5G está chegando e vai mudar as nossas vidas – saiba porque!

Um dos temas mais debatidos atualmente é a chegada da era 5G.

Descubra o quanto isso vai mudar as nossas vidas.

 

O que é o 5G?

 

5G é termo usado para descrever a próxima geração de redes de dados móveis.

 

Apesar de ser apenas tecnicamente uma evolução natural das redes 4G existentes, o 5G marcará um ponto de inflexão no futuro das comunicações. Trazendo conectividade instantânea de alta potência para bilhões de dispositivos.

 

Isso quer dizer que tudo estará conectado! Carros, geladeiras, TVs, máquinas, celulares. Muita coisa conectada ao mesmo tempo exigindo uma capacidade enorme de troca de dados instantânea.

 

Evolução ou Revolução

 

Antes de mais nada é preciso deixar claro que o 5G não é uma revolução e sim uma evolução na oferta de conexão da internet. As redes 5G serão integradas com 4G e tecnologias de rede alternativas (banda larga fixa) para fornecer conectividade generalizada.

 

A evolucao do 1G até o 5G

 

Uma evolução tecnológica que vai permitir conectividade em áreas com múltiplos dispositivos com necessidade de bandas mais largas para oferecer altas taxas de troca de dados.

 

O que isso quer dizer?

 

À medida que a demanda por conectividade continua, a 5G é a oportunidade para criar uma rede de transmissão de dados ágil e adaptada às diferentes necessidades dos cidadãos e da economia.

 

Nos próximos 10 anos, as redes WIFI precisarão lidar com até 10.000 vezes mais tráfego de dados do que costumavam ter em 2010.

 

Tecnicamente, a aspiração para 5G é entregar velocidades de 1 GIGA com latência menor a 10 ms (milissegundos). Para se ter uma comparação, hoje a latência média da conexão 4G é 100ms para uma velocidade de 50 Mega.

 

Porque o 5G vai revolucionar nossas vidas

5G vai mudar nossas vidas

 

O 5G tem um potencial enorme de trazer um valor genuíno a muitas vertentes tecnológicas e revolucionar a forma como trabalhamos e vivemos hoje.

 

Não só as pessoas estarão conectadas entre si, como também as máquinas, os automóveis, a infraestrutura das cidades, a segurança pública e muito mais.

 

Enquanto o 3G e o 4G trouxeram uma evolução da mobilidade, permitindo ficarmos conectados de qualquer lugar, o 5G abrangerá novos formas de uso da internet.

 

Mais do que uma evolução da rede de transmissão de dados com baixa latência. O 5G representa uma transformação fundamental do papel que a tecnologia móvel desempenha na sociedade.

 

Através do 5G máquinas se comunicarão sem intervenção humana! Já imaginou?

 

rede 5GPorque desenvolver o 5G

 

A tecnologia está mudando o mundo que nos rodeia. O futuro será definido por avanços em inteligência artificial, internet das coisas (IoT), grande análise de dados, realidade aumentada / virtual, etc. Tudo suportado por conectividade segura de alta velocidade e baixa latência, que é onipresente e confiável.

 

Existem várias alavancas críticas e necessárias para realizar a visão da era 5G. A conectividade é a mais importante delas.

 

Não estamos falando no final do 4G. Pelo contrário, a evolução contínua e a disponibilidade de redes 4G/ 4.5G, além de tecnologias de rede alternativa relevantes, fornecerão as capacidades de banda larga subjacentes na era 5G.

 

Isso porque o 5G é capaz de transmitir dados em distâncias muito curtas em comparação com as frequências atualmente alcançadas pelos serviços móveis 4G.

 

Portanto, acredita se que sua implantação provavelmente ficará restrita aos grandes centros urbanos.

 

O 5G no mundo5G no Mundo

 

Segundo o relatório Sony Ericsson, de junho deste ano, em 2022 cerca de 15% da população mundial será coberta por 5G.

 

A previsão é que na América do Norte 25% das assinaturas de internet móvel sejam 5G em 2022, e na Ásia-Pacífico 10%.

 

A Inglaterra introduziu reformas para lidar com a necessidade de uma maior capacidade móvel em suas redes para 4G, já em linha com a implementação das futuras redes 5G.

 

Na Suécia, em sua sede em Södertälje, a Scania já declarou possuir uma rede 5G dedicada aos testes piloto de ônibus controlados remotamente em um centro de operações de veículos.

 

No Japão, em maio deste ano, o Ministro das Comunicações anunciou que os testes de redes 5G estão acontecendo tanto na capital quanto nas áreas rurais do Japão. O planejamento é para que estes testes durem mais 3 anos e que a tecnologia seja lançada ao público em 2020.

 

Enquanto isso, no Brasil ainda temos muito chão pela frente com a expansão das redes 4G – presentes em apenas 59% do nosso território.

 

A Anatel ainda não tem um plano público a respeito da implementação do 5G como, por exemplo, a Inglaterra.

 

Mas em janeiro desse ano a agência informou que iria começar a revisar a regulamentação para futura implantação do 5G no Brasil e que o seu relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) estaria pronto no primeiro semestre de 2018.

 

Apesar de não termos uma data de quando o 5G chegará ao Brasil, já sabemos que era 5G será caracterizada como a era da conectividade ilimitada para todos e da automatização inteligente.

 

Enriquecendo nossas vidas, transformando os processos industriais e mudando nosso jeito de se relacionar com as máquinas.

 

E você, o que acha sobre o 5G? Compartilhe com a gente a sua opinião.

 

teste de velocidade Melhor EscolhaFaça o teste de velocidade e veja como está a velocidade 4G do seu plano!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *