Ressarcimento TIM | Veja todos os passos de como ser ressarcido

Por Especialista do ME Atualizado em 07/06/2022 às 18h24

Nesse post, você se informa sobre como pedir o ressarcimento de cobranças indevidas pelo portal de ressarcimento TIM.

Descubra como a TIM pode ressarcir você por um pagamento feito indevidamente, além de conferir alguns detalhes do acordo firmado entre a TIM e a ANATEL, que levará cobertura 4G para cerca de 3 milhões de brasileiros.

Então, se você está com alguma ocorrência relacionada a operadora contratada, seja nos planos TIM celular, TIM live ou TIM fixo, neste post, nós tiramos todas as suas dúvidas e auxiliamos você a registrar sua reclamação. 

Como pedir ressarcimento TIM?

Para consultar se você foi cobrado indevidamente e pedir ressarcimento TIM, você deve acessar o site de consulta da operadora, o Meu TIM. O site informará se você tem direito a ressarcimento e o valor do reembolso.

O ressarcimento TIM está disponível para todos os clientes que receberam cobranças indevidas por parte da operadora.

A cobrança indevida ocorre quando o cliente é cobrado por algum serviço ou produto que não adquiriu ou que não estava previsto em contrato.

As cobranças indevidas mais comuns ocorrem por tarifas aplicadas indevidamente, por dívidas que já foram pagas, por golpes ou fraudes e por serviços e produtos cancelados ou não contratados.

O ressarcimento TIM está disponível para clientes que receberam cobranças indevidas por tarifas, por contas já pagas e por produtos ou serviços cancelados ou não contratados.

Como saber se tenho direito ao ressarcimento da TIM?

Para saber se você tem direito ao Ressarcimento TIM, você deve acessar o site de consulta, o Meu TIM, inserir o CPF ou CNPJ do titular, o código de confirmação que aparece na imagem e clicar em “enviar“.

O site informará na tela se você tem valores a receber..

Como identificar uma cobrança indevida?

Para saber se alguma cobrança indevida foi realizada em seu nome, acesse o Portal de Ressarcimento TIM e preencha os dados de login. 

O próprio site informará se você tem direito à devolução.

Se você contratou planos de banda larga, planos de celular ou de telefone fixo da TIM, uma dica importante é ficar sempre atento ao valor da sua fatura e ao contrato. 

Isso porque, podem ocorrer aumentos inesperados de planos (por exemplo, de um pacote de internet) e até mesmo o acréscimo de serviços e produtos não contratados. 

Conferindo periodicamente sua fatura, e tendo em mente os valores estabelecidos no contrato, você se antecipa e até mesmo evita que cobranças indevidas sejam processadas em sua fatura. 

Para isso, tenha sempre sua fatura em mãos. Se você identificar alguma cobrança indevida, acesse o Meu TIM. 

Caso não tenha a sua fatura, você pode solicitá-la novamente. O procedimento para solicitar a TIM 2a Via é bem simples. 

Está pensando em contratar algum desses serviços? A gente ajuda você a escolher. Clique aqui e compare planos de internet, TV e celular.

Direito do consumidor sobre cobrança indevida

As cobranças indevidas são muito mais comuns do que se imagina. Embora os clientes se deem conta dessas cobranças apenas quando se trata de valores mais altos, muitas vezes, pequenas tarifas e reajustes não previstos são cobrados sem que se note.

Por isso, é importante ter em mente os valores estabelecidos em contrato e consultar, periodicamente, a sua fatura.

Mas não se preocupe. Saiba quais são seus direitos no caso de você ser cobrado indevidamente por uma operadora de acordo com os direitos do consumidor.

No caso de uma cobrança indevida, você tem direito a um reembolso que deve equivaler ao dobro do valor cobrado indevidamente. É o que determina o artigo 85 dos direitos do consumidor da Anatel:

“Art. 85. O Consumidor que efetuar pagamento de quantia cobrada indevidamente tem direito à devolução do valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros de 1% (um por cento) ao mês pro rata die.”

Portanto, não deixe de conferir sua fatura e o seu contrato e, no caso de identificar uma cobrança indevida, acesse o portal de ressarcimento da TIM. Você tem até três anos para registrar seu pedido de ressarcimento.

Se a cobrança indevida não puder ser resolvida junto à operadora, você pode abrir uma reclamação na ouvidoria ANATEL.

