Como ligar a cobrar | Aprenda a telefonar para fixo ou celular sem pagar

Atualizado em 20/03/2020 às 16h17

Como ligar a cobrar é algo que todo mundo já precisou fazer um dia. Vai me dizer que não?

Pois é, esse tipo de ligação nos socorre quando mais precisamos, seja pra ligar para algum amigo ou parente. Seja lá quem for o destinatário, ela sempre esteve presente nas nossas vidas, seja ligando ou recebendo ligações desse modo.

Melhor Escolha ofertas

Imagina que você saiu para viajar e, no meio do caminho aconteceu um imprevisto, como falta de combustível, o carro estragou ou você esteja passando mal. Você está sozinho, sem crédito, sem dados móveis e não é possível avisar alguém sobre onde você está. As ligações a cobrar servem justamente para momentos como este, em situações de emergência.

Esse tipo de chamada não é cobrada de quem faz a chamada e sim de quem a recebe. Por isso, sempre escutamos aquela música com a mensagem perguntando se desejamos atender a ligação ou não.

Pensando nisso, o post de hoje aqui no Melhor Escolha é sobre como ligar a cobrar. Muitas pessoas sabem que é possível fazer ligações a cobrar, porém não são todos que, de fato, concluem a ligação. Isso porque ligar a cobrar requer alguns detalhes na hora da discagem e muitas vezes discar o 9090 + número do telefone não é o suficiente.

Precisa de um plano de telefone fixo na sua casa mais barato? Em nosso comparador você encontra as ofertas de planos em sua cidade. Comparamos planos a partir de R$9,90 por mês! Economize comparando!

 

Tire todas as suas dúvidas de como ligar a cobrar:

  • Como ligar a cobrar para celular ou números fixos
  • Como ligar a cobrar para outras cidades ou estados
  • Como Ligar a cobrar pela Claro
  • Como ligar a cobrar pela Vivo
  • Como ligar a cobrar pela TIM
  • Como ligar a cobrar pela Oi
  • É possível ligar a cobrar para outro país?
  • Como ligar a cobrar para o Brasil?

 

Como ligar a cobrar para celular ou números fixos

Emergências acontecem e, caso você precise ligar a cobrar para alguém, é necessário fazer um procedimento simples, seja no seu celular, telefone fixo ou até mesmo no tão esquecido telefone público, mais conhecido como orelhão.

 

Para ligar a cobrar para números locais ou outras cidades com o mesmo DDD: 

9090 + número do telefone

 

Por exemplo: Imagine que o número que queira discar é o 1234-5678. Ao fazer uma ligação a cobrar você deve discar 9090 1234-5678.

Se o número discado for o certo, começará a chamar e, quando o destinatário atender, tocará a musiquinha em seguida da mensagem:  “Chamada a cobrar, após o sinal, diga seu nome e a cidade de onde está falando”.

Já para a pessoa que atendeu a ligação, também tocará a musiquinha com a mensagem: “Esta é uma chamada a cobrar, para aceitá-la continue na linha após a identificação.”

Será que ainda vale a pena ter telefone fixo em casa? Leia nosso post que compara planos e serviços de telefonia fixa para sua casa.

 

 

Como ligar a cobrar para outras cidades ou estados

Esse é um assunto que muitas pessoas têm dúvida. Saiba que ligar a cobrar para outras cidades ou até mesmo outros estados também é possível e simples de discar.

Quando você for ligar a cobrar para lugares que possuem DDD diferente do seu, é preciso saber qual o código do DDD daquela cidade.

 

Para ligar a cobrar para telefones com DDD diferente do seu:

 90 + código da operadora + DDD da cidade + número do telefone

 

Caso você não saiba qual o DDD do lugar que queira ligar, esse site para encontrar DDD pode te ajudar.

Um outro ponto importante é saber qual o código da sua operadora, pois cada uma tem uma vantagem exclusiva seus clientes, como descontos e chamadas ilimitadas, a partir do código da operadora.

Não sabe qual o código da sua operadora, vou facilitar sua vida aqui e agora. Sabendo qual o código da operadora que deseja ligar a cobrar, a forma de ligar é bem simples.

 

Como ligar a cobrar pela Claro

Quando você for ligar a cobrar pela operadora Claro é interessante que você utilize o código. Esse código sempre deve ser usado antes do DDD, quando as chamadas forem para para outras cidades ou estados, tanto dentro quanto fora do Brasil.

Melhor Escolha ofertas

DDD Claro: código da operadora é o 21.

Um detalhe importante é que você não deve confundir o DDD da cidade com o código da operadora. São dois números diferentes e que, às vezes, eles podem confundir um pouco a cabeça, isso é totalmente normal!

Para fazer ligações de longa distância a cobrar pela Claro digite: 90+ 021 (código da Claro para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número do telefone.

