Dados móveis não funcionam | Veja como corrigir isso no seu celular

Dados móveis não funcionamEstá tentando se conectar na internet, mas seus dados móveis não funcionam?

Isso pode estar acontecendo por alguns motivos simples de resolver. Vamos passar por cada um deles para te ajudar a entender o que está acontecendo e o que precisa ser feito.

Mas caso você esteja vendo alguma mensagem no seu celular dizendo ‘não registrado na rede’, isso significa que você está com um problema de configuração no seu chip. É um erro comum que pode acontecer porque seu chip é novo, porque seu aparelho é novo, porque você mudou de operadora ou as 3 coisas ao mesmo tempo.

Se este for o caso vá direto para este nosso post: Como configurar meu aparelho, onde ensinamos o passo a passo para você configurar a rede do seu celular com a sua operadora.

Agora se este não é o seu caso, você não trocou de chip, operadora ou celular, mas seus dados móveis não funcionam, veja abaixo algumas dicas do que pode estar acontecendo com seu telefone.

 

  • Franquia de Dados Móveis

Antes de mais nada, para que você possa ter acesso a internet no seu celular, é necessário ter um dos planos de celular oferecido pelas operadoras.

Tanto os planos pré-pago, quanto controle  e pós-pagos da Vivo, Tim, Claro, Oi, Nextel, ou Porto Conecta dão acesso aos dados móveis, a diferença é o tamanho da franquia de internet que você contrata.

Por isso, verifique primeiro se seus dados móveis não funcionam porque você consumiu toda a sua franquia de internet inclusa no seu plano.

Caso o seu plano tenha consumido todo o limite de dados disponíveis para o mês, essa função poderá ser automaticamente bloqueada ou você passará a navegar em uma velocidade reduzida até que aconteça a renovação do plano.

Na maioria das operadoras, você pode comprar pacotes adicionais de dados para utilizar mais a internet.

Você pode verificar seu consumo da franquia de dados através dos aplicativos das operadoras:

 

Se você quiser, você também pode acompanhar o consumo da sua franquia de dados móveis direto no seu aparelho celular. Na própria tela de Configurações ou Ajustes você encontra a função ‘Dados Móveis’.

Selecione essa função e veja qual foi a quantidade de GB (Gigabyte) utilizada e se você ainda tem dados para consumir até a renovação do seu plano.

Alguns aparelhos de celular permitem que você configure o sistema para enviar uma notificação quando você atingir um certo limite do seu consumo da sua franquia, assim você pode controlar melhor o seu consumo de internet móvel durante o mês.

 

 

  • Modo Avião

Confira se seus dados móveis não funcionam porque o Modo Avião está ligado.

O Modo Avião é uma função que permite que seu celular funcione normalmente, porém se tentar se conectar à rede da operadora.

Caso você tenha ativado esse modo sem querer, será preciso desativá-lo para que sua linha volte a funcionar.

Acesse o menu do seu celular, arrastando seu dedo do topo para baixo, se o modo avião estiver apagado isso significa que ele não está ativado.

Se estiver acesso isso significa que sim, ele está ativado. Para desativar basta clicar no ícone e pronto.

Imagem TechTudo

 

 

  • Dados Móveis

Aproveite que você já acessou o menu de configurações do seu celular para ver se o modo avião estava ligado, e verifique se a função dados móveis está ativa.

Quando essa função está desativada seus dados móveis não funcionam.

Caso o seu celular tenha dois chips, você deve eleger um chip para ser o principal, pois apenas a rede de dados do chip 1 poderá se conectar à internet.

Confira se os dados móveis do seu celular estão ativos e se o nome da sua operadora está aparecendo.

Como fazer isso?

Mesma coisa que explicamos sobre o Modo Avião acima, se a função estiver acessa é porque ela está ativa, e se estiver apagada é porque está desativada.

