Como fazer Portabilidade | Vivo, Tim, Claro, Oi e Nextel

Atualizado em 17/11/2022 às 19h41

Deseja saber como fazer a portabilidade de operadora de celular?

Apesar de ser um procedimento antigo, muitas pessoas ainda não sabem realizar a portabilidade numérica.

Melhor Escolha ofertas

Quando você compra um chip de celular você tem um número. Mas o que muitos não sabem é que este número é seu, sendo assim você não precisa trocá-lo para fazer parte de outra operadora de celular.

Por esse motivo, fizemos um guia completo para te ajudar fazer a portabilidade numérica da forma mais fácil de prática possível.

O que é portabilidade?

Portabilidade numérica é um procedimento onde o usuário de uma linha de celular ou telefone fixo transfere seu número para usar em outra operadora.

Dessa maneira, o cliente continua com seu número de celular ou telefone e aproveita benefícios e vantagens dos planos de uma operadora concorrente.

De acordo com a Anatel, é direito do consumidor manter o seu número de telefone ao trocar de operadora dentro da mesma área, ou seja, DDD para celular e município para telefone fixo.

Portabilidade para plano Controle e Pós

Você se interessou em algum plano controle ou pós pago de alguma operadora e deseja fazer a sua portabilidade por isso?

Saiba que você pode contratar este plano indo até uma loja da operadora ou pela internet. Aliás, se preferir, você pode fazer o seu pedido por meio do nosso comparador de planos de celular.

Quando você contrata um plano de celular online, você pode ganhar bônus por fazer a portabilidade numérica. Além disso, a operadora ainda te envia o chip gratuitamente pelos correios, você recebe em casa.

A portabilidade numérica demora em torno de três dias úteis para ser realizada.

Entretanto, durante o processo, quando chegar o chip da operadora nova junto com o contrato de adesão do seu plano, você pode usá-lo com um número provisório que ficará ativado até o dia marcado para acontecer a portabilidade.

Portabilidade para número pré pago

Se você deseja fazer a portabilidade de operadora apenas para ter um celular pré pago para só depois decidir qual pacote assinar, você pode realizar a portabilidade numérica de duas maneiras.

A primeira opção é comprando um chip em qualquer local de revenda, cadastrando em seu CPF e pedindo a portabilidade via SMS.

Já a segunda opção é ir pessoalmente até a loja da operadora que deseja fazer a portabilidade e solicitar a um atendente.

Resumidamente, a maneira mais fácil de fazer a portabilidade TIM, Vivo, Claro, ou Oi é via SMS. Dizemos isto pois ir até a loja da operadora podem ter filas e demora no atendimento.

Além disso, caso a loja da operadora em sua cidade seja franqueada, o atendente ainda poderá te sugerir fazer a portabilidade via SMS.

O que precisa para fazer a portabilidade numérica?

Para fazer a portabilidade é necessário se atentar a algumas observações:

Os dois números precisam ser cadastrados no CPF do mesmo titular.

Caso seu novo chip ainda não seja cadastrado, saiba como cadastrá-lo por meios dos guias de cada operadora: Chip TIM | Chip da Vivo | Chip Oi | Chip Claro ou Chip Nextel.

Se o número antigo não estiver em seu nome, antes de iniciar o processo de portabilidade, o titular da linha poderá ligar para a operadora de origem e pedir a mudança de titularidade.

Saiba como entrar em contato com as operadoras: Número da TIM | Telefone da Vivo | Número da Claro | Número da Oi.

Melhor Escolha ofertas

Os dois chips precisam estar conectados no celular.

Se você tiver um celular dual chip conecte-os juntos, ou deixe um chip em cada celular. Se não tiver nenhuma das duas opções, faça metade do procedimento no aparelho e depois troque o chip para finalizar a portabilidade.

Como fazer portabilidade por SMS

Conheça o passo a passo sobre como fazer a portabilidade de operadora via SMS:

Mas antes disso, você precisa inserir o novo chip no seu celular.

1 – Feito isso, envie um SMS gratuito com o DDD + o numero do celular para a operadora que deseja fazer a portabilidade. Exemplo: 11 999999999

Conheça o número correspondente a cada operadora:

  • Vivo: 7678
  • Claro: 1970
  • TIM: 4441
  • Oi: 27531

Em seguida, você receberá um SMS pedindo o CPF do titular da linha;

2 – Responda esse SMS com o número do CPF cadastrado no chip;

3 – Agora você receberá um SMS com um código de segurança no seu chip antigo;

4 – Envie um SMS do seu chip novo para o mesmo número do primeiro passo, com o código de segurança que recebeu;

5 – Em seguida, você receberá um SMS pedindo autorização para usar seus dados cadastrais. Responda “SIM” e o processo estará encaminhado.

6 – Quando terminar o passo a passo, em poucos minutos você receberá um SMS com o protocolo de atendimento, data e o horário em que sua portabilidade acontecerá.

Caso o procedimento não funcione da primeira, tente de novo depois de algumas horas. Se o erro continuar entre em contato com a operadora na qual você deseja fazer a portabilidade.

Dúvidas Frequentes

Ficou com alguma dúvida e gostaria de esclarecer? Veja abaixo um guia de perguntas e respostas para te ajudar nesse processo de portabilidade.

Quem pode fazer portabilidade?

Qualquer pessoa que seja titular de um número de telefone fixo ou celular pode fazer o pedido de portabilidade numérica de uma operadora de telefonia para outra.

O pedido deve ser feito para a operadora que você quer migrar e não para a sua atual.

A operadora para qual você quer levar seu número cuidará de todo o processo de transferência, você não precisará se preocupar com isso.

 A portabilidade é gratuita?

O processo de portabilidade é gratuito em todas as operadoras. Entretanto o que ser cobrado durante todo o processo é o valor do chip da nova operadora.

Os valores do chip geralmente variam entre R$10 a R$15 reais.

Quantas vezes posso pedir a portabilidade numérica?

Não existe limite, você pode portar o seu número quantas vezes quiser.

Quanto tempo a portabilidade demora?

A portabilidade demora apenas três dias úteis.

Este é o prazo para que o processo seja concluído a partir da data da sua solicitação.

Mas fique tranquilo, pois você não ficará sem telefone durante os 3 dias. Seu sinal só será impacto por no máximo até 2 horas durante o período de transição.

Quando você fizer o pedido de portabilidade, você será informado sobre a data e horário em que ocorrerá a transição de sinal.

Assim poderá se planejar para não ser pego de surpresa.

Posso desistir do pedido de portabilidade?

Sim, você tem até 2 dias úteis para cancelar seu pedido de portabilidade direto com a operadora com você você fez a solicitação.

A portabilidade numérica pode ser negada?

Sim, o pedido pode ser negado. Mas apenas nas seguintes condições:

  • Quando os dados fornecidos estiverem incorretos ou incompletos;
  • Se houver outra solicitação de portabilidade para o mesmo número;
  • Caso o número não exista, não pertença a nenhum cliente, seja temporário ou de um orelhão;
  • Se o número for de serviço fixo e o pedido for para o serviço móvel ou vice-versa.

Posso portar meu número mesmo com uma dívida aberta na minha operadora antiga?

Sim, seu pedido não pode ser negada por motivo financeiro.

Entretanto sempre que você contratar um plano de celular pós pago ou telefone fixo, a operadora pode fazer uma consulta ao crédito antes de aprovar seu contrato.

No caso de mudança para planos pré pago isso não acontece.

Meu contrato ainda não terminou, posso fazer a portabilidade?

Sim, porém você deverá quitar a multa contratual com a sua atual operadora.

O prazo de fidelidade dos planos de celular ou fixo são de 12 meses.

Dentro desse período, se você decidir cancelar, será cobrada multa proporcional aos meses que faltam para o término do contrato.

Caso você tenha adquirido um aparelho de telefone celular junto com seu plano, você precisa solicitar o desbloqueio do mesmo para a sua operadora antes de fazer o pedido de portabilidade.

Segunda as regras da Anatel, o usuário tem direito ao desbloqueio gratuito do seu telefone a qualquer momento, sem que a operadora exigia qualquer cobrança pelo serviço.

O desbloqueio do aparelho não caracteriza quebra de fidelização, não sendo permitida, nesses casos, a cobrança de multa por rescisão contratual.

Porém a mudança de operadora implica em uma quebra de fidelização, caso você esteja dentro de um contrato.

Não consegui portar o meu número de telefone, o que devo fazer?

Entre em contato com a sua nova operadora e abra um protocolo de atendimento.  Caso eles demorem para resolver, você pode abrir uma reclamação na Anatel.

Esperamos que tenha se informado em como fazer a portabilidade de operadora. Nosso intuito é trazer informações relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível