Fibra passa internet a cabo no Brasil pela primeira vez

Atualizado em 19/10/2022 às 09h52

Finalmente a internet via fibra óptica é a principal tecnologia de internet banda larga no Brasil.

Esta é a primeira vez em que as conexões via fibra superam a tecnologia por cabos metálicos, cabos coaxiais e conexões via rádio.

Melhor Escolha ofertas

Pra você ter uma ideia, das 32,5 milhões de assinaturas de internet banda larga no país, 10,3 milhões de clientes usam a internet FTTH (fiber to the home).

De acordo com site da Anatel os planos de internet banda larga via fibra óptica correspondem a 31,9% dos planos contratados no Brasil, enquanto a conexão via cabos metálicos (xDSL) marca 30,7%, cabo coaxial 29,5% e a internet a rádio 6,3%.

Crescimento da Fibra

O crescimento da rede fibra tem sido impulsado pela demanda por planos mais rápidos, mas principalmente graças aos investimentos de provedores locais e regionais de banda larga, como as empresas Brisanet, DesktopSumicity e Copel Telecom.

Os provedores regionais juntos representam mais de 50% dos acessos neste segmento de tecnologia.

Já das grandes provedoras, a operadora Vivo é a líder em acessos em internet fibra óptica, com mais de 2,6 milhões de clientes.

Na rabeira vemos a operadora Oi investindo pesadamente nos planos Oi Fibra, já com 1,1 milhão de clientes. O que representa cerca de 10% das contratações no mercado brasileiro.

Aliás, se você está em busca de um bom plano de internet fibra, conheça nosso comparador de planos e descubra o melhor serviço para suas necessidades e orçamento.

Internet via cabo é maioria entre as grandes operadora

Os planos de internet NET e Oi vem crescendo com a tecnologia via fibra, entretanto, a maioria dos clientes dessas operadoras ainda se conectam via cabo.

A  internet via cabo metálico e coaxial correspondem 29,9 milhões de acessos de internet fixa.

Enquanto a operadora Oi tem 1,1 milhão de clientes conectados por fibra óptica outros 4 milhões de clientes são atendidos por meio do plano Oi internet, com tecnologia a cabo.

O mesmo acontece com os planos de internet da Vivo, enquanto 2,6 milhões de clientes estão conectados por internet fibra, 4,31 milhões de clientes estão usam internet via xDSL.

Já os planos Claro Fibra de internet banda larga e TV por assinatura estão disponíveis em apenas alguns municípios: praticamente 287,7 mil clientes usam tecnologia fibra óptica, contra 9,21 milhões com planos via cabos coaxiais.

Em relação a operadora TIM com os planos TIM Live, 191,2 mil usam a internet fibra, enquanto 67,5% são conectados via cabo de internet.

Claro, Oi, TIM e Vivo expandem internet fibra

As grandes operadoras brasileiras como Claro, TIM, Vivo e Oi já entenderam que para continuarem relevantes no mercado elas precisam entregar internet de qualidade.

A internet via fibra óptica (FTTH) é capaz de entregar internet de qualidade, com maior velocidade e estabilidade se comparada às demais tecnologias.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pela empresa de consultoria Akamai, o Brasil está na 66º posição no ranking mundial de velocidade média de internet banda larga.

De acordo com os dados divulgados pela Anatel operadoras regionais que oferecem internet via fibra apresentaram ótimas resultados na Pesquisa de Satisfação e Qualidade de 2019. A Copel Telecom, que agora é Ligga Internet do Paraná , seguido da Brisanet no nordeste, e a Unifique de Santa Catarina.

Diferença entre cabo de internet e fibra óptica

Mas afinal, qual a diferença entre as conexões de internet via cabo e fibra óptica?

Se você deseja saber informações sobre internet via rádio ou internet via satélite, acesse nossos posts aqui no blog.

Melhor Escolha ofertas

Internet via cabo coaxial

A internet transmitida via cabo coaxial é tradicionalmente conhecida para transmitir dados de TV a cabo e por similar os cabos de telefone.

Uma das grandes empresas que usam esta tecnologia são os planos Claro NET, pois a operadora transmite seus canais via cabo digital.

A Claro NET utiliza a conexão mista. Sendo assim, a conexão da NET por todo o Brasil é via fibra, mas da Central de Operação NET até a sua casa, a conexão é feita via cabo.

Internet fibra óptica

A internet fibra óptica é a conexão de internet mais rápida, estável e com mais capacidade de transmissão.

Ela é transmitida por meio de cabos de fibra óptica. Estes cabos são constituídos por diversos fios de vidro ou plástico.

As operadoras TIM Live e Vivo Fibra e Oi Fibra usam essa tecnologia.

Aliás, temos um vídeo comparando as operadoras TIM Live e Vivo Fibra. Ele pode te ajudar a entender melhor sobre como funciona a internet via fibra.

Internet ADSL

A internet via ADSL Assymetrical Digital Subscriber Line (“Linha Digital Assimétrica para Assinante”, em português), é uma tecnologia que permite o uso da linha telefônica para a transmissão digital de dados em alta velocidade.

A Oi Velox e a Vivo Internet Fixa, antiga Vivo Speedy, usam esta tecnologia.

Foi a tecnologia mais usada no passado, mas infelizmente ela não tem capacidade para oferecer velocidades superiores a 30 Mega. Sendo assim, com a chegada dos sites de streaming como Netflix e Youtube, e a expansão dos jogos online essa tecnologia perdeu relevância no mercado.

Esperamos que tenha se informado sobre este conteúdo. Nosso intuito é trazer informações relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.