Para ativar basta clicar na função para ativá-la. Alguns modelos de celulares abrem uma segunda tela, se isso acontecer você deverá clicar no botão, no canto superior direito, para ativar e depois em concluir.

Imagem Oficina da Net

 

 

  • Sinal da operadora

Muitas vezes sua operadora pode estar sem sinal de internet no local onde você se encontra, mesmo que você esteja com sinal para fazer e receber ligações, seus dados móveis não funcionam.

As antenas 3G/4G enviam sinal de internet e voz, mas existem também as antigas antenas 2G utilizadas apenas para sinal de voz.

Se você estiver em uma área onde só existem antenas 2G, você não conseguirá acessar a internet.

 

Veja nosso post: Internet 4G | Pesquisa mostra melhor operadora do Brasil

 

O sinal de voz é medido através das 4 barrinhas no topo da tela, e o sinal de internet através das letras G, H, H+ ou E.

As letras aparecem quando o seu celular está conectado a internet e cada uma delas significa a velocidade e tipo de conexão que você está recebendo no momento.

Saiba o que cada letra significa:

A Letra G é mais antiga e você provavelmente nem deve vê-la mais no seu celular. Ela é referência da tecnologia GPRS (General Packet Radio Service), implantada nos anos 2000. Capaz de transmitir dados com velocidade baixas de até 0,1 Mega (Mbps);

A Letra E simboliza a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Um pouco mais rápida do que a letra G, mas ainda lenta, com velocidade de até 0,5 Mega (Mbps).

Se você tiver o H, então deve estar no 4G! A Letra H representa a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), uma conexão com velocidades rápidas de até 14 Mega (Mbps). Quando a letra H estiver acompanhada do símbolo +, é porque a tecnologia é a Evolved HSPA (HSPA Evoluído), podendo chegar em velocidades de até 168 Mega para downlod e 22 Mega para upload, sendo a mais rápida de todas atualmente. Também comercializada pelas operadoras como o 4.5G.

 

 

  • Verifique seu chip

Caso você não esteja recendo nenhum sinal da sua operadora, seja ele de internet ou de voz, e você esteja em um local onde costuma ter o sinal da sua operadora, pode ser que seu chip tenha parado de funcionar.

Por conta disso, uma opção é testar seu chip em um outro aparelho para ver se ele está funcionamento normalmente ou não.

Caso o seu chip esteja danificado, você deverá procurar uma loja física da sua operadora para solicitar um novo chip sem precisar trocar de número de telefone.

Infelizmente todas as operadoras cobram pela troca do chip com defeito por um novo chip. Então se isso acontecer com você, já vá preparado.

 

dados móveis não funcionam

 

Caso todos os pontos acima estejam ok e ainda assim não consiga utilizar a rede, o problema pode estar na conexão entre seu telefone e a operadora. Algo que você pode resolver rapidinho através das configurações.

Por isso fizemos um post que detalha o passo a passo para você configurar a rede de internet no seu celular de acordo com o seu tipo de sistema, Android ou iOS, e operadora: Vivo, TIM, Nextel, Claro e Oi.

Muitas vezes quando adquirimos um novo aparelho ou mudamos de operadora podemos enfrentar este tipo de problema na configuração.

Apesar da maioria dos celulares smartphones virem prontos de fábrica para se navegar tranquilo na internet de qualquer operadora, podem existir situações em que seja preciso fazer a configuração da sua internet manualmente.

Por isso, se seu celular é novo ou você fez alguma atualização no sistema, o motivo porque dos seus dados móveis não funcionam pode ser um problema de configuração.

E aí conseguiu fazer o seu aparelho funcionar? Conte pra gente qual era o problema e como você conseguiu resolveu.

Aproveite e faça o teste de velocidade da sua conexão de internet em nosso velocímetro. É fácil, seguro e confiável. E você pode usá-lo para medir a sua velocidade WiFi assim como sua velocidade 3G/4G.

 

Dados móveis não funcionam | Veja como corrigir isso no seu celular
5 estrelas, 3 votos