Porto Conecta e TIM | Saiba o que muda no seu plano com o fim da operadora

Atualizado em 10/04/2022 às 14h43

No inicio do mês de Outubro de 2018, a Porto Conecta e TIM oficializaram a venda da operação Porto para a operadora TIM.

A venda ainda precisa ser oficializada pela Anatel e pelo CADE, os dois órgãos reguladores de mercado e telecomunicações, mas tudo indica que essa venda deve ser aprovada tranquilamente.

Melhor Escolha ofertas

Se você é Cliente Porto Conecta e está preocupado com o que vai acontecer, continue nesse post que vamos te ajudar.

A Porto Conecta

A Porto Conecta é a operadora de telefonia móvel do grupo Porto Seguro.

Lançada ao mercado em 2013, a Porto Conecta foi a primeira operadora a oferecer minutos ilimitados, para qualquer número do Brasil, em seus planos de celular pós-pagos.

Foi a Porto quem puxou todo o mercado para oferecer de minutos ilimitados para qualquer operadora, hoje difundido em todos os planos pré, controle e pós.

Há quem diga que esse foi um movimento tardio das operadoras, pois desde a chegada do WhatsApp, a maioria das pessoas deixaram de usar os minutos para se comunicarem pela internet.

Conheça os planos pré e controle que oferecem minutos ilimitados para qualquer número do Brasil.

A Porto Conecta trouxe uma revolução para o mercado de planos de celular pós-pago, mas agora infelizmente chega ao fim.

A Porto Conecta era a única operadora a oferecer seguro para aparelhos celular e aparelho smartphone reserva, como parte dos benefícios dos seus planos pós-pago.

Sem falar na vantagem dos planos Porto, que mesmo sendo pós-pagos, não tinham contrato de fidelidade.

Porto Conecta e TIM

A Porto Conecta atuava como uma operadora móvel virtual (MVNO), ou seja, apesar de ser uma operadora de celular a Porto não era obrigada a ter uma rede própria de cobertura.

Mas ainda assim, precisava cumprir exigências parecidas com as de grandes operadoras. Como, por exemplo, equipamentos para monitoramento de velocidade de download e upload e sistemas antifraudes.

A Conecta usava a rede de cobertura 3G e 4G da TIM, provavelmente por isso, a decisão da empresa de fechar um acordo de venda da sua cartela de clientes para quem já era sua parceira no negócio.

Tenho um plano Porto Conecta o que vai acontecer?

Antes de mais nada, lembre-se que você estará amparado pela Anatel e seus direitos de consumidor de plano de celular deverão ser prioridade nessa transação.

Quando o acordo entre Porto Conecta e TIM for aprovado pelos órgãos competentes, a Porto Conecta deverá enviar um aviso para toda a sua base de clientes.

Todos os clientes Porto Conecta precisam ser avisados com 30 dias de antecedência antes da data de migração das linhas para a TIM.

Você não é obrigado a migrar para a TIM.

Caberá a TIM oferecer uma proposta de plano, que seja suficientemente interessante, para que você decida se quer levar sua linha para a operadora.

Lembrando que o número do telefone é seu, e você pode portá-lo para qualquer operadora de celular.

Se não você ter certeza sobre o assunto, acesse nosso post sobre portabilidade numérica e tire todas as suas dúvidas.

Melhor Escolha ofertas

Segundo a nota oficial divulgada à imprensa pela Porto Seguro Conecta, ‘a TIM proporcionará aos clientes migrados ofertas de voz e dados ainda melhores com manutenção dos valores e dos benefícios para os segurados (por intermédio da própria Porto Seguro) e o alto nível de atendimento.’

É difícil de dizer se o alto nível de atendimento será mantido, pois clientes Porto Conecta contavam com o melhor atendimento na categoria.

A operadora foi classificada, por três anos consecutivos, em primeiro lugar na Pesquisa de Satisfação e Qualidade da Anatel no segmento pós-pago.

A avaliação foi realizada junto aos usuários de serviços de telecomunicação, que deram à operadora a nota de satisfação geral de 8.1, maior nota em todos os avaliados.

Na mesma pesquisa o pós da Vivo e o pós da Nextel aparecem em segundo com 7.0. O pós da Claro e o pós da TIM ficaram na terceira e quarta posições, com notas de 6.9 e 6.8, respectivamente. O pós da Oi foi o quinto com a nota de 6.2.

