Consulta de Portabilidade | Descubra como realizar esse procedimento

Fez um pedido de portabilidade, mas está na dúvida se o processo deu certo? Fazer a consulta de portabilidade pode parecer algo trabalhoso.

Mas fique tranquilo, pois aqui mostraremos diversas informações sobre esse assunto.

Sendo assim, se você está interessado em se informar sobre como fazer consulta de portabilidade, quais as melhores maneiras de realizar esse processo.

Além de também conhecer uma das melhores maneiras de comparar planos de celular online, continue lendo esse post até o final, pois o Melhor Escolha explicará tudo a você.

Saiba quais os assuntos que abordaremos neste post:

  • É fácil consultar portabilidade?
  • O que saber antes de pedir a portabilidade?
  • Como fazer a consulta de portabilidade?
  • Como comparar planos antes de mudar de operadora?

 

É fácil fazer a consulta de portabilidade?

Você deseja fazer uma consulta de portabilidade, mas não faz ideia de onde começar? Tampouco se isso é fácil de se fazer?

Nós explicamos tudo!

A consulta de portabilidade é um procedimento extremamente fácil de se realizar, seja ele por meio da operadora ou até por outros sites, como explicaremos logo adiante.

Isso porque o procedimento regulamentado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entre o fim de 2008 e começo de 2009, visa justamente essa tal facilidade para com o consumidor: manter o número de seu telefone quando o cliente realiza a troca de operadora, seja ela qual for.

Quer saber mais detalhes sobre como funcionam os processos de portabilidade? Temos um conteúdo bem completo aqui o blog que pode te ajudar dar muito, sobre como fazer portabilidade.

 

O que você deve saber antes de pedir a portabilidade?

Essa é uma dúvida bem frequente entre os clientes das operadoras que manifestam interesse procurando pela portabilidade. Afinal, o que é preciso saber antes de fazer a portabilidade do seu número móvel ou fixo?

Primeiramente, saiba que você cortará todo o vínculo com a sua operadora antiga e passará a pertencer somente à nova operadora, depois da portabilidade de número.

Por esse motivo, é importante que todas as suas contas estejam quitadas na sua operadora antiga para que não tenha nenhum desconforto futuro com essas faturas em atraso. Dessa forma, se você tinha planos pós ou controle, é interessante verificar se está tudo em dia.

Consequentemente, com a portabilidade, você também mudará o chip do seu celular para a operadora que você passará a pertencer. Por isso, se está em dúvida sobre qual será o seu novo modelo de chip (se é mini, micro ou nano chip) nós podemos te ajudar com isso.

Somente o seu número de telefone será da antiga operadora, todo o restante passará a pertencer à sua nova prestadora de serviços.

Sabendo essas informações básicas, é o suficiente para não se ter nenhuma surpresa futuramente.

Quer se aprofundar mais sobre sobre o tema como fazer a portabilidade em cada operadora?

Conheça também todas as informações e passo a passo sobre: Portabilidade Vivo | Portabilidade Claro | Portabilidade Nextel | Portabilidade TIM | Portabilidade Oi

 

Como fazer a consulta de portabilidade?

Precisa fazer a consulta de portabilidade de número? Fique tranquilo, que aqui te ensinaremos todos os detalhes que você precisa saber para descobrir a operadora de um número fixo ou móvel.

Assim que você faz um pedido de portabilidade para sua nova operadora é gerado um número de protocolo para que você possa acompanhar o processo.

Também é informado a data e o horário em que será feita a transferência da sua linha de uma operadora para a outra.

Seu celular ou telefone fixo poderá permanecer sem sinal por até 2h horas durante este período de transição.

Após a transição sua portabilidade estará concluída.

Agora, como saber se o processo deu certo? Fácil!

Basta consultar o site da sua nova operadora ou da ABR Telecom.

 

Consultar a portabilidade pela internet

ABR é uma sigla para Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações. Uma empresa que atua, segundo eles, na gestão centralizada de soluções tecnológicas em ambientes compartilhados.

