Sinal WiFi | cientistas comprovam que papel alumínio melhora o sinal

Atualizado em 07/02/2020 às 16h08

Um grupo de pesquisadores da Universidade Dartmouth em Hanover nos Estados Unidos, podem ter finalmente resolvido nosso problema de fazer o sinal WiFi pegar bem na casa toda!

A pesquisa foi apresentada ontem na ACM’s BuildSys 2017 (Conferência Internacional sobre Sistemas para Ambientes Construídos em Energia Eficiente) em Delft, na Holanda.

Melhor Escolha ofertas

A proposta da equipe é que cada pessoa posso produzir um refletor de sinal barato, feito em qualquer impressora 3-D e depois coberto por papel alumínio.

Segundo Xia Zhou, professora assistente de ciência da computação em Dartmouth, essa solução não só consegue ampliar o sinal sem fio, como também os torna mais seguros.

 

A Pesquisa

Durante as experiências realizadas no trabalho de pesquisa, a equipe conseguiu evoluir os estudos feito anteriormente com latinhas de refrigerante de alumínio. Nos primeiros estudos latinhas eram colocadas atrás de um ponto de acesso WiFi para fortalecer o sinal em uma direção.

Em busca de formas otimizadas de refletores que permitissem um conjunto mais desenvolvido de distribuições de sinal pela casa, a equipe de pesquisa de Dartmouth desenvolveu por fim um refletor de sinal WiFi “computacionalmente otimizado” em torno de um roteador.

Esse refletor, composto apenas de plástico e uma fina camada de metal, redireciona os sinais sem fio para as áreas de cobertura desejadas.

Os pesquisadores testaram o refletor com uma variedade de pontos de acesso sem fio WiFi.

Incluindo aqueles que utilizam o protocolo de sinal WiFi mais recente 802.11ac. Conhecidos com a nova geração de transmissão sem fio na frequência de 5GHz.

 

Como funciona

A proposta é que o refletor seja totalmente customizável, para que você possa evitar alguns espaços e favorecer outros, aumentando assim a segurança e a cobertura.

Por exemplo, você poderia moldar seu refletor para evitar que o sinal saia pela janela e seja mais forte no seu quarto ou na sala.

Para isso eles estão desenvolvendo um programa chamado WiPrint, que imprimirá em 3-D o seu refletor customizado.

Uma vez impresso, tudo o que você precisa fazer é cobrir esse refletor em papel alumínio e colocá-lo no roteador.

Eles ainda não lançaram o software, mas a intenção é criar algo que custe por volta de US $ 35 dólares.

Provavelmente quem um dia já fez uso de Bombril para melhorar o sinal das antenas de TV, não vai querer perder essa oportunidade.

O que você achou dessa descoberta? Vai querer fazer o teste em casa?

 

Tire aqui suas dúvidas sobre a diferença entre Modem e Roteador.

Quer saber mais sobre essa pesquisa? Acesse em inglês o vídeo e a matéria.

Faça aqui o teste de velocidade da sua internet!