Mantenha seu roteador longe da TV! Confira os motivos

Atualizado em 14/11/2023 às 18h55

Descubra neste texto o porquê é importante manter o seu roteador longe da TV.

Atualmente, é muito difícil encontrar uma casa sem ao menos um aparelho roteador. E isso não é à toa! A popularização da conexão de internet Wi-Fi trouxe facilidades impressionantes para a vida de todos. Logo, esse dispositivo virou presença rotineira em lares de todo o mundo.

Melhor Escolha ofertas

Porém, você sabia que este aparelho pode causar uma espécie de interferência com outro aparelho da sua casa? Isso mesmo! A relação entre televisão e roteador pode não ser tão benéfica assim e causar problemas reais para a sua conexão.

Aliás, aproveite que esta aqui e descubra como ter os melhores planos de internet banda larga com cobertura no CEP da sua rua por meio do comparador de planos do Melhor Escolha.

Por que evitar seu roteador longe da TV?

O roteador propaga o sinal Wi-Fi por meio das ondas eletromagnéticas que se espalham pelas proximidades de onde o aparelho está conectado. Por isso, objetos que estão por perto podem interferir na boa circulação dessas ondas e deixar a conexão ruim.

Entenda as razões por trás disso:

Superaquecimento do roteador:

Ao colocar o roteador próximo à TV, ele pode superaquecer devido à exposição prolongada ao calor gerado pelo aparelho. Este aumento na temperatura não é positivo e pode resultar em problemas no dispositivo e falhas na interrupção na transmissão do sinal.

Interferência no sinal:

Quando a TV é usada por longos períodos, ela emite radiações eletromagnéticas que podem atrapalhar as ondas de transmissão do roteador. Essa interferência causa uma conexão de internet instável e com baixo desempenho.

Redução do alcance:

A proximidade com a TV pode restringir a extensão do sinal Wi-Fi, dificultando a cobertura em todas as áreas da casa. Esse desafio é maior na rede de 2,4 GHz, uma das mais comuns, que é particularmente vulnerável a essa limitação.

Aliás, você sabe o quanto de internet você está recebendo da sua operadora? Acesse agora mesmo o medidor de velocidade do Melhor Escolha e descubra se a operadora está entregando a velocidade contratada.

Qual é o melhor lugar para posicionar o roteador?

Entender quais fatores beneficiam ou prejudicam o sinal transmitido pelo roteador é importante para entender a melhor forma de corrigir tais erros. 

Assim, seguindo algumas dicas simples é possível otimizar o sinal e garantir uma conexão segura e de alta qualidade. 

Confira a melhor forma de posicionar o seu roteador:

Escolha uma localização central:

Os roteadores têm antenas que distribuem o sinal em todas as direções. Portanto, colocar o aparelho no centro da casa garantirá uma distribuição mais uniforme do Wi-Fi por todo o ambiente.

Se o modem estiver longe dessa região central, utilize um cabo compatível para posicionar o roteador nesse ponto crucial.

Posicione o roteador em locais elevados:

As ondas de rádio se propagam para frente e para baixo. Devido à presença de móveis em toda a extensão da casa, essa área geralmente apresenta mais obstáculos físicos que vão além da TV. 

Para evitar essas barreiras, coloque o roteador em locais elevados, como estantes, prateleiras ou até mesmo pregado na parede. Isso fará com que as ondas de sinal se desloquem sem impedimentos.

Seguindo essas dicas você conseguirá ter uma conexão muito melhor!

Problemas de conexão? Conte com o Melhor Escolha!

Além do posicionamento do roteador de Wi-Fi e das interferências causadas por outras tecnologias, muitas vezes o que impede uma boa conexão para o usuário é a qualidade do plano oferecido. 

Por isso, se você estiver insatisfeito com o seu pacote atual de internet fibra, conte com o nosso comparador de planos para encontrar um que satisfaça melhor as suas necessidades. Aqui é possível comparar preços, serviços e as vantagens de cada serviço.

Entre agora no nosso site e saiba mais!

Melhor Escolha ofertas