Internet Fibra ou Internet a Cabo | Compare os tipos de conexão

Atualizado em 10/04/2022 às 21h12

Está em dúvida entre a internet fibra ou internet a cabo? Conheça em detalhes a diferença entre as duas tecnologias.

Atualmente existem diversos tipos de rede de internet, como ADSL, internet a cabo ou a internet fibra. Neste post você descobrirá a diferença entre as duas tecnologias e qual o melhor plano de internet residencial, de acordo com a área onde você mora.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite também para conhecer como funciona a Internet via Satélite e a Internet via Rádio.

Internet Fibra é boa?

O que é Internet Fibra?

A internet Fibra Ótica é conexão de internet mais rápida que existe hoje. Em alguns lugares do Brasil já é possível adquirir um plano de internet fibra com velocidade de 1 Giga. A TIM  Live, Vivo Fibra e Copel Fibra usam essa tecnologia.

Como funciona a internet Fibra Ótica?

A internet fibra é transmitida por meio de cabos de fibra ótica de ponta a ponta, diferentemente da ADSL e Cabo Coaxial o sinal da internet fibra viaja por pulsos de luz e não elétricos.

Um cabo de fibra ótica é constituído por fios incrivelmente finos de vidro ou plástico conhecidos como fibras óticas. Só para você ter noção, um fio de internet fibra ótica corresponde a menos de um décimo da espessura de um fio de cabelo humano.

Apesar de finos eles são bem resistentes e tem um capacidade muito grande de transmissão de dados.

Vantagens da internet Fibra Ótica

Uma das vantagens da internet fibra é que a velocidade de upload é tão rápida quanto a velocidade de download.

Como a comunicação é feita por pulsos de luz, ela não sofre interferência de campo magnético ou de eletricidade, por isso a qualidade é muito superior e a velocidade consegue ser constante.

Desvantagens da internet Fibra Ótica

Infelizmente a internet fibra ótica ainda não está presente em várias localidades pelo Brasil, uma vez que a implementação de sua estrutura tem um custo muito alto para as operadoras.

Internet Fibra, Internet a Cabo, Internet xDSL

Internet a cabo é boa?

Os planos de internet a cabo são na realidade uma mistura de cabos metálicos e cabos de fibra.

O que é Internet a Cabo?

A internet a Cabo recebe esse nome por causa do uso do cabo coaxial, usado para fazer a transferência de sinal dos dados da internet. O Cabo coaxial é um cabo analógico tradicionalmente usado para transmitir TV a cabo e também muito similar aos cabos de telefone. A operadora NET Vírtua, por exemplo, usa esta tecnologia.

Como funciona a internet a Cabo?

A internet a cabo é uma mistura de internet a cabo com internet fibra. Isso porque o sinal da internet é transmitido via fibra ótica das estações das operadoras até pontos próximos a sua residência. E destes pontos até o modem roteador que ficará dentro da sua casa a transmissão da internet é feita via cabo coaxial.

Se eu assinar TV e internet a cabo perderei a velocidade?

Não, o fato de você assinar um plano de TV por assinatura e internet a cabo da mesma operadora não afeta a velocidade recebida.

Quando você assina TV e Internet de uma mesma operadora, a transmissão dos canais de TV usam apenas uma pequena fração da largura de banda disponível de um cabo coaxial típico, deixando o suficiente para sua conexão à internet.

Os sinais de televisão são uma conexão unidirecional, da sua operadora para o seu aparelho de televisão. Já o seu serviço de internet, no entanto, requer transmissão de dados em ambas as direções – o que chamamos de upload e download.

Muitos cabos coaxiais tradicionais agora estão sendo conectados a cabos de fibra óptica, aumentando dramaticamente a largura de banda para atender a demanda de velocidades maiores pelos usuários.

Vantagens da internet a Cabo

Entrega uma boa velocidade de upload, além de altas velocidades de download.

Embora a internet a cabo use os mesmos cabos que o serviço de televisão, não é necessário adquirir um plano de TV a cabo para obter a internet a cabo.

Se você estiver procurando por internet e TV por assinatura, tem a opção de contratar um Combo TV e internet e obter desconto no valor da mensalidade. Geralmente é mais barato contratar TV e internet com a mesma operadora.

Desvantagens da internet a Cabo

A internet a cabo é tão rápida quanto a sua largura de banda da rede de cabo permite.

