Reclamação na Anatel | Saiba como abrir uma reclamação formal

Atualizado em 06/10/2022 às 22h50

Está tendo dificuldades em resolver algum assunto com sua operadora e deseja saber como abrir uma reclamação na Anatel?

A Anatel, que é a Agência Nacional de Telecomunicações, é uma aliada do consumidor.  Ela deve ser acionada todas as vezes que você tiver um problema ou uma queixa não resolvida pela operadora.

Melhor Escolha ofertas

Então, se você está com alguma ocorrência relacionada a operadora contratada, neste post, nós tiraremos todas as suas dúvidas e auxiliaremos a fazer sua reclamação na Anatel.

O que é a Anatel?

Anatel significa Agência Nacional de Telecomunicações e é um órgão regulador, gerenciado pelo Governo Federal Brasileiro, com o objetivo de regulamentar todo o sistema de telecomunicações disponível em território nacional.

Desta forma, ela determina e fiscaliza todas as regras de proteção do consumidor. A Anatel pode aplicar multas para as operadoras que não cumprirem com as diretrizes nacionais e também contratuais.

Como funciona a Anatel?

A agência reguladora é uma autarquia, que funciona de forma independente e é financeiramente autônoma.

A Anatel é a última instância administrativa, ou seja, as decisões tomadas por ela só podem ser contestadas judicialmente.

Quais reclamações posso fazer?

Sabemos que, por conta da infinidade de opções de serviços distribuídos pelas operadoras, problemas ligados a essas contratações muitas vezes não são resolvidos, mesmo se ficarmos horas ao telefone com a Central de Atendimento.

Elas vão desde problemas técnicos, má resolução de problemas com aparelhos, ou também para cancelar contratos.

Todas as reclamações ligadas ao consumidor podem ser feitas e registradas de modo formal na Anatel. Seja reclamações de planos de internet, TV por assinatura, linha de celular, chip, e telefone fixo.

Se você ainda não conhece seus direitos garantidos pela Anatel, veja nossos guias:

anatel

Por que reclamar na Anatel?

A Anatel, como órgão regulador, tem o objetivo de ajudar que seus problemas sejam resolvidos. Ela exige das operadoras a qualidade e a resposta para cada problema informado pelo consumidor, monitorando todo o processo.

Assim, quando um caso não é bem solucionado ou não resolvido pela empresa contratada, a função Anatel reclamação pode fazer com que você saia satisfeito.

Para isso, ela criou alguns canais para que você consiga registrar a sua reclamação na Anatel.

Qual número pra fazer reclamação na Anatel?

Uma das formas de fazer uma uma ocorrência na Anatel reclamação é pelo número de telefone.

Eles possuem dois contatos que você pode ligar de graça:

  • Ligue gratuitamente para 1331.
  • Deficientes auditivos podem ligar para 1332.

Não há necessidade de colocar DDD na frente do número.  As reclamações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Importante: a Anatel lhe fornecerá um número da solicitação. Anote e tenha essa informação sempre em mãos. Ela será útil sempre que você entrar em contato com a Agência.

Onde reclamar na Anatel?

Para facilitar na hora de fazer uma reclamação na Anatel, o órgão oferece diferentes meios para você encontrar a melhor forma de fazer o seu pedido.

São elas:

  • Telefone Anatel Reclamações;
  • Site Anatel.
  • Aplicativo Anatel Consumidor.
  • Atendimento presencial Anatel.

Reclamação Anatel, como fazer?

Saiba quais as principais maneiras de fazer sua reclamação na Anatel:

Melhor Escolha ofertas

Pelo Telefone da Anatel:

O método tradicional de realizar uma reclamação na Anatel é pelo atendimento de telefone.

Os números de telefone da Anatel  reclamação são o 1331 e o 1332.

Ao fazer fazer a ligação siga as orientações dadas pelo atendimento para realizar a sua reclamação na Anatel telefone.

A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Site Anatel:

Para aqueles que não querem perder muito tempo com Anatel telefone, o órgão oferece um serviço online para que as reclamações sejam feitas.

