Como cadastrar chip TIM

Atualizado em 06/02/2023 às 12h58

Quando adquirimos um novo chip TIM para utilizarmos no aparelho celular, vem a dúvida: e agora, como cadastrar chip TIM?

Essa questão é constante entre os usuários e, justamente por isso, as empresas cedem maneiras diferenciadas para que o consumidor e novo cliente consigam fazer o cadastro e ativar o novo chip ligado à operadora.

Melhor Escolha ofertas

Desta forma, neste post vamos mostrar todas as maneiras que você tem para desbloquear o chip TIM.

Ficou interessado em saber? Continue no post e aprenda todas as formas!

Como cadastrar chip da TIM?

Como dito acima, existem diferentes formas para cadastrar Chip TIM. Essas maneiras são:

Com o celular desligado, insira o novo chip em seu aparelho.

  • Na mensagem que aparecerá logo no momento em que você ligar o aparelho, escolha o DDD que você deseja para cadastro desse número. Ele pode ser o DDD de onde você mora, outro lugar onde o celular será utilizado.

Atenção: Se a mensagem para a escolha do DDD não aparecer logo depois de ter ligado o aparelho, pode ser que o aparelho não tenha registrado a rede da operadora.

Assim, em configurações e configurações de rede, mais, rede celulares, escolha operadoras de rede e vá até escolher automaticamente.

Dessa forma, o celular fará uma busca para procurar a rede da TIM mais próxima e você conseguirá descobrir como cadastrar Chip TIM.

Cadastrar o chip da TIM

  • Para continuar no processo de como cadastrar o chip da TIM, logo após esses primeiros procedimentos, você receberá uma mensagem de texto com o novo número do seu smartphone.
  • Reinicie o aparelho.
  • Assim que reiniciar e, com o seu CPF em mãos, digite *144# e siga todo o procedimento que a operadora te orientar, incluindo informações pessoais como o registo de pessoa física e data de nascimento.
  • Depois digite seu CPF e data de nascimento (sem traços ou pontos).

Ativar o chip TIM

  • Para ativar o chip TIM é muito fácil: de um aparelho fixo ou outro celular, ligue para o número da TIM 1056 e siga o procedimento para falar com um atendente da operadora.
  • Assim que um deles entrar na linha, peça para que ative o chip.
  • Importante estar com seu CPF e o chip, juntamente com sua moldura original para que você possa informar qualquer numeração que poderá ser pedida no momento.

Cadastrar chip TIM pela Central de Atendimento

Outra forma de realizar o cadastro do chip TIM é ligando diretamente para a Central de Atendimento da TIM.

  • Para isso, ligue para *144, utilizando o chip que será cadastrado, e siga a orientação do atendente.

Pronto! Viu como é fácil o passo a passo de como ativar chip TIM?

Se estes métodos não darem certo ou você achar meio complicado, você poderá cadastrar o chip da TIM em uma das lojas físicas da empresa.

Para isso, basta você ir até a mais próxima de você munido de RG e CPF em mãos para que eles ativem o chip e já cadastrem os seus dados na central da operadora.

Uma dica importante!

Menores de 18 anos não podem realizar o processo de cadastro de chip da TIM, sendo assim, se o chip for estar em um aparelho utilizado por um menor de idade, o titular da conta, ou seja, o responsável por ter os dados cadastrados, terá de ser um responsável.

Logo após o cadastro e ativação do chip, você poderá fazer a contratação de um dos planos da TIM disponíveis na sua região.

Quais são os planos da TIM?

Assim que você faz a ativação do chip, nele vem um plano pré-pago com cobrança diária.

Desta forma, todas as mensagens, ligações ou acesso aos dados móveis serão cobrados de acordo com o valor definido por este plano.

Para que você possa escolher um plano TIM que mais se adeque ao seu momento e necessidades cotidianas, fizemos posts para que você saiba de todos os modelos que a TIM disponibiliza, sendo eles:

Onde comprar o chip da TIM?

Assim como os chips de outras operadoras, o chip TIM também pode ser comprado em estabelecimentos comerciais de todo o país, como:

  • Livrarias, bancas de jornais ou revistas, casas lotéricas e também nas lojas físicas da operadora.

O chip da TIM possui tecnologia 3G e 4G, então, eles trazem consigo a tecnologia de internet para que você consiga utilizar as redes sociais da melhor maneira possível.

Procure por uma loja física da TIM ou acesse o app da Anatel para saber se sua região recebe um dos sinais.

Melhor Escolha ofertas

Qual é o valor do chip da TIM?

