Como ativar chip TIM | Aprenda o passo a passo sem segredos

Por Especialista do ME Atualizado em 18/03/2022 às 11h24

Trocou de operadora e não sabe como ativar chip TIM? Descubra o passo a passo completo de como ativar seu novo chip.

Quando você adquire um chip novo, deve fazer um cadastro na operadora.  Por isso, é uma dúvida frequente entre os novos clientes de como ativar o novo chip. Nesse conteúdo você descobrirá o passo a passo para isso.

Aproveite o chip novo e conheça os principais ofertas de planos TIM celular disponíveis na sua região, por meio do comparador de planos do Melhor Escolha.

Como ativar chip da TIM pela central de atendimento?

Para ativar o seu chip da TIM pela central de atendimento, é preciso que o titular do número seja maior de 18 anos, ou um responsável tenha feito um cadastro pela internet

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Insira o chip TIM no seu celular;
  2. Confirme o DDD da sua região, se necessário;
  3. Nas opções que apareceram na tela, digite 01 para confirmar ou 02 para corrigir o DDD e digitar o correto;
  4. Aguarde receber um SMS com o seu novo número da TIM;
  5. Agora reinicie o aparelho;
  6. Ligue para *144# com o CPF em mãos e siga as instruções na tela do celular;
  7. Quando ler as opções disponíveis, digite 2 para cadastro e envie;
  8. Pressione OK, e digite somente os números do CPF, sem os pontos e traço, e aperte enviar;
  9. Agora digite a data de nascimento completo, no formato dia, mês e ano, sem espaço) e envie;
  10. Digite 2, caso não queira se cadastrar em alguma promoção e aperte enviar;
  11. Aguarde a mensagem de confirmação e pronto. Já pode fazer recarga TIM, para navegar na internet, fazer ligações e o que mais precisar.

É importante dizer que durante o cadastro, é bom que esteja com os documentos em mãos, para agilizar as respostas, pois se há uma demora em alguma etapa, aparecerá uma mensagem de erro na tela e será necessário refazer todo o passo a passo.

Também é legal lembrar que, antes de fazer a ativação do chip da TIM é importante guardar em local seguro o cartão que acompanha o chip. Nele contém as senhas PIN e PUK do SIM card, usado para resguardar o chip em caso de perda ou roubo.

Como ativar chip TIM por ligação? 

Você também pode ligar diretamente na central de atendimento, no número *144, usando o chip que deseja cadastrar e seguir as instruções fornecidas pela atendente.

Ao ser atendido, informe que você precisa cadastrar o chip da TIM, e a atendente fará todos os procedimentos.

Passo a passo para cadastrar chip TIM pela internet

Para ativar chip TIM via internet, desconecte o celular do Wi-Fi, caso esteja conectado em uma rede da TIM, os serviços não serão cobrados. Acesse o link recebido por SMS para o portal de autoatendimento Meu TIM e coloque todas as informações do cadastro.

Caso não receba nenhuma mensagem no celular, é preciso desligar e ligar o celular para que a operadora reconheça a linha.

Como fazer a portabilidade do chip TIM?

Se você está querendo trazer o seu número antigo para a operadora TIM, veja como fazer essa portabilidade TIM

A empresa não cobra taxas adicionais durante o processo, e a troca pode ser feita pela internet. A TIM ainda concede 2GB por mês de bônus para quem contratar o plano TIM Black ou TIM controle.

Como fazer essa portabilidade TIM?

Para realizar a portabilidade TIM, basta seguir as seguintes instruções:

  • Acesse a área “Portabilidade” no site da TIM
  • Escolha um dos planos: TIM Black ou TIM controle
  • Selecione qual plano você quer em ”contratar agora”
  • Selecione a opção “Quero manter meu número atual da TIM” ou “Trazer meu número de outra operadora”, preencha os dados para fazer a compra.

Será enviado de forma gratuita um chip TIM com número provisório, para utilizar enquanto a portabilidade não é efetivada. 

O número será substituído pelo antigo de forma automática no horário agendado, mantendo o serviço e o plano contratado.

Caso você não queira contratar um plano, a TIM também oferece a portabilidade TIM pré. Nesse caso você deve comprar um TIM chip, inserir no aparelho e seguir as instruções da tela.

Além disso, você também pode realizar o cadastro do seu chip da TIM de forma presencial, então vá até uma loja da TIM e peça ajuda a um funcionário para que ele realize a ativação em seu aparelho.

Como ativar o chip da TIM não registrado na rede?