Melhor Escolha ofertas

Porém a largura da banda pode ser limitada pelo volume pessoas conectadas a internet na sua vizinhança, ou seja, em horário de picos a velocidade de conexão pode diminuir consideravelmente para todos que estiverem usando.

A comunicação é feita por meio de “pulsos elétricos”, que podem ser afetados por campos magnéticos, eletricidade, entre outros fatores, diminuindo muito a qualidade do sinal.

Banda Larga ADSL é boa?

Os antigos planos de internet eram transmitidos pela tecnologia ADSL, que veio a ser substituída pelo cabo e agora pela fibra.

O que é ADSL?

ADSL é uma sigla do inglês ​Assymetrical Digital Subscriber Line (“Linha Digital Assimétrica para Assinante”, em português), ou seja, uma tecnologia que permite o uso da linha telefônica para a transmissão digital de dados em alta velocidade. A Oi Velox e a Vivo Internet Fixa, antiga Vivo Speedy, usam esta tecnologia.

Como funciona ADSL?

A internet ADSL funciona através de uma linha telefônica de cobre padrão para transmitir simultaneamente dados e chamadas de voz e de internet, sem comprometer a qualidade de qualquer um dos serviços.

Isso acontece porque as chamadas de voz e os dados de internet são transmitidos usando diferentes faixas de frequências, o que permite que um divisor de frequência em ambas as extremidades do cabo garanta que os dados e informações sejam direcionados para os lugares certos.

Por isso você pode usar sua internet sem se preocupar com o impacto na sua linha telefônica e vice e versa.

Vantagens da ADSL

Está disponível em mais cidades pelo Brasil, pois se utiliza da rede de telefone fixo já existente.

Apesar da instalação necessitar da existência prévia de cabeamento telefônico, você não é obrigado a contratar uma linha telefônica para a sua casa.

Desvantagens da ADSL

A conexão é mais rápida para download do que para upload, por isso pode não ser ideal para quem joga muito online.

A comunicação é feita por meio de “pulsos elétricos”, que podem ser afetados por campos magnéticos, eletricidade, entre outros fatores, diminuindo muito a qualidade do sinal.

Internet Fibra, Cabo ou ADSL – qual é a mais barata?

Como as velocidades da internet fibra são bem mais altas que as dos planos de internet a cabo, geralmente os planos de internet fibra começam a partir de 30 Mega.

Isso gera um o desembolso mensal maior no custo do plano de internet fibra versus um plano de internet a Cabo ou a banda larga ADSL.

Porém se comparado o custo mensal por Mega (Mbps) a internet fibra sai mais barata que as outras opções.

Como funciona o sinal do wifi?

A rede sem fio, mais conhecida como wifi, traz a comodidade de você poder acessar a internet de qualquer lugar da sua casa sem precisar de cabo.

A transmissão do sinal que chega até a sua casa através do cabo da operadora, é compartilhada para todos os ambientes da sua casa por meio de roteadores.

Porém, existe um limite para o alcance desse sinal.

O roteador  usa ondas de rádio para espalhar no ambiente o sinal da internet, mas infelizmente esse tipo de transmissão é vulnerável a interferências eletromagnéticas, que podem ocasionar a perda ou queda de velocidade de acordo com a sua distância do dispositivo.

Porque tudo ainda não é Internet Fibra?

Atualmente a internet fibra corresponde a maioria dos acessos à internet no país. Segundo o último relatório da Anatel, divulgado em março de 2021, a internet fibra é lider em acessos com 46,8% seguida a internet a cabo com 26,4%.

Infelizmente, dado o alto custo para instalação de cabos de fibra ótica, a rede de internet fibra ainda é pequena no Brasil.

O que nos deixou no final do 2016 na 57ª posição no ranking de velocidade  banda larga  no mundo, segundo o estudo da empresa de distribuição de conteúdo Akamai, que levantou dados de 74 países.

Provedores locais e regionais tem investido cada vez mais nesse tipo de tecnologia e são a grande força do crescimento da banda larga no Brasil. Hoje já são mais de 10 mil provedores espalhados pelo Brasil e esse número se mantém em crescimento. Nem todos oferecem internet fibra, muitos trabalham com rádio para levar internet a locais mais afastados e de difícil acesso.

Por fim, esperamos que tenha se informado sobre as diferenças entre a internet fibra e internet a cabo. Nosso intuito é sempre trazer conteúdos relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.