Qual a velocidade da minha conexão de internet? Faça o teste!

Atualizado em 29/09/2023 às 16h08

Minha Conexão de Internet: Faça o teste de velocidade! Vamos explicar aqui em detalhes tudo que você quer saber sobre a sua conexão de internet: Velocidade, tipos de conexão, porque sua internet pode estar lenta, etc

Mas antes de mais nada que tal fazer o teste de velocidade da sua conexão de internet banda larga?

Melhor Escolha ofertas

O teste de velocidade Melhor Escolha é uma forma segura e gratuita para você medir a velocidade da sua internet, seja ela uma conexão de internet fixa ou móvel.

Através do nosso teste de velocidade você consegue saber quantos megabits por segundo (Mbps ou mais informalmente conhecido como Mega) conexão está entregando e comparar com o que foi contratado com a sua operadora e com as regras da Anatel.

1) Qual a diferença entre a velocidade de upload e download

Toda vez que você se navega na internet você receba e envia dados pela rede.

Os dados enviados são por exemplo as pesquisas que você digita no Google, um vídeo que você esteja colocando no Facebook ou uma simples postagem de fotos na página do Facebook.

A velocidade de envio destes dados pela rede é conhecida como velocidade de upload. Upload é uma palavra em inglês para dizer que estamos subindo os dados na internet.

Quando estamos assistindo um vídeo ou simplesmente navegando no Facebook estamos recebendo dados da internet. A velocidade em que os dados chegam até a nossa tela de computador ou celular é conhecida como velocidade de download.

Sempre que vemos um plano de internet anunciado seja de 35 Mega, 60 Mega, 200 Mega, etc essa velocidade se refere a velocidade de download. Velocidades de upload custam ser menores que as velocidades de download na maioria das ofertas das operadoras.

Mas no geral a velocidade de download é mais importante no nosso dia a dia do que a de upload, pois passamos mais tempo recebendo dados da internet do que subindo.

2) Qual a diferença entre velocidade de internet medida e velocidade contratada

Esse é um ponto muito importante para ser discutido porque existem regras e normas que regulamentam a entrega de velocidade da internet.

Quando assinamos um plano de internet residencial de 50 Mega de download temos a expectativa de recebermos 50 Mega de velocidade o tempo todo, mas nem sempre é assim.

Caso você faça o teste de velocidade e a velocidade de internet medida fique abaixo da velocidade de internet contratada isso não quer dizer que a operadora esteja com problema.

Pelas regras da Anatel as operadoras são obrigadas a entregarem na média mensal 80% da velocidade de internet contratada. Ou seja, se você contratou 50 Mega a velocidade de internet a velocidade média no mês de ser de 40 Mega.

Mas medir a velocidade de internet média que você recebe no mês é um pouco mais difícil. A Anatel também determina que a velocidade instantânea deve ser no mínimo 40% da velocidade contratada. Isso quer dizer que para um plano de 50 Mega sua velocidade aferida no medidor de velocidade deve ser igual ou maior que 20 Mega.

A mesma medida serve para os planos de internet 4G e 3G. Apesar das velocidades 4G no Brasil estarem acima da média mundial de 16 Mega, a velocidade garantia em contrato pelas operadoras no geral é de 5 Mega de download e 0,5 Mega de upload.

3) Qual a diferença entre velocidade de internet WiFi e com fio

Como seria nossa vida não fosse a conexão WiFi? Quem se lembra da época que ficávamos presos a um computador no quarto ou na sala?

A conexão WiFi em parceria com os laptops, celulares e tablets nos trouxe liberdade. Agora podemos nos conectar de qualquer lugar da nossa casa, café, escritório, etc.

Sem falar que nossas TVs também se conectam a internet e que no futuro com a chegada 5G tudo estará conectado na rede, da nossa geladeira, ao chuveiro, cafeteira e por assim em diante.

A conexão WiFi funciona com o mesmo princípio que outros dispositivos sem fio – usando frequências de rádio para enviar sinais entre dispositivos.

As frequências são enviadas para nossos dispositivos (laptop, celular, tablet, tv) por meio de um aparelho chamado roteador.

Melhor Escolha ofertas

Já a conexão com fio é aquela em que você conecta seu dispositivo diretamente ao cabo de rede. Cabo de rede é o cabo que traz a conexão da internet da operadora até a sua casa. Esse cabo deverá ser conectado no seu computador para uso direto ou em um roteador para que ele transforme o sinal da internet para WiFi.

Mas para uma boa conexão WiFi é preciso entender um pouco sobre a tecnologia envolvida.

Leia mais em nosso artigo sobre a diferença entre Modem e Roteador.

Na tecnologia WiFi a velocidade de conexão nem sempre é garantida. Para que você garanta que a sua velocidade  de internet contratada chegue em todos os pontos da sua casa, sem perder a velocidade, você precisar de bons equipamentos e também de posiciona-los na localização ideal.

Caso seu teste de velocidade fique muito abaixo da velocidade de internet contratada sugerimos que você refaça o teste conectado ao cabo de rede. Desconecte o cabo de rede do aparelho roteador e conecte o diretamente no seu computador para rodar o teste de velocidade novamente.

Se mesmo assim a velocidade de internet medida estiver abaixo do 40% garantidos pela Anatel de velocidade instantânea entre em contato com a sua operadora. Se a sua operadora não resolver o problema, faça uma reclamação para a Anatel.

Cientistas comprovam que papel alumínio melhora o sinal WiFi

4) Quais os tipos de conexões disponíveis

A internet pode chegar até você de várias maneiras. Plano de internet residencial podem ser oferecidos via internet fibra ótica, via cabo, via satélite, via rádio e via xDSL.

Clique no link e veja mais sobre como funciona cada tipo de conexão:

Além destas conexões de banda larga fixa, existem as conexões de internet móvel transmitidas por tecnologia 4G 3 3G.

Algumas operadoras como Claro, SKY e TIM comercializam internet 4G para uso residencial. As velocidades e franquia de internet são baixas, mas são uma opção para quem não tem cabeamento próximo e não quer optar por satélite ou rádio. A conexão funciona por meio de um chip de celular que é inserido em um aparelho roteador.

Esse tipo de internet, via chip 3G/4G, apesar de ter uso residencial é considerado internet móvel e por isso tem limite de franquia.

Para internet fixa residencial as franquias de internet estão suspensas por tempo indeterminado por determinação da Anatel.

5) Como funciona o Traffic Shaping?

Você já ouviu falar em Traffic Shapping?

Traffic Shaping significa modelagem de tráfego ou calibragem de tráfego em tradução livre do termo em inglês. Na prática isso significa que as operadoras de internet manipulam e priorizam o tráfego de dados dos usuários para evitar que a rede fique congestionada.

Através do Traffic Shaping as operadoras reduzem o impacto de usuários ou máquinas que transmitem e recebem muito dados no restante da sua rede de assinantes.

Essa limitação de largura de banda é imperceptível para a maioria da população que usa a internet para navegar em sites, usar redes sociais e assistir vídeos no dia a dia.

O tráfego pesado de dados nos servidores das operadoras é causado por uma pequena parcela dos usuários, que costumam baixam arquivos muito grandes e por isso acabam exigindo mais da banda de Internet.

Porém vale lembrar que em horários de pico a velocidade da sua internet pode ser sim afetada. Lembrando que isso é permitido pela Anatel desde que a velocidade instantânea fique igual ou maior que 40% da velocidade de internet contratada e que a médica mensal seja de 80%.

6) Porque minha conexão de internet está lenta

Existem algumas possíveis causas para que a sua conexão de internet esteja lenta.

Antes de mais nada é preciso sempre lembrar é que as operadoras só precisam entregar 40% da velocidade de internet contratada no teste de velocidade instantâneo.

Traffic Shaping – se você estiver fazendo download de arquivos pesados, fazendo vídeo conferência, etc a operadora pode reduzir a sua banda para estes 40%.

Rede congestionada em horário de pico – por exemplo, se todos os seus vizinhos tiveram a mesma operadora você pode ter sua velocidade de internet afetada nos horários de pico.

Roteador WiFi – A velocidade de internet na rede WiFi é facilmente afetada por paredes. Por isso garanta que você tem um bom equipamento e que o mesmo está localizado em uma parte da sua casa de livre circulação para a frequência do sinal. Caso necessário, compre um duplicador de sinal.

Problema no Modem da operadora – desconecte o modem da energia e aguarde alguns segundos. Conecte o novamente e espere que ele reinicie.

Problema no seu computador – Se você perceber que a velocidade da transferência de dados está muito abaixa do contratado por um longo período de tempo, mesmo você não executando outras tarefas na internet, fique atento para ver se o seu computador não está invadido.

Franquia de internet – caso o seu plano tenha franquia de internet verifique se a franquia não foi todo consumida. Ao final da franquia você pode continuar navegando, porém em uma velocidade de internet muito reduzida a que foi contratada.

7) Porque minha conexão cai toda hora

Se sua conexão de internet cai toda hora e este pode ser um problema na sua operadora. Entre em contato e diga para a atendente:  Minha Conexão está intermitente.  Registre o protocolo da sua reclamação e solicite uma visita técnica no local.

Se você tem conexão WiFi verifique senão está tendo conflito de IPs.

8) Porque minha conexão WiFi está limitada

Como falamos acima as operadoras de internet fixa residencial não podem mais impor limite de franquia. Apesar dos contratos terem limites de franquia declarados, por determinação da Anatel a imposição de limite de franquia está suspensa.

Porém planos de internet móvel continuam a ter limite de franquia. Ao final da franquia você poderá continuar navegando, porém em uma velocidade de internet muita reduzida.

Planos de internet via satélite, 3G e 4G costumam aplicar limites de franquia. Fique atento antes de contratar.

Plano de internet mais barato? Planos a partir de R$0,80 por Mega

Melhor Internet Banda Larga do Brasil? Veja a Pesquisa!

Como usar o velocímetro Melhor Escolha

Para medir a qualidade da sua Internet, use o Velocímetro Melhor Escolha. Nosso velocímetro apresenta a velocidade de download e compara a sua velocidade medida com a sua velocidade de internet contratada. Confira abaixo o passo a passo para usar nosso velocímetro e entender as informações apresentadas:

Passo 1: Acesse no Velocímetro e clique em “Iniciar”

Passo 2: Em seguida ele analisará a velocidade de download.

Passo 3: Aguarde até que o teste seja concluído.

Dúvidas Frequentes

Minha conexão não é particular, posso fazer o teste?

Claro, você pode testar qualquer conexão de internet. Se a sua internet não é particular, tome cuidado com a sua segurança. Leia mais em WiFi grátis: 7 dicas para ficar seguro em redes públicas.

Minha conexão de internet não está funcionando?

Reinicie o seu modem WiFi e teste fazer o teste novamente. Caso esteja fazendo o teste de velocidade da sua conexão de internet móvel verifique o sinal do 3G/4G.

Como saber qual minha conexão de internet?

A final do teste o velocímetro Melhor Escolha identificará automaticamente qual operadora está fornecendo a sua velocidade de internet.

E aí fez o teste? Como está a qualidade da conexão da sua internet?