Melhor Internet Banda Larga do Brasil em 2021

Atualizado em 12/04/2022 às 21h18

Anatel divulga resultado de pesquisa sobre a melhor internet banda larga do Brasil em 2021.

Existem várias formas de avaliar a melhor internet banda larga, uma delas é por meio dos dados divulgados anualmente pela pesquisa de satisfação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ofertas de Internet banda larga

Mas essa não é a única forma, quando falamos sobre qualidade de sinal e atendimento, os dados divulgados pela Netflix ISP também podem te ajudar nessa avaliação.

Para saber se o seu provedor está entregando o contratado, sempre que possível, faça um teste de velocidade e veja o quanto você está recebendo de internet.

Melhor Internet Banda Larga do Brasil em 2021 segundo a Anatel

A satisfação geral nacional das operadoras avaliadas foi:

  • Unifique: 7,9
  • Brisanet: 7,7 
  • Mob: 7,3
  • Algar: 7,0, TIM: 7,0 e Vivo: 7,0
  • Claro: 6,8 e Oi: 6,8
  • SKY: 6,2

Como podemos ver acima, no topo do ranking, temos a operadora Unifique de Santa Catarina, seguida pela Brisanet Internet.

A operadora Mob Telecom entrou esse ano no ranking de melhor operadora de internet banda larga e conquistou o terceiro lugar.

Empatados no ranking geral com nota 7, temos a Algar Internet, TIM Live e a Vivo Fibra.

Já as operadoras Claro NET internet e Oi internet também ficaram empatadas em suas posições, com nota geral de 6,80.

Os planos da SKY banda larga ficaram em último lugar no ranking com nota geral de 6,20.

As operadoras Sercomtel e Hughesnet internet foram excluídas da avaliação e as operadoras regionais como Desktop Internet, Vero Internet e Sumicity ainda não fizeram parte da pesquisa. 

O que é a pesquisa de Satisfação da Anatel?

Anualmente a Anatel faz uma pesquisa com os contratantes dos serviços de telecomunicação. Em média, são mais de 20 mil pessoas entrevistadas e um total de 9 operadoras avaliadas.

Nesta pesquisa, os entrevistados dão uma nota de 0 a 10  (onde 0 é Totalmente Insatisfeito e 10 – Totalmente Satisfação) para perguntas sobre: ofertas e contratação, funcionamento, cobrança, atendimento, capacidade de resolução de problemas além de reparo e instalação.

Na última pesquisa realizada de julho a dezembro de 2021 e divulgada em março de 2021, o primeiro indicador da avaliação foi a satisfação geral dos entrevistados. Nessa categoria, nenhuma das operadoras teve nota 10. 

Confira mais detalhes sobre o ranking de cada operadora no decorrer deste post.

Aliás, aproveite que está aqui e descubra também qual é o melhor plano controle para o seu celular.

Avaliação Anatel da Melhor Internet fixa é reformulada em 2021

A medição divulgada agora em 2022 é o reinício para a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. Isso porque ao longo dos últimos anos, a Anatel realizou a pesquisa com intuito de garantir a máxima qualidade ao mostrar a jornada do consumidor de serviços de telecomunicações. 

No entanto, mesmo assim a agência sentiu a necessidade de mudar e nessa última pesquisa, a Anatel, em parceria com o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), avaliou a necessidade de uma reformulação e, consequentemente, no questionário dos participantes. 

Por conta disso, a pesquisa de 2021 traz resultados independente dos anos anteriores, representando um novo parâmetro para pesquisas futuras.

As definições dos atributos avaliados nessa pesquisa foram as seguintes:

  • Satisfação Geral do Consumidor: avaliação do contratante sobre o plano de internet junto a operadora
  • Qualidade da Informação ao Consumidor: nível da prestação de informações ao longo do relacionamento contratante e operadora de internet, 
  • Qualidade do Funcionamento (QF): avaliação das situações críticas de acesso, utilização e permanência, de acordo com o serviço.
  • Qualidade da Cobrança ou Recarga: avaliação sobre a coerência e clareza das informações sobre cobrança
  • Qualidade do Atendimento ao Cliente: avaliação sobre o atendimento da operadora de internet escolhida, seja pelo telefone ou plataformas online.

De acordo com os indicadores avaliados, as médias totais em 2021 são:

Ofertas de Internet banda larga
  • Satisfação Geral do Consumidor: 6,9
  • Qualidade da Informação ao Consumidor: 6,7
  • Qualidade do Funcionamento: 7,2
  • Qualidade da Cobrança ou Recarga: 7,9
  • Qualidade do Atendimento ao Cliente via Atendimento Telefônico: 6,4 
  •  Qualidade do Atendimento ao Cliente via Canais Digitais: 6,6

Melhor Internet Residencial segundo a Netflix

Confira quais são os melhores provedores de internet do Brasil, de acordo com o Ranking Netflix Internet:

  • Algar Fibra / Claro Fibra / Oi Fibra
  • Algar / Brisanet / Claro NET Vírtua / TIM Live Ultrafibra / Vivo Fibra / Vivo Internet
  • TIM Live Ultra
  • Oi Internet

Os dados divulgados são referentes ao mês de março de 2022, entretanto, a Netflix divulga as informações mensalmente. Para mais informações, clique no site IPS Netflix.

