Como evitar erros comuns que prejudicam a velocidade da internet

Atualizado em 28/09/2023 às 00h40

Que a internet é uma ferramenta indispensável para a nossa vida como um todo, seja para o trabalho ou para a nossa vida pessoal, isso é inegável! Nesse post você descobrirá como evitar erros comuns que prejudicam a velocidade da internet.

Na maioria das vezes, logo associamos a qualidade da operadora ao desempenho do serviço de internet. No entanto, o problema pode estar associado a outras questões envolvendo o roteador ou até mesmo as configurações do seu dispositivo.

Melhor Escolha ofertas

É exatamente por isso que nesse texto reunimos os principais erros que você pode estar cometendo, e que pode estar afetando a velocidade da sua internet banda larga, além de aprender como corrigi-los. 

Posição do roteador importa

É o roteador o responsável por distribuir a internet Wi-Fi por toda a sua casa ou escritório, então o seu posicionamento precisa ser estratégico para que o sinal consiga chegar a todos os cômodos, sem que existam bloqueios. Para isso, você precisa evitar lugares como: 

  • Perto de móveis, paredes e portas, principalmente atrás desses lugares. 
  • Próximo a áreas metálicas, espelhos e janelas.
  • Próximo de aparelhos como micro-ondas, telefones e alto-falantes. 
  • No chão ou em tetos altos, por exemplo.

O mais indicado é deixar o roteador em um local mais centralizado, onde fique totalmente livre de interferências. Assim, você garante um sinal mais limpo e de qualidade. 

Se mora em um lugar muito grande, você pode considerar ter um repetidor de sinal ou até mesmo uma rede mesh. Falamos um pouco o Google Wifi Mesh em um post aqui no Melhor escolha.

Senhas fracas

Essa é a primeira barreira de proteção a sua rede, e quanto mais fraca ela for, maiores serão as suas chances de ter a sua rede invadida. O que pode comprometer não apenas a sua privacidade, como também todos os seus dados e a velocidade da sua conexão. 

Tente trocar a sua senha de tempos em tempos, e experimente usar senhas fortes com combinações de letras, números e símbolos.

Evite senhas com informações pessoais, como aniversários, datas de nascimento, números de telefone e documentos. 

Se manter no mesmo canal do wifi

O canal do wifi é basicamente a frequência em que o roteador está transmitindo o sinal de internet. Existem vários canais disponíveis, mas eles são bem diferentes um dos outros. 

Enquanto uns podem ficar mais congestionados e com interferências, outros podem estar mais limpos e garantir uma conexão sem interrupções.

Caso você não saiba realizar esse processo, pode entrar em contato com sua operadora para realizar as configurações.

Usar a frequência errada

Existem duas frequências disponíveis para wifi: 2,4 GHz e 5 GHz. A frequência 2,4 GHz é mais antiga e comum, e diferente da frequência 5 GHz pode trazer mais lentidão para a sua conexão.  

Por isso, o ideal e analisar se o seu aparelho comporta a frequência mais recente para aproveitar todos os benefícios da 5 GHz.

E como resolver os problemas com a velocidade da internet?

Se você já fez e mantém uma rotina como a apresentada acima, e ainda assim continua com problemas de conexão na internet residencial. Experimente fazer esses passos para solucionar o problema: 

Use um medidor de velocidade

Usar um medidor de velocidade é a primeira coisa que você precisa fazer para descobrir qual é a velocidade de download, de upload e de latência da sua conexão. Para isso, acesse o teste de velocidade do Melhor Escolha para saber os detalhes sobre o desempenho, tanto da sua internet fixa quanto da sua internet banda larga

Agora que você já viu a velocidade da internet, você vai saber a quantidade de dados que sua rede pode enviar e receber a cada segundo, além do tempo que as informações levam para sair do wifi, e o tempo que levam para voltar.

Na hora do teste de velocidade, considere informações como:

  • O horário: isso porque a velocidade pode realmente oscilar conforme determinados horários. O mais comum é que os picos de acessos aconteçam das 18h até 23h, que é quando as pessoas mais usam a internet. 
  • Seu plano: não adianta esperar uma velocidade de 100 mega, se você tem 60 mega. Então veja se a velocidade do teste está batendo com o seu plano contratado. 
  • Tipo de conexão: isso também pode interferir na velocidade da sua conexão, que pode variar entre: fibra óptica, cabo, ADSL, 4G ou 5G.

Conforme as normas da Anatel, as operadoras são obrigadas a entregarem uma velocidade mínima de 80% do que foi contratado para a velocidade de download na média mensal.

Enquanto no teste de velocidade instantâneo, ou seja, no resultado do medidor de velocidade do Melhor Escolha, você pode receber até 40% da velocidade de download contratada. Caso a medição seja menor que o que está na regra da Anatel, refaça o teste de velocidade mais algumas vezes e, se o problema de internet lenta continuar, entre em contato com a sua operadora de internet.

Reinicie seu roteador de vez em quando 

Essa é uma dica tão obvia que a maioria desacredita do seu resultado, mas a verdade é que na maioria das vezes funciona. Quando você reinicia o roteador, você está limpando a memória cache e restaura as configurações de rede.

Melhor Escolha ofertas

O mesmo vale quando você reinicia seus dispositivos, como smartphones, computadores, tablets, notebooks, dentre outros. Por isso, vale reiniciar os dois. 

Se nada disso adiantar, entre em contato com a operadora

Se você mantiver uma rotina de atualizações e já fez todos os passos que mostramos para tentar solucionar o problema e mesmo assim nada acontece, você vai precisar entrar em contato com sua operadora.

Isso porque é muito provável que o problema deva estar em sua rede ou na operadora, e nos dois casos apenas a contratante pode solucionar o problema.

Para entrar em contato, você pode usar canais oferecidos como:

  • Site;
  • Central de atendimento;
  • Chat;
  • App;
  • Redes sociais 

Aliás, descubra como falar com as operadoras pelo WhatsApp da Vivo, WhtatsApp da Claro, WhatsApp da TIM e o WhatsApp da Oi.

Informe o problema que está acontecendo, assim como as informações solicitadas, como plano contratado, os valores mostrados no teste de velocidade e todas as outras informações que tiver.

A operadora pode tentar resolver o problema internamente ou enviar um técnico à sua casa para avaliar o caso e fazer os ajustes necessários. Conforme a Anatel, o prazo limite dessa visita técnica é de até 10 dias úteis, a contar do dia do registro da reclamação.

Agora, se você quiser trocar o seu plano de internet banda larga, recomendo acessar o comparador de planos do Melhor Escolha. Por meio do comparador você tem acesso às ofertas e promoções dos principais planos de internet com cobertura no seu CEP, de maneira fácil e rápida!