Bloquear Celular Roubado | 3 passos para garantir sua segurança!

Saiba como bloquear celular roubado!

Seu celular foi roubado e você ainda não sabe o que fazer?

Fique atento aos 3 passos que você precisa seguir para garantir sua segurança:

  1. O primeiro passo é bloquear sua linha de telefone diretamente com a sua operadora
  2. Em seguida fazer um boletim de ocorrência e bloquear o celular pelo IMEI
  3. E por fim, bloquear acessos aos seus aplicativos, como, por exemplo, bloquear o WhatsApp.

 

Nesse post, vamos falar de cada um desses passos para poder te ajudar a ficar tranquilo!

 

 

A importância de bloquear celular roubado

Ultimamente, o celular virou item essencial na vida das pessoas, visto que esses dispositivos carregam grandes informações pessoais, como cartão de crédito, senhas de bancos, redes sociais, fotos e vídeos.

E, por mais que os smartphones sejam protegidos por senha, e tenham várias maneiras de rastreamento e bloqueio, isso não é o suficiente para afastar pessoas mal intencionadas.

Por esse motivo, este post é para as pessoas que querem aprender várias formas de como bloquear seu celular roubado.

Vamos mostrar o passo-a-passo e diversas maneiras de proteger os arquivos do seu celular, em caso de perda ou roubo.

Veja quais as formas de como bloquear celular roubado abordaremos nesse post:

  • Como bloquear sua linha na operadora
  • Como realizar o bloqueio do aparelho celular com IMEI
  • Como proteger os arquivos de seu smartphone
  • Como bloquear iPhone roubado
  • Bloquear celular com sistema Android
  • Bloquear celular roubado – Windows Phone
  • Como bloquear WhatsApp

 

Também temos um post em nosso blog que te ajuda a descobrir como localizar seu celular!

 

 

Como bloquear o número do seu celular na operadora

Apesar do IMEI ser muito importante para que você dificulte o mercado de celulares roubado, ele não é necessário para que você efetue o bloqueio da sua linha de telefone.

O primeiro passo é realizar o bloqueio da sua linha de telefone com a operadora.

Para isso, você precisa ligar para as Centrais de Atendimento da sua operadora correspondente ou através dos aplicativos de autoatendimento.

Veja abaixo cada uma delas:

  • Bloquear celular Vivo: 1058 ou pelo App Meu Vivo, clique em Meu Plano > Bloqueio de Linha.
  • Bloquear celular Claro: 1052 ou pelo App Minha Claro.
  • Bloquear celular Oi:  ligue pra 1057 de qualquer telefone ou *144 de um Oi, ou pelo App Minha Oi, vá no menu “Serviços”, selecione a opção “Bloqueio por Perda e Roubo”.
  • Bloquear celular TIM: ligue de outro TIM para *144 ou através de um telefone fixo para 1056.
  • Bloquear celular Nextel: ligue para 1050, (11) 4004-6611 ou *611.

O atendente que fizer o procedimento de bloqueio do seu celular confirmará alguns dados do titular, solicitará a confirmação dos documentos de identidade e talvez façam o pedido do boletim de ocorrência, dependendo do tipo de plano que você tem. Por fim, o bloqueio estará realizado.

 

 

Bloquear o celular pelo IMEI

Em muitos casos, o objetivo dos ladrões de celulares é usar seu aparelho para revenda.

Com o bloqueio do IMEI, sigla internacional de International Mobile Equipment Identity, que em português quer dizer “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”, a revenda desses smartphones é dificultada.

Se você ainda tiver a caixa do seu smartphone ou o número do IMEI anotado em algum lugar estratégico para esse tipo de acontecimento, caso você não saiba, veja nosso post sobre como consultar IMEI.

 

Como bloquear o aparelho do celular pelo IMEI?

Mas venhamos e convenhamos que a gente nunca espera ser roubados ou ter o celular perdido, não é mesmo?

