Mini, micro e nano chip | Veja qual o chip certo pro seu celular

Atualizado em 06/04/2022 às 22h22

Quer trocar seu celular e está procurando se informar sobre mini, micro e nano chip?

Você está no lugar certo!

Melhor Escolha ofertas

Afinal, com essa tecnologia cada vez mais avançada, sempre surgem novidades e com o dia-a-dia corrido, na maioria das vezes não conseguimos absorver tanta informação.

Os chips de celulares evoluíram, assim como a tecnologia evoluiu com os smartphones. Com eles vieram telas maiores, celulares mais finos e mais resistência à água. Enquanto o mini SIM, aquele simples chip de celular, se transformou para o micro e o nano SIM.

Diferença entre o mini, micro e nano chip

Aqui, no Melhor Escolha, te mostramos qual a diferença entre os três chips, e vamos te apresentar, caso ainda não conheça, o modelo de chip 3 em 1.

Mini SIM

O mini chip, também conhecido como 2FF ou mini SIM, foi o primeiro modelo de SIM card lançado no mercado, tendo 25 mm x 15 mm x 0.76 mm de medida. Os celulares mais antigos vinham com ele.

Você ainda pode encontrar alguns celulares e smartphones compatíveis com esse chip, porém os modelos serão mais básicos.

Micro SIM

Uma das primeiras evoluções do SIM card foi o micro chip, lançado pela Apple junto com o iPhone 4. Depois disso, este chip começou a ganhar espaço em outros modelos de celulares, tornando-se mais comum.

O micro SIM possui o tamanho intermediário entre os três. Ele tem 15 mm x 12 mm x 0.76 mm de medida. Esse modelo está disponível na maioria dos smartphones, principalmente os de custo intermediários.

Nano SIM

O Nano chip começou a ser comercializado em 2012, novamente com a Apple lançando um novo smartphone, o Iphone 5.

Com uma intenção superior às outras marcas, a Apple (com sua proposta de diminuir o tamanho dos chips de celulares) proporcionou ideias de desenvolvimento de celulares mais finos, com mais espaço interno e smartphones cada vez mais modernos.

A Motorola foi a segunda marca a adequar seus smartphones para o nano SIM, conhecido como o menor chip de todos, possuindo 12,3 mm × 8,8 mm × 0,67 mm de medida.

Ele é tão pequeno que possui praticamente só o chip de cobre. O Nano SIM geralmente é usado em smartphones com tecnologias mais avançadas.

Chip dos Correios Celular | Tire suas dúvidas e veja onde comprar

Chip mini, micro e nano chip

Aproveite e conheça o comparador de planos do Melhor Escolha e encontre planos de celular, internet banda larga, TV por assinatura ou telefone fixo. Comparamos diversas planos e operadoras para te ajudar a encontrar o melhor plano com o menor preço!

Recortes e adaptadores sem sucesso

Conforme as marcas foram adaptando seus smartphones para o nano chip, diversos clientes que ainda possuíam o mini e o micro SIM, correram atrás de soluções de cortes e adaptadores, para que o chip fosse encaixado no celular.

Antes, os clientes recorriam a métodos arriscados, usando tesouras e estiletes para cortar o chip, comprometendo também os smartphones.

Eram poucos os clientes que conseguiam comprar o chip nano logo de primeira, então as tentativas de gambiarras eram sempre a primeira opção.

Com o passar do tempo, surgiram os adaptadores de SIM card, pois as empresas de acessórios viram mercado nesse ramo e decidiram fabricar diversos modelos.

Porém, a qualidade desses adaptadores eram quase nulas, colocando seu celular em risco novamente.

Vivo Renova | Troque seu celular usado por um novo

Melhor Escolha ofertas

Chip três em um

Conforme o tempo foi passando, empresas sérias começaram a investir nesse produto e surgiu o chip triplo. Ele foi a salvação de muitos clientes. Esse chip tem o tamanho do mini chip e possui duas marcações. A marcação do micro e do nano chip.

Com essas marcações é possível “picotar” o tamanho do chip que você quer, podendo até voltar ao tamanho de mini ou micro chip.

O grande objetivo de criar um chip com marcações é gerar economia e, principalmente, melhorar a logística entre os clientes, pois a cada novo smartphone seria uma nova preocupação.

Imagina se você tinha um chip mini e cortou para o nano, porém comprou outro celular que aceita apenas o micro chip? Seria mais dinheiro e preocupação investida.

Recarga Nextel | Veja como recarregar seu celular

Chip 3 em 1 da Oi

A operadora Oi foi uma das primeiras operadoras a trazer a novidade do chip triplo para o Brasil.

Entretanto, atualmente quase todas as operadoras oferecem esse produto. O preço custa em média R$ 20,00, o mesmo valor de um chip normal.

O chip 3 em 1 vem para destacar do tamanho do mini SIM e com mais dois recortes. Esses recortes são descartáveis, ou seja, se você precisar apenas de um formato e não tem a intenção de ter os encaixes maiores, sem problemas!

Esses encaixes, que acabamos de dizer, são extremamente firmes para que eles não se soltem com o tempo dentro do seu smartphone. Lembra que mencionamos a respeito de segurança. Aí está!

Como fazer Portabilidade: Vivo, Tim, Claro, Oi, Nextel, Net

Como saber o chip do meu novo celular?

Está pensando em trocar de celular, porém tem dúvida sobre o tamanho do chip?

Fique tranquilo, pois essa informação pode ser acessada antes mesmo do aparelho chegar suas mãos!

Se você está pesquisando alguns aparelhos pra comprar, a primeira coisa a analisar é a ficha técnica do aparelho.

Nela, você terá informações como o tipo de chip, tamanho da tela, duração da bateria, capacidade de memória, entre diversas outras informações.

Agora, se o chip do smartphone escolhido for o mesmo que o seu chip atual, você não precisa se preocupar. Apenas esperar o seu celular novo chegar.

Se ele for diferente, você tem a opção de comprar um novo SIM card e permanecer com seu número.

Para trocar o Chip e manter seu número, você deverá procurar por uma loja física da sua operadora. Não adianta comprar o chip em outro estabelecimento, apenas a loja própria ou credenciada conseguirá fazer essa atualização pra você.

Veja aqui onde encontrar as lojas da Oi, lojas TIM, lojas da Vivolojas da Claro e lojas da Nextel.

Chip mini, micro e nano chip

Posso cortar ou usar algum adaptador?

Como já dissemos no começo desse post, você também tem a opção de cortar seu chip, porém ela não é uma das mais indicadas.

Afinal, fazendo isso você pode comprometer o seu chip e, principalmente, o seu celular.

Cortar um chip de celular com uma tesoura ou estilete compromete o chip e sua durabilidade.

Além disso, um corte mal feito pode desencadear vários problemas, como mal contato, encaixe errado ou até mesmo deixar o chip preso dentro do aparelho.

Planos de Celular | compare planos pós-pago, pré-pago e controle

Como cadastrar meu novo Chip nano, micro ou mini

Se você adquiriu um novo chip, seja ele um chip mini, nano ou micro, você precisará cadastrá-lo em seu nome para que ele seja ativado a passe a funcionar.

Para cadastrar seu chip siga o passo a passo da operadora escolhida. Se tiver alguma dúvida, temos aqui em nosso blog, várias dicas de como cadastrar seu chip.

Veja abaixo:

Quais celulares possuem o mini, micro e o nano chip?

Além de observar a ficha técnica dos celulares, existem algumas outras funções online que podem te ajudar nessa pesquisa.

Há alguns sites que informam quais os modelos de celulares que são compatíveis como mini, micro e nano chip. Você pode acessar um deles por aqui.

Mas a nível de curiosidade, veja os principais aparelhos que possuem o mini, micro e nano chip.

Mini SIM card

  • Samsung Galaxy Music, Nexus, Note, Note II
  • Sony Xperia E, E1
  • Apple iPhone 3GS

Micro SIM card

  • Motorola RAZR HD, Moto E
  • Nokia Lumia 1020, 1320
  • Samsung Ativ S, Galaxy Ace 3, Galaxy Ace 4, Galaxy K zoom, Galaxy Note 3
  • Sony Xperia S, Xperia SP, Xperia T, Xperia T3, Xperia Z
  • LG G Flex, G2, G2 mini, G3, G3 S, Nexus 4

Nano SIM card

  • Asus ZenFone 5Z, Zenfone 5 Selfie, Max Pro (M1)
  • Nokia Lumia 1520, 735, 930
  • Sony Xperia Z3, Z3 Compact
  • Samsung Galaxy Alpha
  • Galaxy Note 5, 7, 8 e 9
  • Motorola Moto X (2013), Moto X (2014), Nexus 6
  • HTC One M8, mini 2
  • BlackBerry Passport
  • iPhone 5, 5c, 5s, 6, 6 Plus, 7, 7Plus, XR, XS e XS Max
  • ZenFone Live L1

Uma outra dica é usar um comparador de aparelhos de celular, que vai te informar basicamente a ficha técnica de alguns celulares.

O comparador, além de te informar quais celulares possuem mini, micro e nano chip, também informa diversas outras funcionalidades.

Ficou curioso em saber mais sobre os comparadores de celular? Fizemos um post aqui no Melhor Escolha sobre eles. Clique no link acima para ver mais.

Vai sair do país? Esse post pode te interessar: Chip Internacional | Veja quais as opções para ter internet no exterior

O que é o Micro SD card?

Além do mini, micro e nano chip, também tem o micro chip que é inserido em muitos celulares, estamos falando do micro SD. Afinal, pra que ele serve?

Bom, esse modelo de ‘chip’ não tem relação nenhuma com os modelos de chips que mencionamos nesse post.

O micro SD é um cartão de memórias que serve para guardar arquivos digitais, como vídeos, fotos, músicas, documentos de texto e muito mais.

Em alguns modelos de celulares, os aparelhos precisam de uma memória externa, já que a memória interna do celular não tem capacidade de armazenar muita informação.

O chip que estamos falando possui uma nomenclatura diferente em outros lugares do mundo.

Chips das operadoras de celulares são chamados de SIM card.

Portanto quando falamos sobre cartões SD, estamos falando sobre cartões de memórias.

Confira 3 dicas para digitar mais rápido no celular

Espero que tenha se informado sobre os modelos de chips existentes. Nosso objetivo aqui é sempre trazer conteúdos relevantes em nosso blog que possam te ajudar.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, que te responderemos!