Não sabe se vai querer ser cliente TIM? Confira em nosso comparador todas as ofertas de planos pós-pagos das operadoras.

Sobre a TIM

A TIM tem a maior cobertura 4G do Brasil com 87,9% da população atendida pela sua infraestrutura 4G.

Ela não é a operadora mais rápida no 4G, como mostamos em nosso post Internet 4G | Pesquisa mostra melhor operadora do Brasil.

Mas é a operadora com a maior disponibilidade de sinal 4G no Brasil, segundo pesquisas da consultoria global OpenSignal.

E como a Porto Conecta já utilizava a infraestrutura TIM, você não irá sentir nenhuma diferença no que diz respeito a cobertura.

Os planos pós-pagos da TIM não oferecem seguro celular e outros benefícios cobertos hoje pela Porto Conecta, mas ao que tudo indica, isso será incorporado na proposta que os clientes Porto irão receber para mudarem de operadora.

Clientes de planos TIM pós tem as seguintes vantagens:

  • Aplicativos a vontade sem descontar da sua franquia de internet: WhatsApp, Facebook, Instagram, Waze, Messenger e Twitter.
  • TIM Music by Deezer: mais de 40 milhões de músicas para você ouvir, sem descontar do pacote de internet.
  • TIM Banca Virtual: As principais revistas do Brasil direto no seu celular, sem custo adicional.
  • TIM Protect Backup: Aplicativo com até 30GB para guardar suas fotos, vídeos e contatos, sem ocupar memória do celular.

Além de uma franquia de internet adicional ao plano para ser usada com parceiros de vídeos sob demanda como: Netflix, Looke, CNjá! e Esporte Interativo.

Atenção: o regulamento da promoção, TIM franquia extra para vídeos, não diz que você ganhará acesso grátis aos aplicativos, apenas a banda de internet.

Quando os clientes Porto Conecta serão migrados para a Tim?

O prazo para a migração de clientes Porto Conecta para a Tim ainda não está definido.

Até que a transação entre as duas operadoras seja aprovada, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tudo se mantém igual com o seu plano.

Os canais de atendimento da Porto Seguro Conecta continuam disponíveis até o final da migração.

Se você quiser tirar alguma dúvida sobre a mudança de operadora, entre em contato com a central de atendimento Porto Conecta nos canais:

  • Telefone: *333 ou SAC 10544 de qualquer telefone (ligação gratuita)
  • Facebook: https://www.facebook.com/messages/t/portoseguro
  • Email: [email protected]

Dica: se você enfrentar alguma dificuldade nesse processo de transição entre as operadoras, não se esqueça que você sempre pode abrir uma reclamação na Anatel.

Como fica o Mercado com a saída da Porto Conecta

O fim da Porto Conecta é definitivamente uma grande perda para o consumidor.

Não só pela forma inovadora de operar que a Porto Seguro trouxe para o mercado de Telecom, mas também pela redução nas opções para o consumidor brasileiro.

Afinal de contas, quanto menor a concorrência, menor a chance de ofertas, da competição para oferecer o melhor atendimento e também de guerra de preços entre as operadoras.

O consumidor é quem sempre sai perdendo nesse tipo de transação.

Já vimos isso acontecer tantas vezes, como, por exemplo, na fusão da NET com Claro (2011), na compra da pela Vivo da TVA Vivo (2013) e GVT (2015), na compra da Blue pela Claro (2015) e assim por diante.

Ainda temos outras operadoras MVNOs (Mobile Virtual Network Operator, ou em português Operadora Móvel com Rede Virtual) no mercado nacional, mas nenhuma delas com o mesmo porte de uma Porto Conecta até o momento.

Conheça as 5 MVNOs que atuam no Brasil:

DatoraUso da rede TIM
EUTV*Uso da rede TIM
Vecto MobileUso da rede Algar
America NetUso da rede TIM
J SafraUso da rede Claro

*A EUTV é a operadora dos planos de celular dos correios. Você já ouviu falar no celular dos Correios? Ainda não? Então saiba mais aqui em nosso blog.

Nos Estados Unidos e Europa esse tipo de operadora é bastante difundido, só nos Estados Unidos são mais de 80 operadoras de celular MVNOs disponíveis.

Esperamos que um dia isso possa acontecer por aqui, assim teremos muitas ofertas, beneficiando cada vez mais o usuário brasileiro.

E aí, que você achou do fim da Porto Conecta? Você era cliente da operadora?

Compartilhe conosco sua opinião nos comentários.