Canais de TV | Veja os canais mais assistidos para ter no pacote de TV

Atualizado em 24/03/2022 às 00h55

Quer saber mais sobre os canais de TV de pagos? Gosta de assistir televisão e está pensando em contratar um plano de TV por assinatura?

Esse post pode te ajudar a escolher os melhores canais para você aproveitar com a sua família. Afinal, não tem nada melhor do que descansar assistindo aquilo que mais gosta, não é mesmo?!?

Melhor Escolha ofertas

Quais são os canais de TV pagos que sempre estarão no seu pacote de TV por assinatura?

Preparamos uma lista para que fique bem informado sobre qual o conteúdo disponível pra você e sua família.

Canais de TV grátis

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) todas as prestadoras de serviço que vendem a transmissão da TV por assinatura, precisam seguir uma norma de canais de TV a serem transmitidos.

Esses são conhecidos como canais abertos, que precisam estar em todos os pacotes.

Apesar de você pagar pelo seu pacote esses canais são gratuitos!

Para mais detalhes sobre as especificações, acesse o link do artigo 52, § 2º do Regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).

Veja quais canais fazem parte dessa lista obrigatória:

  • Rede Globo
  • Rede Record
  • SBT
  • TV Band
  • Rede TV!
  • TV Cultura
  • Record News
  • Rede Brasil de Televisão
  • Ideal TV
  • Rede Vida
  • Rede CNT
  • Rede Internacional de Televisão – RIT
  • TV Aparecida
  • Canção Nova
  • TVCI
  • Rede RBI

Aproveite e visite agora o nosso comparador de planos de TV por assinatura! Confira as ofertas de pacotes de TV paga na sua cidade em poucos segundos!

canais mais assistidos de TV

Canais de TV pagos

Quando contratamos um plano de TV por assinatura a primeira coisa que perguntamos é quanto canais teremos.

Mas aqui vem um truque! É preciso estar atento!

Muitas operadoras anunciam uma grande quantidade de canais de TV nos seus pacotes de TV por assinatura, mas que na verdade podem ser um truque.

Por exemplo, quando um pacote de TV tem 1 canal em digital e em HD, eles contam como 2 canais. Mas é o mesmo canal, a diferença é apenas a qualidade da imagem.

Um outro truque que você precisa prestar atenção é a quantidade de canais de áudio inclusos no total. Os canais de música somam na maioria mais de 40 canais.

Então quando você pensa que está contratando um plano de 140 canais, você na verdade está contratando por volta de 60 canais.

Pois dos 140 canais: 40 são de música, 18 são canais gratuitos da TV aberta, 40 são repetidos, e assim por diante.

Aqui no comparador de planos de TV por assinatura do Melhor Escolha você consegue ver a quantidade de canais pagos que realmente vão ser relvantes para você!

E também consegue comparar a quantidade de canais por gênero entre um plano e outro. Por exemplo, qual plano tem mais canais de esporte, infantil, filmes, etc

Quais os canais de TV mais relevantes?

Segundo uma pesquisa realizada em julho de 2018 pelo site GPS Pezquiza, os canais abertos ainda fazem parte da rotina de muitos brasileiros.

Confira agora quais os canais de TV pagos e gratuitos mais assistidos:

Melhor Escolha ofertas

TOP 10 canais

1º Globo (15,98%)  A Rede Globo faz parte dos canais da TV aberta brasileira. Além de ser a maior no Brasil, ela é uma das maiores produtoras de novela do mundo. Quem é que nunca teve uma novela preferida da Globo, não é mesmo?!?

2º Record  (4,66%) Também faz parte dos canais de TV aberta no Brasil, sendo a segunda e mais antiga emissora do país.

3º SBT (3,62%) Fundada pelo empresário e também apresentador de televisão Silvio Santos. No ano de 2018 foi considerada a segunda emissora mais assistida.

4º SporTV (1,20%) Canal Pago É um canal de televisão privado, dedicado exclusivamente a transmitir conteúdos de competições esportivas do Brasil e no mundo.

5º Band (1,14%) Faz parte da rede de canais abertos da televisão brasileira, sendo o quarto maior canal em audiência do país.

6º Cartoon Network (1,02%) Canal Pago Faz parte dos canais de TV por assinatura que transmitem programas variados, de animações a comédias, além de suas séries originais.

7º Discovery Kids (0,97%) Canal Pago É um canal de TV privado dedicado ao público infantil que está na fase pré-escolar. Entre seus principais programas estão Peixonauta, Doki e Show da Luna.

8º Megapix (0,65%) Canal Pago É um canal privado da rede Globosat. Além disso, seu principal foco é exibir filmes de gêneros variados, dublados e que foram transmitidos pelos canais do Telecine e HBO.

9º AXN (0,62%) Canal Pago É um dos canais de televisão privado que mais transmitem filmes e séries da Sony Pictures. Seus principais programas transmitidos são CSI Miami, Hospital Central e Alarm Fur Cobra 11.

10º TNT (0,56%) Canal Pago Faz parte dos canais de TV privada e é especialista em filmes. Quase tudo da sua programação é dublado. Entretanto o horário nobre fica por conta de programas legendados.

TOP 20 dos canais de TV

11º Nickelodeon (0,52%) Canal Pago Canal privado com foco no público juvenil. Seu principal foco está em transmitir programas, tendo crianças e adolescentes em primeiro lugar.

12º Gloob (0,51%) Canal Pago Tem como foco o público infantil, com uma série de produções brasileiras de games, desenhos, além de live actions.

13º RedeTV (0,50%) A emissora faz parte da grade de canais de TV aberta e conta com diversos segmentos, principalmente talk shows, programas esportivos, humorísticos e femininos.

14º Discovery Channel (0,50%) Canal Pago Sua programação é baseada em documentários, séries e programas educativos sobre tecnologia, história, ciência e meio ambiente. O Discovery Channel também é conhecido como o maior comprador de documentários do mundo.

15º Fox (0,49%) Canal Pago Assistida por jovens e adultos, tem se tornando um dos canais mais assistidos desde seu lançamento. Sua programação é baseada de acordo com o seu público-alvo.

16º Space (0,47%) Canal Pago Seu foco está em exibir séries e filmes de gênero policial, ação, terror, ficção científica e suspense. Seu público-alvo são homens e mulheres acima de 18 anos.

17º Home & Health (0,46%) Canal Pago Faz parte da rede de canais de TV da Discovery Channel. Seu foco está em uma programação sobre beleza, moda, decoração e bem-estar. Seus programas mais famosos são “Meu vestido ideal” e “Irmãos à obra”.

18º Viva (0,45%) Canal Pago Canal privado, com programações atuais e antigas, produzidas pela Rede Globo. O canal Viva tem como foco o entretenimento, exibindo seriados, pegadinhas, novelas, minisséries e filmes.

19º GloboNews (0,43%) Canal Pago É um canal brasileiro de TV por assinatura que tem seu foco em transmitir notícias 24 horas sobre o Brasil e o mundo.

20º Fox Sports (0,42%) Canal Pago É um canal privado que pertence a rede de canais de TV Fox, com o foco em eventos e jogos esportivos 24 horas.

TOP 30 dos canais mais relevantes

21º Multishow (0,42%) Canal Pago É um canal de TV brasileiro, com a programação voltada ao humor e comédia. Além disso, ele também transmite shows, festivais e programa sobre viagens, culinárias e cultura.

22º Universal (0,39%) Canal Pago É um canal privado de televisão disponível tanto Brasil quanto no mundo. Seu foco está em filmes e séries em diversos gêneros e estilos. Desde a filmes de terror a romances.

23º Warner Channel (0,38%) Canal Pago É um canal transmitido em todo o mundo, com o foco em séries e programas em áudios originais. Seu acervo de filmes e séries todo da Warner Bros.

24º Disney Channel (0,34%) Canal Pago Faz parte dos canais de TV para o público infantojuvenil com programações sobre séries e filmes originais.

25º Boomerang (0,33%) Canal Pago Faz parte dos canais de TV voltados ao público jovem e infantil, com programações para bebês até desenhos e filmes clássicos do cinema.

26º ID Discovery (0,32%) Canal Pago É um canal de TV pago que faz parte dos canais Discovery. Seu foco está em transmitir  programas de suspense, policiais e de investigação, em estilo documental.

27º Telecine Pipoca (0,30%) Canal Pago Faz parte da grade de canais da rede Telecine. Sua transmissão é baseada em filmes dublados e já apresentados pelos outros canais da rede Telecine.

28º Telecine Premium (0,30%) Canal Pago Também faz parte da rede de canais Telecine. Seu intuito é transmitir filmes com estreias inéditas 24 horas.

29º Telecine Action (0,29%) Canal Pago É um canal que pertence a rede de canais Telecine. Seu foco está em transmitir filmes 24 horas de ação, suspense, terror e guerra.

30º FX (0,27%) Canal Pago É um canal de TV brasileiro com o intuito de transmitir filmes e séries atuais. Além de grandes clássicos, típicos filmes de sessão da tarde, como “Uma Família da Pesada”.

Considerações sobre a pesquisa

Essa lista está em constante mudança, já que muitos programas e séries têm seus picos e meses de maior audiência. Mesmo assim, com esse ranking é possível analisar e identificar alguns pontos.

Um deles é que mesmo com a era da internet com o Youtube, e programas de Streamings como Netflix, Premiere e Esporte Interativo, os canais abertos ainda são bem populares nas casas dos brasileiros.

Um exemplo forte disso é a Globo em primeiro lugar desse ranking, seguida da Record e SBT em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Um ponto importante a notar é que o canal Esporte Interativo não entra nessa lista, pois ele não faz mais parte dos canais de TV por assinatura. Agora ele é apenas um Canal Online. Veja aqui como assistir Esporte Interativo.

