Como colocar chip | Descubra o passo a passo completo

Atualizado em 01/03/2022 às 15h59

Comprou um celular novo e não está sabendo como colocar o chip? Quer saber como colocar o seu chip de maneira correta e segura? Descubra tudo o que você precisa saber!

Esclareça todas as suas dúvidas sobre como colocar chip, com as principais informações sobre este tema, além de mostrar dicas que irão facilitar esse processo para você.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite e confira em nosso comparador as principais ofertas de planos de celular controle e celular pré-pago, disponíveis em sua cidade.

Como colocar chip no celular Android?

Colocar chip em celulares android é uma tarefa muito simples e prática. No entanto, é preciso que você lembre que não há apenas uma maneira para todos os aparelhos, já que cada fabricante decide onde colocar a bandeja do chip SIM.

Como encontrar a bandeja do meu celular?

A primeira coisa a ser feita na hora de colocar o seu chip, é saber onde fica a bandeja do seu chip SIM no seu celular. Nesse caso, a localização da bandeja dependerá de cada fabricante e da época em que o celular foi produzido.

Nos modelos mais antigos, os que permitiam fazer a retirada da bateria, por exemplo, as bandejas eram normalmente encontradas na parte interna, embaixo da bateria

Já nos modelos mais modernos, os celulares android já trazem baterias embutidas. Por isso, a bandeja para o chip SIM precisa ser acessada pelo lado externo, normalmente nos lados. A bandeja é acompanhada por um pequeno furo que os usuários precisam ficar atentos.

Afinal, como colocar chip no Android?

Se o seu celular tiver a bandeja do lado de fora do aparelho:

  1. Insira a “chavinha” que vem no seu celular, ou a ponta de uma agulha, no furo da bandeja;
  2. Empurre-a contra o celular sem muita força até que a bandeja seja aberta.
  3. Retire a bandeja e coloque o chip nela;
  4. Recoloque a bandeja no celular até que ela fique bem presa novamente.

Se o seu celular precisar retirar a bateria:

  1. Primeiramente desligue o seu celular;
  2. Retire a tampa traseira e a bateria;
  3. Coloque o chip na bandeja correta;
  4. Coloque a bateria, a tampa e ligue o celular novamente.

O seu chip é novo e ainda não foi cadastrado? Confira o passo a passo de como desbloquear chip das operadoras de maneira simples e rápida. 

Como colocar chip no iPhone?

Colocar chip no iPhone é uma tarefa muito simples, mas que muita gente confunde. Ao contrário de alguns celulares Android, todos os celulares iOS possuem bateria embutida e se você está tentando abri-lo, você não vai conseguir.

A única coisa que você precisa se atentar nos aparelhos iOS, é onde está localizada a bandeja de acesso. Já que muitas vezes a localização dela pode mudar de modelo para modelo.

É válido lembrar que a maioria dos iPhones são compatíveis apenas com chips de modelo nano-SIM, ou seja, o menorzinho de todos os tipos encontrados no mercado hoje em dia. Não é preciso desligar o aparelho para que o chip seja colocado, é preciso que você saiba.

Passo a passo de como colocar o chip no iPhone:

  1. Pegue a ferramenta de retirada do SIM, ou um objeto de ponta fina, como uma agulha ou clipe;
  2. Insira a chavinha no furo da bandeja e pressione;
  3. Retire a bandeja e coloque o chip com a parte dourada virada para baixo;
  4. Recoloque a bandeja verificando se ela está bem encaixada e pronto!

Como colocar meu número antigo em um chip novo?

Se você quer colocar o seu número antigo em um chip novo de outra operadora, após comprar um novo chip, você precisa ativá-lo e depois fazer o processo de portabilidade de número. Sendo assim, confira o post com todo o passo a passo de como fazer a portabilidade: 

No entanto, se você perdeu o seu chip antigo e quer recuperar o mesmo número em um chip novo, você precisa ir até uma loja física da sua operadora e pedir a transferência numérica. 

Mas atenção:  É válido lembrar que em ambos os casos a linha antiga e a linha nova precisam estar no nome do mesmo titular.