Como acessar o portal Meu TIM?

O portal Meu TIM  pode ser acessado pelo site oficial, pelo portal de autoatendimento Meu TIM, ou por meio do aplicativo, que está disponível para Android e iOS

Se você já for um cliente cadastrado, basta inserir as informações de login e clicar em “enviar”. Se você ainda não tiver o cadastro, confira a seguir como realizá-lo:

  1. Acesse o site ou abra o aplicativo Meu TIM;
  2. Se você ainda não for cadastrado, ou caso tenha esquecido sua senha, clique em “Não sei minha senha”.
  3. Procure pela janela de pop up, preencha os campos com as informações pedidas: seu telefone com DDD e o código de verificação que aparecerá na imagem de segurança.
  4. Aguarde o recebimento de uma mensagem com sua senha de quatro dígitos.

A senha será composta pelos quatro primeiros dígitos do código PUK, que pode ser encontrado no cartão do chip.

Caso você tenha alguma pendência com a operadora, você pode solicitar a segunda via do boleto no Meu Tim 2ª via.

Como falar com a TIM por WhatsApp?

Para falar no atendimento TIM online pelo WhatsApp, siga os passos a seguir:

  1. Salve o número do SAC TIM: (41) 4141-4141;
  2. Localize a TIM nos seus contatos;
  3. Envie uma primeira mensagem; e
  4. Siga as instruções enviadas pela operadora.

Precisa conhecer os portais de atendimento de outras operadoras? Nós ajudamos você. Acesse: Minha Oi, Meu Vivo e Minha Claro.

Como fazer uma reclamação na Anatel?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é um órgão gerenciado pelo Governo Federal que tem por objetivo regular e regulamentar os serviços de telecomunicações disponíveis no Brasil.

Mais especificamente, a Anatel estabelece e fiscaliza o cumprimento de regras de proteção do consumidor, podendo multar prestadores de serviço que deixem de cumprir suas obrigações contratuais e as diretrizes impostas pelo orgão.

Nesse sentido, sempre que se sentir lesado por uma operadora, até mesmo pelo ressarcimento TIM, você deve fazer uma reclamação na Anatel. Você pode fazer isso do seguinte modo: 

  1. Pelo número da Anatel: 1331 ou 1332
  2. Site Anatel
  3. Pelo aplicativo Anatel Consumidor, disponível para Android e iOS
  4. Ou procure uma agência da Anatel para atendimento presencial

Uma dica importante é anotar, sempre, o número do protocolo informado no atendimento.

Como funciona a ouvidoria TIM

Primeiramente, antes de procurar a Anatel para pedir o ressarcimento TIM, você deve registrar sua reclamação na ouvidoria da TIM, através da Central de Atendimentos TIM. Trata-se de um espaço destinado a receber sugestões, críticas e reclamações.

No entanto, este é um recurso que deve ser usado apenas quando o cliente TIM já tentou e não conseguiu resolver seu problema por meio do SAC-Serviço de Atendimento ao Consumidor da TIM.

Isso é importante, pois, ao entrar em contato com a ouvidoria da TIM, será necessário informar o número do protocolo de atendimento, recebido no momento do contato com o SAC TIM.

Para falar com a ouvidoria TIM, basta discar 0800 882 0041 e seguir os passos informados.

Quais os benefícios da TAC entre Anatel e TIM?

Com TAC-Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre TIM e ANATEL, mais de 350 cidades brasileiras, que antes tinham acesso apenas à conexão 3G, terão agora cobertura de internet 4G

Espera-se que cerca de 3 milhões de brasileiros sejam beneficiados por esse TAC.

Outro benefício importante é a cobertura 4G para cidades com menos de 30 mil habitantes, que passa agora a ser obrigatória.

Segundo dados oficiais da TIM, o TAC vai garantir inclusão digital para as áreas mais carentes das seguintes regiões: norte (13%), nordeste (66%), e norte de Minas Gerais (20%) e Goiás (1%).

Além disso, clientes que receberam cobranças indevidas nos últimos anos terão direito ao ressarcimento TIM.

Conseguimos ajudá-lo?

Por fim, esperamos que tenha se informado melhor sobre o Ressarcimento TIM, sobre como pedi-lo, e sobre o acordo firmado entre essa operadora e a ANATEL.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, que responderemos o mais breve possível.