Por que teste de velocidade de internet tem resultados diferentes?

Atualizado em 29/09/2023 às 12h41

Quer entender porque os resultados de teste de velocidade de internet podem ser diferentes?

Antes de mais nada, conheça o teste de velocidade do Melhor Escolha e verifique o quanto de internet sua operadora está te entregando através do nosso velocímetro.

Melhor Escolha ofertas

Qual é o melhor teste de velocidade?

Atualmente existem vários velocímetros que testam a internet, desde o teste de velocidade Anatel, o Brasil banda larga,  até o Speedtest Copel, um velocímetro oferecido pela operadora Copel Telecom.

Se você já usou alguns testes ao mesmo tempo, percebeu que os resultados podem variar entre eles.

Acontece que todos os sites que oferecem teste de velocidade de internet, têm maneiras diferentes de calcular as estatísticas, como as taxas de download e upload.  Entretanto, os princípios gerais usados por eles são bem semelhantes.

Para fazer o teste de ping, o velocímetro verifica o tempo que sua mensagem demora para chegar ao servidor e te retornar.

O valor mais baixo que o teste conseguir medir, é o resultado da latência da sua conexão.

Já para medir a taxa de download e upload da sua internet banda larga, o medidor de velocidade mede quanto tempo sua conexão leva para acessar vários bancos de dados, ao mesmo tempo, em que trabalha para manter sua conexão normal.

Qual é o teste de velocidade mais confiável?

Nós comparamos!

Fizemos alguns testes de internet entre os velocímetros mais famosos para entender a diferença.

Comparamos aqui o resultados obtidos nas seguintes ferramentas: Teste Fast, teste de velocidade do Google, teste EAQ Brasil Banda Larga, Teste Melhor Escolha e Speedtest da Ookla.

Testes de velocidade

O teste oi feito com um plano de internet residencial fixa de 65 Mega de velocidade de download e 3 Mega de Upload por contrato. Utilizamos um computador notebook da Dell via conexão Wi-Fi.

Podemos perceber que os velocímetros dos testes de velocidade não marcam os mesmos resultados. Entretanto, os valores se aproximaram bastante um do outro, com exceção do teste de velocidade do Google.

A diferença entre eles na taxa de download e ping são imperceptíveis, 0.1 Mbps e 1 Ms, respectivamente, ao contrário do teste de velocidade do Google, realizado 2 min após o Speedtest e 1 min antes do teste do Melhor Escolha, marcando os resultados mais diferentes da comparação (Download 42.1 Mpbps, Upload 5.0 Mpbps e Ping 247 Ms).

Todas as taxas de download variaram entre 64.4 Mbps e 63.0 Mbps, exceto o teste de velocidade do Google com 42.1 Mbps. Mas ainda assim dentro do limite de velocidade mínima exigido pela Anatel.

Por fim o upload ficou acima do valor estabelecido pelo contrato do plano.

Entenda porque os resultados do teste de velocidade podem ser diferentes

Além das diferenças que dissemos sobre os cálculos dos velocímetros, existem diversos fatores que podem afetar o resultado do seu teste.

O primeiro deles é a tecnologia aplicada por cada velocímetro e depois a localização de onde o teste está sendo feito.

Por exemplo, o teste de velocidade Melhor Escolha trabalha com milhares de servidores de teste espalhados pelo Brasil e no mundo.

Já os outros sites possuem apenas alguns locais, o que significa que você pode estar testando em um servidor mais distante, e que por consequência disso,  recebendo resultados de velocidades inconstantes.

Resultados do teste de internet diferente entre celular e computador

Os testes de internet podem ter resultados diferentes na mesma conexão de Wi-fi dependendo do seu dispositivo ou mesmo da localização entre eles.

Melhor Escolha ofertas

Nós testamos

Veja nesse teste feito por um celular e um computador conectados na mesma rede wi-fi e colocados um ao lado do outro.

Como você pode ver os testes de velocidade obtiveram resultados diferentes quando comparados entre os velocímetros e também entre os dispositivos.

Isso é muito comum porque o celular capta o sinal de Wi-fi de um modo diferente do seu computador.

Computador vc Celular

O teste oi feito com um plano de internet residencial fixa de 65 Mega de velocidade de download e 3 Mega de Upload por contrato. Utilizamos um computador notebook da Dell e um Celular Samsung via conexão Wi-Fi. Os dois dispositivos estavam lado a lado, ou seja, localizados a mesma distância do roteador.

Celular vs Computador no Wi-Fi

Acontece que os fabricantes de celular Smartphone precisam implementar algumas medidas de economia de bateria para que seu celular possa ser pequeno, fino e com uma bateira que dure muito.

Uma dessas medidas é a limitação de saída de frequências rádio.

À medida que você irradia mais energia elétrica, o consumo da bateria aumenta.

As empresas tentam equilibrar isso para um nível aceitável: muito pouca energia e sua distância é limitada, muito e sua bateria descarrega rapidamente.

Quanto menos energia você emitir, menor será o deslocamento do seu sinal e mais “silencioso” o seu dispositivo se tornará quando comparado a todos os outros que operam na mesma frequência.