Quais os tipos de chip para o seu celular

Atualmente, existem três modelos de chip para o seu celular, são eles: mini, micro e nano chip. Eles possuem as mesmas funções e a única diferença entre eles está no tamanho. Por isso, você precisa saber identificá-los na hora de adquirir um novo chip ao trocar o seu celular.

A diminuição dos chips foi necessária para obter mais espaço nos aparelhos celulares. Isso permitiu que houvesse um novo avanço tecnológico nos smartphones atuais.

Saiba como identificar os novos tipos de chip:

Mini chip:

O mini chip é o modelo mais antigo do mercado e o mais conhecido. Ele é o maior chip entre os três e ainda é encontrado em muitos celulares antigos e smartphones mais básicos.

Ele possui 5mm x 15mm x 0,76mm de medida.

Melhor Escolha ofertas

Micro chip:

O micro chip é de tamanho intermediário e foi criado com o iPhone 4. Durante muitos anos, ele foi utilizado de forma mais comum entre os principais modelos do mercado.

O micro chip tem 15mm x 12mm x 0.76 mm de medida e ainda é muito encontrado em smartphones intermediários e avançados.

Nano chip:

O nano chip é o menor chip de todo o mercado. Ele quase não possui bordas nas laterais e é o modelo mais usado em smartphones bem mais avançados.

Ele tem 12,3mm × 8,8mm × 0,67mm de medida.

Como colocar chip de celular em PC?

Não são todos os computadores que possuem essa função. Portanto, a primeira coisa a ser feita é identificar se o seu PC aceita chip. Após a verificação, você precisará seguir apenas alguns passos.

Porém, é válido lembrar que em alguns laptops aceitam adaptadores dos chips, sendo uma boa opção de investimento. Um adaptador de chip nada mais que uma estrutura maior que possibilita o aumento dos chips menores que caibam no seu computador.

Passo a passo de como colocar chip no PC:

  1. Identifique a bandeja de acesso, normalmente encontradas nas laterais e abra com um objeto de ponta afiada;
  2. Retire a bandeja e coloque o micro chip;
  3. Recoloque a bandeja e verifique se ela está bem encaixada;
  4. Por fim, verifique se o chip está funcionando e pronto!

Como colocar chip no tablet Samsung?

Colocar chips nos tablets Samsung é bem parecido de colocar em um celular. É prático e simples, e você só precisa se atentar a uma ou duas coisas. Você precisará apenas verificar qual o tamanho ideal do chip para o tablet da sua preferência e se atentar onde fica localizada a bandeja do chip SIM.

Após identificar a localização da bandeja, você precisará apenas seguir alguns passos.

Passo a passo para a colocação do chip:

  1. Insira a “chavinha” que vem no seu celular, ou a ponta de uma agulha, no furo da bandeja;
  2. Empurre-a contra o celular sem muita força até que a bandeja seja aberta.
  3. Retire a bandeja e coloque o chip nela;
  4. Recoloque a bandeja no celular até que ela fique bem presa novamente.

O que é um e-SIM?

O e-SIM é a nova geração do chip de celular. Ele já vem instalado no dispositivo e não pode ser trocado facilmente. Esses chips ainda não são muito famosos, mas podem ser usados em smartphones mais avançados, como os iPhone XR, XS e XS Max, basta conferir quais operadoras já aceitam esta tecnologia.

Alguns aparelhos internacionais já possuem esse tipo de chip, mas algumas das nossas operadoras nacionais ainda estão em processo de adaptação com a nova tecnologia.

Os smartphones ainda possuem as bandejas para chips convencionais, mas o esperado é que no futuro todos se adaptem ao novo chip virtual. Como o eSIM é um chip virtual, ele não tem possibilidade de não ser retirado e trocado com facilidade.

No entanto, confira algumas das maiores vantagens do e-SIM:

  • Possibilidade de mudar de plano ou operadora diretamente pelo celular, sem precisar ir a pontos físicos;
  • Permissão de contratação de operadoras locais em viagens internacionais, evitando altas tarifas;
  • Em caso de perda ou roubo, a pessoa de posse não poderá retirar o chip para evitar o rastreamento.

Conseguimos te ajudar?

Esperamos que agora você não tenha mais dúvidas de como colocar chip de celular. 

Por fim, qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.