Os chips TIM podem variar de valor, dependendo do estabelecimento em que você realizará a compra. Porém, a média de preço deles está em R$ 15, podendo oscilar tanto para mais quanto para menos.

Como saber o meu saldo TIM?

Depois que você fizer o cadastro em uma das promoções da TIM, é importante ficar bem informado sobre quanto de saldo você possui.

Saber disso, além de saber como cadastrar chip TIM, é importante, pois assim você poderá saber o quanto ainda pode falar ou até mesmo quando você precisará fazer uma nova recarga ou até mesmo contratar algum plano adicional.

Existem várias formas de ter esse acesso, elas são:

Meu TIM:

Esta é a plataforma da TIM onde você, além de gerenciar a quantidade de saldo presente no seu smartphone, pode alterar dados, fazer pagamento de contas, alterar e contratar planos, entre outros benefícios.

O melhor dele é que você pode ter acesso de forma rápida e prática. Assim, não precisa ter que entrar em contato com uma loja física ou com o atendimento da operadora.

Fizemos um post para explicar como você pode utilizar o Meu TIM da melhor maneira possível e descomplicar processos.

A consulta de saldo pode vir também por:

  • SMS: Enviando uma mensagem de texto para 222 com a palavra SAL, você também consegue acessar a quantidade de saldo disponível no seu celular.
  • Ligação: Ligando para *222, você terá os detalhes de seus créditos. A ligação é gratuita.
  • Discando para *222#. Essa é a outra forma de conseguir o detalhamento dos seus créditos.

Obs: Se o seu aparelho tiver mais de um chip da TIM, fique atento por qual você está fazendo ligação e verificando os seus créditos.

Recarga TIM | 8 jeitos mais fáceis de recarregar seu celular

Posso escolher o DDD na hora de cadastrar chip TIM?

Sim, os novos chips da maioria das operadoras disponíveis no mercado dão a possibilidade de o usuário escolher o DDD.

Os chips da TIM também têm essa função, mas alguns que já estão há mais tempo no mercado, não dão a escolha.

Desta forma, se você planeja escolher o DDD de seu chip, informe-se na loja da operadora ou onde for realizar a compra.

Como saber o número do chip TIM?

No momento em que você estiver realizando a ativação do chip da TIM, uma mensagem de texto chegará a você informando o número do SIM.

Se caso você não conseguir anotar ou até mesmo esquecer do número, há algumas formas de descobrir seu número. Quando você ativa o Chip TIM recebe uma mensagem SMS com o número.

Fizemos um post com todas as formas de você saber qual é o seu número até que o decore.

Como saber o tamanho do chip TIM?

Antes de saber como cadastrar chip TIM, é preciso saber uma outra coisa.

Os novos aparelhos de celular do Brasil possuem tamanhos diferenciados de chips.

Assim, além do tamanho padrão, alguns podem requisitar que outros tamanhos sejam inseridos nos dispositivos, são eles: Micro e Nano.

Cada aparelho tem um tamanho diferente, então, na hora de comprar o seu chip TIM, pergunte se ele possui cortes diferenciados.

Caso não tenha, vá até uma loja da TIM ou um técnico que possa realizar o corte da melhor maneira possível.

Se o corte ocorrer de maneira errada, isso poderá danificar o chip TIM, fazendo com que você o perca.

Dica importante!

Depois saber como cadastrar chip TIM, ativar e cadastrá-lo, não descarte o restante do chip. Sua numeração pode ser útil futuramente ou você pode ter que usar os outros recortes em outros celulares.

Como cancelar um chip TIM?

Se, ao invés de querer saber como cadastrar Chip TIM, você quiser cancelar chip da TIM, seja por qual motivo for, você pode:

Ligar para a Central de Atendimento:

Você poderá ligar para a Central de Atendimento para que eles realizem o cancelamento de seu chip. Ligue para um dos números da TIM e siga as orientações do atendimento eletrônico para falar com um atendente.

Lojas TIM:

Munido de RG e CPF, o titular da conta poderá se encaminhar até uma das lojas da operadora. Assim, poderá pedir para que cancelem o chip do aparelho.

O bloqueio da linha TIM é feito de modo gratuito. Se caso resolver desbloquear o chip, é só ir até uma das lojas da TIM, sempre como titular da conta.

Conseguimos te ajudar a entender como cadastrar chip TIM? Conta pra gente nos comentários. Tem mais alguma dica, nos fale também, assim você ajudará outras pessoas que também utilizam a TIM.

Aqui em nosso blog, você também encontra outros posts como esse. Continue navegando para saber mais novidades referentes a planos e operadoras.