Cadastro Pré | Seu CPF pode estar sendo usado em uma linha pré

Atualizado em 11/10/2023 às 00h32

Descubra se o seu CPF está sendo usado em linhas de celular pré-pagas sem você saber por meio do site Cadastro Pré.

Empresas de telefonia como Claro Celular, TIM Celular e Vivo Celular se uniram e criaram o Cadastro Pré, um site que permite aos consumidores verificar se têm linhas pré-pagas ativas nessas operadoras em seus nomes.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite que está aqui e confira quais ofertas de planos de celular estão disponíveis no seu CEP com a ajuda do comparador de planos do Melhor Escolha.

O que é Cadastro pré?

O Cadastro Pré é um site onde você pode verificar se tem linhas pré-pagas vinculadas ao seu CPF nas empresas de telefonia móvel. 

Por questões de segurança, o portal não exibe o número da linha, mas só informa em qual operadora de telefonia existe uma linha pré-paga associada ao seu CPF.

Essa ação, em andamento desde 2020, recebe o apoio da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, que intensificou os controles para prevenir problemas com chips pré-pagos. 

Desde 2021, o processo de ativação de um novo chip no celular envolve diversos procedimentos de segurança. No entanto, mesmo com essas medidas, infelizmente é possível que uma pessoa tenha uma linha em seu nome sem estar ciente disso.

Afinal, a crescente digitalização de serviços frequentemente expõe os dados dos consumidores na internet, o que, por sua vez, resultou em um aumento no número de possíveis golpes.

Como ver os números que estão cadastrados no meu CPF?

Para descobrir se existem números cadastrados em seu CPF, primeiramente você deve acessar o site Cadastro pré. Depois, vá à tela “Consulta”, digite o seu CPF e clique em “consultar”

Se houver uma linha de celular pré-paga registrada com esse CPF em alguma operadora, o resultado mostrará qual operadora é. 

Mas se não tiver nenhuma linha pré-paga associada ao seu CPF em nenhuma das operadoras participantes, você verá uma mensagem dizendo que não há linha pré-paga ativa em nenhuma das operadoras participantes.

Caso você identifique alguma linha desconhecida, basta pedir o cancelamento diretamente para a operadora responsável pelo cadastro.

Uma coisa importante para se lembrar é que as informações são renovadas a cada 30 dias. Portanto, se for preciso, faça uma nova consulta.

Outro ponto a ser observado é que o site mostra somente linhas de celular pré-pagas nos resultados da pesquisa. Então, se você possui um plano pós-pago,  não receberá nenhum resultado se inserir o seu CPF na seção de consulta.

Como entrar no Cadastro Pré?

Para entrar no site, é simples: 

  • Primeiramente, acesse o portal, vá até a guia “Consulta” e insira o seu CPF. 
  • Se houver alguma linha de celular pré associada ao seu CPF, o site apresentará o nome da operadora e um link direto para o site dela. 
  • Contudo, é importante ressaltar que o site não divulga a quantidade de linhas ativas nem expõe o número de telefone do usuário.

Como entrar em contato com a minha operadora?

Se o resultado da pesquisa no site Cadastro Pré te apresentar algo inesperado, a Anatel recomenda entrar em contato com a sua operadora. Se for preciso, você pode solicitar o cancelamento ou desvinculação da linha. 

Para fazer isso, basta ir até  “Contatos Prestadoras” no portal do Cadastro Pré, onde você encontrará links para os sites das operadoras. Lá, você pode registrar a sua reclamação. 

Além disso, você tem a opção de ligar para as operadoras e solicitar o cancelamento Vivo Telefone, ou no Número da TIM, ou pelo Telefone Algar Telecom. Você também pode cancelar Claro ou a Sercomtel.

Caso não consiga solucionar o seu problema pelo telefone, também é possível falar com a Ouvidoria Algar, Ouvidoria Claro, Ouvidoria Sercomtel, Ouvidoria TIM e com a Ouvidoria Vivo.

Se mesmo assim não funcionar, você pode resolver a sua situação fazendo uma reclamação na Anatel.

Conseguimos ajudar você? Por fim, esperamos que tenha aprendido como saber se o seu CPF está sendo usado em um plano de celular pré-pago. Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários e te responderemos o mais breve possível.

Melhor Escolha ofertas