Velocidade do 5G no Brasil teve aumento significativo

Atualizado em 22/12/2023 às 10h51

Neste mês, a Ookla, uma empresa que fornece dados sobre o desempenho do acesso à internet em diversas partes do mundo, divulgou seu relatório anual de 2023 sobre a conectividade global, destacando a evolução da velocidade do 5G no Brasil em relação ao ano anterior.

O relatório não apenas identifica os países que lideram em desempenho, mas também analisa a satisfação dos consumidores com essa tecnologia emergente, incluindo o aumento na velocidade média global de download.

Melhor Escolha ofertas

Precisando de uma conexão 5G de boa qualidade? Acesse o comparador de planos do Melhor Escolha e confira quais planos de celular tem uma boa cobertura no seu endereço.

Como está a velocidade do 5G no Brasil?

A velocidade do 5G no Brasil impressionou, com o pais ocupando a quinta posição global, atrás somente dos Emirados Árabes, Coreia do Sul, Malásia e Qatar. 

Foi registrado uma velocidade média de download 5G de 443,93 Mbps em 2023, um salto significativo de 1,4 vezes em relação ao ano anterior.

A ativação simultânea das redes 5G em julho de 2022, depois do leilão multibanda do Brasil que aconteceu em 2021, marcou um momento transformador com a expansão contínua dos serviços 5G para 623 municípios até dezembro de 2023. 

Futuramente, um próximo leilão pode melhorar ainda mais a velocidade do 5G no Brasil.

Leia também:

Aumento na velocidade do 5G no mundo

O documento trouxe alguns destaques notáveis, como por exemplo o crescimento na velocidade média global de download, que saltou impressionantes 20% no terceiro trimestre de 2023. 

Essa velocidade do 5G chegou a atingir 203,04 Mbps, superando os 168,27 Mbps de 2022. A explicação para esse avanço é a cada vez mais adesão ao 5G, tecnologia que agora conta com 1,4 bilhão de usuários no mundo, representando um aumento de 65% em relação ao ano anterior.

Não foi somente a velocidade de download que foi impulsionada, mas as velocidades de upload e latência também registraram aumento. 

O relatório observou um modesto avanço de 1%, ocasionando em médias de 18,93 Mbps de Upload e 44 ms de latência durante este último ano.

Interessante observar que, embora tenha apresentado um aumento, a velocidade média global de download é menor que velocidade média de download do 5G no Brasil.

Embora tenham sido observados avanços significativos, o 5G ainda não atingiu o seu potencial pleno de 20 Gbps, conforme definido pelo padrão IMT-2020.

Outros destaques do relatório

Para além do 5G no Brasil, os Emirados Árabes Unidos e a Coreia do Sul se destacaram mundialmente em relação à velocidade de conexão desfrutada pelos usuários. 

Atualmente, estes países lideram o ranking global de velocidades de download 5G em 2023, com 592,01 Mbps e 507,59 Mbps, respectivamente.

Para mais detalhes sobre a velocidade do 5G no Brasil e em outras partes do mundo, consulte o artigo na íntegra, no site da Ookla.