Um dos problemas que pode afetar a ativação do Chip da TIM, é a mensagem “Celular não registrado na rede”. Este aviso pode acontecer por diferentes fatores, como falta de atualização do sistema operacional.

Então para resolver esse problema, separamos algumas dicas que irão te ajudar, caso nenhuma dessas medidas resolva, é necessário buscar uma assistência técnica especializada, e assim a falha identificada e solucionada:

Retire o chip TIM do aparelho

Uma das medidas para se resolver é que pode ser que contenha algum tipo de sujeira na entrada. Por isso, retire o chip, limpe o SIM e a gaveta de entrada.

Outro fator importante é verificar se o chip está encaixado. Se o chip foi cortado, é preciso conferir se o corte não o danifica. Se necessário, entre em contato com a operadora e solicite um novo SIM. 

Selecione a rede manualmente

Um outro problema que pode estar ocorrendo é a possibilidade do aparelho não reconhecer a operadora

Neste caso, o você deve acessar a configuração do celular e desabilitar a opção “selecionar rede automaticamente” e definir de forma manual a operadora TIM. Assim o celular buscará pela rede de modo específica.

Atualize o sistema operacional

Outro fator a ser analisado é que o problema pode ocorrer quando o sistema do smartphone está desatualizado ou a última atualização não foi bem sucedida.

Por isso, verifique se existe alguma atualização disponível, tanto para Android ou iOS.

Verifique se o aparelho não está com IMEI bloqueado

Ainda não conseguiu ativar chip TIM? É fundamental verificar se o aparelho está impedido de reconhecer a operação por estar com o código IMEI bloqueado. Esse bloqueio acontece por solicitação da operadora. Para descobrir, qual o problema, basta seguir os passos:

  1. Disque *#06# para descobrir o código IMEI do aparelho. 
  2. Após isso, entre no site “consultaaparelhoimpedido.com.br” e clique na opção “Consultar IMEI/Browse IME” que aparece destacada na imagem abaixo.
  3. Digite o IMEI encontrado anteriormente e também digite os caracteres apresentados na verificação na segurança. Em seguida, aperte o botão “consultar”.

A situação do aparelho será mostrada, caso o bloqueio se confirme, será necessário entrar em contato com a operadora ou com a Anatel para fazer  o desbloqueio.

Coloque o celular no modo avião

Outra alternativa é ativar o modo avião do celular e após cinco segundos, desativá-lo. Assim, essa medida faz com que o aparelho busque novamente as redes disponíveis.

Mude o chip TIM de entrada

Se o aparelho tiver  entrada para dois chips, é recomendado que se faça a mudança de porta.  

Desligue o aparelho e mude o chip de lugar. Depois ligue o celular novamente e confira se o reconhecimento da rede foi bem sucedido.

Reinicie o aparelho

O problema de não conseguir cadastrar chip TIM pode ser temporário, ou até mesmo por uma falha no reconhecimento do chip. Fazendo a reiniciação, é recomendado que o aparelho seja levado a uma assistência técnica especializada.

Enfim, caso o problema não seja resolvido, é recomendado que o aparelho seja levado a uma assistência técnica especializada para uma reavaliação do aparelho.

Porque não consigo cadastrar meu chip TIM?

Se você não consegue cadastrar o chip da TIM, ou não aparecer a mensagem de ativação, é possível que tenha algum defeito. Por isso, é preciso identificar o problema, se é devido ao manuseio incorreto ou no próprio telefone.

Então, verifique os seguintes critérios:

  • Confira se o chip está posicionado de forma correta
  • Se há alguma sujidade no chip ou no local que se encaixa o chip
  • Teste o chip em outro aparelho e certifique se há um sinal
  • Entre em contato com o número da TIM pelo 1056 e fale com um atendente. A ligação pode ser feita de qualquer telefone.

Se o chip não funcionar realizando as etapas acima, entre em contato com a operadora ou vá até uma loja TIM e peça a troca do chip, para isso basta ter  a nota fiscal do produto e um documento de identidade. 

Como bloquear ou desbloquear o chip TIM?

O bloqueio pode ser feito no caso de perda ou roubo. O titular da linha deve entrar em contato com a central de atendimento ou se dirigir a uma loja própria da operadora.

Para bloqueio e desbloqueio do Chip TIM, o serviço será gratuito.  Você pode ligar de outro telefone TIM para *144, ou através de um telefone qualquer para o 1056.

Conseguiu ativar o seu chip TIM?

Esperamos que tenha se informado sobre como ativar chip TIM. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.