Isso mostra que a estratégia feita pela Turner pra que canal fosse excluído da TV por assinatura para trabalhar com ele somente online fez todo o sentido.

E por falar nisso, se ainda estiver na dúvida sobre os planos, confira nosso post a melhor TV por assinatura.

Lista de canais de TV pagos mais assistidos

Segundo os dados do Ibope, publicados recentemente pelo portal da UOL, o ranking mostra a força dos canais infantis e de esporte como sendo os preferidos dos assinantes dos planos de TV por assinatura.

Confira a lista:

  1. Discovery Kids – 0,90 e 1,87%
  2. Viva – 0,89 e 1,85%
  3. SporTV – 0,82 e 1,71%
  4. Cartoon Network – 0,75 e 1,57%
  5. SporTV2 – 0,58 e 1,21%
  6. AXN – 0,56 e 1,16%
  7. GloboNews – 0,55 e 1,14%
  8. Discovery Channel – 0,50 e 1,04%
  9. Megapix – 0,50 e 1,04%
  10. Gloob – 0,48 e 0,99%
  11. Fox Sports – 0,47 e 0,97%
  12. Nickelodeon – 0,46 e 0,96%
  13. Home & Health – 0,42 e 0,88%
  14. TNT – 0,42 e 0,88%
  15. Universal Channel – 0,39 e 0,81%
  16. Space – 0,39 e 0,81%
  17. Fox – 0,39 e 0,80%
  18. Warner Channel – 0,37 e 0,76%
  19. Multishow – 0,35 e 0,73%
  20. SporTV3 – 0,34 e 0,70%
  21. Disney Channel – 0,32 e 0,66%
  22. Telecine Action – 0,29 e 0,61%
  23. Telecine Premium – 0,29 e 0,60%
  24. ESPN Brasil – 0,28 e 0,58%
  25. Programação TLC – 0,26 e 0,54%
  26. Telecine Pipoca – 0,25 e 0,52%
  27. ID – 0,25 e 0,51%28
  28. Boomerang – 0,24 e 0,51%29
  29. FX – 0,24 e 0,5%
  30. Comedy Central – 0,24 e 0,50%
  31. Animal Planet – 0,24 e 0,50%
  32. National Geographic – 0,22 e 0,46%
  33. GNT – 0,22 e 0,45%
  34. TNT Séries – 0,20 e 0,41%
  35. Cinemax – 0,18 e 0,37%
  36. Telecine Fun – 0,17 e 0,36%
  37. Studio Universal – 0,16 e 0,34%
  38. Telecine Touch – 0,15 e 0,32%
  39. The History Channel – 0,15 e 0,31%
  40. Nick Jr. – 0,14 e 0,29%

A pesquisa só inclui a audiência de quem assiste os canais de TV por meio de um aparelho ou cabo de TV por assinatura. Não entra aqui as pessoas que usam desbloqueador de canal.

Nessa mediação também não estão inclusos os canais de streaming, por exemplo, quem assiste TelecinePlay, Megapix, HBOGo, Discovery Kids Play entre outros.

Cada ponto nessa medição do Ibope equivale a cerca de 101,7 mil residências, cada qual com cerca de 3 moradores.

Quais operadoras e canais de TV disponibilizam conteúdos Streaming e On Demand?

Quer assistir os programas de TV não só pela TV mas em dispositivos móveis? Veja quais canais de TV disponibilizam conteúdos para assistir online:

  • Telecine Play: É um serviço de streaming. Você acessa e fica à vontade para assistir qualquer um dos títulos que quiser.
  • SporTV Play: Serviço streaming criado para pessoas que adoram assistir programação de esportes, principalmente o futebol.
  • Premiere: É um serviço streaming que te dá acesso para assistir aos jogos do brasileirão online, em qualquer dispositivo móvel
  • Esporte Interativo: O canal deixou de fazer parte dos canais de TV e agora virou digital. Agora, os fãs podem assistir a programação do Esporte Interativo de onde quiserem.
  • HBO GO: Serviço Streaming para assistir toda a programação do HBO como se estivesse nos canais de TV da rede.
  • MTV Play: Serviço streaming para você assistir toda a programação do MTV na íntegra.
  • Telecine On Demand:  Diferente dos canais de TV privado, o Telecine on Demand é como se fosse uma locadora digital dos filmes mais recentes.
  • SKY Online: Serviço On Demand da operadora SKY para assistir quando e onde quiser toda a programação da TV por assinatura.
  • NET NOW: Serviço On Demand disponível para quem adora filmes, séries e toda a programação da operadora NET.
  • Vivo Play: Os serviços On Demand do Vivo play te oferece liberdade e autonomia para curtir seus programas favoritos quando e onde quiser!

E por falar em canais pela internet, há ainda a Netflix, um outro tipo e formato de consumo de conteúdo de filmes, séries e documentários. Veja tudo sobre os planos Netflix neste post que preparamos aqui no blog.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que tenha se informado mais sobre os Canais de TV pagos que estão disponíveis nas televisões por assinatura.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe aqui nos comentários, pois responderemos.