Como recuperar um chip bloqueado?

Atualizado em 08/11/2021 às 10h58

Descubra as principais maneiras de como recuperar um chip bloqueado e diversas dicas de como manter sua linha sempre ativa.

Existem vários motivos que levam um chip a ser bloqueado: perda, roubo, tempo demais sem uso, falta de recarga, falta de pagamento ou até mesmo problemas na portabilidade numérica.

Melhor Escolha ofertas

Esses motivos acontecem o tempo todo e muitas pessoas acabam em algum momento precisando saber como recuperar um chip bloqueado.

Linhas de celular pré-pagas podem ser canceladas automaticamente?

Podem sim! De acordo com a Anatel, se o seu chip estiver sem créditos ou com os créditos vencidos, ele pode ser bloqueado em 60 dias após o comunicado da prestadora sobre a situação. Mas, se você faz uma recarga durante este período, resgata o crédito antigo e a validade dele passa a ser a mesma do crédito novo

O bloqueio dos chips inativos acontece com o intuito de minimizar congestionamentos nas redes, e evitar que mais gastos com manutenção da estrutura telefônica sejam repassados para os consumidores que têm serviços ativos.

É possível recuperar um chip bloqueado?

Sim, é possível sim. Porém, cada operadora tem suas regras e particularidades para diferentes situações. Mas em quase todos os casos é possível, ainda mais se você seguir o protocolo de cada empresa e ter seu chip ativo novamente.

Como recuperar um chip bloqueado da Oi?

Para tentar recuperar um chip bloqueado, o cliente da Oi deve dirigir-se até uma loja da Oi, ou ligar para o número da Oi e solicitar um resgate de chip.

A política de como recuperar um chip bloqueado da Oi parece menos rigorosa e acaba permitindo a recuperação desse chip mesmo se ele for cancelado por falta de recarga Oi.

Entretanto, a Oi, dá um prazo de até seis meses após a última recarga, para o cliente recuperar o chip bloqueado, isso falando de chip Oi pré.

Para os planos Oi controle, a operadora considera a data de pagamento das faturas em atraso, para a recuperação do chip bloqueado.

Sendo assim, para voltar a usar esse chip, você precisa negociar junto à empresa um novo plano e assim tentar viabilizar a volta do seu número antigo.

Lembrando que, isso sempre deve acontecer antes que seu número antigo seja transferido para outro cliente.

Como recuperar chip bloqueado da Claro?

Os procedimentos para recuperar os chips bloqueado na claro, até que são parecidos com o da operadora Oi.,

Na Claro, o cliente também deve dirigir-se a uma loja Claro, ou fazer contato telefônico por meio do número da Claro e ativar o serviço de resgate do número ou da conta.

No entanto, a Claro não permitirá recuperar o chip bloqueado, caso o cliente não entre em contato em até 180 dias, pois a operadora transfere esse número bloqueado para outro usuário da operadora. 

Porém, para recuperar seu chip bloqueado, caso ele ainda não esteja com outro cliente, você precisará contratar um outro plano ou serviço de chip da Claro e tentar assim, reaver seu antigo número.

Como recuperar um chip bloqueado da TIM?

A TIM celular trabalha desde o primeiro momento com o chamado bloqueio parcial. Ou seja, a empresa libera apenas algumas funções como:

  • Receber Chamadas;
  • Acesso limitado a Internet;
  • Chamadas de Emergência;
  • Ligações de serviços da TIM.

Esse bloqueio parcial acontece durante 30 dias, passando esse período, daí sim a TIM bloqueia seu número de forma permanente.

Para recuperar o chip bloqueado da TIM o cliente deve procurar uma loja TIM para efetuar o serviço antes do bloqueio parcial de 30 dias.

Para aqueles que moram em cidades onde não exista uma loja credenciada, o cliente deve ligar para o número da TIM e pedir ajuda a um dos atendentes. 

Porém, caso ultrapasse esses prazos o cliente terá que adquirir um novo serviço junto a empresa, para aí sim recuperá-lo.

Melhor Escolha ofertas

Como recuperar chip bloqueado da Vivo?

A Vivo trabalha de forma parecida com a TIM, utilizando de bloqueio parcial.

Mas, o prazo de bloqueio do Vivo pré ou Vivo controle acontece em um prazo mais curto do que as demais, somente 15 dias depois.

Da mesma forma que a TIM atua, a Vivo deixa ativo somente chamadas de emergência e serviços básicos, exceto chamadas a cobrar.

Ultrapassados os 15 dias de bloqueio parcial, a Vivo cancela esse número, e deixa impossibilitada a utilização da linha.

O desbloqueio desse chip só acontecerá mediante a contratação de um novo serviço junto ao Vivo, caso esse número já não esteja em posse de outra pessoa.                 

O que devo fazer para nunca ter que recuperar um chip bloqueado de qualquer operadora?

O mais recomendado por todas as operadoras é atenção ao prazo de recargas e pagamentos das faturas nos dias corretos.

Sabemos que, esse é o maior causador de bloqueios de números atualmente.

Prestando atenção às datas, seu número nunca estará sujeito a essas situações.

Muitas pessoas dizem desconhecer essas regras, mas toda empresa sempre apresenta de forma clara, por meio de um contrato simples, todas as situações com bloqueio dos chips em questão.

Caso não tenha acesso a esses contratos, pois muitos são onlines, o cliente deve sim usar o serviço telefónico de apoio ao cliente das operadoras e pedir a explicação dessas situações.

Entrar em contato e tirar as dúvidas durante o início do contrato com a empresa é a melhor forma de evitar esses problemas.

As operadoras podem por lei vender um chip com um número que já foi de outra pessoa?

Por muitas vezes, tentamos recuperar um chip bloqueado, mas percebemos que ele  já está em uso por outra pessoa e isso nos deixa muito chateados e com um certo receio, com a questão da privacidade.

Isso acontece quando a operadora “reciclou” seu número para poder vender para outra pessoa.

 Entretanto, isso é permitido, desde que a empresa respeite os prazos estipulados em contrato para execução dessa operação de reciclagem de chip.

Por isso, as operadoras devem respeitar os prazos estipulados em contrato antes de vender seu número para outra pessoa.

É possível recuperar um chip bloqueado pedindo portabilidade para outra operadora?

No caso de consulta de portabilidade, a possibilidade de conseguir o mesmo número vai depender do tempo que você está tentando fazer.

Se o seu número estiver apenas bloqueado, mas ainda for seu, aí podemos dizer que sim, será possível regularizar a situação com a sua operadora atual, reativar o número e solicitar a portabilidade do mesmo para a nova operadora.

No caso do número já cancelado, essa possibilidade fica descartada, pois a operadora pode ter passado seu número antigo para outro cliente.

Se acontecer da operadora ainda não ter “reciclado“ o seu número antigo, você pode contratar um novo plano e tentar assim recuperar aquele número antigo e mais tarde  realizar a portabilidade, para outra operadora.

Em caso de roubo, posso bloquear e depois recuperar meu chip bloqueado?

Nesses casos específicos de perda ou roubo do chip ou do aparelho, você pode sim solicitar o bloqueio junto a sua operadora.

Porém, isso pode não impedir que seus contatos ou qualquer outra informação contida no chip, sejam acessadas por outras pessoas.

Sempre que isso acontecer, as empresas recomendam que as pessoas registrem um boletim de ocorrência.

As empresas têm por norma, continuar cobrando as faturas neste período de bloqueio exigido pelo dono do chip, quando falamos de planos de celular controle.

E já que estamos falando em bloquear chip em caso de roubo, também fizemos um post detalhado aqui no blog ensinando como rastrear celular pelo IMEI e como consultar IMEI.

Aplicativos mudam totalmente para você se perder seu número?

A maior importância de recuperar um chip bloqueado, ou de cuidar para que isso não aconteça, são seus dados e contatos inseridos nesses chips.

Os casos mais comuns, são os aplicativos como Whatsapp ou Telegram.

Esses aplicativos entregam tudo oque você precisa quando seu chip correto e válido está inserido no seu aparelho.

Pois, esses aplicativos usam diretamente as informações dos chips. Sendo assim, uma troca repentina de chip, pode resultar em perda de coisa importantes, tanto pessoais como empresariais.

Conseguimos te ajudar?

Esperamos que tenha conseguido se informar sobre como recuperar um chip bloqueado. 

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.