Como aumentar o sinal do Celular | Dicas práticas que resolvem!

Atualizado em 25/03/2020 às 15h58

Quer descobrir como aumentar o sinal do celular?

Hoje em dia, infelizmente, ter problemas com sinal de celular é algo que acaba acontecendo mais do que a gente espera.

Melhor Escolha ofertas

Podemos passar por esses infortúnios de tempos em tempos por motivos que podem fugir do nosso controle.

E, por mais que sejam bastante incômodos tais problemas, a maneira como resolvê-los pode ser bastante fácil. O usuário de uma rede de internet pode muito bem solucionar algum erro sem fazer uso de aplicativos, softwares super complicados ou até mesmo tutoriais enormes pela internet.

Geralmente, são dois os motivos que mais causam a falta ou o total corte do sinal. O primeiro deles pode ser a grande distância da torre de telefonia e, o segundo, podem ser obstruções causadas pela interferência do sinal.

Mas também é possível melhorar o sinal do celular fazendo uso de diversas alternativas, das mais simples até as mais complexas.

Todos estes temas serão abordados detalhadamente ao longo deste post. Por isso, fique atento a todos os detalhes e solucione as suas dúvidas.

Vamos lá?

Neste texto responderemos às seguintes perguntas:

  • Sinal do celular não pega
  • Como melhorar o sinal do celular em 4 passos (+dicas de youtube!!!!)
  • Como consultar a cobertura do sinal de celular
  • Como funciona o sinal do celular
  • Como aumentar o sinal do celular com antena e repetidor

 

Sinal do celular não pega

Como dito acima, há certos motivos chatinhos que podem fazer com que seu sinal não funcione, principalmente quando você menos espera.

O motivo mais básico é a falta de rede da operadora.

O sinal de celular é transmitido por uma série de torres de telefonia celular, todas elas posicionadas de forma estratégica justamente com o intuito do sinal da rede da operadora não cair.

Desta forma, seu aparelho celular irá se conectando de torre em torre para que o sinal não caia. Mas, por vezes, isso pode não funcionar do jeito que queremos.

Pode acontecer do usuário se deslocar demais das áreas onde as torres de sinal estão localizadas e, dessa forma, o sinal cair pouco a pouco.

 

Que tal descobrir um plano melhor e mais barato de celular ou internet para a sua casa? Visite nosso comparador de planos de internet, planos de celular e confira as ofertas!

 

 

Como melhorar o sinal do celular em 4 passos!

Ainda existem outras maneiras para melhorar o sinal do celular. Vamos a elas!

  1. Reinicie seu aparelho para que ele faça uma nova busca pelo sinal das antenas da operadora
  2. Ligue e desligue o modo avião
  3. Abra portas e janelas, ou então vá para um ambiente aberto
  4. Tire e coloque novamente seu chip

 

1 – Quando isso acontecer tente ligar e desligar seu celular, para que a antena interna do seu celular faça uma nova busca pelo sinal da operadora.

2- Uma maneira de aumentar o sinal do celular é ligar e desligar o botão Modo Avião. Isso mesmo. Pode não ser tão perceptível assim, mas nosso aparelho pode se confundir com os comandos que selecionamos para ele realizar.

Quando solicitamos para que o aparelho ligue ou desligue o Modo Avião, nós estamos nada mais, nada menos, do que requisitando ao celular para que ele busque por sinal. Isso pode fazer com que o sinal aumente.

3- Uma outra maneira para ampliar o sinal é simplesmente abrir portas e janelas do lugar onde você está. Alguns sinais podem ter uma certa dificuldade para ultrapassar paredes e objetos.

Para isso, faça o experimento de abrir portas e/ou janelas. Isso pode fazer com que o sinal chegue ao aparelho celular de forma mais fácil.

Melhor Escolha ofertas

4- Tire e coloque novamente seu chip para ter certeza que ele está funcionando normalmente.

 

Dicas de Youtube para aumentar o sinal do celular

Encontramos duas dicas simples e fácies no Youtube que talvez possam te ajudar naquele momento do aperto.

