Como consultar IMEI | Saiba a situação do seu celular

Atualizado em 09/09/2022 às 13h26

Este post é para você que precisa aprender a como consultar IMEI de celular. Parece algo muito difícil, bicho de sete cabeças, mas não. Vamos mostrar ser bem simples!

IMEI é um número que identifica cada aparelho celular. É como se fosse uma espécie de impressão digital para os mobiles. É uma sequência de números e caracteres especiais, única para cada celular, com o nome de IMEI.

Melhor Escolha ofertas

Aliás, que tal mudar de plano de celular para levar mais e pagar menos? As operadoras estão sempre trazendo ofertas de planos, aproveite e faça uma busca no nosso comparador de planos de celular!

O que é o IMEI?

IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identify. Ou, em uma tradução livre, Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

O IMEI é um código formado por caracteres. Sua função é identificar os aparelhos celulares em qualquer lugar do mundo.

Por exemplo: quando algum aparelho celular é roubado e a pessoa reporta para a telefonia móvel sobre o infeliz incidente, o número de IMEI é imediatamente marcado como inválido e, desta forma, o celular não pode mais realizar ligações ou quaisquer formas de comunicação.

Vale lembrar que o celular é desabilitado apenas em solo brasileiro. Em outros países ele pode ser usado normalmente.

Por último, mas não menos importante, mantenha o número do seu IMEI anotado em algum lugar, salvo no seu próprio e-mail ou, se for o caso de você ser uma pessoa altamente organizada, na nota fiscal da compra do seu aparelho celular também está escrito o IMEI de seu aparelho.

Bloqueio de aplicativos | Saiba como proteger seu celular

Como saber qual é o meu número IMEI pelo celular?

A forma mais fácil de consultar IMEI do celular é procurando a sequência de números do IMEI na caixa do aparelho celular.

Ah, mas você não tem mais a caixa. Certo! Vamos para a outra opção.

Etiqueta colada atrás da bateria do celular

O IMEI vem colado em uma etiqueta na parte de trás da bateria do celular. Nesta mesma etiqueta você também pode consultar o nome do modelo do aparelho e outras informações sobre o produto.

Mas, pode ser que essas duas opções anteriores também não deem certo para você.

Hoje em dia, alguns celulares contém baterias não removíveis. Não se desespere se esse é o seu caso! O número do IMEI também pode ser acessado por outras maneiras.

Consultar IMEI por código 

Basta digitar código *#06# e apertar a tecla para ligar, dentro de alguns instantes o número do IMEI aparecerá em sua tela.

Atenção: Celulares que utilizam mais de um SIM Card possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs

Mas, se mesmo tentando essas alternativas você não conseguir descobrir como consultar IMEI, aconselhamos a você entrar em contato com a assistência técnica do fabricante do aparelho celular.

Como consultar IMEI do celular na Anatel?

Acessando o site da Anatel você consegue descobrir se o seu aparelho celular smartphone é irregular ou não.

Veja o passo-a-passo de como consultar IMEI:

  • Entre no site da Anatel IMEI e clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”.
  • Na próxima tela, digite o número IMEI do seu celular no espaço indicado.
  • Escreva os caracteres apresentados. Essa verificação é para garantir que você não é um robô.
  • Se tudo der certo, dentro de alguns instantes o site mostrará o seguinte aviso: “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”.

Perdeu o seu celular? Descubra aqui algumas maneiras de como localizar  celular perdido ou roubado.

Como consultar IMEI no iPhone?

Quer saber como consultar IMEI pelo iPhone? Veja os próximos passos!

Melhor Escolha ofertas

Para os usuários de iPhone descobrirem como consultar o IMEI de seus celulares é muito simples.

  • Basta abrir a sessão de “Ajustes” do iOS.
  • Logo após, vá em “Geral”.
  • Depois clique em “Sobre”.
  • Realizado estes passos, basta clicar em “IMEI” e, logo em seguida, estará o código escrito na sua tela.

Também existe outro modo de como consultar IMEI, de repente até mais fácil.

Atente-se ao corpo do aparelho celular iPhone. Alguns modelos trazem o número na bandeja do SIM Card e alguns trazem o código gravado na traseira do aparelho.

9 Direitos do Consumidor de Plano de Celular que você ainda não sabe!

Quais são as utilidades de consultar IMEI?

Uma das principais utilidades do número IMEI é que por ele realizamos as nossas ligações, temos acesso a internet, podemos e bloquear totalmente o uso do aparelho. É claro que, para isso, você precisa notificar a operadora do seu celular para que tal processo seja feito.