 

Como ligar a cobrar pela Vivo

Se você é cliente Vivo e deseja utilizar o código da operadora, saiba que ela também oferece alguns benefícios para seus clientes.

DDD Vivo: código da operadora é o 15.

E para fazer ligações interurbanas pela Vivo o procedimento é simples, porém sempre há as particularidades dos códigos, como o DDD da cidade para qual você quer ligar.

Para fazer ligações de longa distância a cobrar pela Vivo digite: 90 + 015 (código da Vivo para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número do telefone.

 

Como ligar a cobrar pela TIM

Se você faz parte daquelas pessoas que não abrem mão da chamada telefônica e quer conversar com seus amigos ou familiares, saiba que é possível ligar a cobrar para seus contatos.

A ligação a cobrar está ficando cada vez mais escassa devido a internet, aplicativos que fazem ligação, mas é sempre bom saber como ligar a cobrar até mesmo por motivos de urgência.

DDD TIM: código da operadora é o 41.

E para fazer ligações de longa distância a cobrar pela TIM digite: 90 + 041 (código da TIM para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número do telefone.

 

Como ligar a cobrar pela Oi

O DDD Oi também possui exclusividades para seus clientes. E diferente das outras operadoras, a Oi possui dois códigos diferentes.

DDD Oi: códigos da operadora são o 14 e o 31.

Se você for fazer uma ligação interurbana a cobrar, aquela ligação que é realizada para outra cidade, o código da Oi deve ser usado de formas diferentes.

 

Se você estiver em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe a ligação deve ser feita:

90 + 31 (código Oi para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número do telefone

Mas se você estiver no Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina ou no Tocantins:

90 + 014 (código da Oi para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número de telefone

 

Em resumo

Quer uma regrinha geral para ligar a cobrar para outras cidades? Não tem erro!

Exemplo: Vamos supor que você deseja ligar a cobrar de Curitiba para São Paulo pela operadora telefônica Vivo. Você discaria 90 + 015 (esse é o código da operadora telefônica Vivo) + 41 (DDD do Paraná) + número de telefone. Dessa forma a ligação se completará com sucesso.

Um detalhe importante em relação às tarifas de ligações a cobrar interurbano variam de acordo com as operadoras. Por isso é sempre bom e importante checar o valor de cada uma delas no site.

 

 

É possível ligar a cobrar para outro país?

E se a sua grande dúvida for a possibilidade de fazer ligações a cobrar para outro país saiba que a resposta já foi ‘sim’ até há pouco tempo! Mas infelizmente não é mais possível.

O código (90) é  o prefixo de chamada a cobrar  apenas para o Brasil.

Mas caso queira ligar de modo convencional, basicamente você precisa de três informações:

  1. Qual o código da operadora que você usa.
  2. Qual o DDI do país.
  3. Código da cidade.

Calma aí! está confuso sobre o que é DDD e DDI? Vamos te explicar agora!

O DDD é a Discagem Direta à Distância. Ele é um sistema de ligação entre diferentes áreas urbanas.
O DDD é sempre lembrado por ser dois dígitos que sempre está atrelado ao seu número de telefone, junto com o código da operadora.

Já o DDI significa Discagem Direta Internacional. Ele é o código que se utiliza em chamadas internacionais.

Assim como o DDD, todos país tem um DDI, que deve ser digitado na discagem, para que a ligação seja feita.

Por exemplo, para alguém que esteja tentando ligar para algum número brasileiro, a discagem do DDI é feita da seguinte forma: +55.

E isso também vale para ligações internacionais, o DDI sempre é importante para chamadas internacionais.

Sabia que já existem planos de telefone fixo que incluem minutos internacionais no pacote da assinatura mensal? Não? Então aproveite para conhecer mais sobre estes planos em nosso comparador de telefone fixo!

 

Como ligar a cobrar para o Brasil?

Existem algumas formas de ligar para o Brasil, caso você esteja no exterior.

  1. A primeira opção é entrando em contato com a telefonista local do país. Para ter acesso a ela você precisa saber qual o número referente do país que você se encontra.
  2. A segunda opção é bastante conhecida. Você pode comprar um cartão telefônico para fazer chamadas internacionais. É prático e qualquer um pode fazer o procedimento, basta seguir as instruções.
  3. Existe uma opção que se chama Brasil Direto da Embratel. Esse serviço funciona para qualquer aparelho telefônico, seja de um telefone fixo, celular ou até mesmo o orelhão. Com o Brasil Direto você faz ligações para o Brasil e só paga quando voltar e em reais.

 

Esperamos ter te ajudado a aprender como de liga a cobrar. Qualquer dúvida ou sugestão, nos mande aqui nos comentários e iremos adorar te responder.

Tire outras dúvidas navegando em nosso Blog!