Cancelar TIM | Guia prático de cancelamento de planos 

Por Especialista do ME Atualizado em 05/01/2024 às 18h54

Se você não está satisfeito com o serviço da TIM e tem certeza não quer manter o seu plano atual, descubra todas as maneiras de cancelar TIM.

Nós vamos te mostrar quais são os números para cancelar TIM, e como fazer isso da forma mais prática possível, seja pelo telefone, online ou por uma loja física. Também vamos orientar sobre o período de carência e fidelidade de contrato.

Aproveite que está aqui e descubra, por meio do comparador de planos do Melhor Escolha, quais os planos TIM Celular e TIM Live estão disponíveis pra você.

Como cancelar TIM

Existem várias maneiras de cancelar planos da TIM. A seguir veremos algumas delas:

  • Entre em contato com a Central de Atendimento: Você pode ligar para a Central de Atendimento TIM e falar com um representante, que poderá orientá-lo sobre os procedimentos para cancelar o plano;
  • Acesse o site oficial: Por meio do site da TIM você também recebe orientações e instruções para cancelar seu plano online;
  • Visite uma loja física: Você também pode visitar uma loja TIM e falar com um atendente, que poderá orientá-lo sobre os procedimentos para cancelar o plano;
  • Envie um SMS para a TIM: Também é possível cancelar TIM por SMS; basta apenas enviar uma mensagem para o número 4199, com a palavra “Cancelamento” e depois seguir as instruções.

Vale pontuar que o cancelamento completo do seu plano ou do serviço prestado pela operadora acontece em torno de 48h.

É importante lembrar também que, dependendo do tipo de plano e do prazo de contrato, o cancelamento pode gerar multa ou pagamento de faturas pendentes.

Por isso, você deve conferir antes se não existe nenhuma fatura pendente e se não haverá multa pelo cancelamento, caso contrário, a indenização poderá ser cobrada antes do cancelamento.

Números para cancelar plano TIM

Estes são alguns dos números para cancelar plano TIM:

  • WhatsApp TIM: (41) 4141-4141
  • Telefone fixo: 1056 (você pode ligar do seu fixo ou móvel)

Na hora de ligar para o número da TIM, o cliente precisa ter em mãos os detalhes da sua conta, como o número do telefone e o número do CPF ou CNPJ do titular, para garantir que todas as informações solicitadas sejam precisas e atualizadas.

Como cancelar plano da TIM pelo app?

Para cancelar um plano TIM pelo aplicativo, o Meu TIM, é importante seguir os passos abaixo:

  • Baixe o app Meu TIM, disponível para iOS e Android, na App Store ou Google Play;
  • Faça login após baixar o aplicativo, e insira seus dados de acesso;
  • Acesse as opções de plano e selecione o plano que deseja cancelar;
  • Selecione “Cancelar plano” e depois siga as instruções para finalizar o cancelamento;
  • Confirme o cancelamento e aguarde que a confirmação chegue por e-mail ou SMS. A confirmação pode levar em torno de 48h para ser concluída.

É importante pontuar que, dependendo do tipo de plano e do prazo de contrato, o cancelamento pode gerar multa por quebra de contrato, além do pagamento de faturas pendentes. 

Como cancelar planos TIM pela internet?

Para cancelar os serviços da TIM pela internet banda larga ou por uma conexão de celular, siga as etapas:

  • Acesse o site da TIM e faça login com seus dados de acesso;
  • Selecione a opção de “Meus Serviços” e selecione o serviço que deseja cancelar;
  • Escolha a opção de cancelamento e siga as instruções para finalizar o processo;
  • Confirme o cancelamento e aguarde que a confirmação chegue por e-mail ou SMS.

Vale ressaltar que o cancelamento total do plano ou do serviço prestado pela operadora acontece em torno de 48h.

Multa por cancelamento

A operadora pode cobrar multa por cancelamento TIM, dependendo do tipo de serviço e do prazo do contrato.

Por exemplo, se o cliente cancelar um plano antes do final do prazo de contrato, poderá ser cobrado uma multa. Essa multa pode ser calculada como uma porcentagem do valor restante do contrato ou como uma taxa fixa.

É importante lembrar que é necessário ler e entender os termos e condições do contrato antes de assiná-lo, para saber quais as condições de cancelamento e se realmente existe uma multa a ser cobrada.

Além disso, é importante que o cliente verifique se não existe nenhuma fatura pendente além da multa para o cancelamento.

Vale pontuar que o valor da multa por cancelar TIM pode variar dependendo do tipo de serviço e do prazo do contrato. Entretanto, no geral, a multa pode ser calculada como uma porcentagem do valor restante do contrato ou como uma taxa fixa.

No entanto, em alguns casos, a TIM pode oferecer a opção de transferência de titularidade para outra pessoa sem cobrança de multa.

Porém, todos esses detalhes variam conforme a política atual da TIM e devem ser verificados com a operadora antes de tomar a decisão de cancelar o serviço.

Como cancelar planos TIM celular?

Para cancelar planos celular, seja ele TIM pré, TIM controle ou até mesmo o TIM pós você precisa seguir esse passo a passo:

  • Primeiramente entre em contato com a Central de Atendimento TIM e fale com um representante, que poderá orientá-lo sobre os procedimentos para cancelar o plano;
  • Visite uma loja TIM e fale com um atendente, que poderá orientá-lo sobre os procedimentos para cancelar o plano;
  • Cancele pelo site: Acesse o site da TIM e siga as instruções para cancelar o plano online;
  • Use o aplicativo Meu TIM e siga as instruções para finalizar o plano.

Assim como em outros serviços, o cancelamento total do plano ou do serviço prestado pela operadora acontece em torno de 48h.

Por fim, esperamos que tenha se informado sobre como cancelar o seu plano de celular ou de internet da TIM. Qualquer dúvida a mais, navegue pelos nossos textos e tutoriais sobre a operadora.