O que é roteador | O que é, quais os modelos e como configurar?

Atualizado em 24/12/2021 às 10h42

Descubra em detalhes o que é roteador, como ele funciona e como contratar um bom plano de internet banda larga.

Neste post você descobrirá quais as principais funções de um roteador, as vantagens em ter este aparelho em sua casa, quais os principais modelos existentes e diversas outras informações relevantes.

Ofertas de Internet banda larga

Aproveite que está aqui e conheça as principais ofertas e promoções de internet residencial com cobertura no CEP da sua rua.

O que é roteador?

O roteador tem a função de receber e enviar dados nas redes de computadores, celulares ou qualquer dispositivo que possa ser conectado na internet Wifi. Ele atua se conectando a componentes como hubs, modems ou switches de rede, melhorando o acesso à internet ou criando redes empresariais.

Como funciona um roteador?

Imagine que tudo o que você faz na internet, como downloads e uploads de arquivos, precisa ter pacotes em circulação. Para qualquer página que você deseja abrir, tudo circula por essa rede sem fio.

O roteador funciona orientando os dados de rede através de pacotes que contém diversos tipos de dados. Estes pacotes têm várias camadas ou seções que contêm informações de identificação como:

  • Remetente
  • Tipos de dados
  • Tamanho
  • Endereço IP de destino

O aparelho lerá essa camada e escolherá a melhor rota a ser utilizada para cada transmissão.

Sua principal característica é buscar as melhores rotas para enviar ou receber os dados, dando prioridade por transmissões mais curtas.

Os roteadores contam com uma ou várias antenas potentes que recebe e envia os dados entre o modem e o aparelho. A velocidade desta transmissão depende: 

  • Da rapidez da internet banda larga contratada, 
  • Do modelo
  • Do aparelho que receberá o sinal.

Quais os benefícios de ter um roteador?

Agora que você já sabe o que é roteador, saiba que estes aparelhos apresentam diversos vantagens como, segurança e maior conexão a internet, uma vez que Com o firewall e o software de filtragem de conteúdo, há uma proteção adicional contra conteúdos indesejados e mal-intencionados além do aparelho permitir conectar discos rígidos e usá-los como servidores de compartilhamento de arquivos.

Quais os tipos de roteadores?

Separamos os cinco principais tipos de roteadores para você conhecer um pouco sobre a principal característica de cada um, confira:

  1. Simples: o aparelho que apenas tem a função de distribuir o sinal da internet banda larga.
  2. Sem antena: modelo que apresenta antenas internas.
  3. Duas ou mais antenas: aparelhos que podem chegar a ter até 8 antenas
  4. Roteador AC (dual e tri band): trabalham com a frequência  2.4 GHz e 5 GHz. 
  5. Mesh: desenvolvidos exclusivamente para redes mesh, ou “em malha”, como é o caso do Google Wifi

Internet caindo toda hora? Saiba como resolver este problema.

Quais os modelos de roteadores?

Conheças abaixo os principais modelos de roteadores que existem.

Roteador de núcleo

Os roteadores de núcleo são geralmente usados por provedores de serviço ou de nuvem.  A partir dele é fornecido largura de banda máxima para conectar com outros aparelhos ou switches. 

É utilizado por empresas com um grande número de funcionários.

Roteador de borda

Também conhecido como roteador de gateway é o ponto de conexão com as redes externas, como a internet.

Eles oferecem mais largura de banda e projetados para se conectar a outros aparelhos para distribuir dados aos usuários finais. Não oferecem Wi-Fi e são apenas portas Ethernet.

Roteador de distribuição

Também denominado roteador interno, recebe dados do roteador de borda através de uma conexão com fio e envia para o usuário final, via Wi-Fi.

Roteador sem fio

Ou gateways residenciais, combinam as funções dos roteadores de borda e distribuição, são mais utilizados para redes domésticas.

O que é roteador virtual

É um software que tem a função de virtualizar o roteador para a nuvem, são ideais para grandes empresas. Oferecem maior flexibilidade, escalabilidade e menor custo.

Qual a diferença entre modem e roteador?

O modem de internet consegue se vincular à internet que chega via cabeamento até a sua casa. Em resumo, é neste equipamento feito a conexão física de rede com a fiação externa este cabeamento pode ser: ADSL, Cabo Metálico ou a Fibra óptica. Já o aparelho é o responsável por distribuir a internet para as máquinas ou os dispositivos que integram uma determinada rede. 

Ofertas de Internet banda larga

Há alguns modens roteadores que tem às duas funções num único aparelho, ou seja, além de receber o cabo da banda larga para se ligar à internet, distribuem o sinal num ambiente de rede wireless. 

Quando utilizar um repetidor?

Se você mora em uma casa com muitos cômodos, você com toda certeza precisará de um repetidor. 

Que consiste em um dispositivo que encaminha sinais sem fio do aparelho, ampliando para uma cobertura maior do sinal Wi-Fi. Ele cria uma nova rede baseada no sinal de rede de origem.

O que é roteador mesh?

Uma outra opção para lugares em que o sinal não pega muito bem é o roteador mesh, como os aparelhos do Google Wifi. Essa tecnologia aumenta a rede da internet sem fio, pois são pontos que ficam espalhados pela casa.

Em média um kit vem com três aparelhos que você pode distribuir pela casa.

Eles captam o sinal do Wi-Fi e distribuem com a mesma qualidade que chega do provedor.

Agora que você já conheceu sobre os tipos de roteadores e a diferença entre o modem e o roteador, veja como escolher o melhor para você:

Como configurar o roteador?

Precisando alterar o nome ou a senha Wi-Fi para conexão da rede residencial, veja como fazer no texto abaixo. 

Lembrando que algumas operadoras disponibilizam aplicativos para realizar esta configuração, por isso antes de realizar qualquer alteração, verifique com a sua operadora se ela apresenta um ambiente virtual para este procedimento.

Roteador sem sinal? O que fazer?

Tem percebido sua internet intermitente, ou algumas partes da casa o sinal é fraco? Confira o que pode estar ajudando a atrapalhar o sinal da sua conexão.

Barreiras Físicas

A presença de paredes, tetos e grandes móveis entre o seu roteador e o dispositivo interfere de forma no alcance do sinal, diminuindo a velocidade da sua conexão.

O ideal é posicionar o aparelho num local alto e centralizado, assim ele vai poder ampliar sua área de cobertura.

Antena do Roteador

A antena é a que mais interfere nesse caso é a troca de sinal da antena com os dispositivos. Logo, se houver força de sinal emitida pelo aparelho, a antena irá acompanhar esse alcance.

Para melhorar:  reinicie o roteador!

Outro fator que pode ajudar é a reinicialização do modem e do roteador com certa frequência. Pois, muitas vezes pode ocorrer instabilidades na rede e o sistema apresenta falhas. Quando você reinicia os aparelhos acabam resolvendo o problema.

Cabe salientar que o roteador deve estar configurado de forma adequada para funcionar de acordo com a sua internet. Esse é um fator primordial e pode interferir no sinal.

Descubra o quanto de internet você está recebendo por meio do teste de velocidade do Melhor Escolha. 

Gostou do conteúdo? Agora que você sabe o que é roteador, com essas informações você conseguirá decidir qual roteador melhor atende ao perfil da sua conexão e como configurá-lo da melhor forma. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *