Como ativar chip Oi | Cadastre-se em poucos passos

Por Especialista do ME Atualizado em 22/09/2022 às 16h02

Está com um novo chip de celular? Descubra o passo a passo de como ativar o chip Oi para navegar na internet, fazer ligações, usar aplicativos ilimitados e diversas outras vantagens. 

Neste conteúdo você encontrará as principais maneiras de ativar o seu chip Oi, de maneira prática e em poucos passos. 

Aproveite o chip novo e descubra os melhores planos de celular controle, com bastante franquia de internet e por um preço que caiba no seu bolso. 

Se você tem um plano de celular Oi Controle, Oi pós ou Oi pré pago, você precisa comprar um chip Oi. Ela possui três tipos de chip, que varia de acordo com o modelo do celular ou tablet: mini, micro e nano chip.

Como ativar o chip da Oi por SMS?

Uma das formas de ativar o chip da Oi é por SMS. Você deve inserir o chip no celular e aguardar uma mensagem da operadora. Quando aparece a mensagem, há duas opções: Ligue no 1057 e “Ative”. Quando clicar em “Ativar”, siga as orientações que aparecerão na tela e conclua o cadastro do seu chip.

Como cadastrar chip Oi por telefone?

Para saber como cadastrar o chip da Oi é bem simples. Insira o chip no slot e ligue o aparelho, em seguida, ligue para a Central de Atendimento Oi, no número 1057, selecione a opção 9 para falar com um atendente Oi.

Solicite ao atendente a opção de cadastro do CPF. Siga as instruções durante o atendimento e pronto! Aguarde que em até 24 horas o chip Oi deverá ser ativado.

A operadora Oi, tem um canal de atendimento para deficientes auditivos, basta ligar para 142, a partir de um aparelho TDD e seguir as orientações para cadastrar chip.

Quer escolher um novo número? Ligue para *888#. Será enviado algumas opções por mensagem. No entanto, é importante dizer que essa opção não é válida para chip com um número de telefone na embalagem.

Cadastrar chip Oi na loja física

Se você está com dificuldade para ativar o chip Oi pelo celular, vá até uma loja da Oi e peça para o atendente realizar o cadastro. 

Para saber os locais para atendimento acesse o site da operadora, escolha a sua cidade e veja o endereço do estabelecimento mais próximo, com os documentos pessoais em mãos, como CPF e RG.

O procedimento é feito na hora, e você deve seguir todos os procedimentos para ativação do chip.

Como ativar o chip da Oi online? 

Ainda não há uma forma de cadastrar o chip Oi pela internet. Os canais de atendimento virtual da Oi são o aplicativo Minha Oi e o site da operadora, no entanto, em nenhum deles está disponível a opção de ativar seu chip Oi.

Como cadastrar o chip Oi sendo deficiente auditivo?

Se você é deficiente auditivo, a operadora Oi tem um canal exclusivo para quem precisa de acessibilidade, basta discar 142 usando o aparelho TDD. O teclado do aparelho também precisa estar adequado para o público.

O atendimento para cadastro do chip pode acontecer em qualquer momento do dia, o site da Oi é desenvolvido para todos que precisam de acessibilidade, oferecendo uma melhor experiência de navegação.

E quando o Chip da Oi não funciona?

Você fez todos os procedimentos para ativar o seu Chip da Oi e ele não está funcionando ou aparece uma mensagem que é inválido? É possível que haja um defeito. 

Mas antes é preciso verificar qual o problema, se o manuseio está incorreto ou no próprio telefone, por isso:

  • Confira se o chip está posicionado de forma correta
  • Se há alguma sujeira dentro da bandeja do chip;
  • Veja se o chip funciona em outro celular;

Se mesmo assim o SIM card não funcionar, o cliente pode recorrer a uma loja física da operadora, solicitar a troca com a nota fiscal do produto e um documento de identidade.  

Você pode solicitar uma ajuda para algum atendente na Central de Atendimento Oi, ligando de qualquer telefone para o número 1057.

Como fazer a portabilidade do meu número do chip Oi?

Para fazer a portabilidade Oi não é necessário comunicar a operadora atual, a linha será cancelada e ativada na Oi de forma automática.

Durante o processo, você receberá informações sobre o bilhete e a data da portabilidade por SMS.

Mas quais são os critérios para realizar a portabilidade?

  • O número de telefone não pode estar suspenso ou bloqueado;
  • O CPF precisa ser o mesmo do titular do número atual
  • O chip da Oi e da atual operadora devem estar ativos e ter o mesmo DDD

 Como fazer a portabilidade do meu número do chip Oi?

Para adquirir um chip da Oi, vá em alguma Loja Oi, bancas ou lotéricas para solicitar a portabilidade do seu número através de SMS. 

Mas se pretender ter um plano pós-pago, vá à loja portando os documentos como RG ou CPF originais, comprovante de residência e o chip antigo para solicitar a portabilidade.

A operadora Oi fornecerá um número da Oi provisório, e todos os créditos, minutos internet e SMS você tiver, todo o valor será passado para a linha da portadora.

O chip irá continuar funcionando de forma normal até a troca de número, e durante o período de troca, o telefone pode ficar inativo por alguns minutos, enquanto o número está sendo portado de um chip para outro.

Como bloquear ou desbloquear o chip Oi? 

Para bloquear o chip da Oi, em caso de perda ou roubo, é preciso solicitar o bloqueio do Minha Oi, pelo app ou site. Veja abaixo como seguir o passo a passo para esse procedimento:

  • Informe o login e a senha do perfil no Minha Oi;
  • Clique em Serviços, no menu principal;
  • Selecione “Bloqueio por perda e roubo;
  • Confirme os dados solicitados;
  • Aguarde a mensagem de confirmação e anote o protocolo da solicitação.

Outra forma de realizar o bloqueio é ligar para o número 1057 ou *144 para bloquear o chip e o celular, neste caso tenha o IMEI do aparelho em mãos.

Se o seu Oi chip pré-pago não é necessário solicitar o cancelamento, pois após 90 dias sem recarga válida seu número Oi será cancelado de forma automática.

Para o desbloqueio, ainda não há uma forma pelo aplicativo ou site, então para reativar o número, você precisa comparecer a uma loja física da Oi com CPF e RG e adquirir um novo chip, se possível, leve um boletim de ocorrência para tentar conseguir um chip grátis da Oi.

Quais os cuidados para ativar meu chip da Oi

Cabe destacar que para cadastrar um chip da Oi, é preciso que o titular seja maior de 18 anos ou é necessário cadastrar o chip com os dados do responsável. 

Além disso, é importante na hora de fazer o passo a passo de como colocar chip é guardar o cartão que acompanha o chip, pois nele contém os números PIN e PUK, que são senhas usadas em caso de perda ou roubo e podem ser solicitados pela atendente da operadora.

Atente-se quanto ao tamanho a ser utilizado no aparelho. Consulte o tamanho correto para o modelo do celular pela internet ou no manual dele.

O chip pode ser destacado para ser usado como micro ou nano, sendo o último o menor tamanho e o mais utilizado.

Por fim, esperamos que tenha se informado melhor sobre como ativar o chip Oi. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.