Em resumo,a ABR Telecom é a empresa responsável pela portabilidade de números telefônicos no Brasil. Além disso, é a ABR Telecom quem concede acessos e qualquer outro suporte necessário para que as operadoras realizem as portabilidades de número fixo ou móvel.

A ABR disponibiliza, em seu site, uma área exclusiva para que os consumidores façam a consulta da portabilidade.

Para fazer a consulta de portabilidade no site ABR Telecom é bem simples:

  • Primeiramente, acesse o site ABR Telecom.
  • Em seguida, digite o número do telefone (seja ele fixo ou móvel que deseja consultar) sem o número 0 do DDD.
  • Na próxima etapa, digite os caracteres que estão do lado direito para confirmar a veracidade das informações digitadas anteriormente.
  • Finalize o procedimento clicando em “Consultar””.

 

Observe que o site faz rapidamente o processamento das informações e mostra em uma tabela o número digitado, a data da consulta e a razão social do registro.

 

Consulta portabilidade Claro NET

Se você fez um pedido de portabilidade para a operadora Claro ou NET, você também pode consultar o andamento do seu processo pelo site da operadora.

Acesse o site da Claro e role a tela para baixo até encontrar “Acompanhe a Portabilidade”.

 

Consulta portabilidade Vivo

A operadora Vivo tem um página exclusiva de consulta para que você possa consultar o andamento do seu pedido. Basta ter em mãos seu CPF, número do protocole e telefone.

 

Consulta portabilidade TIM

Você também consegue consultar sua portabilidade TIM no site da operadora.

Acesse a página de consulta TIM e digite seu CPF, número do protocolo e telefone.

 

Consultar a portabilidade de um outro número

Se você quiser consultar a portabilidade de um número que não seja o seu, isso também é possível.

Além do site da ABR Telecom, também  é possível fazer a consulta de portabilidade apenas digitando o número do telefone pelo site Consulta Operadora

Seu diferencial em relação ao site da ABR Telecom está em suas informações. O Consulta Operadora informa qual a operadora atual do número pesquisado, se esse número veio de alguma portabilidade e se ainda é nativo da operadora.

Com ele também é possível verificar números de telefones celular e fixo, sendo de pessoas físicas ou jurídica.

Para fazer a consulta do procedimento também é bem simples, pois não envolve muitos processos.

  • Primeiramente acesse o site Consulta Operadora.
  • Em seguida, digite o número que deseja consultar com o 0 + DDD e o número do telefone.
  • Por fim, finalize o procedimento clicando em “Consultar”.

 

O Consulta Operadora também dispõe aos seus usuários o acesso da ferramenta por meio de aplicativos, tanto para Android quanto para iOS, de forma gratuita.

 

Como comparar planos antes de mudar de operadora?

Está pensando em trocar de operadora, mas ainda está em dúvida sobre qual o melhor serviço? Fique tranquilo pois temos uma solução que vai te ajudar!

Estamos falando do nosso comparador de planos de celular.

Com ele, é possível comparar planos de pré-pago, controle e pós, de diferentes operadoras mas com serviços que você queira em comum.

Essa é uma maneira de comparar os preços e a abrangência do serviço, além das funcionalidades, das formas de pagamento e diversos outros quesitos também entram em questão.

Basta usar os filtros para encontrar planos que atendam suas necessidades de preço, franquia de internet, minutos e benefícios.

Se você também quiser, também podemos te ajudar com os serviços de internet banda larga, planos de telefone fixo e TV por assinatura.

Quer consultar qual a operadora de determinado número? Temos um conteúdo aqui no Melhor Escolha, mostrando diversos mecanismos de busca tanto para telefone fixo e móvel de números de pessoa física ou jurídica que podem facilitar suas buscas.

 


Esperamos que tenha se informado melhor sobre a consulta de portabilidade.

Nosso objetivo é sempre trazer conteúdo relevante até você. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, que responderemos o mais breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *