Número da Anatel | Saiba como ligar para a Anatel

Atualizado em 20/01/2021 às 18h00

Está tendo problemas com seu plano de internet banda larga, planos de celular, TV por assinatura ou telefone fixo? Neste post nós informaremos o telefone da Anatel e diversas outras informações para que você possa fazer uma reclamação sobre sua operadora.

Saiba quais conteúdos nós informaremos neste post:

Melhor Escolha ofertas

 

Aliás, está pensando em trocar de operadora? Conheça agora mesmo o comparador de planos do Melhor Escolha e encontre os melhores serviços de acordo com suas necessidades e por um orçamento que caiba no seu bolso.

 

Telefone da Anatel para reclamação

Faça sua reclamação na Anatel pelo número 1331 ou 1332 para deficientes auditivos. O atendimento funciona apenas em dias úteis, das 8h às 20h. Veja aqui como fazer a sua reclamação:

  • Antes de mais nada, saiba que para falar com a Anatel é necessário já ter entrado em contato com a sua operadora para tentar resolver o problema.
  • Além disso, é necessário que você esteja com o número do protocolo desse atendimento para informar à Anatel junto com sua reclamação.

Aliás, se não quiser ligar o número da Anatel você pode fazer uma reclamação online. Explicamos mais detalhes sobre esse procedimento mais abaixo.

 

Veja aqui também como entrar em contato com as principais operadora do país:

 

Qual o número da Anatel para bloquear celular?

Para bloquear o celular ligue para o número da Anatel 1331 ou 1332, para deficientes auditivos. Lembre-se que não há necessidade do DDD. A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de um telefone fixo como de um celular de qualquer lugar do país.

Ao ligar, tenha em mãos o número do protocolo da operadora que será solicitado por uma gravação que te encaminhará para o atendimento.

Temos um post bem detalhado aqui no blog explicando como rastrear celular por IMEI. Vale a pena conferir e se informar.

 

O que é a Anatel?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma instituição que controla e regulamenta as leis de telecomunicação no Brasil.

Ela também é responsável por fiscalizar todas as empresas de telecom, como Oi, TIM, Claro, NET, Vivo, e dezenas de outras operadoras espalhadas por todo o Brasil.

Se você tem uma queixa não resolvida de alguma operadora, seja de planos de internet, planos de celular, TV por assinatura ou telefone fixo, saiba que é possível encaminhar seu caso para a Anatel para defender os seus direitos.

 

O que a Anatel resolve?

A Anatel leva a reclamação para a operadora dando um prazo de cinco dias úteis para responder ao consumidor. Sendo assim, a empresa usa as reclamações para desenvolver uma relação entre a operadora e o consumidor através de regulamentos e fiscalizações.

 

Fale sempre com a operadora antes da Anatel

É importante dizer que quando você for fazer uma reclamação, não vá diretamente à Anatel. Antes de mais nada, o correto é sempre entrar em contato com a operadora.

O contato com a operadora envolve menos pessoas e por isso o processo para a resolução do seu problema é direto, sem intermediários, facilitando a resolução do caso o quanto antes.

A Anatel deve ser acionada depois de um contato com a operadora que não te deu uma posição ou não atendeu ao seu pedido.

 

Ouvidoria Anatel

 

Não quer ligar? Reclame pelo aplicativo da Anatel

Para quem não quer passar por atendimento pelo telefone, é possível fazer uma reclamação pelo aplicativo da agência, o Anatel Consumidor.

O app da Anatel é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

É importante lembrar que para registrar uma reclamação no app é necessário já ter passado pelo atendimento com a operadora e estar com o número de protocolo em mãos.

Veja como registrar sua reclamação no app nos passos a seguir:

  1. Primeiramente baixe o aplicativo e clique em “Registrar Solicitação”;
  2. Depois entre em “Cadastrar” e em seguida preencha com os dados solicitados;
  3. Depois vá em “Reclamação” e selecione o tipo de serviço que quer reclamar, por exemplo, “TV por assinatura”;
  4. Selecione entre as alternativas, aquela que mostre a sua situação;
  5. Digite o número do protocolo do atendimento com a operadora, preencha com os demais dados e clique em “Registrar”;

Prontinho! Seu pedido foi cadastrado e você pode acompanhar o andamento pelo campo “Minhas Solicitações”.

Melhor Escolha ofertas

 

Reclamação pelo site da Anatel

Mais uma forma de registrar sua ocorrência com a Anatel, é pelo site oficial, no campo “Registre uma reclamação” e preencha um cadastro.

Apesar de não ter que passar pelo processo de atendimento por ligação, esse método é mais demorado que as outras, e menos recomendado.

É importante lembrar também que você pode fazer uma denúncia anônima, disponível para dois casos específicos: localização de equipamento não certificado e atuação de empresa sem licença da Anatel.

 

Qual o melhor horário para ligar na Anatel?

O melhor horário para ligar no telefone da Anatel, é durante horário comercial, exceto entre meio-dia e 14h. Fora desse horário, é o momento que a maioria dos contratantes decidem contatar a empresa ou as operadoras, causando maior fluxo e aumento na fila de espera.

A Anatel não tem o mesmo volume de ligações que as operadoras. Por isso pode ser que você tenha que esperar por alguns minutos para falar com um atendente.

 

Analise um novo plano

Cancelando seu plano na Anatel você precisará de um novo serviço que dê menos problemas que o anterior. Certo?

Aqui no Melhor Escolha você pode pesquisar para conhecer um plano ideal para você e sua família. Por meio do nosso comparador, nós disponibilizamos diversos planos para que você possa comparar preços, vantagens e serviços. Acesse e confira mais detalhes.

 

Por fim, esperamos que tenha se informado melhor sobre como ligar para o telefone da Anatel. Nosso intuito é sempre trazer informações relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida e sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.