Entenda a diferença entre modem e roteador

Atualizado em 24/03/2022 às 00h46

Se você sempre ouviu as palavras modem e roteador mas não entende qual a diferença entre eles (ou não faz a mínima ideia do que se trata), fizemos um guia pensando em você.

O que é um modem

Modems são aparelhos que conectam seu computador à rede da sua operadora de internet. Antigamente a maioria das conexões no Brasil utilizavam a rede de telefonia fixa e computadores de mesa (desktops).

Melhor Escolha ofertas

O modem era o equipamento no qual entrava o cabo do telefone e proporcionava uma saída para conectar um cabo ethernet (tipo de cabo utilizado para conectar computadores à internet).

modem vs roteador

O modem é responsável por modular as informações enviadas pelo computador para que possa ser enviada via linha telefônica.

Da mesma forma é responsável por demodular as informações que vêm da linha telefônica para que seja processada pelo computador.

Atuando como modulador e demodulador fica fácil entender porque o aparelho se chama modem, não é mesmo?

Tomamos o exemplo a conexão de internet via rede telefônica (ADSL), porém existem outros tipos de modems que recebem dados via cabo coaxial (NET), fibra óptica (Vivo Fibra/NET/Live TIM) ou GSM (Claro Internet Casa, Vivo Box, On Telecom), dependendo da estrutura de cada operadora.

É por isso que operadoras que trabalham com redes de internet ADSL costumam dar desconto na internet para clientes que já possuem telefone fixo da mesma operadora, pois basta instalar o modem uma vez que a linha já chega na residência.

Até aí tudo muito fácil, não é? O problema é que o mundo muda muito rápido e não queremos usar a internet somente através de um computador de mesa.

Agora queremos internet wifi, para acessá-la de qualquer lugar da casa e em qualquer dispositivo. É aí que surge o roteador!

O que é um roteador

E afinal, o que é um roteador? É um equipamento que faz a ponte entre o modem e seus equipamentos sem fio (laptop, smartphone ou tablets).

Ele recebe o sinal de internet do modem via cabo ethernet (isso mesmo, aquele mesmo cabo que antes era conectado ao computador de mesa) e distribui o sinal de internet via wifi (rede sem fio).

Também permite que os equipamentos da mesma rede wifi comuniquem entre si.

modem vs roteador

Modems e roteadores são bastante parecidos em formato e tamanho, sendo mais fácil distinguí-los pela antena.

Roteadores normalmente possuem antenas externas aparentes, mas existem versões com antenas internas.

Dúvidas Frequentes

Abaixo separamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre a diferença entre modem e roteador.

Na minha casa só possuo modem e tenho wifi, como é possível?

Devido à crescente demanda por internet wifi, é muito comum encontrar provedores de internet que já oferecem modem e roteador em um único equipamento.

Esse tipo de equipamento é normalmente fornecido para planos com velocidades maiores ou em combos com TV ou fixo. Ao contratar seu plano verifique se inclui wifi.

Minha operadora  me forneceu o modem sem wifi. E agora?

Não se preocupe se não tiver wifi pois roteadores são fáceis de encontrar e podem ser adquiridos a partir de R$ 50,00.

Conectá-los á sua rede também é fácil, basta ligar o roteador ao modem via cabo ethernet, como pode verificar pela ilustração anterior.

O cabo é conectado de qualquer saída nomeada como LAN no modem à entrada nomeada como Internet ou WAN no roteador.

Melhor Escolha ofertas

Uma vez conectado seu roteador já estará transmitindo internet wifi. O nome da rede wifi padrão dos roteadores costuma ser a marca ou modelo do roteador.

Você também pode mudar o nome da rede ou colocar senha de acesso à rede, existem vários tutoriais na internet explicando como fazer.

Agora que você entende a diferença basta encontrar os melhores planos de internet banda larga visitando nosso comparador!

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários abaixo que te responderemos em breve!