E isso é muito simples!

Uma vez que você entrar em contato com um dos atendentes da operadora do seu celular, eles vão pedir o número do IMEI do seu smartphone.

O código também pode te ajudar numa atividade interessante e por vezes até curiosa. Você pode rastrear celular pelo IMEI e saber onde, quando e quem está utilizando a linha para realizar uma chamada.

O número IMEI é transmitido imediatamente para a rede todas às vezes em que a gente se conecta à internet.

Para se ter uma ideia, isso já ajudou na resolução de casos criminais. Em casos de roubo e furto, a coleta de provas pode ser vinda do número do IMEI.

Como bloquear meu celular com o número IMEI?

Para bloquear o número IMEI é necessário fazer um boletim de ocorrência do caso, seja um roubo ou um furto.

Esse boletim de ocorrência ressalta a necessidade de avisar a polícia que a área não está segura e também para a documentação do aparelho celular.

Logo após o usuário ter realizado o boletim de ocorrência, ele deve entrar em contato com sua operadora de telefonia celular e informar os dados, além do aconteceu de fato com o seu aparelho.

Conheça os principais números das operadoras

Notifique a operadora de telefonia que você deseja bloquear seu chip.

Depois de informado o número do IMEI, dentro de algumas horas o chip do seu aparelho celular estará bloqueado.

Dessa forma, realizando o bloqueio da sua senha você ficará seguro de que não farão ligações ou enviarão mensagens por seu celular.

Se você esqueceu seu número IMEI, e perdeu ou teve seu celular roubado, não se preocupe. Para bloquear celular roubado você não precisa mais ter em mãos o número do IMEI. Basta comunicar  a sua operadora o número do seu telefone.

Se você quiser saber se o bloqueio foi, de fato, concluído,vá novamente no site da Anatel que mencionamos acima.

Vivo Renova | Troque seu celular usado por um novo

Como desbloquear o número IMEI?

O número do IMEI só pode ser bloqueado pela Anatel, geralmente celulares piratas e irregulares são bloqueados automaticamente pela Agência.

A Anatel considera como celular irregular os aparelhos falsificados, sem certificação ou com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude.

Um último aviso sobre o aparelho é o seguinte: se você adquiriu um celular usado nos últimos tempos e ele não recebe qualquer sinal da operadora e também não há qualquer problema com o chip da operadora, cuidado: pode ser que ele tenha sido bloqueado pela Anatel por um dos motivos acima.

Por isso, é tão importante saber como consultar IMEI antes de comprar um aparelho, seja ele novo ou usado.

Como identificar aparelhos celulares irregulares?

Conforme a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), são considerados irregulares os celulares falsificados, ou seja, sem certificação ou com IMEI adulterado ou clonado.

O processo de como consultar IMEI é o mesmo que como foi dito anteriormente: para saber se o seu celular é irregular ou não você precisa ter o número do IMEI em mãos e digitar *#06*.

A mesma Anatel está começando a implementar uma tática em parceria com diversas telefonias móveis, justamente com o objetivo de identificar todos os celulares irregulares e desta forma bloquear suas linhas.

Após janeiro de 2019 foi implementada tal tática. Ela consiste em bloquear a linha depois de 75 dias de uma mensagem enviada com o aviso de que aquele aparelho celular será desativado.

Selo de Certificação Anatel IMEI

Para você ter certeza que o celular que está adquirindo não é irregular, você pode verificar se o mesmo possui o selo de certificação Anatel IMEI.

O selo normalmente fica localizado atrás da bateria ou no manual do aparelho.

Ele garante ao consumidor que o aparelho tem compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras e é um produto seguro e de qualidade aprovado.

O IMEI do meu celular foi bloqueado, e agora?

O número do IMEI é vital para o funcionamento do seu aparelho. É por essa via que seu celular consegue identificar redes de internet para que possa ser feita a conexão.

Além disso, é por causa dele que conseguimos fazer e receber chamadas. Porém o IMEI é do aparelho e não da sua linha.

Se o seu aparelho for bloqueado pelo IMEI da Anatel, você não perderá a sua linha. Seu número continuará ativo e basta você inserir o chip em um novo aparelho.

Este texto foi útil para você? Esperamos que sim!

Para mais textos como esse, continue navegando no nosso blog e fique sabendo do código IMEI e muito mais!

Postagens relacionadas