Mas, se você já foi uma pessoa precavida e anotou o número do IMEI ou ainda possui a embalagem do celular roubado, bloquear o aparelho de celular será tranquilo!

Você deve prestar queixa na delegacia, fazendo o boletim de ocorrência. Ele é uma prova do furto e pode ser usado até mesmo em seu favor, caso o seu aparelho possa se envolver com alguma atividade posteriormente ilícita.

Assim que você tiver em mãos o boletim e o número IMEI, entre em contato com a sua operadora para solicitar o bloqueio do aparelho.

  • Bloquear IMEI Vivo: 1058.
  • Bloquear IMEI Claro: 1052 ou pelo App Minha Claro.
  • Bloquear IMEI Oi:  1057 de qualquer telefone ou *144 de um Oi.
  • Bloquear IMEI TIM: *144 de um TIM ou através de um telefone fixo para 1056.
  • Bloquear IMEI Nextel: 1050, (11) 4004-6611 ou *611.

 

Infelizmente se você não tem o número IMEI do seu aparelho anotado, e o mesmo não está no manual ou na caixa do aparelho, será difícil de descobri-lo.

Antigamente as pessoas que tinham um smartphone Android, podiam acessar o Google Dashboard, e ver no menu Android uma lista com todos os celulares e aparelhos móveis que estão conectados com o seu Google Play e com o número IMEI dos aparelhos ao lado. Porém o Google removeu essa função, o que é uma pena.

Já se sabe que o bloqueio do IMEI não é mais garantia que seu celular nunca mais poderá ser usado. Já existem pessoas que possuem uma técnica para desbloquear o IMEI e smartphone.

Pois é, mais uma vez o crime prevalece e ficamos com a sensação da impunidade.

 

Vai ter que adquirir um novo aparelho? Que tal comparar antes? Talvez esse post seja interessante pra você: Comparador de celular | Veja os 4 sites que comparam celular

 

 

Como proteger os arquivos de seu smartphone?

 

Além de bloquear celular roubado, e para a sua segurança, é recomendável que você tenha uma atitude a mais além de bloquear o aparelho, já que esse procedimento pode ser revertido.

Estamos falando de proteger os arquivos e conteúdos que estavam dentro do seu celular.

Os aparelhos com sistema iOS permitem, assim como outros sistemas operacionais de celulares, proteger seus arquivos para que eles não sejam usados por terceiros.

Além disso, você pode restaurar todas as suas configurações e arquivos em um novo aparelho smartphone.

 

 

Como bloquear iPhone roubado

Se você teve o seu iPhone ou algum dispositivo Apple roubado e quer saber quais providências tomar, veja algumas opções de como prosseguir:

Uma das ferramentas mais funcionais e que já vem instalada no sistema operacional da Apple é o “Buscar iPhone”. Ele é um mapa que serve para você visualizar onde o seu iPhone está.

Caso tenha perdido o aparelho próximo a você, ele pode emitir um som com a finalidade de ser achado mais rápido.

Agora, se você foi roubado, o Buscar iPhone irá informar a localização do aparelho, podendo até ativar o “modo perdido”, para que seus dados, inclusive os bancários, sejam bloqueados até você conseguir recuperar o aparelho de volta.

Para fazer esses procedimentos, você precisa entrar no iCloud usando um PC e digitar o seu login de acesso.

Aliás, falando em iCloud, é recomendável que você faça o backup dos seus arquivos todo dentro dele. Assim é possível restaurar em outro iPhone como se nada estivesse acontecido.

Já o seu aparelho roubado, com a Apple, é possível apagar o seu dispositivo.

Dessa forma, o seu celular roubado perdido ficará inativo, evitando que outras pessoas possam acessar as suas informações. Inclusive informações importantes, como extratos bancários e senhas de cartões.

 

Mas, cuidado!