Alguns vídeos no youtube dizem que se você colocar seu celular dentro de um copo de vidro ajuda a melhorar o sinal. Não podemos dizer se isso é cientificamente comprovado, mas você pode testar essa opção em caso de emergência.

Também encontramos um vídeo dizendo que você pode fazer uma antena externa, usando o cabo de carregar o celular.

Segundo o vídeo do canal ThioJoe, o processo é simples.

Você conecta o cabo de carregar no seu celular e a outra ponta deste cabo, ao invés de colocar no carregador, você enrola ao redor de um lápis ou de uma caneta de metal.

 

 

Ainda não fizemos estes dois testes, mas assim que nos depararmos com uma situação onde o sinal do celular não pega iremos testar e contar pra vocês!

Agora se o seu problema é com o sinal de internet no celular que não funciona, temos um post que pode ajudar você. Leia aqui sobre dados móveis que não funcionam

 

Consultar cobertura do sinal do celular

Ficar sem sinal de internet em nossos smartphones pode ser talvez uma das coisas mais desagradáveis, não é mesmo!?! Ainda mais para quem precisa do celular para realizar um trabalho ou uma tarefa do dia a dia.

Naquela hora em que mais podemos precisar do sinal de nossos celulares ele não funciona. Por que isso acontece? A queda da cobertura do sinal ou até um fraco sinal da rede não está relacionada a qualidade do sinal da operadora e sim a cobertura.

Uma operadora poder oferecer um sinal de celular de alta qualidade, porém não ter cobertura em todos os lugares.

Nenhuma operadora de celular tem 100% de cobertura, hoje a cobertura do sinal 4G chega em 4.573 cidades brasileiras.

Mas isso não quer dizer que a cidade toda tem cobertura. Pode ser que em localizações menos urbanas, o sinal só pegue bem na região do central. Fazendas, praias e sítios costumam ser os lugares mais afetadas pela falta de sinal.

Para saber a cobertura do sinal da sua operadora a Anatel desenvolveu um site e um aplicativo onde você consegue ver as antenas de todas as operadoras por um cep ou região selecionada.

Veja como consultar a cobertura do sinal da sua operadora no sistema da Anatel.

 

Como funciona o sinal de celular

Nos dias de hoje é mais do que normal que, às vezes, possamos ficar sem sinal de rede em nossos celulares. Isso pode acontecer com qualquer um, visto que a instabilidade na rede do sinal nem sempre é devido a uma provável queda de sinal da própria operadora.

Muitas pessoas podem não saber, o que é normal, mas o sinal de celular se move por meio de ondas de rádio. Estas mesmas que podem ficar mais fracas a medida em que elas se transportam para diferentes áreas.

Desta maneira, o sinal que você recebe no seu aparelho celular pode ficar fragilizado caso a distância entre o receptor (aparelho celular) e as torres de sinal sejam muito grandes.

Ou seja, quanto mais antenas espalhadas em sua região, menores as chances de você ficar sem sinal no seu aparelho.

Listaremos aqui alguns dos motivos que podem fragilizar ou até mesmo fazer com que seu celular não pegue. Eles são os seguintes:

 

 

Clima

Caso você tenha pensado em chuvas e tempestades como algumas das maiores causas de queda do sinal do celular, você está certo.

O clima pode muito bem alterar e interferir no sinal. Raios, ventos e chuvas com grande volume de água são grandes causadores de uma possível queda do sinal.

Não à toa que, em dias assim, é bem provável, se o sinal não cair, que ele fique bem mais instável comparado a dias de sol ou nublados.

 

Locais fechados

Já se perguntou por que o sinal do seu aparelho celular sofre uma queda quando você está em algum lugar fechado? Esse é mais um dos motivos que podem interferir na qualidade do sinal.

Isso acontece porque, dependendo do material usado na construção do local, seja aço, concreto ou outros tipos, eles podem impedir de que o sinal chegue perfeitamente no seu aparelho celular.

