App Celular Seguro | Pessoas enfrentam bloqueios após testes

Atualizado em 05/01/2024 às 21h48

O Governo Federal recentemente lançou o app Celular Seguro. Inicialmente, a iniciativa visa oferecer mais segurança para a população, que com o uso desta plataforma poderia bloquear seus aparelhos em caso de perda, furto ou roubo. 

No entanto, muitas pessoas vêm relatando bloqueios nos seus smartphones ao testarem o aplicativo. As queixas dos consumidores foram registradas tanto nas redes sociais quanto em algumas lojas.

Melhor Escolha ofertas

Tenha um bom plano de internet no seu celular. Acesse o comparador do Melhor Escolha e confira as melhores ofertas de planos de celular controle no seu CEP.

Aparelhos bloqueados

Os relatos são praticamente sempre os mesmos: ao baixarem o app Celular Seguro, os usuários emitiram um alerta que restringiu as funções do smartphone. Logo após, não conseguiram voltar para a configuração inicial e não foi mais possível usar o celular.

Em contrapartida, as operadoras, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a polícia não ofereceram informações sobre a possibilidade dos clientes voltarem atrás com a restrição.

Assim, o que resta aos consumidores que bloquearam os aparelhos com o app Celular Seguro é falar com as operadoras e aguardar para ver se serão desbloqueados. 

Dessa forma, como cada empresa possui um método próprio de bloqueio, só elas podem retirar a restrição do celular.

Leia também

Use o app Celular Seguro somente em casos de roubo

As autoridades vêm alertando a população que o teste do app Celular Seguro não deve ser feito. A plataforma só deve ser usada em casos de roubos ou furtos, para impedir que os meliantes tenham acesso às informações contidas no aparelho.

Ricardo Cappelli, que atua como Ministro da Justiça de forma interina, reiterou que o teste não deve ser realizado e fez uma comparação para exemplificar o assunto. “Não é pra testar! Você fez o seguro do carro… vai bater no poste? Vai ficar ligando para o 190 para dizer que foi roubado, depois que não foi roubado?”, destaca.

O Celular Seguro

Lançado no dia 19 de dezembro, o app Celular Seguro em menos de duas semanas recebeu mais de 4 mil pedidos de bloqueios. 

Segundo o Governo Federal a plataforma funciona da seguinte forma: ao registrar a ocorrência no app Celular Seguro, o Ministério da Justiça recebe a informação e repassa para as empresas parceiras, como bancos, instituições financeiras e operadoras de telecomunicações, que realizam o bloqueio.

Mesmo com os auto bloqueios causados pelos usuários, o governo afirma que não está nos planos criar um botão de desbloqueio dentro da plataforma. Afinal, cada empresa adota seu próprio procedimento na hora de realizar a restrição dos celulares.

Porém, o que realmente está nos planos do governo é melhorar o app Celular Seguro. A versão que está no ar atualmente se trata de uma versão inicial do sistema.