TESTE DE VELOCIDADE

O que é download

Velocidade de download é a velocidade com que você receba dados pela internet. Quando navegamos em sites, assistimos vídeos ou vemos nossas redes sociais estamos recebendo dados. Por isso que quanto maior a velocidade de download, mais rápida será sua navegação.

O que é upload

Velocidade de upload é a velocidade com que você envia dados pela internet. Quando postamos uma foto na rede social ou jogamos online com outras pessoas, estamos enviado dados pela rede. Essa velocidade faz pouca diferença no dia-a-dia de usuários residenciais.

O que é latência

Latência é o tempo que o sinal da sua conexão de internet leva para viajar até o servidor mais próximo. Ping é o tempo que a rede demora pra responder esse sinal enviado, considerando o tempo de ida e volta do sinal até você. Esse teste pode ser relevante para o Gamers de plantão.

Veja como deixar sua
internet mais rápida

Existem algumas dicas essências que podem te ajudar a conseguir uma conexão de internet Wi-Fi mais rápida. Se ao fazer o teste de velocidade você perceber que sua conexão está abaixo do esperado, dê olhada nessas dicas que preparamos para você.

Colocar o modem em local correto, programar seu roteador para trabalhar em duas frequências e trocar de canal para evitar conflitos com conexões vizinhas, são algumas coisas que podem ajudar a fazer diferença no seu próximo teste de velocidade de internet.

Porque usar o Speed Test
do Melhor Escolha

Teste de velocidade 100% confiável

O Speed Test do Melhor Escolha é uma forma 100% confiável de testar a velocidade e o desempenho da sua conexão de internet. Usamos umas das ferramentas mais premiadas e confiáveis do mundo para garantir que seu teste de velocidade seja preciso.

Seus dados estão seguros conosco

Com o Speed Test Melhor Escolha você testa sua velocidade sabendo que sua conexão está segura. Não temos propaganda em nosso teste de conexão de internet, por isso seus dados não são vendidos e expostos a diversas marcas que queiram vender produtos que você não necessita.

Não seja bombardeado com propagandas

Sabemos que você não quer ser bombardeado com propagandas enquanto faz um teste de velocidade de internet. Por isso o Melhor Escolha oferece gratuitamente o teste Speed Test, assim você tem uma experiência confiável e tranquila.

Compartilhe sua opinião

Se você está satisfeito ou insatisfeito com a sua conexão de internet, aqui você pode compartilhar com outros usuários suas frustações ou satisfações. Ao final do teste de velocidade Speed Test do Melhor Escolha, você tem a opção de avaliar sua operadora.

Velocidade dos planos
de internet banda larga

Algar velocidade

10, 20, 30, 40, 60, 200, 300, 400, e 500 Mega

Vivo velocidade

5, 10, 25, 50, 100 e 300 Mega

Claro NET velocidade

10, 35, 120, 240 e 500 Mega

Oi velocidade

15 e 200 Mega

Hughestnet velocidade

10, 15, 20 e 30 Mega

TIM velocidade

40, 60, 100, 150, 300 e 500 Mega; 1 e 2 Giga

Copel velocidade

75, 150 e 200 Mega

Brisanet velocidade

50, 100 e 200 Mega

Qual a velocidade de
internet
que eu preciso?

Internet até 10 Mega

Planos com velocidade de internet até 10 Mega são ideias para pessoas que moram sozinha ou famílias que consomem pouca navegação, como por exemplo navegar em sites e usar redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram e outros.

Internet entre 15 a 40 mega

Para que assite vídeos e tem mais de 2 pessoas conectadas ao mesmo tempo, recomendamos planos com velocidade de internet entre 15 e 40 Mega. Essa velocidade será suficiente para todos em casa navegarem a vontade ao mesmo tempo.

Internet acima de 50 mega

Se o consumo de vídes é alto, especiamente vídeos em HD, vale a pena buscar planos mais rápidos. Para quem costumar ter em casa viciados em Youtube ou NETFLIX procure por planos entre 50 e 100 Mega. E para os Gamers de plantão, a velocidade precisa ficar acima de 120 Mega para não travar.

Qual é a melhor internet para jogar online?