Para isso:

  1. Entre no site ou no app Anatel Consumidor
  2. Na primeira tela do Anatel Consumidor, faça login com seu CPF e senha. Caso ainda não tenha utilizado o site da empresa, clique em “Ainda não sou cadastrado” e preencha os seus dados pessoais.
  3. Dados como CPF, endereço, e-mail, telefone, etc serão necessários para o cadastro no sistema.
  4. Clique em “não sou um robô” e, em seguida, clique em “Cadastrar”.
  5. Faça login em sua conta.
  6. Vá em “Fale Conosco” e, em seguida, em “Registrar Reclamação” e “Reclamação”.
  7. Após isso, vá em “Iniciar Registro” e escolha o serviço que você quer fazer a reclamação na Anatel.
  8. Para concluir, clique em Finalizar.

Aplicativo Anatel:

Para registrar sua reclamação no app da Anatel Consumidor é fácil e funciona da mesma maneira que no próprio site da Anatel.

Para isso:

  1. Baixe o aplicativo da Anatel Consumidor, disponível para Android, iOS e Windows Phone.
  2. E em seguida faça seu login. Se por acaso ainda não for cadastrado, cadastre-se para conseguir fazer a sua reclamação formal.
  3. Na página inicial, você encontrará opções para que possa registrar reclamação Anatel, pedir solicitações, ler sobre os direitos do consumidor, dar sugestões para a empresa etc.
  4. Para fazer uma reclamação na Anatel, clique em “Registrar Solicitação” e preencha os dados que são pedidos, assim como a sua reclamação.

Você também pode se informar sobre como fazer uma reclamação Anatel por meio deste vídeo que preparamos para você e que está disponível no canal do Youtube do Melhor Escolha. Confira aqui:

Atendimento Pessoal Anatel

Além das opções acima, como site e Anatel telefone, você também pode fazer a sua reclamação na Anatel por meio de uma das unidades físicas.

As chamadas “Sala do Cidadão” estão disponíveis em todas as capitais brasileiras e dão assistência para formalizar uma reclamação na Anatel e também para acompanhamento de um processo aberto.

Para saber se sua cidade possui uma das unidades da Anatel, entre no site e clique em seu estado.

Lembrando que a Anatel é o órgão para reclamações que funciona quando a operadora não está disposta ou não consegue resolver um problema relacionado a seu produto.

Antes de abrir uma reclamação na Anatel, entre em contato com sua operadora, seja de maneira online, telefone ou presencial para que eles resolvam o problema.

As reclamações Anatel são todas averiguadas e, após feitas, você pode acompanhar o andamento do processo. As operadoras têm um prazo de 5 dias úteis para dar uma resposta sobre o problema formalizado.

IMPORTANTE: Para que o processo seja realizado, você deverá ser o titular da conta da qual quer abrir uma reclamação e também ter em mãos o número de protocolo referente a ligação a qual o seu problema que não foi resolvido.

Está em dúvida se seu problema pode ser resolvido com uma reclamação na Anatel? Veja abaixo os principais direitos que você, enquanto consumidor, tem em relação aos serviços operacionais.

Quando fazer uma reclamação na Anatel, denúncia ou pedido de informação?

Quando o consumidor solicita algo na Anatel, essa solicitação é classificada em diferentes categorias.

Como assim?

Bem, sua solicitação pode ser uma reclamação ou pode ser uma denúncia. Há casos, entretanto, que você apenas tem uma dúvida e quer uma informação.

E, ainda, se você estiver muito feliz com sua operadora de telecomunicações e quer fazer um elogio, também existe esta categoria. Ela é mais difícil de acontecer, mas vai que você é daquele tipo de gente que gosta de dar feedbacks positivos.

Veja os detalhes dos principais tipos de solicitação!

Reclamação

Uma reclamação na Anatel é aquele tipo de solicitação que ocorre quando o consumidor considera que uma operadora de telecomunicações não respeita seus direitos.

Depois de registrada na Anatel, a reclamação é encaminhada diretamente para a operadora, que o cliente se queixou.

A operadora, por sua vez, deve responder ao cliente em até cinco dias úteis.

Denúncia

Uma denúncia acontece quando você quer informar à Anatel algo mais grave, como violação de regras ou leis.

Difícil de entender? Calma, a gente te explica melhor!

Por exemplo, como no caso de empresas ou pessoas que prestam serviços sem autorização da Anatel, usam equipamentos não certificados ou causam interferências de sinais, dentre outros problemas.

A Anatel analisará os casos e, quando ela achar que cabe, abrirá uma instância de averiguação, que pode resultar em equipamentos lacrados, multas ou outras ações punitivas para a operadora.

