WiFi grátis | 7 dicas para ficar seguro em redes públicas

Atualizado em 01/04/2022 às 10h42

Wifi Grátis mudou o quanto nos conectamos! Antigamente viajar significava desconectar-se do mundo, seja do trabalho ou dos contatos mais próximos. Porém é raro ficarmos desconectados em uma viagem nos dias de hoje, pois temos que postar aquela foto de dar inveja, verificar avaliações de restaurantes ou localizar pontos de interesse melhor que o carteiro da cidade.

Quando percebemos que muitos pagam aquele cafezinho só para ter alguns minutos (ou às vezes horas) de acesso grátis ao wifi, fica claro que o acesso à internet é fundamental nos dias de hoje, principalmente quando estamos viajando!

Melhor Escolha ofertas

Já ouviu dizer que tudo na vida tem seu preço? O wifi grátis também. O preço é o acesso aos seus dados pessoais.

Grande parte das redes wifi é distribuída por empresas de marketing, que liberam o acesso à rede em troca do seu email ou número de telefone. Suas informações são utilizadas posteriormente para campanhas de marketing. É recomendável informar um email alternativo no qual você não se importe em receber mensagens de publicidade.

Existem também casos onde hackers disponibilizam uma conexão wifi grátis para roubar os dados dos usuários que acessarem. Além disso existe a possibilidade de outras pessoas que estejam na mesma rede acessem seus dados, desde que tenham conhecimentos técnicos para isso.

Para que você navegue tranquilo em redes públicas temos algumas dicas que irão ajudar:

Priorize redes oficiais de WiFi Grátis

Conecte-se de preferência às redes wifi oficiais das empresas e locais nos quais você confia. Vale a pena verificar a disponibilidade de rede wifi grátis da sua operadora. Esse tipo de rede é restrito aos clientes da operadora, o que torna a conexão mais segura. Veja algumas opções disponíveis:

  • Claro WiFi – disponível para todos os clientes Claro Móvel com pacotes acima de 500MB e clientes Claro Banda Larga acima de 2GB
  • NET WiFi – com acesso ilimitado para clientes NET Internet acima de 5 Mega, ou por 15 minutos para os demais clientes NET
  • Oi WiFi – disponível para clientes Oi Internet, Oi Móvel ou para não clientes dispostos a navegar recebendo anúncios publicitários
  • Vivo WiFi – acessível para clientes Vivo Internet, Vivo móvel ou clientes que desejam pagar pelo acesso
  • TIM WiFi– disponível para clientes TIM Móvel

Prefira site com conexões seguras

Sabe aquele cadeado verde que aparece no endereço do navegador? Ele é ainda mais importante quando você estiver utilizando uma rede pública de wifi, pois significa que seus dados estão sendo criptografados. Mesmo se alguém tiver acesso aos seus dados não conseguirá decifrá-los.

O principal perigo é acessar sites sem cadeado em redes wifi que não possuem senha, cenário comum em hotéis, restaurantes e cafés. Seus dados estarão disponíveis para qualquer um que tiver os conhecimentos técnicos necessários para roubá-los. Por isso evite fornecer informações confidenciais nesse tipo de conexão.

Evite apps

A presença de um cadeado verde nos permite identificar sites seguros. Porém em apps não temos como saber se os desenvolvedores tomaram todas as medidas de segurança necessárias. Portanto se puder acessar o mesmo serviço por um site, opte pelo site.

Desative compartilhamento de arquivos

O compartilhamento permite que computadores compartilhem arquivos com outros computadores, impressoras, celulares e outros dispositivos que estejam na mesma rede. Certifique-se que o compartilhamento só esteja ativo quando estiver em redes de wifi privadas.

central de redes e compartilhamento

Para isso acesse: Painel de Controle > Central de Rede e Compartilhamento > Alterar as configurações de compartilhamento avançadas. Você irá encontrar três perfis: Particular, Convidado ou Público, e Todas as Redes. Desative o compartilhamento de arquivos no perfil Convidado ou Público.

LEIA: Encontrar WIFI: descubra a nova funcionalidade do Facebook

E MAIS: Internet wifi – Como escolher? Quais os melhores planos?

ENTENDA: Sinal WiFi: cientistas comprovam que papel alumínio melhora o sinal

Use VPN

O uso de serviços de VPN (rede privada virtual) é aconselhável para quem quer otimizar a segurança durante o acesso às redes públicas. VPNs criptografam e encaminham todo o seu tráfego através de um túnel, dificultando o acesso às suas informações de navegação. Existem ótimas opções de VPNs grátis e pagos, que na maioria das vezes oferecem aplicativos tanto para computador como para celular. É importante ter certeza que o provedor de VPN é confiável. Confira nossas sugestões:

Use a rede do celular

Uma boa maneira de realizar uma conexão segura é trocar o wifi público pela rede de celular 3G ou 4G. Esse tipo de conexão é mais segura, pois proporciona conexão direta com a provedora de internet sem a intervenção de terceiros. Portanto é aconselhável trocar o wifi público pelo 3G ou 4G ao realizar transações bancárias ou digitar logins e senhas.

Mantenha seu sistema atualizado

Manter seus sistemas e apps atualizados evita que hackers explorem falhas de segurança que já foram corrigidas nas versões mais recentes. Além da segurança apps atualizados podem ter novas funções, então não deixe de atualizá-los.

É importante lembrar que as redes wifi gratuitas estão cada vez mais seguras, portanto não devemos ter medo de usá-las. Porém devemos usá-las sabendo o que estamos fazendo e conhecendo eventuais riscos envolvidos.