Giga, Mega, Kbps e Mbps | Saiba as diferenças de cada um

Atualizado em 16/09/2021 às 15h46

Você sabe a diferença entre Giga, Mega, Kbps e Mbps? Se você não tem nenhuma familiaridade com tecnologia, certamente ficará confuso em entender esse monte de siglas.

Entretanto, quando vamos nos informar sobre algum plano ou sobre qualquer anúncio de serviços de internet nos deparamos com uma conversa de que o pacote em que estamos interessados garante uma quantidade X de Mega de velocidade e X de GB em transferência de dados.

Melhor Escolha ofertas

Para não ser confundido com esses tipos de informações é preciso se informar.

Entenda a diferença entre Bite e Byte

É fácil entender a diferença entre Giga, Mega, Kbps e Mbps.

Para que você entenda melhor, vamos usar alguns conceitos de tecnologia, tudo bem?

Veja só.

O primeiro passo é entender a diferença entre bite e byte.

Apesar de serem palavras muito semelhantes, elas tem valores diferentes.

O bit é a menor unidade de informação. Já 1 byte é a junção de 8 bits. Ou seja, é a mesma coisa que agrupar 8 bits.

A maioria dos aplicativos e sites usam, por padrão, a medida do byte. A ideia é poder representar grandezas maiores por representações numéricas menores.

O tamanho dos arquivos são medidos em bytes, enquanto a velocidade da internet é medida em bits por segundos.

O que causa muita confusão na hora de esclarecer sobre as dúvidas em relação aos planos de internet é que, muitas pessoas, relacionam a palavra Mega a Megabyte, sendo que a verdadeira unidade de medida que pode ser relacionada com a velocidade de internet é Megabits.

Velocidade sempre é calculada em tempo, assim como no seu carro por exemplo, sua velocidade é calculada em Kilometros por hora, na internet a velocidade é calculada em Megabits por segundo, também conhecido com Mbps.

Velocidade mínima da internet | Ela é direito do consumidor

Entenda a diferença entre Bite e Byte

Unidade de medidas Mega, Giga, etc

Agora que você já sabe como são feitas as medições são feitas, precisamos entender um pouco melhor sobre as unidades de medidas.

Até por que esses termos estão presentes no nosso dia a dia, seja na hora de contratar serviços de internet fixa e até mesmo de internet móvel.

Na informática, é comum usar os prefixos “kilo”, “mega”, “tera” e outras unidades de medidas.

A ideia desses termos é justamente facilitar a representação de um mesmo número, da mesma forma que aprendemos as unidades de medidas “kilogramas” e “megagramas”.

Para entender melhor, vamos pensar que existem diversas formas de representar o tamanho de um arquivo.

Imagine que um documento de texto, que você acabou de escrever, tenha 5 Megabytes. Podemos pensar que esse mesmo arquivo de texto possui  40.000.000 bits.

Viu só?!? Todos os números que dissemos se referem a um mesmo valor, só que são representados com unidade de medidas diferentes.

Melhor Escolha ofertas

9 Direitos do Consumidor de Internet que você precisa saber!

Qual a diferença entre Megabit e Megabyte?

Para entender a diferença entre mega e giga é interessante entender que Bytes sempre aparecem com a letra “B” maiúscula (KB, MB, GB, TB), enquanto os bits aparecem sempre com o “b” minúsculo (Kbps, Mbps, Gbps).

Sempre que você ver informações sobre franquia de dados de internet, esta informação estará em Bytes, geralmente em Gigabytes, por isso que são apresentados como GB.

Qual a diferença entre Giga e Mega?

Essa é uma dúvida bem frequente entre as pessoas. E tudo bem! Vamos te explicar como funciona.

Como falamos acima Giga e o Mega são unidades de medida, assim como gramas e kilos. Mega está para milhão e Giga para bilhão.

Porém estas palavras ficaram comuns no nosso dia a dia.

Estamos acostumados a ouvir o tempo todo Giga e Mega nos planos de internet, mas essas são apenas abreviações que a operadoras adotaram para facilitar a comunicação.

É que o Mega é um termo mais utilizado ao se referir sobre a velocidade de internet fixa, já o giga é um prefixo mais comum para internet móvel.

Quando você vir ou ouvir: Planos de internet com 50 Mega de velocidade, o correto seria dizer, Planos de internet com 50 Mbps ou 50 Megabits por segundo.

Já a expressão giga, é comum ser ouvida quando falamos de franquia de dados móveis. Por exemplo, o plano de celular tem 5 giga de internet. O correto aqui seria dizer: O plano de celular tem 5 Gigabyte de franquia de internet.

Leia mais sobre a diferença entre franquia de internet e velocidade em nosso blog.

Qual a diferença entre Kbps e Mbps?

Kbps ou Mbps são siglas que tem a função em medir o volume de dados transmitidos a cada segundo, sejam eles de qualquer dispositivo.

  • Kb = Kilobits (milhares)
  • Mb = Megabits (milhões)

Ambos são usados como referência para medir a velocidade tanto de download quanto de upload da internet.

Antigamente, quando a internet era mais lenta, as velocidades dos planos eram em Kbps. Com o avanço da tecnologia passamos a ter planos em Mbps e até em Gbps.

Giga, Mega, Kbps e Mbps

Planos de Internet banda larga

Quando procuramos sobre planos de internet, muitas vezes não temos dimensão dessas grandezas.

E, infelizmente, muitos clientes compram o serviço que não esclarece todas as informações.

Por uma questão puramente voltada ao marketing, com o objetivo de atrair milhares de clientes, as operadoras que oferecem serviços de internet mencionam somente a palavra mega, não deixando claro se são Megabytes ou Megabits.

Por isso se, ao comprar um serviço, você estiver com alguma dúvida, sempre pergunte qual a velocidade e qual a franquia de dados.

Uma contratação equivocada pode gerar um certo descontentamento na hora usar a internet.

Como regra, sempre que você vir uma comunicação em Giga, pergunte se isso se refere a velocidade ou a franquia de dados.

E se você estiver pensando em trocar a banda larga da sua casa, acesse o buscador de ofertas de internet do Melhor Escolha. Com o nosso comparador é possível escolher o serviço que melhor se encaixa às suas necessidades. Até porque cada cliente se adapta com uma operadora, preço e velocidade. Não é mesmo?

Como calcular seu consumo de internet?

Agora que já dissemos a diferença entre bits e bytes, Giga, Mega e kilo, você pode descobrir quanto gasta da sua franquia de dados para navegar na internet:

  • 20KB – receber e enviar 1 email
  • 300KB – – receber e enviar 1 email com arquivo anexo
  • 250KB(15MB/hr.) – 1 min. navegando em sites da internet
  • 4MB – para baixar 1 música no serviço de Streaming como Spotify ou Deezer
  • 5MB – Para 1 subir foto no Facebook
  • 11.7MB (700MB/hr.) – 1 minuto vendo vídeos no youtube em resolução padrão
  • 41.7MB (2500MB/hr.) – 1 minuto vendo vídeos no youtube em alta resolução
  • 200KB (12MB/hr.) – Jogar 1 minute de jogo online

*Valores médios para referência.

Como calcular a velocidade da sua internet?

Agora que já dissemos a diferença entre Giga, Mega, Kbps e Mbps, você pode descobrir como medir a a sua conexão de internet.

A cada 1 Mega (Mbps) você recebe por segundo 125KB (Kilobytes) ou 0,125MB (Megabytes).

Sendo assim, se você tiver um plano de internet com velocidade igual a 10 Mega (Mbps) você irá receber por segundo 1.250KB ou 1,25 MB em dados.

Sendo assim, para subir uma foto no Facebook com 5MB (Megabytes) de tamanho de arquivo, em um plano de internet com velocidade de 10 Mega, levará apenas 4 segundos.

Teste de velocidade

Se você quer fazer um teste e realmente conferir se você está recebendo a quantidade de internet que contratou, faça o teste no velocímetro do Melhor Escolha.

Com o nosso medidor de velocidade você pode verificar a velocidade da sua conexão pelo computador ou também por algum dispositivo móvel, como celulares e tablet.

É importante prestar atenção ao realizar esse teste de velocidade, para que ele seja o mais compatível possível.

Portanto, feche todos os programas e arquivos online, que possam atrapalhar ao conferir a velocidade da internet.

Para ter mais precisão com os resultados, faça o teste de velocidade com o cabo da internet conectado diretamente no seu computador. Isso porque a conexão wi-fi sempre recebe uma quantidade de dados diferente das conexões por cabo.

É prudente observar alguns pontos importantes ao realizar os testes de velocidade.

É simples, veja.

Clientes Antigos também tem direito a promoções novas!

Giga, Mega, Kbps e Mbps

Teste de Velocidade da Anatel

Uma segunda opção para verificar se a sua conexão está compatível com o serviço contratado é o teste de velocidade do Brasil Banda Larga. Já ouviu falar sobre ele?

Além ser um site que realiza testes de velocidade, o Brasil Banda Larga também serve como uma fonte de pesquisa colaborativa.

Ou seja, tanto os clientes, que utilizam o site para medir as suas conexões quanto as pessoas que se oferecem de forma colaborativa, ajudam a fornecer informações sobre como andam as conexões dos usuários brasileiros.

Assim como o nosso velocímetro, este site também tem resultados confiáveis, que informam com a máxima precisão a velocidade da sua internet.

Agora que você aprendeu a diferença entre Giga, Mega, Kbps e Mbps e entendeu melhor como funciona a sua conexão, velocidade de download e velocidade dos planos de internet fixa, não será mais passado para trás.

E, se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre esse conteúdo, nos escreva aqui nos comentários. Se quiser saber mais sobre planos e dicas de como economizar, siga navegando em nosso blog!