Existem algumas formas de melhorar a performance da velocidade da sua internet Wi-Fi para jogar online. Primeiro de tudo faça nosso teste de velocidade para saber se você já está recebendo a velocidade contratada, se estiver e mesmo assim estiver encontrando problemas, vejas as dicas que separamos para você em nosso blog.

Como funciona o teste
de velocidade
de internet

Como a velocidade da internet é medida?

Quando você navega online, assiste vídeos, ouve músicas e postas fotos ou mensagens nas redes sociais sua internet transmite estes dados do seu dispositivo para um outro lugar na rede. O tempo entre a transmissão dos dados do seu computador e o recebimento dos dados na rede, é o que medimos no teste de velocidade.

As velocidades de internet banda larga são mais comumente medidas em megabits por segundo (Mbps ou MB), o que costumamos chamar no dia a dia de Mega.

Como funcionam os testes de velocidade de internet?

Nosso teste de velocidade do Melhor Escolha funciona sincronizando o tempo que a conexão leva para baixar um arquivo de amostra da Web e, em seguida, o tempo que a conexão leva para fazer o upload de volta para o servidor. Nosso teste é 100% seguro e não armazena nada no seu computador ou celular.

Os testes de velocidade de internet são precisos?

Os testes de velocidade de internet banda larga fornecem uma medição instantânea do desempenho da sua conexão, determinando sua velocidade de download e de upload no tempo de teste. No entanto, você deve ter em mente que as velocidades variam durante o dia e que velocidade instantânea não é a mesma que velocidade média mensal e velocidade contratada.

Por que sua internet
está lenta?

Sinal do Wi-Fi

Se precisa de um sinal de Wi-Fi potente, você pode investir em um modelo roteador mais potente com duas frequências, 2.4 GHz e 5GHz, contratar serviços adicionais das operadoras para turbinar sua conexão ou investir em um replicador de sinal.

Demanda

Se você consome uma banda de internet maior do que a sua velocidade contratada, seus vídeos infelizmente irão travar. Uma opção é migrar para um plano de internet mais rápido ou então mudar as configurações dos vídeos de HD (alta definição) para padrão (standard).

Modem

Existem diversas formas de melhorar a velocidade da sua conexão Wi-Fi. A primeira delas e colocar o modem no lugar certo. Idealmente centralizado na casa, em um lugar alto e sem ser dentro de nichos, por exemplo.

Vizinhos

Conexões próximas podem interferir no sinal de Wi-Fi, se isso acontecer procure trocar o canal do modem. Outro problema comum é quando todos nossos vizinhos são atendidos pela mesma operadora, o que pode diminuir a velocidade durante os horários de picos.

Provedor

Seu provedor pode estar oferecendo uma conexão ruim. Se seu teste de velocidade é frequentemente abaixo do permitido por lei ( definido como 80% da velocidade contratada na média mensal) abra uma reclamação na Anatel.

Limite de banda

Se sua internet fica lenta em alguns momentos do dia, ou depois de um dado período do mês, pode ser que algum tipo de limite de franquia esteja sendo aplicado. O que não é permitido. Desde 2016 as operadoras estão proibidas de aplicarem limite de internet pela Anatel.

Velocidade de internet
abaixo do contratado

Velocidade mínima garantida pela Anatel

Se seu teste de velocidade ficar abaixo do contratado, não se desespere! Existe um mínimo de velocidade que é garantido por lei. Segundo as normas da Anatel as operadoras são obrigadas a entregarem uma velocidade mínima de 80% do que foi contratado para a velocidade de download.

E no teste de velocidade instantâneo, ou seja, no resultado do nosso Speed Test, você precisa receber o mínimo de 40% da velocidade de download contratada. Caso a medição seja menor que o que está na regra, repita o teste algumas vezes e se o problema persistir entre imediatamente em contato com a sua operadora.

Não confunda franquia e velocidade

São tantas siglas utilizadas no mundo da internet que podemos nos confundir. Mega, Giba, Mbps, GB, bytes, será que são todos a mesma coisa? Temos um texto completo em nosso blog que pode te ajudar a entender as diferenças entre as diversas siglas usadas nos planos de internet.

