Portabilidade TIM | Veja como fazer por SMS

Tim portabilidadeA portabilidade TIM ficou mais fácil com uma novidade lançada pela operadora, a portabilidade por SMS.

A TIM quer facilitar a vida de quem quer trazer seu número de outra operadora, assim você pode fazer seu pedido de portabilidade direto do conforto do seu sofá!

Confira nosso guia completo sobre como fazer a portabilidade TIM e tire todas as suas dúvidas antes de começar o processo.

 

O que é preciso para fazer a portabilidade TIM?

Para que você possa fazer um pedido de portabilidade TIM é preciso que você seja titular de uma linha de telefone fixo ou móvel ativa. Não cancele sua linha!

Isso é importante, porque muitas pessoas acham que é preciso fazer o cancelamento na operadora antes de entrar com o pedido de portabilidade TIM. A linha precisa estar funcionando para que ela possa se transferida de uma operadora para outra.

Não tem problema se você tiver contas em aberto com a sua operadora atual, a portabilidade TIM não pode ser negada por motivos de crédito em aberto.

 

 

Como funciona a portabilidade TIM?

O processo de portabilidade TIM é muito simples. Você fará a solicitação da portabilidade direto para a TIM via mensagem SMS, telefone, internet ou diretamente em uma das lojas TIM.

A partir daí a TIM cuidará de tudo. Você não terá que se preocupar em falar com a sua operadora atual.

 

 

Portabilidade TIM por SMS

Portabilidade Tim

O processo que antes envolvia um telefonema para a central de atendimento ou uma visita uma loja, agora pode ser feito por uma simples mensagem SMS. Adquira um Chip TIM em qualquer posto de venda, faça o desbloqueio deste chip (veja abaixo como proceder) e siga os seguintes passos.

 

Como fazer a portabilidade TIM por SMS:

  • Insira o chip TIM no seu celular
  • Cadastre esse Chip no seu CPF (veja abaixo como fazer) caso ainda não esteja cadastrado
  • Envie uma mensagem SMS grátis para 4441 com a palavra “manter”
  • Depois responda o SMS com o DDD e número a ser portado da outra operadora
  • No chip da sua operadora atual você receberá uma mensagem SMS um código de segurança
  • Volte para o chip TIM e responda a mensagem SMS recebida com esse código de segurança.
  • Se o processo tiver funcionado, você receberá um SMS com o protocolo de solicitação, data e horário que será feita a portabilidade.

A portabilidade TIM não funcionou?

Quando testamos essa opção não tivemos muito sucesso da primeira vez, mas quando refizemos o processo novamente horas mais tarde ele funcionou perfeitamente.

Se o mesmo acontecer com você, tente novamente depois de algumas horas e se o erro persistir entre em contato com o atendimento da TIM ou procure uma loja TIM mais próxima.

Antes de fazer o pedido de portabilidade TIM por SMS você precisa ativar seu novo Chip TIM. Veja como é fácil cadastrar, desbloquear ou ativar seu chip TIM:

  • Insira o novo chip TIM no seu aparelho
  • Escolha o DDD que você deseja para este número
  • Você receberá uma mensagem SMS com o novo número do seu telefone
  • Digite *144# no seu celular e aceite os termos de contrato do plano Pré Pago
  • Depois digite seu CPF e data de nascimento (sem traços ou pontos)
  • Pronto, seu chip está desbloqueado e apto para uso em até 2 horas.

 

Onde fazer a Portabilidade TIM?

Se você não tem um chip TIM em mãos, pode optar por outras formas de fazer seu pedido de portabilidade TIM.

Através do site da TIM você pode adquirir um plano TIM celular ou TIM Fixo e junto com a compra fazer o pedido de portabilidade do seu número. Se sua compra for aprovada a TIM providenciará todo o processo de portabilidade para você.

Ou se preferir vá até um loja TIM e faça o pedido de portabilidade diretamente com um atendente. Se ainda tiver dúvidas sobre o processo, entre em contato com a central de atendimento TIM.

Aproveite e visite o nosso guia completo sobre portabilidade, com todas as informações sobre as normas da Anatel.