Como funciona o Ranking Netflix Internet

Para oferecer aos contratantes uma melhor experiência com o streaming de vídeo, a Netflix divulga em seu site o Ranking Netflix Internet, onde mostra o desempenho das principais operadoras com a plataforma.

Essa é uma maneira para que os assinantes da Netflix consigam assistir sua programação de filmes e séries sem interrupções por quedas ou oscilações na conexão.

Melhor operadora de internet por estado

A Anatel, além de divulgar o ranking geral das operadoras em todo o Brasil, também indica os resultados de satisfação geral de cada estado. Sendo assim, com esse ranking você pode saber qual a melhor operadora na região onde você mora. 

Confira o ranking das melhores operadoras de internet fixa dívida por estado:

ACOI e Claro
ALBrisanet, Vivo Claro e Oi
AMOi, TIM, Claro e SKY
APOi
BATIM, Claro, Oi, Vivo
CEBrisanet, Claro, MOB, Oi e Vivo
DFOi, Vivo e Claro
ESVivo, Oi e Claro 
GOTIM, Algar, Oi, Vivo, Claro e SKY
MAOi, Claro e SKY
MGVivo, TIM, Algar, Oi, Claro e SKY
MSClaro, Vivo e Oi 
MTVivo, Oi, Claro e SKY
PAOi, Claro e SKY
PBBrisanet, Vivo, Claro e Oi
PEBrisanet
PIVivo, Oi e Claro
PROi, Claro e Vivo 
RJVivo, TIM, Claro e Oi
RNBrisanet, Claro e Oi
ROOi e Claro
RROi
RSOi, Vivo e Claro
SCUnifique, Vivo, Claro e Oi
SEClaro, Oi e Vivo
SPAlgar, Vivo, TIM, Claro e SKY
TOClaro e Oi

Lembrando que a pesquisa de satisfação da Anatel é de 2021 e divulgada em março de 2022.

Claro NET

A Claro NET se destacou como a melhor operadora em 11 estados brasileiros, mas no ranking geral ficou empatada com a operadora Oi internet, ambas com 6,8 de nota. Veja abaixo quais são os estados de destaque:

EstadoNota
Acre7,12
Ceará6,93
Distrito Federal6,76
Espírito Santo6,80
Mato Grosso do Sul6,89
Pará6,83
Paraná6,70
Rio de Janeiro6,84
Rondônia7,12
Sergipe6,98
Tocantins6,64

Com tecnologia fibra óptica, a internet banda larga Claro NET tem cobertura em mais de 260 municípios do Brasil, com planos até 500 Mega de velocidade

A conexão da internet da Claro NET Virtua funciona de maneira mista. Isso significa que ela funciona via fibra óptica até a central de serviços, no entanto, ela chega até a sua casa por meio de cabos.

Já os planos Claro Fibra oferecem conexão 100% fibra de ponta a ponta.

Mas não se engane, o fato da Claro NET usar uma conexão mista não interfere na qualidade da conexão. Na verdade, o que muda é o máximo da velocidade que os planos NET Internet podem chegar, mas não afeta a qualidade do sinal. 

Para saber se a Claro NET tem cobertura em seu endereço, basta acessar o nosso comparador de planos, digitar o nome da sua cidade e ver se a operadora oferece planos de internet onde você mora.

Vivo

A Vivo se destacou como a melhor internet banda larga em 10 estados, mas no ranking nacional acabou ficando empatada em 4ª lugar com a operadora TIM e Algar, com nota 7,00. Abaixo a lista dos estados em que a operadora ficou em primeiro:

EstadoNota
Ceará6,95
Distrito Federal6,79
Espírito Santo7,05
Minas Gerais7,43
Mato Grosso do Sul6,89
Mato Grosso7,04
Piauí7,79
Paraná6,65
Rio de Janeiro7,30
Rio Grande do Sul7,40

A cobertura da Vivo Internet banda larga é grande. Só para você ter uma ideia, a operadora está presente em mais de 160 cidades espalhadas pelo Brasil

Os dados da avaliação da operadora consideraram os planos de internet Vivo Fibra e também dos planos Vivo Internet Fixa, aqueles com conexão por cabo metálicos e velocidades máximas de até 10 Mega.

Se você quiser saber se os planos Vivo internet têm cobertura em sua cidade, acesse o nosso comparador de planos e digite o município de onde você mora. 

TIM

A TIM internet foi considerada a 4ª melhor operadora de internet do Brasil junto às operadoras Vivo internet e Algar internet. Já nos estados do Amazonas, Bahia e Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais a operadora ganhou destaque, conquistando o pódio de melhor operadora por estado.

Estado Nota
Amazonas7,46
Bahia7,04
Goiás6,92
Minas Gerais7,13
Rio de Janeiro7,19

A internet da TIM está presente em sete estados brasileiros, entretanto, a operadora ainda não tem cobertura para todas as cidades. 

A TIM Internet se divide em TIM Fibra e TIM 4G, sendo esta segunda opção oferecida por meio de um modem Wi-Fi com chip e limite de franquia nos planos.

No entanto, as velocidades, os preços e as vantagens são bem diferentes entre os dois serviços.

Confira mais detalhes sobre como funcionam os planos de internet TIM Live em nosso comparador de planos do Melhor Escolha.

Oi 

A Oi internet ficou na 5ª posição do ranking geral das melhores operadoras do Brasil junto a Claro internet. No entanto, a Oi conquistou o primeiro lugar de melhor operadora por estado em 13 estados brasileiros:

EstadoNota
Acre7,19
Amazonas7,68
Ceará6,94
Distrito Federal7,10
Espírito Santo7,01
Goiás6,68
Maranhão7,12
Mato Grosso do Sul6,63
Pará7,12
Paraná6,84
Rio de Janeiro6,81
Roraima7,15
Rio Grande do Sul7,45

Um ponto importante que devemos levar em consideração na pontuação da Oi é que, infelizmente na pesquisa de Satisfação da Anatel não é possível separar os serviços Oi Velox e Oi Fibra.

A Oi Velox entrega internet banda larga via cabo metálicos, enquanto a Oi Fibra entrega a internet via 100% fibra óptica. 

Os planos via cabo de telefone ADSL não conseguem entregar velocidades maiores do que 15 mega e sofrem muitas interferências externas, resultando numa qualidade de internet inferior. 

No entanto, esse problema já não acontece com os planos de fibra óptica, pois além de não sofrerem interferências externas, os planos atingem velocidades de até 2 gigas de velocidade. 

Sendo assim, temos que levar a nota da Oi em consideração nesse ponto. 

SKY

A SKY internet foi a operadora que ficou na última posição do ranking de melhor operadora de internet banda larga, com 6,2 de nota e não se destacou como a melhor operadora em nenhum estado. 

Para quem ainda não conhece, a SKY banda larga trabalha com a tecnologia 4G. E apesar de ser via chip, a operadora também oferece Wi-Fi grátis no plano.

A SKY internet banda larga está disponível em diversas cidades do país. Mas é preciso confirmar se a sua cidade está dentro da cobertura. Para isso, você pode usar o nosso comparador de planos e digitar a cidade onde você mora. 

Caso o serviço ainda não tenha cobertura na sua região, saiba que a operadora SKY internet está se expandindo e em breve deve chegar até a sua casa.

Unifique

A Unifique internet foi a operadora que teve a maior nota de satisfação geral, com 7,9, e foi considerada a melhor operadora de Santa Catarina, de acordo com a pesquisa de Satisfação da Anatel em 2020 e 2021.

Com sede na cidade de Timbó, interior de Santa Catarina, a Unifique internet tem crescido cada vez mais no sul catarinense. 

Atualmente a Unifique está presente em mais de 115 cidades no interior de Santa Catarina e Paraná, e pretende chegar a 1 milhão de assinantes em até 2025.

Brisanet 

A Brisanet Internet foi a 2ª melhor operadora de internet na média de satisfação geral, além de ser considerada a melhor internet em cinco estados do Brasil:

Estado Nota
Alagoas8,28
Ceará 7,30
Paraíba7,64
Pernambuco 8,17
Rio Grande do Norte8,14

A Brisanet é uma das principais operadoras de internet, TV, celular e telefone fixo do Nordeste brasileiro.

De acordo com a própria Anatel, a Brisanet atende mais de 500 mil clientes em mais de 80 cidades na região Nordeste.

Algar  Telecom

A Algar internet ficou em 4ª lugar na classificação nacional de melhor operadora de internet do Brasil, empatada com a operadora Vivo e TIM. E mais, de quatro estados em que a operadora opera, ela ficou em primeiro lugar em dois deles:

Estado Nota
Goiás 6,61
São Paulo7,62

A Algar Telecom é uma operadora 100% brasileira, fundada em 1965 em Minas Gerais, e hoje leva planos de internet residencial e empresarial para diversas cidades do Brasil.

Os planos da Algar Fibra oferecem tecnologia de ponta e velocidades que podem chegar até 300 Mega.

Para saber a cobertura Algar internet, acesse o comprador de planos do Melhor Escolha e digite sua cidade. É fácil e prático.

Mob Telecom

Estreando na pesquisa de melhor internet banda larga do Brasil, a Mob Internet ficou em 3º lugar no ranking, com 7,3 de nota. Além disso, a operadora também conquistou o primeiro lugar de melhor operadora no estado do Ceará, com nota de 7,34. 

A Mob Telecom é uma operadora de telecomunicações, que há mais de 25 anos  oferece serviços de tecnologia para empresas, planos de internet para empresas tanto no setor privado quanto para órgãos governamentais e planos de internet residencial

Atualmente, de acordo com a Anatel, a Mob Telecom tem mais de 200 mil clientes espalhados pelos estados em que a operadora atua.

Esperamos ter te ajudado a encontrar a melhor operadora de internet banda larga em seu estado. Nosso intuito é sempre trazer informações relevantes e de qualidade. 

Qualquer dúvida ou sugestão, nos escreva nos comentários, que responderemos o mais breve possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *