TIM 5G | Conheça a tecnologia e seus benefícios

Atualizado em 22/09/2023 às 15h39

Descubra o que é a tecnologia 5G da TIM, e que benefícios ela pode trazer para você.

Neste texto, vamos te contar todos os detalhes sobre a internet 5G da TIM, cidades que estão dentro da sua zona de cobertura, dispositivos compatíveis e, é claro, os benefícios que essa tecnologia trará para você.

Melhor Escolha ofertas

Antes de tudo, aproveite e veja qual plano da TIM Celular está disponível no seu endereço, com o comparador de planos do Melhor Escolha.

O que é a internet TIM 5G?

A internet 5G é de altíssima velocidade, segurança, confiabilidade e alta taxa de transmissão.

Sendo assim, com ela é possível conectar todos os seus dispositivos e equipamentos de forma que não comprometa a qualidade do sinal.

Para se ter uma idéia, comparando com a rede TIM 4G, o 5G tem uma taxa de transferência de dados e arquivos até 100 vezes superior à sua antecessora, e baixíssima latência. 

Estamos falando de um nível completamente superior no que diz respeito à internet móvel.

Quais os benefícios do TIM 5G?

Alguns dos benefícios que a TIM 5G traz são a velocidade, a conectividade e a baixa latência.

A velocidade é superior

Você pode fazer downloads e uploads em poucos segundos e garantir todas as vantagens que isso vai trazer, como agilidade para resolver as suas tarefas, assistir e jogar com a melhor resolução e sem delay.

Atualmente cada vez mais os arquivos que baixamos e carregamos estão muito mais pesados (por conta da qualidade de som, imagem e da tecnologia dos dispositivos)

Por isso, é importante ter acesso a uma internet, principalmente móvel, que garanta alta velocidade.

Além disso, por ter mais velocidade, você vai gastar muito menos do seu pacote de dados e até mesmo da bateria do dispositivo. Tudo isso graças à grande evolução dos dados móveis que o 5G proporciona.

Conectividade com mais aparelhos

Um dos pontos que tornou necessária a evolução das redes de internet móvel foi a conectividade. Isto é, a quantidade de aparelhos que esse tipo de rede supre por quilômetro quadrado.

Isso porque as redes TIM 4G, em média, cobrem até 10 mil aparelhos conectados por quilômetro quadrado. 

Isso estava começando a ficar impraticável nas grandes cidades e capitais, tendo em vista que para quantidades acima, a internet começa a cair ou entregar muito abaixo do que prometia.

Já com o TIM 5G a quantidade sobe de cerca de 10 mil aparelhos conectados para até 1 milhão de dispositivos operando simultaneamente, mais de 100 vezes a capacidade anterior.

Têm uma baixa latência

A latência é o “atraso” no tempo de acesso de um comando na internet. Por exemplo, quando você está tentando acessar um site, até que entre nele (após o comando) leva algum tempo. Com isso, quanto maior for essa taxa, mais lenta será a resposta.

A tecnologia 4G tem um tempo médio de latência de 52 milisegundos. Já com o TIM 5G essa taxa fica praticamente nula, com cerca de 1 e 2 milissegundos de “atraso”.

Se você quiser saber como monitorar e melhorar a latência da sua internet, basta fazer um teste de ping

Como ativar TIM 5G?

Para ativar o 5G TIM, você não precisa comprar um chip específico para o 5G, nem contratar outro plano de celular, porque a conexão é automática. 

O 5G TIM está disponível para todos os clientes da operadora, desde que esteja na região de cobertura e possua um dispositivo compatível com essa tecnologia. 

Melhor Escolha ofertas

Nas capitais e algumas outras cidades metropolitanas, todos os clientes TIM que contam com chips 4G e smartphones compatíveis podem usar a modalidade NSA (non-standalone). 

Já para usar a rede dedicada à internet 5G da TIM, a 5G SA (standalone), é necessário a contratação do Booster 5G (de acordo com elegibilidade), bem como, a compatibilidade do aparelho.

Outro ponto importante é que os clientes TIM não precisam pagar um valor extra para fazer uso do 5G. Caso você esteja na área de cobertura e tenha um dispositivo compatível, pode fazer uso agora mesmo, sem ter que pagar nada a mais por isso. 

Aproveite e descubra também como ativar o Vivo 5G.

Qual celular é compatível com a TIM 5G?

Além de estar na área de cobertura de TIM 5G, também é preciso ter um dos dispositivos que estão prontos para usar essa tecnologia. Confira abaixo: 

iPhone:

  • 12, 12 Mini, 12 Pro e Pro Max;
  • 13, 13 Mini, 13 Pro e Pro Max;
  • 14, 14 Plus, 14 Pro e Pro Max;
  • SE 3ª Geração.

Samsung Galaxy

  • A14, A22, A32, A33, A52, A53, A73
  • Note 20 e Note 20 Ultra;
  • S20 FE; 
  • S21, S21 Plus, S21 Ultra e S21 FE;
  • S22, S22 Plus e S22 Ultra;
  • S23, S23 Plus e S23 Ultra;
  • Z Flip 3, Z Flip 4 e Z Flip 5; 
  • Z Fold 3, Z Fold 4 e Z Fold 5. 

Motorola

  • Edge e Edge Plus;
  • Edge 20, Edge 20 Lite e Edge 20 Pro; 
  • Edge 30, Edge 30 Pro, Edge 30 Neo e Edge 30 Ultra;
  • Edge 40;
  • Moto G, Moto G 53, Moto G 71, Moto G 82, Moto G 100 e Moto G 200;
  • Razr 40, Razr 40 Ultra.

Se você quiser saber mais sobre os aparelhos compatíveis, a TIM disponibiliza uma lista em seu site oficial.

Quanto custa a internet TIM 5G?

O preço do plano de internet 5G da TIM será de acordo com o pacote contratado. Afinal, não é preciso pagar nenhum valor extra para ter acesso a essa tecnologia. 

Lembrando que, antes de tudo, você precisa estar na área de cobertura e ter um aparelho compatível para conseguir usar o 5G TIM.

Caso você ainda não seja cliente, é possível fazer uma portabilidade TIM e desfrutar dessa tecnologia.

Se você quer saber qual plano TIM Controle que se encaixa melhor no seu orçamento, acesse o comparador de planos do Melhor Escolha.

Vale a pena usar o TIM 5G?

Sim, vale a pena usar o TIM 5G. Principalmente se você já for cliente da operadora e estiver dentro dos parâmetros de acesso.

Isso porque, além de não ter que pagar a mais por isso (exceto para quem fizer a contratação do booster), você estará contando com todos os benefícios do que tem de mais moderno em internet móvel da TIM.

O único “problema” desse tipo de tecnologia é a questão da cobertura, que ainda é bastante limitada a capitais e cidades grandes.

Porém, essa tecnologia é recente no Brasil e dentro de poucos anos (ou meses), já deve estar disponível para que a maioria dos brasileiros possam desfrutar da 5ª geração da internet móvel.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer o TIM 5G. Se você tiver alguma pergunta ou sugestão, pode deixar nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.