
      Abraço.

  • Wilson Luiz Soares

    Caro Jonas, foi ótimo ler o seu artigo que para mim foi muito esclarecedor. As dúvidas que ainda persistiam após ler o artigo, foram todas respondidas nas perguntas das pessoas que tinham dúvidas similares as minhas.

    • Olá Wilson! Muito obrigado pelo comentário! É sempre bom saber que estamos sendo úteis. Abraço!

  • marcia smith

    Oi Jonas, tenho um apt que fica fechado a maior parte do tempo. Para evitar maiores despesas, optei por nao contratar servico de internet. O predio e’ antigo e aparentemente nao passa mais fios pelos dutos, entao, so funciona servico de Internet a radio. Alguem me falou recentemente sobre o modem/roteador que basta colocar na tomada e ele capta o sinal de internet e voce tem wifi no seu espaco… ‘E isso mesmo? Resolveria meu problema…Achei bom demais pra ser verdade!!

    • Oi Marcia! Sim, existe essa possibilidade. As tecnologias que funcionariam nesse caso seriam internet via rádio, satélite ou rede de celular (3G/4G). Portanto você teria que entrar em contato com alguma empresa que forneça internet com essas tecnologia para o endereço em questão.

      Como o apartamento fica fechado a maior parte do tempo uma sugestão de melhor custo-benefício seria um plano pré-pago de internet móvel, no qual você faria a recarga somente quando estivesse no apartamento. Bastaria colocar o chip pré em um roteador para redes de celular (3G/4G) para usar wifi no apartamento. As maiores operadoras de telefonia móvel oferecem esse tipo de serviço.

      Existe ainda outra possibilidade que é usar seu celular como roteador wifi. Os smartphones atuais possuem a funcionalidade de compartilhar a internet do celular via rede wifi. Essa função pode mudar de nome conforme o modelo, mas normalmente se chama “wifi hotspot” ou “compartilhar rede móvel”, e usualmente ficam disponíveis na tela de configuração de wifi ou em alguma outra configuração do aparelho relacionada à rede.

      Esperamos ter ajudado!

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      • marcia smith

        Muito obrigada!!! Como é bom poder ler sobre o assunto e , efetivamente, entender!!!

  • Giovanna Carvalho

    Olá Jonas, coloquei o plano de internet sem Wi-Fi, aí coloco só o roteador assim tenho Wi-Fi normal né ?

    • Boa tarde Giovanna! Exato, você conecta o roteador conforme figura acima e terá Wi-Fi. O nome da rede Wi-Fi padrão do roteador costuma ser a marca do roteador.

  • Jorge Luis

    Muito bem explicado, com uma linguagem simples e fácil de entender. Respondeu todas as minhas dúvidas em relação à diferença do MODEM VS ROTEADOR. Muito obrigado.

  • Jorge Luis

    Jonas Justo gostei muito do artigo. Me ajudou muito mesmo, porém estou com um problema na minha conexão. Eu uso internet do meu colega de apartamento, ele mora no apto de cima, e eu no de baixo, e como o sinal de WiFi chegava muito fraco pra mim, eu resolvi comprar alguns metros de cabo RJ45, e 1 roteador, fiz a instalação tudo certo, configurei meu roteador, e até então o problema do ” sinal fraco” melhorou, estava com a velocidade igual o do modem dele (meu colega do apto de cima), que ótimo. Porém com alguns dias de uso a internet começou a cair, então ele tinha que reiniciar o dele, eu tinha que reiniciar o meu, e então voltava a pegar, passava alguns dias e voltava o mesmo problema, até que agora nos últimos dias o meu roteador parou de receber totalmente o sinal via cabo Ethernet, só tá pegando WiFi (porém muito ruim por causa da distância), eu já fiz digamos de quase tudo para tentar concertar, já resetei o meu roteador, o meu colega já resetou o modem dele, e nada está resolvido, já fizemos testes com cabos(RJ45) diferentes, já conectei o cabo em dois notebook’s diferentes, e nada de resolver. Nem sequer tá passando sinal via cabo Ethernet do modem dele para nenhum PC, só está funcionando o WiFi do modem dele. O que pode ser? Me ajudem please.
    Obs : O modem dele é da NET.
    E o meu roteador é um Maxprint com duas antenas, modelo: MaxLink-300 2 A.

    • Olá Jorge, infelizmente não conseguimos ajudar com o problema. Talvez seja problema no seu roteador, mas é muito difícil identificar o problema no sinal de acordo com o que falou. Desculpe não conseguirmos ajudar mais. 🙁

  • Diego

    Boa noite, coloquei internet da NET em minha residência mas não tem Wi-Fi, gostaria de saber alguma dica sobre qual roteador devo comprar para ter Wi-Fi?

    Grato .

    • Olá Diego, a dica é não gastar muito se o Wi-Fi for para uma residência pequena. Roteadores custam a partir de R$ 50,00. As marcas mais conhecidas do mercado costumam ser TP-LINK, D-Link, Intelbras e Linksys.

      Prefira sempre roteadores com antenas externas.

  • Vicente

    Boa noite. Possuo 2 tvs 4K e Netflix c/transmissão Ultra HD, ligadas a cabo. Após uma interrupção de energia, uma das tvs teve uma queda considerável de Mbps e chamei o técnico que mediu tudo e não encontrou nenhum problema. Pensei que poderia ser o cabo e troquei. Nada resolveu. Um roteador bom poderia resolver o problema? Grato.

    • Bom dia Vicente! Como a conexão é por cabo, é improvável que seja algum problema com o roteador.

      Nossa sugestão é desconectar o cabo de internet das TVs e conectá-lo ao seu computador. Depois acesse: http://testedevelocidade.melhorescolha.com . Lá você poderá verificar se a velocidade de internet que chega nas duas TVs é semelhante à velocidade contratada.

      Se a velocidade for a velocidade contratada, possivelmente não é suficiente usar duas TVs 4k ao mesmo tempo. Outra possibilidade é que sua conexão de internet está instável, sendo necessário reportar o problema à sua operadora ou eventualmente mudar de operadora.

  • O Gato

    Agora uma dúvida,se eu quiser ligar meu PS4 via cabo eu tenho que só conectar o cabo no modem e configurar no PS4?

    • Bom dia! Exato, a conexão pode ser feita por cabo ou até via wi-fi. Depois é só configurar o equipamento.

  • Itamar Santos

    Ola,eu tenho uma duvida,meu modem já vem com wifi.Porém se eu comprar um roteador a conexão fica mais forte?Muito obrigado!!

    • Olá Itamar! Não, a conexão não fica mais forte, mas a distância coberta pelo wifi aumentará se você utilizar ambos.

  • Douglas SR

    Olá,muito bom a explicação mesmo em, me ajudou muito.
    Só fiquei com uma dúvida, eu tenho o modem com wifi só que ele não tem muito alcance.Vc recomendaria comprar um roteador para conectar junto com o roteador ou um outro modem Wifi ?
    Minha internet é via telefone.

    • Olá Douglas, obrigado pelo comentário.
      Sugerimos nesse caso a compra de um roteador. Como as provedoras de internet já oferecem modems que são compatíveis às tecnologias de cada uma, ter um roteador adicional garantiria alcance extra independentemente do provedor de internet escolhido.

      • Douglas SR

        Obrigado 🙂

  • Hermes Junior

    Muito boas as explicações, Jonas.
    Fiquei com algumas duvidas, que são as seguintes:
    Tenho internet ADSL e ainda está com o modem/roteador da operadora, como posso montar uma rede domestica distribuindo WIFI e futuramente se necessario passar cabos também, por toda a residencia com um bom sinal?
    Na distribuição de sinal WIFI, o WIFI fica por toda a residencia como se fosse um só sinal, isso é possivel?

    Vou precisar de equipamentos tipo Switch, Modem, Roteadores ou outros?
    O que é melhor, modem e roteador no mesmo equipamento ou separados?
    Enfim, gostaria de fazer uma boa distribuição de internet tanto por WIFI quanto por cabo pela residencia.
    Desde já, obrigado, Jonas.

    • Bom dia Hermes,

      Sim, você pode montar uma rede WiFi com maior extensão adicionando roteadores ou repetidores de sinal, que são basicamente roteadores feitos especificamente para ampliação de rede de WiFi.

      Para uso residencial repetidores de sinal são muito vantajosos, pois são de fácil instalação e configuração, compactos e também permitem que conecte equipamentos cabeados à rede.

      Não há necessidade de aquisição de modems, pois os modelos variam de acordo com a rede que vão se conectar (ADSL, Cabo, Fibra, GSM, etc). Como são fornecidos em comodato pelas operadoras, não faz muito sentido adquirí-los.

      Mas ter roteadores ou repetidores de sinal é muito recomendado para pessoas com residências grandes e com muitos cômodos, pois nem sempre o modem oferecido pela operadora garantirá cobertura WiFi para residências maiores.

      Esperamos ter ajudado.

      Abraço.

  • Juliana

    Olá, tenho em casa um modem DM2270 ADSL 2FT+2WI Datacom e roteador TP LINK 150Mpbs (ambos instalado pela SKY). A casa é um sobrado e a internet não chega no andar de cima. O que voce recomenda?
    Grata

    • Olá Juliana,
      Um repetidor de sinal seria mais adequado, pois é de fácil instalação e resolveria seu problema.

  • Francisco Araujo

    Amigo boa tarde estou com uma dúvida complicada quero um aparelho que ja vem com tudo tanto wifi quanto adsl gosto muito de jogos oline mas tenho muitas perdas de pacotes ainda uso o aparelho fornecido pela operadora queria um bem mais forte que supra tudo isso e ate agora os que vejo todos sao so roteadores nao são completos com os 2 como expliquei acima.

    • Olá Francisco,
      A perda de pacotes normalmente é causada pela rede wifi local, então sugerimos duas soluções:

      1- Estabelecer uma conexão por cabo entre seu modem/roteador e seu videogame/computador.
      2- Adquirir um roteador com as tecnologias AC e MIMO, para melhorar a cobertura de sinal e a gestão de todos os equipamentos conectados.

      Em ambos os casos sugerimos permanecer o equipamento da operadora fazendo a ponte entre a rede da operadora e a sua. Assim você mantém a suporte da operadora caso algum problema aconteça.

  • Eduardo Santos

    Olá bom dia!
    Minha dúvida e a seguinte: eu moro em uma casa nos fundos da casa da minha irmã, pedi a transferência da antiga residência e o novo endereço ficou a casa da minha irmã, o fixo e modem ficaram instalados na casa dela, e aí vem a seguinte duvida, como eu faço para levar a internet até o meu ap, usar um PC via cabo e ter o sinal de wi-fi, So o roteador já resolveria meu problema?

    • Olá Eduardo!

      Nesse caso você pode instalar um repetidor de sinal com saída de cabo ethernet, assim vai ampliar o sinal do wi-fi e vai possibilitar conectar o computador diretamente no repetidor.

      Lembrando que o repetidor de sinal deve ser instalado onde ainda exista sinal wi-fi.

      O Repetidor TP-Link Wi-Fi Network 300Mbps – TL-WA850RE, que pode ser encontrado online à partir de R$ 70, é um modelo que atenderia esses requisitos.

  • Claudio Laudares

    Boa noite!
    Tenho um plano banda larga da Oi, cujo modem fornecido pela mesma e um modelo Sagemcom e estou querendo melhorar o sinal de wifi.
    O que devo fazer comprar um outro roteador para subistituir o atual se sim qual o mais indicado , ou a compra de um repetidor de sinal ? Se for o repetidor qual seria mais indicado ?

    • Olá Claudio,
      Repetidores de sinal são sempre mais indicados para expandir a cobertura do sinal de wifi. Eles são mais fáceis de configurar e não há necessidade de troca de roteador, facilitando o suporte caso necessite de apoio da sua operadora.

  • Denilton Lins

    Tenho telefone fixo e tv a cabo, também tenho internet?

    • Olá Denilton,
      Com certeza você tem disponibilidade de internet, mas não significa que você contratou a internet. Sugerimos verificar na sua fatura de TV/Fixo se consta o serviço de internet.

  • LUCIAN LOPEZ

    Olá, adorei as informações!!. Só que fiquei na dúvida em uma coisa. Eu tenho modem wifi da oi velox que no caso vem da linha de telefone e tem um adaptador (um para o telefone e outro para a internet). Quero comprar um roteador da multilaser de 2 antenas. Posso substituir o modem pelo roteador ou terei que obrigatoriamente ligar os dois juntos?

    • Olá Lucian, é possível substituir o modem da Oi por outro, mas recomendamos que isso seja feito apenas por usuários avançados, pois é necessário copiar as informações de acesso à internet do modem da Oi para que seu novo roteador funcione como aparelho substituto. Portanto o mais recomendado é ligar os dois juntos.

  • Danilo Olivo

    Olá, boa tarde! Estou tendo um problema com a minha internet (vivo 4gb) modem MITRASTAR DSL -1000HN-T1-NV, o ping fica de 178 a 999+ e meu dBm fica abaixo de -35 sendo assim o Wi-Fi desconecta e conecta a cada 5 ou 10 minutos. Uso o Wi-Fi para jogar online no smartphone, as vezes na smart tv Netflix e em dois celulares que usam apenas WhatsApp. O técnico veio e trocou cabos e mexeu no sistema e tinha ficado bom por um dia e no dia seguinte piorou mais, pois no recebimento de sinal e tudo mais esta indicando 3766 só de erros. Poderia me esclarecer o porquê de tantas falhas e tanta instabilidade no recebimento de sinal etc…? Agra https://uploads.disquscdn.com/images/c1dc1155b0df891060829e46cff39edad92bf89df62e7b9f654c128cd0c58eb9.png deço desde já.

    • Bom dia Danilo! Esses casos costumam ser problemas com o modem mas é difícil de dizer o certo o que é. Uma sugestão é tentar trocar de modem/roteador e verificar se os problemas permanecem.

  • Camila Lacerda

    Boa tarde, minha tia quer colocar internet mas não tem computador. E eu tenho um modem comum mais um roteador que posso dar para ela. Se eu ligar o modem no meu notebook e configurar os dois, deixando o wifi funcionando. Quando eu desconectar o notebook, a rede wifi continua normal?

    • Bom dia Camila!
      Sim, se você deixar a rede wifi funcionando não será mais necessário o seu computador.