Teste Speedy | Como medir a velocidade da sua internet

Atualizado em 29/09/2023 às 12h53

Faça o Teste Speedy do Melhor Escolha e verifique a velocidade de internet em poucos segundos!

Fazer o teste de conexão é uma forma gratuita de medir a velocidade da sua internet, seja ela uma conexão móvel ou uma internet banda larga.

Melhor Escolha ofertas

O melhor de tudo é que ele pode ser feito por você de maneira fácil e muito prática.

Por meio de um teste Speedy da sua internet, automaticamente você tem acesso ao teste de ping para saber a taxa de tempo em que seus dados são enviados e recebidos pelo seu servidor e comparar se suas taxas de download e upload estão sendo as mesmas combinadas em contrato com sua operadora de internet.

Com o teste Speedy de internet você também consegue ter provas para fazer uma reclamação na Anatel e comprovar que não está recebendo o que foi acordado em contrato com sua operadora.

De acordo com a Anatel, toda conexão precisa ter uma velocidade mínima de internet. Sendo assim, a média mensal contratada, seja ela internet banda larga ou internet 4G, precisa ser entregue com, no mínimo, 80% da velocidade estabelecida contratada.

E é por isso que, ao desconfiar que sua conexão não está tendo o mesmo desempenho como antes, o teste Speedy da sua internet ajuda a tirar a prova para eventuais reclamações.

Aliás, tire suas principais dúvidas sobre a diferença entre Mega e Giga e descubra porque é tão importante saber esses termos ao escolher um novo plano de internet para a sua casa ou para o seu celular.

Como fazer o teste Speedy da internet

Para fazer o speedtest é muito simples, veja:

  • Primeiramente feche todos os programas ou aplicativos de celular ou computador que estiver usando.
  • Em seguida, abra o teste de velocidade do Melhor Escolha e clique em “iniciar teste”.
  • Imediatamente o velocímetro começará a medir as taxas de upload, download e ping.

Quando o medidor de velocidade da sua internet for finalizado, você poderá ver os resultados da sua conexão e ainda comparar planos de internet similares ao seu com as operadoras disponíveis na sua região.

Caso seus resultados não sejam como o esperado, saiba como falar com a Vivo, TIM, Oi e Claro.

Se o problema persistir e nada for solucionado com sua operadora, saiba que é possível fazer uma reclamação da sua internet através dos canais de ouvidoria das operadoras ou pelo app da Anatel. Por esse motivo, conheça os direitos do Consumidor de Internet que você precisa saber.

Quer saber como entrar em contato com a ouvidoria da sua operadora? Descubra nos links abaixo:

  1. Ouvidoria Vivo
  2. Ouvidoria Claro
  3. Ouvidoria TIM
  4. Ouvidoria Oi

Está insatisfeito com os serviços da sua operadora e deseja buscar um plano de conexão melhor? Acesse o nosso comparador de planos e descubra um serviço de internet que seja ideal para seu orçamento e necessidades.

Teste sua internet com frequência

Ao fazer o teste Speedy, é interessante se atentar nas taxas de upload e download, pois esses resultados determinarão muito a qualidade da sua conexão.

Infelizmente a Anatel permite que as operadoras de telecomunicações entreguem velocidades de conexão um pouco abaixo do contratado.

Isso acontece porque os provedores de internet necessitam de uma flexibilidade para enfrentar os horários de pico. Essa medida faz com que haja uma divisão de velocidade entre os assinantes das operadoras.

Entretanto, a agência regulamentadora estabeleceu o mínimo de velocidade para que as operadoras não sobrecarregue suas redes com mais usuários do que elas possam aguentar, protegendo os clientes dessas possíveis medidas.

Esperamos que nosso velocímetro tenha ajudado a fazer teste Speedy da sua internet. Nosso intuito é trazer informações relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários pois responderemos o mais breve possível.