Internet via Rádio | O que você precisa saber antes de assinar

Atualizado em 01/03/2022 às 22h06

Você está pensando em assinar um plano de internet via rádio, mas ainda tem algumas dúvidas?

Preparamos um pequeno guia para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto antes de tomar sua decisão!

Melhor Escolha ofertas

O que é internet via rádio?

Internet via rádio é uma forma de transmissão de internet banda larga feita por meio de ondas de rádio. Essas ondas de rádio são transmitidas através da tecnologia Spread Spectrum.

Atualmente a internet via rádio representa 7% dos acessos à internet no Brasil.  A internet fibra óptica representa 10%, a internet a cabo 31% e XDSL (via cabo telefônico) lidera os acessos com 47% – segundo os dados Anatel de outubro de 2017.

internet via rádio como funciona

Como funciona internet via rádio?

A transmissão da internet via rádio funciona de uma maneira muito simples. Uma torre do provedor de internet, próxima a sua casa, envia o sinal da internet para uma antena instalada no teto da sua casa ou no topo do seu prédio.

Muito parecido com o processo de internet via satélite, só que ao invés do sinal ser enviado por satélite para uma antena na sua casa, no caso da internet via rádio, ele é enviado por ondas de radiofrequência de uma torre que está no chão e não no espaço.

Uma vez recebido o sinal pela sua antena, ele é transferido via cabo para um modem conectado à placa de rede do seu computador, permitindo a conexão com a internet. Ou se preferir você pode conectá-lo a um roteador WiFi que distribuirá o sinal pela sua casa para seus equipamentos.

Curiosidade da tecnologia da internet via rádio

A tecnologia Spread Spectrum, usada hoje para a transmissão dos dados de internet via rádio, foi desenvolvida pelo serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial, quando eles estavam à procura de uma tecnologia que fosse confiável e segura para as transmissões de rádio.

Inventores famosos como Nikola Tesla e Hedy Lamar estiveram envolvidos nas pesquisas dessa nova tecnologia. Os sinais transmitidos via Spread Spectrum são difíceis de se detectar, interceptar ou desmodular. Ou seja, a tecnologia permite que seus dados sejam transmitidos com muita segurança pela rede web.

Na dúvida sobre como escolher o plano de internet WiFi ideal pra você? Veja nossas dicas!

Porque internet via rádio oscila tanto?

A internet via rádio pode oscilar ou cair com frequência porque alguns fatores são capazes de interferir na qualidade da transmissão do sinal até que ele chegue na sua casa.

Para entendermos estes fatores, precisamos aprofundar um pouco mais sobre a forma como é feita a transmissão.

Como mencionamos acima a tecnologia usada é a Spread Spectrum e ela funciona basicamente pela transmissão do sinal entre a torre do provedor e a antena instalada na sua casa.

A torre precisa ser instalada em pontos altos da região de cobertura e com boa visibilidade para as antenas a serem atendidas.

Isso porque o sinal da internet via rádio só funciona em linha reta.

Essa linha reta imaginária entre a torre de transmissão e a sua antena é conhecida como Zona de Fresnel.

Como funciona a internet via rádio

Qualquer obstrução nessa linha reta entre a torre de transmissão do provedor e a sua antena pode interferir na qualidade do sinal que chega até você.

Pois o sinal emitido pela torre do provedor irá refletir nesses objetos e chegar com uma potência reduzida até a sua casa.

As obstruções também podem acontecer no caso de tempestades fortes, mas isso considera períodos muito curtos de possíveis interferências. Árvores podem causar mais obstruções no seu dia a dia do que tempestades.

internet via rádio oscila

Qual a velocidade dos planos de internet via rádio?

Os planos de internet via rádio oferecem velocidades de internet que variam em média entre 1 Mega a 5 Mega.

Alguns condomínios de prédios podem fechar acordo direto com provedores de internet via rádio e oferecerem velocidades maiores, como por exemplo, 8 Mega ou 10 Mega.

Melhor Escolha ofertas

É importante lembrar que assim como nos outros tipos de conexão de internet, a banda de transmissão de dados é sempre compartilhada entre os assinantes. Ou seja, se todos os seus vizinhos tiverem o mesmo provedor, sua velocidade provavelmente ficará reduzida nos horários de picos.

Leia também sobre os outros tipos de internet banda larga ADSL, internet Fibra e internet a Cabo.

Qual o preço dos planos de internet via rádio?

Os preços de planos de internet via rádio variam de um provedor para outro. No geral o que observamos é que mesmo tendo velocidades menores que outros tipos de conexão como cabo, fibra ou ADSL, os valores das mensalidades podem ser parecidos.

Ou seja, como as velocidades da internet via rádio são menores do que as oferecidas pelos outros tipos de conexão, o preço da internet via rádio pode sair bem mais caro por Mbps (Megabit por segundo).

Os preços e planos variam muito entre uma região e outra, especialmente porque os provedores de internet via rádio tendem a ser regionais.

Separamos aqui um exemplo de preços de internet via rádio de um provedor situado em Minas Gerais, para planos residenciais individuais e planos com desconto para condomínio de prédios:

preços de internet via rádio exemplo

A internet via rádio é boa?

No geral a internet via rádio é uma boa opção, pois oferece um sinal seguro de transmissão de dados.

O importante é garantir que você não tem nenhum obstáculo entre a antena da sua casa e a torre do provedor de internet que você está contratando. Pois só assim você conseguirá garantir a qualidade do sinal que está recebendo.

Outra vantagem da internet via rádio é o fato dela chegar em locais onde os outros tipos de conexões não estão disponíveis. É mais rápido e barato para um operador de internet, por exemplo, colocar torres de transmissão de sinal via rádio do que passar um cabeamento de fibra óptica. Por isso a cobertura da internet via rádio acaba chegando em lugares mais afastados do que as outras conexões.

Se você tem a opção de escolher entre outros tipos de conexão de internet talvez queira dar preferência para uma conexão por fibra, que consegue atingir altas velocidades de download e upload sem interferência externa. Especialmente se você usa a internet para jogar ou se costuma ter em casa várias pessoas assistindo vídeos ao mesmo tempo em aparelhos diferentes.

Acesse agora nosso Speedtest e veja se sua conexão é boa! Nosso teste é seguro e ainda compara seu resultado com as regras da Anatel.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) exige que os provedores de internet entreguem na média mensal pelo menos 80% da velocidade contratada.

Se você já teve ou tem internet via rádio, compartilhe com a gente sua experiência!