Onde não colocar roteador Wi-Fi

Por Especialista do ME Atualizado em 22/12/2023 às 00h40

Colocar o roteador no lugar errado pode causar problemas com o sinal Wi-Fi e o desempenho do seu dispositivo. Por isso, é muito importante saber onde não colocar o roteador Wi-Fi.

Além da localização, é preciso também prestar atenção em coisas como calor, poeira e objetos ao redor ao posicionar o aparelho. Por isso, neste post vamos te mostrar essas precauções para garantir uma cobertura de sinal boa e estável em toda a casa.

Saber onde posicionar o roteador é importante para ter uma internet Wi-Fi de qualidade, mas só isso não basta. Então, se você quer saber qual a melhor internet banda larga disponível no seu CEP, acesse o comparador do Melhor Escolha.

Como garantir um bom sinal Wi-Fi?

São vários os fatores que fazem você garantir um bom sinal Wi-Fi. Para começar, colocar o roteador Wi-Fi em localização adequada é um dos mais importantes. Isso porque o roteador deve estar localizado no centro da casa ou escritório para distribuir o sinal de forma uniforme.

Colocar o aparelho em cantos ou extremidades pode limitar a propagação do sinal. Já quando ele está posicionado em uma altura média, isso faz com que as interferências no sinal causadas por obstáculos no chão sejam evitadas.

Lugares onde não colocar roteador Wi-Fi

Outra forma de garantir uma boa conexão do Wi-Fi é não colocar roteador Wi-Fi em nenhum dos seguintes locais:

Não colocar seu roteador Wi-Fi na cozinha

A cozinha não é o local ideal para colocar o roteador Wi-Fi devido à interferência causada pelos fornos de micro-ondas, que operam na mesma faixa de 2,4 GHz do Wi-Fi. Isso pode resultar em distorções e quedas de conexão.

Os cantos da casa também não são boa opção

Colocar o roteador Wi-Fi nos cantos reduz a cobertura, pois uma parte significativa do sinal fica bloqueada por paredes, limitando a área de alcance.

Nunca colocar o roteador Wi-Fi no porão

Esses locais prejudicam a distribuição uniforme do sinal Wi-Fi, impactando negativamente na qualidade da conexão do roteador Wi-Fi. Cômodos mais ‘escondidos’ também devem ser evitados.

Locais com móveis volumosos

Armários, estantes e sofás podem bloquear o sinal, resultando em conexões mais fracas ou perda de sinal em certas áreas.

Nunca debaixo de escadas

Não é um bom local para colocar o roteador Wi-Fi porque a estrutura sólida das escadas pode bloquear o sinal, levando a uma má cobertura em áreas específicas da casa.

Perto de vasos ou aquários

Líquidos em recipientes podem obstruir o sinal de Wi-Fi, e a água representa uma interferência significativa. Materiais reflexivos também são obstáculos adicionais.

Colocar o roteador ao lado da TV, nem pensar

Mantenha o seu roteador longe da TV, pois essa é uma das melhores maneiras de evitar interferências na rede. Afinal, além de afetar a conexão, a televisão ainda pode superaquecer o aparelho e reduzir o alcance do Wi-Fi.

Outras dicas para um bom sinal de Wi-Fi

Além de não colocar o roteador Wi-Fi nessas posições, outras formas de garantir um bom funcionamento do aparelho é atualizar o firmware do roteador. Isso faz com que ele fique mais seguro e estável, pois a ação corrige vulnerabilidades e melhora o desempenho.

Outra dica é escolher uma senha robusta e criar uma rede de convidados. Assim, se evita a conexão de pessoas não autorizadas, e os convidados terão acesso sem precisar da senha principal.

Se você quiser saber como trocar a senha do Wi-Fi, tem post no blog do Melhor Escolha falando sobre isso.

Uma outra dica extra é desativar o acesso remoto. Essa é uma prática de segurança para evitar acessos não autorizados à interface de administração do roteador.