Em resumo é importante você saber é que Mbps e Mega são formas usadas para divulgar a velocidade de internet fixa. Para internet móvel 4G e planos de internet via satélite com franquia, é comum as operadoras usarem Giga ou GB para especificar a quantidade de dados que você pode consumir usando seu plano de internet.

Conheça alguns
testes de velocidade

Copel Speed test

O teste de velocidade Copel Speed test é um dispositivo gratuito oferecido pela operadora de internet Copel Telecom. O Copel Speed test começou a ser oferecido aos clientes Copel Fibra para que os mesmos pudessem ter uma forma de medir a qualidade e entrega da operadora.

A Copel é uma das poucas operadoras a oferecem a mesma velocidade de download e upload nos seus planos de internet banda larga. Ou seja, se você adquirir um plano de 100 Mega, deverá ver no seu teste de velocidade a mesma medição para ambos.

Atualmente a Copel é a operadora com a melhor avaliação pela Anatel no Estado do Paraná, local único de atendimento e cobertura da operadora. A Copel Telecom é uma operadora estatal, braço de outra estatal a Copel Energia, empresa distribuidora de energia.

SpeedTest da Ookla

O SpeedTest é uma ferramenta global da empresa Ookla para medir a velocidade da conexão de internet banda larga em diversos países.

A Ookla fornecer seu medidor para empresas de confiança e parceiras como o Melhor Escolha, para que os testes sejam feitos com o máximo de confiabilidade possíveis.

Além de trabalhar com empresas parceiras, a Ookla também oferece site e aplicativo para pessoas testarem na sua ferramenta. Porém tanto no site quando no aplicativo os dados das pessoas são compartilhados com empresas de divulgação de propagandas.

Minha Conexão

O teste de velocidade Minha Conexão é um site que oferece um velocímetro para medir sua conexão de internet em troca da exibição de propagandas. Ou seja, você não irá pagar nada para fazer o teste de velocidade, porém será exposto a diversas comunicações de empresas tentando vender algo e isso pode ser algo que incomode.

Assim como o teste de velocidade Minha Conexão, existe diversos outros sites que oferecem o velocímetro de velocidade em troca da exibição de propaganda. Esta é a maneira que os sites remuneram.

Apesar de no site da Minha Conexão estar escrito "Internet Speed Test MinhaConexão", o teste de velocidade oferecido pela minha conexão não é Speed Test. Speed Test é uma marca registrada mundialmente pela empresa Ookla, não deve ser confudido com site MinhaConexão.

Brasil Banda larga

O teste Brasil Banda Larga foi desenvolvido pela EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade Banda Larga) pra coletar dados sobre a qualidade da internet dos brasileiros.

Anatel em 2011 fez duas resoluções (nº 574/2011 e nº 575/2011) que levaram a criação da EAQ. O que a Anatel queria é ter uma ferramenta de teste de velocidade que compartilhe os dados com a Agência Nacional Reguladora.

A EAQ é gerenciada pelas próprias operadoras de internet banda larga, o que desde seu lançamento trouxe um desconforto. Para o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) uma associação formada por representantes das operadoras de telecomunicações não poderia ser a entidade responsável pela medição oficial da qualidade da conexão à internet no País. Uma vez que as operadoras tem interesse próprios nesses dados.

Como trocar de
provedor
de internet

Se você está insatisfeito com a qualidade, velocidade ou entrega de conexão da sua operadora, ou melhor, encontrou um plano mais rápido e mais barato usando nosso comparador, saiba que é fácil fazer esta troca!

Você não precisa mais passar horas pendurado no telefone para cancelar seu plano de internet. É possível pedir o cancelamento através da internet usando os aplicativos de autoatendimento dos provedores. Mas antes de fazer isso, siga essas dicas:

  • Encontre o melhor plano

    Use o comparador do Melhor Escolha para encontrar um novo plano de internet, em seguida faça seu pedido clicando em "Assinar".

  • Evite Multas Contratuais

    Antes de contratar um novo plano, verifique se seu plano atual não está mais dentro do prazo de fidelidade. Pelas regras da Anatel a fidelidade máxima é de 12 meses.

  • Aguarde para cancelar

    Uma dica muito importante! Só cancele seu plano atual depois da instalação do novo plano. Assim, você não correrá o risco de ficar sem internet caso algo dê errado com seu novo provedor.