 

Acesse nosso comparador e confira as ofertas TIM disponíveis antes de fazer seu pedido de portabilidade. Escolha o melhor plano TIM pelo menor preço e faça sua portabilidade!

 

 

Como fazer a portabilidade TIM Fixo

Portabilidade TIM FixoVocê pode solicitar a portabilidade TIM Fixo do seu número de telefone fixo para a TIM, porém é preciso reforçar que tecnologia pode ser diferente da sua atual.

A TIM oferece planos de telefone fixo através da tecnologia GSM (igual do celular) ou VoIP para assinantes da internet TIM Live.

Se você tem um plano de telefone fixo que seja via cabo telefônico, pode ser que sinta alguma diferença a fazer a migração para um plano TIM Fixo via tecnologia GSM. Verifique antes se a cobertura da TIM é boa em toda a sua casa.

Para fazer a portabilidade TIM Fixo da sua linha de telefone atual, basta solicitar a portabilidade durante a contratação do seu plano TIM Fixo.

 

Como pedir a portabilidade TIM Fixo na loja?

Para solicitar a portabilidade TIM Fixo diretamente em uma loja TIM você vai precisar apresentar seus documentos pessoais e um comprovante de que você é o assinante da linha de telefone fixo que você quer portar par a TIM.

 

Como solicitar a portabilidade TIM Fixo pela internet?

Para solicitar a portabilidade TIM pela internet você vai precisar fazer a contratação de um plano TIM Fixo. Acesse o site da TIM, escolha o plano e clique em comprar.

Na próxima tela você deverá digitar seu CEP para que a TIM possa verificar a cobertura na sua residência. Se houver cobertura, na tela seguinte você verá a pergunta da portabilidade TIM.

portabilidade TIM Fixo

 

Portabilidade TIM Beta

Para que procura a portabilidade TIM Beta você poderá migrar para um plano Beta de duas maneiras: recebendo um convite ou migrando seu número de telefone para um TIM Beta Basic.

Como TIM Beta é um plano de celular pré-pago, o primeiro passo para o processo de portabilidade TIM Beta é adquirir um chip TIM. Após o adquirir o Chip faça o desbloqueio do mesmo e envie um SMS, como mostramos acima, pedindo a portabilidade para a operadora TIM.

Assim que seu número for portado para a TIM você pode fazer a migração do seu plano pré-pago diário para um plano TIM Beta ou TIM Beta Basic via central de atendimento TIM.

A migração para o plano TIM Beta Basic, sem convite de Facebook, tem um custo de R$29,90

 

 

Dúvidas frequentes sobre a Portabilidade TIM

Portabilidade TIM

 

A portabilidade TIM é gratuita?

Não se preocupe, a TIM não cobra pelo serviço de portabilidade.

 

Quanto tempo demora a portabilidade TIM?

O processe leva apenas 3 dias úteis, contados a partir da data em que você fez a solicitação para a TIM. Mas a troca de sinal entre as operadoras só levará algumas horas, não se preocupe.

 

Ficarei sem telefone durante a portabilidade?

Durante o processo de transição sua linha de telefone celular ou fixo pode ficar sem sinal por até 2 horas. Ao fazer o pedido de portabilidade você será informado a data e o horário da troca de sinal entre as operadoras, assim poderá sem planejar para ficar sem telefone nesse horário e não ser pego de surpresa.

 

Meu pedido de portabilidade TIM pode ser negado?

Sim, mas apenas nas seguintes condições:

  • Quando os dados fornecidos estiverem incorretos ou incompletos;
  • Se houver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo número;
  • Se o número não existir, não pertencer a nenhum cliente, for temporário ou pertencer a um orelhão;
  • Se o número for de serviço fixo e a portabilidade for para o serviço móvel ou vice-versa.

 

Como consultar meu processo de portabilidade TIM?

Você pode acessar este link que está disponível no site da TIM para consultar o andamento do seu processo de portabilidade.

 

Como faço para cancelar meu pedido de portabilidade TIM?

