Chip Incompatível | Saiba como resolver este problema

Atualizado em 22/11/2021 às 11h50

O chip incompatível é um transtorno para as pessoas que usam o celular, pois sem um chip ativo é impossível fazer uma simples ligação ou enviar um SMS. 

O chip é responsável em fazer a conexão entre o celular e a rede. Quando essa conexão sofre problemas, é ideal que o usuário saiba identificar a causa para que o problema seja resolvido o quanto antes.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite que está aqui e descubra as principais ofertas de planos de celular disponíveis em sua cidade, por meio do comparador de planos do Melhor Escolha. 

O que significa chip incompatível? 

Chip incompatível pode significar que há algo impedindo a conexão entre um aparelho de celular e a rede.  Logo, se o sinal não é captado, não há como o telefone exercer suas funcionalidades principais como: receber ou fazer uma ligação, se conectar a internet móvel e enviar um SMS.

Se não há o reconhecimento do chip, o problema pode estar:

  • No próprio chip;
  • No celular;
  • Com a operadora.

Veja no tópico abaixo o que fazer quando o chip não está aprovisionado. Um problema mais comum do que imaginamos:

O que fazer quando o chip não está aprovisionado? 

O chip não aprovisionado ocorre quando o chip é incompatível em diferentes smartphones. Existem diferentes causas para que isso ocorra, como uma simples falha do reconhecimento até o bloqueio pela operadora

Ou seja, a operadora não reconhece o número do telefone e não estabelece uma conexão

Veja no tópico abaixo as principais causas do chip não aprovisionado:

Rede fora de Alcance

Outro problema que pode ocorrer, é a rede estar fora de alcance. Esse problema ocorre em locais mais isolados ou até mesmo em lugares próximos a linhas metroviárias que podem interferir no sinal. 

Para resolver esse problema, procure um local que tenha cobertura da rede para verificar se o celular voltará a funcionar.

Tamanho do Chip

Existem três tamanhos de chip: o mini, micro e nano. Cada smartphone exige um tamanho específico de chip. 

É fundamental observar se o seu chip se encaixa corretamente no adaptador, e caso esteja inadequado, seja menor ou maior, é preciso levar até uma loja da sua operadora e efetuar a troca para um tamanho correto.

Problemas com o Chip ou Adaptador do SIM

Também pode acontecer do chip estar danificado. Esses danos são causados quando o usuário tem o costume de retirar o cartão do aparelho com frequência, resultando em rachaduras ou riscos na parte que é feita a leitura dos dados no chip.

Para verificar se este é o problema, é necessário testar o chip em outro aparelho para analisar se acontecerá a mesma coisa

Para solucionar o ocorrido há a opção de se optar por trocar o chip em uma loja de operadora e manter o mesmo número ou obter um número novo

Outro problema, é no adaptador do SIM. Tem a função de manter o chip alinhado dentro do slot para garantir o seu funcionamento. 

Caso observe que o adaptador não encaixa direito, tente trocá-lo para que o sinal volte a funcionar corretamente.

Cartão SIM sujo

O cartão SIM com sujeira acumulada também pode interferir na conexão entre ele e o celular.

Uma dica para que isso não aconteça é limpar o chip em um pano seco e inseri-lo no celular novamente.

Celular danificado

O celular possui um sistema que pode interferir na captação do sinal. É provável que o aparelho apresente defeito na antena responsável pela recepção do sinal, ou também no slot, local onde o chip fica inserido.

Melhor Escolha ofertas

Para verificar, é necessário colocar o chip em outro aparelho e ver se consegue captar o sinal.  Caso o problema persista, o problema pode ser na recepção do sinal.

Se o seu celular tem mais de um chip, na verificação do slot você pode inserir o chip no outro slot do celular e observar se o sinal voltou. Se a resposta for sim, significa que o problema está nesse compartimento.

Rede incorreta

A maioria dos celulares, vem com a configuração programada para que o próprio sistema identifique a rede de forma automática. Se houver mudanças na configuração, o aparelho pode deixar de fazer isso de forma automática e passar a procurar a rede em locais errados.

Por isso, alterne a busca automática, para garantir que o celular conseguirá captar o sinal, sem a necessidade de trocar o chip.

Aparelho e chip bloqueado

Quando você adquire o telefone novo por uma loja de operadora, pode acontecer deste celular ser bloqueado para ser utilizado somente pela operadora em questão. Sendo assim, ao inserir SIM card de outras operadoras, este chip será incompatível com o celular.

Para resolver o problema, vá até a loja onde foi feita a aquisição e faça o pedido de desbloqueio do aparelho. De acordo com a Anatel, o procedimento é feito de forma gratuita e a qualquer momento.

Os procedimentos mencionados acima são sugestões de diferentes fabricantes, independente se os aparelhos tem o sistema Android ou iOS instalados.

Além disso, o chip quando bloqueado pode ter sido suspenso pela operadora pelo não pagamento, falta de recarga ou até mesmo suspeita de fraude.

Saiba como encontrar lojas da sua operadora:

Aqui no blog do Melhor Escolha nós fizemos um guia completo de como recuperar um chip bloqueado. Vale a pena se informar!

Chip incompatível no iPhone 

No caso do iPhone, ao inserir um cartão SIM, você pode receber uma mensagem: “O cartão SIM que você instalou atualmente neste iPhone é de uma operadora que não é compatível com a Ativação”. 

Além desta mensagem de chip incompatível, o celular poderá encontrar problemas técnicos ou algum erro inesperado como estar “sem serviço”, embora o cartão SIM esteja inserido nele. 

Caso ele seja extraviado, seu telefone apresentará um erro como “O cartão SIM não é compatível”.

Esse tipo de problema pode aparecer caso você tenha um iPhone repassado de outra pessoa, então é necessário entrar em contato com a operadora para realizar o desbloqueio.

Chip incompatível no Android 

É possível que nos smartphones Android ao inserir o chip não seja reconhecido no celular. São diversas possibilidades para esse tipo de mensagem, como:

  • Problemas no chip adquirido;
  • Sistema travado;
  • Cache cheio;
  • Chip danificado;
  • Chip bloqueado pela operadora por falta de pagamento ou recarga;
  • Entre outros problemas mencionados anteriormente.

Após descobrir qual o possível dano, faça os procedimentos para ajustar essa compatibilidade. Confira o que você pode fazer com o chip incompatível:

O que fazer com chip incompatível? 

Tentou resolver o problema do seu chip incompatível e mesmo assim não deu certo? O ideal é entrar em contato com a sua operadora para verificar o que ocorreu. 

Talvez seja necessário efetuar a troca do chip por um mais novo, caso o seu seja antigo.

Outra possibilidade é de que você tenha feito a portabilidade de número e a operadora não tenha habilitado a linha. Nesse caso entre em contato com a empresa de telefonia responsável e faça a verificação do status da portabilidade.

Verificou que o problema é no aparelho? Então recomendamos que leve o seu celular com o chip incompatível a uma manutenção de confiança para se feito o conserto.

Caso você precise comprar um chip novo, descubra o passo a passo de como cadastrar seu novo SIM card.

  1. Como cadastrar chip Claro
  2. Como cadastrar chip TIM
  3. Como cadastrar chip Vivo
  4. Como cadastrar chip Oi

Conseguimos te ajudar?

Por fim, esperamos que tenha se informado sobre como resolver problemas do seu chip incompatível. 

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.