Caso uma questão do cliente seja registrada no sistema da Anatel como “Denúncia”, mas não se enquadre nessas características, a própria Anatel poderá reclassificar a solicitação como “Reclamação”.

Pedido de Informação

Quando você tiver dúvidas sobre seus direitos, obrigações das sua operadora de celular, internet ou TV fechada ou, ainda, sobre qualquer outro assunto de competência da Anatel, você pode solicitar informações por meio dos canais de atendimento.

A central telefônica geralmente responde todas as suas dúvidas. Em outros casos, são remetidas às áreas competentes da Anatel e a resposta será em até cinco dias úteis.

Outras Categorias

Os canais de atendimento recebem sugestões, elogios e críticas que são encaminhados às áreas competentes.

Reclamação Anatel

Como consultar o andamento de uma reclamação na Anatel?

Para consultar ao andamento de um processo de reclamação na Anatel você pode ligar para os número da Anatel telefone 1331 ou 1332 – caso deficiente – pelo app na opção “Suas Solicitações” e também pelo site, utilizando o seu login de acesso registrado.

Operadora Oi

Como fazer uma reclamação Anatel da Oi?

Para fazer uma reclamação na Anatel, primeiramente você deve ligar para a Ouvidoria Oi, para que ela tente resolver seu problema.

Caso isso não seja possível, anote o número de protocolo da ligação e utilize um dos canais Anatel telefone ou meio digital, para fazer a sua reclamação.

Operadora Vivo

Como fazer uma reclamação na Anatel da Vivo?

Ligou para o número da Vivo e eles não conseguiram resolver o seu problema ou você não ficou satisfeito com a resolução que deram?

Anote o número de protocolo, entre em contato com a Ouvidoria Vivo e se mesmo assim eles não resolverem faça uma reclamação formal na Anatel.

Operadora Claro

Como fazer uma reclamação na Anatel da Claro?

Ligou para o número da Claro e eles não conseguiram resolver o seu problema do Claro celular, Claro TV ou Claro internet banda larga ou você não ficou satisfeito com a resolução que deram?

Anote o número de protocolo e entre em contato a ouvidoria Claro para registrar sua ocorrência.

A Anatel coletará sua ocorrência de maneira formal e resolverá o mais rápido possível, caso a ouvidoria da Claro não consiga resolver o seu problema.

Operadora TIM

Como fazer uma reclamação Anatel da TIM?

Antes de abrir uma reclamação na Anatel, você precisa ter um número de protocolo de número da TIM e tentar solucionar o seu problema pela própria ouvidoria TIM.

Ligue para a Central de Atendimento da TIM e pegue o número do protocolo referente a sua reclamação.

Com esse número, entre em contato com a Anatel pelo telefone 1331 ou 1332, para deficientes, ou na internet, pelo site da Anatel ou app e registre sua reclamação.

Operadora SKY

Como fazer uma reclamação Anatel da SKY?

Para fazer uma reclamação na Anatel referente à SKY, primeiramente você deve deve número da SKY e anotar o número do protocolo de atendimento.

Problema não resolvido? Entre em contato a ouvidoria SKY ou abra uma reclamação Anatel.

Reclamação na Anatel, o que acontece?

Depois de fazer a reclamação, muitos ficam em dúvida sobre como funciona após o registro da ocorrência.

A Anatel recebe a ocorrência pela Central de Atendimento e encaminhada para a operadora da qual você é cliente. A partir disso, a operadora tem o prazo de até 10 dias úteis para voltar a falar com você e resolver o problema.

A Anatel só fecha a reclamação quando você estiver plenamente satisfeito com a solução dada pela operadora. Caso isso não ocorra, você poderá abrir uma nova reclamação e assim por adiante, até ficar satisfeito.

Trocar de operadora

Se não quiser perder mais tempo reclamando com a sua operadora, você pode optar por trocar de operadora.

Em nosso comparador você encontra todos os plano disponíveis pelas maiores operadoras:

Reclamação na Anatel por telefone resolve?

A Anatel resolve quase todas as reclamações. Mas, se isso não acontecer com você, faça um novo procedimento para até você ficar realmente satisfeito.

Você  também pode procurar o Procon para resolver o problema.

Conseguimos te auxiliar no processo de reclamação?

Esperamos que tenha se informado sobre como fazer uma reclamação Anatel. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários pois responderemos o mais breve possível.

Postagens relacionadas