Os notebooks não tem esse problema, pois geralmente estão conectados  a energia. Para esse tipo de equipamento não importa a quantidade de energia que o seu WiFi está consumindo.

Sem falar que os laptops têm baterias muito maiores que os smartphones.

Além disso outros fatores como, tamanho e quantidade de antenas para captar os sinais de rede wi-fi, interferem na capacidade da sua conexão móvel.

Por isso é sempre bom conferir a velocidade da sua conexão de internet em mais de um dispositivo, lembrando sempre de fechar todas as abas abertas.

Seu teste está lento

Existem outros motivos que podem afetar o resultado do seu teste de internet.

  • Talvez o seu provedor de internet esteja limitando sua conexão.
  • Os complementos e extensões do seu navegador podem estar atrapalhando o teste de algum item no velocímetro.
  • Você pode estar confundindo conexão ruim com congestionamento de rede. Geralmente o congestionamento acontece quando diversas pessoas fazem downloads ou transmissões de streaming dentro de uma mesma rede.
  • Sua conexão de internet Wi-Fi sem fio pode estar sofrendo interrupções. Aproveite e confira abaixo nosso vídeo para saber como deixar sua internet mais rápida!

Existe um jeito certo de fazer o teste

Quer saber como fazer teste de internet para ter resultados precisos?

Você terá mais precisão do quanto de internet sua operadora está te entregando, se o teste for feito através de uma conexão com fio.

Assim você elimina de vez as chances de oscilação do seu Wi-Fi.

Quando você faz o teste de conexão sem fio é mais difícil encontrar uma solução mais precisa, pois há vários critérios que fazem sua internet Wi-Fi ficar mais lenta, como a desempenho e a altura em que seu roteador está, a distância entre você e o aparelho, se há paredes ou mais pessoas conectadas.

Os testes de velocidade precisam ser feitos de maneiras repetitivas e precisas, para considerar ou não um problema com sua operadora de internet, roteador ou algum outro dispositivo.

Também é importante ter certeza que você está fazendo um teste limpo de conexão.

Sendo assim, interrompa todos os downloads em andamento, bem como todos os programas que possam estar usando sua internet. Feche todas as abas que estiverem abertas!

Além do nosso teste de velocidade, existem diversos outros velocímetros que te ajudam a descobrir qual a sua conexão.

O melhor de tudo é que, fazer o teste de internet não exige muito tempo, pois basta entrar nos velocímetros e clicar para iniciar o teste.

teste de velocidade resultados diferentes

Se sua internet está caindo toda hora, isso quer dizer que seu sinal está intermitente. Você precisa entrar em contato com a sua operadora e solicitar o reparo da conexão.

Como interpretar teste de velocidade de internet

Fez o teste de velocidade e teve um bom resultado? Isso parece ótimo!

Entretanto é recomendável fazer vários testes e em diferentes velocímetros para verificar se o bom resultado se mantém.

Leitura do velocímetro

Uma dica válida ao fazer o teste de velocidade é observar qual a unidade de medida que o velocímetro está te entregando.

  • Velocidade de download: Mede a rapidez da sua conexão de internet ao acessar informações de um servidor. Quanto mais rápida a velocidade de download, melhor será seu desempenho ao acessar sites, assistir vídeos, ouvir músicas e assim por diante.
  • Velocidade de upload: Mede quanto tempo os dados do seu dispositivo demoram para estar na rede. Quanto melhor for sua velocidade de upload, melhor será suas atividades de jogar online, enviar arquivos e fazer videochamadas.
  • Latência ou ping: Mede o tempo que a informação no seu dispositivo leva para chegar ao servidor. Quanto mais rápido o tempo de latência, melhor será realizada suas atividades que depende de dois dispositivos.

Alguns testes medem a velocidade e bytes, enquanto outros possuem o padrão de bits.

Quer um exemplo para ver a diferença? 100 kilobytes por segundo é igual a 0,8 megabits por segundo.

Sendo assim, antes de investigar sua internet em testes de velocidade, saiba mais detalhes sobre as unidades de medida, em um conteúdo que explicamos as diferenças entre Giga, Mega, Kbps e Mbps.

Resultado do teste abaixo do contratado

Agora, está tendo problemas com seu plano de internet banda larga de todas as maneiras?

Caso não seja com seu computador, modem ou roteador, é recomendável entrar em contato com sua operadora de internet e pedir para que ela resolva a situação. Afinal, ter uma conexão que não entrega o combinado não é nada bom!

Separamos algumas maneiras de como falar com a sua operadora:

Se mesmo em contato com sua operadora o problema não for solucionado, faça uma reclamação na Anatel e conheça seus direitos de internet banda larga.

De acordo com a agência regulamentadora, as operadoras precisam entregar na média mensal, uma velocidade mínima de internet de pelo menos 80% da velocidade previamente contratada, seja ela internet banda larga ou móvel.

Aliás, se está em busca de um plano de internet banda larga que esteja de acordo com seu orçamento e necessidades, acesse o nosso comparador de planos e encontre a sua internet ideal.

Veja alguns velocímetros para comparar:

O que você achou deste post?

Conte pra gente como foi sua experiência com os testes! Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários pois responderemos o mais breve possível.