Você tem até 2 dias úteis depois de feita a solicitação da portabilidade para pedir o cancelamento. Para tanto você terá que procurar ou loja Tim ou ligar para a central de atendimento TIM.

Caso você não consiga efetivar o cancelamento a tempo, não se preocupe. Você pode fazer novamente o pedido de portabilidade e voltar para a sua antiga operadora. Não existe um limite de quantas vezes você pode solicitar a portabilidade do seu número de telefone.

 

Atenção

Quando você adquiri um chip Tim avulso, ou seja, desvinculado de qualquer plano Tim pós ou controle, depois da portabilidade esse chip funcionará como um plano pré pago de tarifa diária.

Se você quiser mudar  um plano pré mensal, controle ou pós pago você precisa entrar em contato com o atendimento TIM e informar qual o plano que você quer ter.

Consulte nosso comparador de planos de celular, escolha seu novo plano TIM e economize.

 

Dica: Baixe o aplicativo Meu TIM

dica Meu TimSe seu plano de celular TIM já estiver funciona, aproveite para baixar o aplicativo Meu TIM no seu celular e acompanhar todos os dados da sua conta.

  • Seu plano de celular ativo (se você fez o pedido de migração de plano poderá verificar pelo aplicativo se a migração deu certo e está ativa)
  • Consulta de saldo de internet e minutos
  • Acompanhar e fazer recarga
  • Contratar ofertas
  • Planos pós pagos: acessar a segunda via da conta e editar dados cadastrados

Disponível para o sistema Android e iOs.

 

 

Mudar da TIM para outra operadora

Portabilidade da TIM para outra operadora

Como fazer a portabilidade TIM para a Vivo?

Resolveu sair da TIM para virar um cliente Vivo? Leia mais em nosso post como fazer a migração da sua linha para a Vivo.

 

Como fazer a portabilidade TIM para a Claro?

Encontrou na Claro um plano melhor para você? Veja como fazer a troca da TIM para a Claro em nosso artigo de portabilidade Claro.

 

Como fazer a portabilidade TIM para a Oi?

Quer migrar seu número de telefone fixo ou celular para a Oi? Veja aqui como funciona o processo de portabilidade Oi.

 

Como fazer a portabilidade TIM para a Nextel?

Se você decidiu mudar pra Nextel, deixa que a gente te ajuda com algumas dicas de Portabilidade Nextel.

 

Se você ficou com alguma dúvida deixe seu comentário que te respondemos!

 

Portabilidade TIM | Veja como fazer por SMS
4.6 estrelas, 37 votos

  • Vitor Candelaria

    boa tarde,

    solicitei a portabilidade da vivo para tim, ficou agendada a portabilidade para o dia 25-03-2017 as 10h e desde dessa data diz que meu numero de telefone não existe, tentei ligar por diversas vezes para resolver o problema e não consegui os atendentes sequer anotam a reclamação, fui em 2 lojas físicas e nada, eu preciso do meu NUMERO pois sou autônomo e uso para atender meus clientes.
    QUANTOS DIAS MAIS VÃO ME DEIXAR NO PREJUIZO?

    • Boa tarde Vitor, infelizmente seu caso não é raro. Já vimos vários casos de consumidores tendo problema com a portabilidade, seja com a TIM ou com as demais operadoras. Se a TIM não resolver sugerimos entrar em contato com a Anatel.

    • elisa elisa

      conseguiu resolver? vale a pena mudar pra tim.??

  • Vitor Candelaria

    NÃO FAÇAM ESSE TIPO DE PORTABILIDADE POIS NÃO FUNCIONA, PERDI MEU NUEMERO QUE TENHO A MAIS DE 10 ANOS E A TIM NÃO CONSEGUE RESOLVER

    • Vitor, o modo de fazer a portabilidade não é o problema. Como comentamos anteriormente contigo muitas pessoas sobrem com o processo de portabilidade, independentemente do processo escolhido ou operadora em questão.

      Quanto ao seu número tenha certeza que não perdeu. Se a TIM não conseguir resolver entre em contato com a Anatel que provavelmente seu problema será resolvido.

      Esse artigo dá dicas sobre como entrar em contato com a Anatel.
      https://blog.melhorescolha.com/atendimento-tim/

      Como você pode verificar inclusive nos comentários da sua reclamação no ReclameAqui, a TIM não é a única que tem problema no processo de portabilidade. Infelizmente é um problema que atinge usuários de todas as operadoras e independentemente do canal utilizado para a portabilidade.

      Esperamos que isso se resolva logo!

  • Victor Hugo

    Bom dia. Não recebi o último SMS confirmando o dia e hora que será feita a portabilidade, existe alguma forma de saber quando será ou preciso fazer o processo novamente?
    Obrigado.

    • Olá Victor, você pode confirmar a data da portabilidade ligando para o atendimento da TIM.

      • Victor Hugo

        Ola obrigado pela resposta. 24h depois recebi o sms de confirmacao de quando ocorreria a transferencia. Agora eh aguardar o prazo para conclusao. Obrigado.

  • Luis Eduardo

    Boa tarde, recebi o o SMS de confirmação mas não tem data e hora. Tem alguma coisa de errado?

  • Marcelo Dias

    O prazo médio dado para realizar a
    portabilidade é de quanto tempo?

  • Guilherme Junqueira

    Eu recebi o código e de imediato eu mandei ele no corpo de mensagem como resposta, e nada… mandei uma, duas… 5 vezes e nada, estou esperando uma confirmação e nada dela ocorrer. Ligo no *144 e eles falam que nada podem fazer pra me ajudar, só indo na loja da TIM. Atendimento e sistema da TIM continua uma “maravilha”.
    Filósofo Porchat já dizia… Judith

    • Olá Guilherme! Já testamos o sistema de portabilidade por SMS da TIM algumas vezes. É comum ocorrer o problema que aconteceu com você. Nossa sugestão é que você comece o processo do zero novamente, pedindo um novo código para a portabilidade. A mensagem de confirmação agendamento da portabilidade chega via SMS, mas normalmente demora algumas horas.

      • Guilherme Junqueira

        Eu fiz isso 3 vezes, e por fim resolvi esperar.
        Depois de umas 26 horas eu recebi a confirmação com a data e hora da portabilidade. Agradeço muito a atenção a mim dada aqui, mas realmente o atendimento telefônico da TIM é decadente.
        Um abraço

  • J. Murphy

    Está acontecendo o mesmo comigo. Tentei fazer a portabilidade de um chip 3g p/ 4g da própria TIM via SMS seguindo o procedimento descrito. Recebi o código, retornei p/ o 4441, não veio a confirmação mas há um protocolo dando como executado. Mas não houve portabilidade alguma. Vi numa postagem aqui que poderia zerar tudo e começar de novo. Como faço isso?

    • J. Murphy, o processo de portabilidade serve para portar números entre operadoras.

      Pelo que entendemos você quer migrar um número da própria TIM para outro chip da TIM, correto?

      Caso esse seja seu caso acreditamos que o único jeito de conseguir fazê-lo será indo até uma loja da TIM.

  • MP Carvalho

    POSSO FAZER A PORTABILIDADE DA vivo mt (65) pra a tim pr (41)?

  • Jefferson

    Tenho um plano TIM beta mas quero usar meu número da outra operadora nesse plano. Se eu fazer portabilidade, meu plano é transferido pro número da outra operadora?? Obrigado

    • Olá Jefferson. Exato, ao transferir o número de outra operadora para a TIM o seu plano TIM Beta passa a utilizar o número portado. Vale lembrar que para realizar a portabilidade o número portado deve estar ativo e registrado no mesmo CPF do titular TIM Beta. Abraço.

  • elisa elisa

    eu fiz pelo site, e expirou. não explicaram nada, eu cancelei a solicitação par não ter problemas futuros.

  • Graciele Cristina Vieira

    Fiz uma portabilidade dia 4/4 e até agora não recebi meu chip amanhã ja vai pra um mes e nada procurei em todos os lugares onde falaram e nada de chip.

    • Olá Graciele, tudo bem?
      Sugerimos que entre em contato com a TIM para saber o que aconteceu com o seu chip. Comprou diretamente com a TIM por telefone?