 

Movimento

Os celulares de hoje em dia são programados para mudar de rede constantemente de acordo com sua localização. Isso pode acontecer sem que a gente saiba a diferença do sinal.

Por outro lado, quando estamos em movimento contínuo, ou seja, numa viagem de carro ou até mesmo em motos, metrôs, etc, o sinal pode não funcionar por causa do grande número de alternância entre antenas.

Desta forma, o celular pode ficar sem sinal da rede da operadora devido a velocidade de movimento entre uma antena e outra.

 

Quantidade de pessoas conectadas

Já esteve conectado a uma rede onde, no mesmo local, muitas pessoas estão fazendo uso da mesma rede do seu celular? Em lugares como esses que podem haver uma queda da qualidade de sinal.

Isso acontece simplesmente por causa de um possível grande número de pessoas conectadas na mesma antena.

Estas antenas, por maior que sejam elas, contém um número limitado de pessoas que podem realizar o acesso de seu sinal.

Lugares como praças e estádios são lugares onde o sinal pode sofrer uma queda, leve ou brusca de sinal.

 

Como resolver a mensagem de erro não registrado na rede no seu celular.

 

Como aumentar o sinal do celular em zonas rurais

Hoje em dia existem por aí algumas maneiras para o usuário de celular conseguir aumentar o sinal do celular. Elas vão desde as mais simples e baratas até as mais complexas e por vezes até caras.

 

Antena para aumentar sinal de celular

Por um exemplo, a mais comum delas é realizar a compra e uso de uma simples antena. Elas saem por volta de R$ 20,00 e, muitas delas, são adesivas. Basta você colar o aparelho e desta forma melhorar o sinal do seu celular.

Outra opção é colocar uma antena do lado de fora da propriedade.

Mas aqui é precisa ficar atento as especificações dessas antenas. Pois as antenas para aumentar o sinal de celular precisam trabalhar na mesma frequência de sinal enviada pela operadora e do seu aparelho.

Atualmente as frequências de antenas para melhorar o sinal do celular são quadriband, ou sejam, atuam em 4 bandas: 800, 900, 1800 e 1900 MHz.

  • Bandas 850 e 900 MHz, são bandas A e B utilizadas pelo GSM. Aqui você vai ter apenas sinal de voz, mas muitos dos smartphones novos já nem usam mais essas bandas.
  • Bandas 1800 e 1900 MHz, funcionam com o sinal 3G para voz e internet. Mas alguma operadoras utilizam a faixa até 2100 MHz para o 3G, então pode ser que na sua região essa antena não funcione.

As frequências 4G funcinam nas frquências 700 MHz e 2500 MHz.

O preço de uma antena quadriband varia entre R$160,00 a R$200,00 dependendo da marca.

Outra opção bastante usada por aí pelos clientes é o repetidor de sinal de celular.

 

Repetidor para ampliar o sinal do celular

O repetidor de sinal tem como intuito aumentar a área de cobertura de sinal dentro das casas.

Porém, o repetidor de sinal é a alternativa das mais caras no mercado. O kit de repetidor de sinal de celular pode ultrapassar a marca dos R$ 2.000,00.

O Kit de repetidor de sinal inclui o repetidor e uma antena externa.

A antena externa captura o sinal e envia pra o repetidor que está dentro de casa através de um cabo.

O repetidor por sua vez transmite o sinal para todos os ambientes da casa.

repetidor sinal de celular

Sabemos que ter uma antena no celular ou em casa para aumentar o sinal do celular não parece ser uma opção para muita gente, talvez para aqueles que precisem melhorar o sinal de celular na zona rural essa seja a opção ideal.

Caso precise de um plano de internet rural, temos um post aqui no nosso blog com vários planos para você se informar.

Ma se o seu problema com queda de sinal é pontual, talvez as dicas que demos logo no inicio deste post possam te ajudar.

 

Esperamos que esse post tenha sido útil para você? Esperamos que sim!

Para mais textos como esse, continue navegando no nosso blog e fique sabendo como solucionar pequenos problemas na conexão do seu aparelho celular e muito mais.