eSIM Claro | como funciona

Atualizado em 27/04/2023 às 17h26

Entenda o que é o eSIM Claro, o cartão SIM digital que permite contratar a operadora sem um chip físico no celular

O eSIM da Claro é um chip integrado a celulares mais modernos. Nesse conteúdo, entenda o que é o chip e todas as suas funções nos serviços de telefonia móvel da operadora Claro. 

Melhor Escolha ofertas

Aproveite para consultar e comparar os planos Claro Controle disponíveis na sua região. Encontre os melhores serviços da operadora para você. 

Como solicitar eSIM da Claro?

O chip virtual da Claro está disponível para aparelhos compatíveis com essa tecnologia. Para comprar o eSIM da operadora, basta acessar www.meuplanoclaro.com.br/esim e seguir as instruções do site.

Pessoas físicas também podem solicitar seu eSIM Claro indo até uma loja física. Já pessoas jurídicas precisam entrar em contato com seu gerente de contas da Claro. 

Para saber se seu celular, smartwatch ou tablet aceita eSIM da Claro, é preciso saber também se o dispositivo é um dos mais modernos e sofisticados produtos lançados pelas marcas de tecnologia móvel.

Os aparelhos que já possuem a tecnologia do eSIM são das marcas Apple, Motorola e Samsung, principalmente os dispositivos produzidos depois de 2019.

Como habilitar o eSIM Claro?

Habilitar o eSIM da Claro é bastante prático e simples. Todo o procedimento é feito no próprio celular, inclusive a contratação do eSIM Claro. No entanto, você pode ir até uma loja física para comprar o eSIM. No caso de empresas, é preciso consultar o gerente de contas responsável. 

Veja abaixo o passo a passo para habilitar eSIM Claro no Android e no iOS.

Como usar o eSIM da Claro no Android?

Motorola G53: vá na seção de Configurações do celular e toque na opção Rede de internet e depois em Rede móvel. Feito isso, basta escolher Fazer download de um chip, aperte Próximo e leia o QR Code. Faça o download, volte às configurações e escolha usar o chip SIM.

Motorola Razr 1: em Rede de internet e Redes móveis da seção de configurações, vá até a parte Avançadas e escolha Adicionar operadora. Leia o QR Code e pronto, o eSIM Claro estará habilitado. 

Samsung: em Configurações, vá até Conexões e depois em Gerenciamento de cartão SIM. Escolha Adicionar plano móvel e realize a leitura do QR Code. Se o que você está procurando é a ativação do eSIM Claro no Galaxy Watch, clique aqui para habilitar. 

Lembrando que para habilitar o eSIM Claro é preciso contratar o chip digital da Claro. 

Como usar o eSIM da Claro no iPhone?

Dispositivos iPhone mais recentes e modernos, como iPhone 13 Pro Max, oferecem a possibilidade de se contratar o eSIM Claro. 

Depois de contratar o chip da operadora, vá até a seção de Ajustes do iPhone e em seguida acesse Celular e Dados celulares. Aperte em Adicionar eSIM e depois em Transferir de um iPhone por perto ou Usar Código QR.

Também é possível usar eSIM Claro no Apple Watch através do Claro Sync. Clique aqui para habilitar o seu. 

O que é eSIM?

O chip eSIM é uma tecnologia recente, que surgiu para tornar a contratação com operadoras mais fácil e prática. Isso acontece porque o cliente não precisa ir até um ponto de venda para adquirir um novo chip, pois o cartão já vem integrado ao aparelho.

Com o eSIM embutido no dispositivo, basta contratar o plano e a operadora que desejar e habilitar o serviço digitalmente. Quando isso é feito, o pacote de serviços contratados é incorporado ao eSIM do smartphone, tablet ou smartwatch.

O usuário consegue utilizar seus dados móveis e telefone normalmente por um eSIM. Se eventualmente ele quiser trocar de operadora, a portabilidade é feita de modo virtual, sem necessidade de um novo chip.

O cartão eSIM está disponível em celulares de última geração, principalmente aqueles lançados após 2019. No caso do eSIM Claro, o chip integrado está disponível apenas para alguns modelos de iPhone, Samsung e Motorola. No Brasil, a única marca de celulares que não possui aparelhos compatíveis é a Xiaomi.

Quanto custa um eSIM? 

O valor de um eSIM varia de operadora para operadora. Atualmente, o preço da contratação de um plano para um chip incorporado é de no mínimo R$15,00. 

Melhor Escolha ofertas

Consulte a operadora que deseja contratar o eSIM para saber mais sobre valores e planos. 

Gostou do conteúdo? Acesse agora o comparador de planos de celular do Melhor Escolha e conheça os melhores serviços e preços disponíveis no CEP da sua rua.