Ao fazer o procedimento de apagar um dispositivo, você não será mais capaz de conseguir rastreá-lo, já que suas informações serão excluídas do aparelho. Portanto, ao remover o iPhone da sua conta, faz com que desative o bloqueio de ativação. Assim, outras pessoas podem ativar o dispositivo novamente, conectado em outra conta.

 

VEJA:Bloqueio de aplicativos | Saiba como proteger seu celular

 

 

Bloquear celular com sistema Android

Para ativar as configurações de segurança do seu aparelho com sistema operacional Android, você pode usar um aplicativo bem comum que se chama “Encontre Meu Dispositivo do Google”. Ele é gratuito e disponível para Android.

Com esse aplicativo, é possível bloquear seu celular android e rastrear o aparelho por um mapa do Google, utilizar mapas de ambientes internos, em caso de perda de celular em shoppings, prédios ou ambientes fechados.

Também é possível limpar o dispositivo, deixando suas informações vulneráveis longe de pessoas mal intencionadas.

Além disso, também pode deixar uma mensagem personalizada na tela, caso alguém ache seu aparelho.

O aplicativo tem diversas funções e ele pode ser controlado por outro celular, basta apenas inserir os seus dados de login.

Clique aqui para mais informações de suporte do Google.

 

Uma observação:

O seu celular roubado precisa ter o aplicativo instalado, senão muitos procedimentos do app “Encontre Meu Dispositivo do Google” não irão funcionar.

 

 

Bloquear celular roubado – Windows Phone

Se você é usuário do Windows Phone e deseja bloquear celular roubado, você pode acessar a sua conta da Microsoft e fazer o bloqueio do seu celular por lá, já que as contas estão totalmente interligadas.

Para isso, use seu login já feito no site da Microsoft. Você pode visualizar os seus dispositivos cadastrados com o seu nome e selecionar qual deles você deseja bloquear, seguindo as próprias instruções do sistema.

 

VEJA: Dados móveis não funcionam | Veja como corrigir isso no seu celular

 

 

Como bloquear WhatsApp

Atualmente nossa preocupação também se volta para além do celular físico, mas para o deixamos na rede. Assim como nossas fotos na galeria, o que conversamos, principalmente pelo WhatsApp. Já que passamos a maior parte do tempo interagindo com os nossos amigos por lá.

Pensando nisso, algumas pessoas, antes mesmo de abrirem um boletim de ocorrência na delegacia, já pensam em mudar a senha das redes sociais para principalmente, não deixar que pessoas desconhecidas tenham acesso aos históricos e contatos do WhatsApp.

 

Aprenda como bloquear o WhatsApp

A maneira mais rápida de bloquear seu WhatsApp do aparelho roubado é ativar um novo chip com seu número de celular antigo em um novo aparelho smartphone.

Isso faz com que você não atualize suas novas conversas no aparelho roubado, pois o WhatsApp só funciona em um número de telefone em um aparelho de cada vez.

Para você conseguir um novo chip de celular com o mesmo número de telefone, você precisa ir até uma loja física da sua operadora. Veja como encontrar as lojas da Oi, lojas da TIM, lojas da Vivolojas da Claro e lojas da Nextel.

Uma outra sugestão é enviar um email para o próprio suporte do WhatsApp pedindo o bloqueio do número.

Para realizar esse procedimento, você precisa enviar um e-mail para [email protected] solicitando a desativação da conta.

Escreva um texto breve e com o número do seu celular. Não se esqueça do código brasileiro que é o +55.

No assunto informe: “Número roubado, por favor, peço que desative minha conta.”

Isso, junto com os outros procedimentos que já dissemos neste post, faz com que suas conversas e arquivos fiquem seguros.

 

VEJA: WhatsApp parou de funcionar? Veja o que fazer

 

_______________________________

Esperamos ter te ajudado a bloquear seu celular, roubado ou perdido, para que seus dados e sua linha fique protegida e em segurança!

Se você acha que faltou algo em nosso artigo, por favor, compartilhe conosco suas dicas para que outros usuários também possam  ficar protegidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *