Chip Virtual | Saiba como funciona

Atualizado em 26/03/2024 às 19h43

Nos últimos anos, o chip virtual, também conhecido como eSIM, tem ganhado destaque no universo das telecomunicações.

Neste conteúdo, descubra como ter um chip virtual, quanto custa, como funciona, e quais são os benefícios dessa tecnologia.

Melhor Escolha ofertas

Se você estiver em busca de um bom plano de celular para o seu SIM ou eSIM, acesse o comparador de planos do Melhor Escolha e confira os melhores planos de celular disponíveis no seu CEP.

Como ter um chip virtual?

O primeiro passo para ter um chip virtual é verificar a compatibilidade do dispositivo, e você pode conferir rapidamente, pesquisando na internet. Isso porque nem todos os dispositivos são compatíveis com o chip virtual.

Caso o aparelho seja compatível, entre em contato com a sua operadora de telefonia móvel e pergunte sobre a disponibilidade do eSIM. Eles vão te mostrar como adquirir e ativar o serviço.

Dependendo da operadora, você pode receber um código QR ou precisar baixar um aplicativo específico para ativar o eSIM. Siga as instruções da operadora para concluir a ativação.

Em seguida, você poderá configurar as opções de plano oferecidas pela operadora. Isso pode incluir planos de celular pré, planos de celular pós ou de dados, dependendo das suas necessidades.

Uma vez configurado, você poderá gerenciar seus planos diretamente no dispositivo. Isso inclui mudar de operadora ou plano conforme necessário, sem a necessidade de trocar o chip fisicamente.

Lembre-se de que os procedimentos exatos podem variar conforme a operadora e o dispositivo. Por isso você precisa seguir as instruções fornecidas pela sua operadora para garantir uma ativação sem problemas do seu chip virtual.

Caso o seu dispositivo não seja compatível com um eSIM, você pode trocar o dispositivo ou continuar com o chip físico convencional.

Quanto custa um chip virtual?

O valor de um chip virtual pode variar conforme a operadora e o plano que você escolher. Mas, em geral, tem o mesmo custo de um chip comum.

O eSIM Claro, por exemplo, nas lojas da operadora, fica em aproximadamente R$10,00. No caso do eSIM Vivo, o chip virtual é gratuito. Já o eSIM Tim fica em média R$15,00.

Além disso, algumas operadoras oferecem a ativação do eSIM gratuitamente como parte de determinados pacotes de serviço ou planos contratados.

Como funciona o chip virtual?

O chip virtual, ou eSIM, é uma versão eletrônica do tradicional cartão SIM, integrado diretamente ao dispositivo. Isso permite conexões com diferentes operadoras sem a necessidade de trocar o chip fisicamente. 

O processo de ativação pode variar, mas geralmente envolve receber um código QR da operadora ou baixar um aplicativo para configurar o eSIM no dispositivo. 

Uma vez ativado, o eSIM funciona da mesma forma que um chip físico, permitindo acesso às redes celulares e serviços da operadora.

Assim, o cliente pode gerenciar seus planos e configurações diretamente no dispositivo, sem a necessidade de remover ou trocar o chip fisicamente.

Quais operadoras têm chip virtual?

Atualmente, várias operadoras de telefonia móvel oferecem suporte ao chip virtual. As principais do país, incluindo Claro Celular, Vivo Celular e TIM Celular, já adotaram o eSIM de forma bem ampla. 

No entanto, algumas operadoras, principalmente as menores, ainda não tem. Por isso, é importante entrar em contato com sua operadora para ver se ela oferece esse serviço. Além de obviamente, conferir quais são os dispositivos compatíveis para usar o eSIM.

Qual o benefício do eSIM?

Usar o eSIM tem benefícios que impactam tanto sua vida pessoal quanto, até mesmo, o meio ambiente. Em geral, esse chip oferece mais facilidade em relação ao modelo convencional.

Para começar, ele é mais conveniente, pois elimina a necessidade de trocar fisicamente o chip ao mudar de operadora ou ao viajar para o exterior. Com apenas alguns cliques, você pode alternar entre diferentes operadoras e planos.

Melhor Escolha ofertas

Ele também é mais flexível, pois te dá a liberdade de escolher entre uma variedade de planos oferecidos por diferentes operadoras. Isso significa que você pode selecionar o plano que melhor atende às suas necessidades e adquirir ou trocar sem complicação.

Os eSIMs também são mais sustentáveis. Isso porque o chip virtual contribui para a redução do desperdício de plástico e dos resíduos eletrônicos. Eles também são mais seguros, uma vez que os dados são armazenados de forma criptografada no dispositivo. 

Esses benefícios combinados fazem do chip virtual uma escolha cada vez mais popular e vantajosa.

Quais celulares podem ter chip virtual?

Muitos smartphones modernos têm suporte para o chip virtual, incluindo modelos da Apple, Samsung, Motorola e outros fabricantes. Alguns exemplos são:

Apple: iPhone SE 2ª e 3° Geração, iPhone XR, iPhone XS, XS Max, iPhone 11, iPhone 12, iPhone 13, iPhone 14.

Samsung: Samsung Galaxy S20, Galaxy S21, Galaxy Z Flip, Galaxy Z Fold 2, Samsung Galaxy S22, Galaxy S23, Samsung Galaxy Z Fold4 e Samsung Galaxy Z Flip4.

Motorola: Motorola Razr e Moto G53.

E claro, as versões mais novas de cada um desses modelos também aceitam o chip virtual.

Quando ativar o eSIM perde o chip físico?

Essa é uma dúvida muito comum para quem está pensando em fazer a troca de um chip físico para um eSIM. Porém, ativar o chip virtual não necessariamente exclui a funcionalidade do chip físico. 

Muitos dispositivos dão suporte para ambas as tecnologias, permitindo que o você escolha entre usar o chip virtual ou físico, conforme sua necessidade. Ou seja, não é necessário perder o chip físico ao ativar o chip virtual.

Gostou de saber mais sobre o chip virtual? Essa é uma tecnologia que ganha cada vez mais adeptos e que você sem dúvidas deve entender como funciona.