Wi-Fi 7 | Saiba tudo sobre a versão mais recente dessa tecnologia

Atualizado em 19/04/2024 às 09h59

Lançado recentemente, o Wi-Fi 7 é a versão mais recente da tecnologia de redes sem fios.

Neste artigo iremos trazer todas as informações sobre essa nova tecnologia: qual a sua velocidade, frequência, e as suas vantagens.

Melhor Escolha ofertas

E para aproveitar da melhor forma, conte com um plano de internet fibra que atenda às suas necessidades. Acesse agora o comparador de planos do Melhor Escolha e saiba mais!

O que significa Wi-Fi 7?

O Wi-Fi 7 é uma versão mais nova e rápida da conexão Wi-Fi que usamos para acessar a internet sem fio. Foi lançado oficialmente em janeiro de 2024 e é baseado em um padrão chamado 802.11be.

Essa nova versão do Wi-Fi traz algumas melhorias em relação à geração anterior, o Wi-Fi 6. Isso inclui uma conexão mais rápida e estável, além de gastar menos energia. 

Com isso, você pode baixar arquivos grandes mais rapidamente, jogar online sem travar e manter uma conexão melhor em diferentes lugares da casa. 

Embora ele exista há pouco tempo, alguns dispositivos já tem suporte a essa tecnologia e logo mais vão surgir outros smartphones compatíveis.

Qual a velocidade do Wi-Fi 7?

O Wi-Fi 7 apresenta uma maior transferência de dados, com uma velocidade nominal máxima de até 46 Gb/s. Essa velocidade é consideravelmente mais rápida do que as gerações anteriores de Wi-Fi.

Essa velocidade permite downloads mais rápidos, baixando grandes arquivos em questão de segundos. Além disso, facilita o streaming de vídeo em ultra-alta definição sem interrupções, mesmo com vários dispositivos conectados simultaneamente à rede. Assim como uma jogabilidade online mais fluida.

Quando foi lançado?

O Wi-Fi 7 foi oficialmente lançado em janeiro de 2024, durante a Consumer Electronics Show (CES), uma feira comercial anual sobre tecnologia e eletrônicos de consumo.

Apesar de estar em sua fase inicial, já é possível encontrar alguns dispositivos compatíveis com essa tecnologia disponíveis no mercado. Isso inclui uma gama crescente de smartphones, laptops e outros dispositivos eletrônicos que estão sendo fabricados para aproveitar ao máximo os benefícios do Wi-Fi 7.

Qual é a frequência usada?

O Wi-Fi 7 opera em três frequências simultâneas: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Essa ampla faixa de frequência permite uma comunicação mais rápida e estável entre dispositivos, além de reduzir o congestionamento de rede em ambientes com muitas pessoas conectadas.

Quer saber como encontrar o melhor plano de internet Wi-Fi? Entre agora no blog do Melhor Escolha e confira o que fazer para garantir a contratação de um serviço de qualidade!

Quais as vantagens do Wi-Fi 7?

O Wi-Fi 7 oferece uma série de vantagens em relação às gerações anteriores, incluindo:

  • Velocidade Superior: Com uma velocidade máxima de até 46 Gb/s, o Wi-Fi 7 permite uma navegação na internet mais rápida e eficiente;
  • Estabilidade Aprimorada: Graças à tecnologia Multi-Link Operation (MLO), o Wi-Fi 7 permite que os dispositivos se conectem a várias frequências simultaneamente. Isso garante uma conexão mais estável e confiável;
  • Baixa Latência: O Wi-Fi 7 reduz significativamente a latência, proporcionando uma resposta mais rápida durante jogos online, videochamadas e outras atividades que exigem comunicação em tempo real;
  • Maior Capacidade de Transmissão: Com uma largura de canal de até 320 MHz por canal, o Wi-Fi 7 oferece uma maior capacidade de transmissão de dados. Sendo assim, ele permite o uso de aplicativos e dispositivos de alta demanda, como streaming de vídeo em 8K, jogos com realidade aumentada e dispositivos IoT;
  • Segurança Aprimorada: O Wi-Fi 7 usa o protocolo de segurança WPA3, garantindo a proteção dos dados transmitidos pela rede sem fio contra ameaças de segurança.

Confira 6 motivos para trocar o modem Wi-Fi da sua casa e saiba como isso pode melhorar a sua conexão!

O Wi-Fi 7 representa um grande avanço na conectividade, proporcionando uma experiência de internet mais rápida, confiável e segura. Ainda que não esteja tão popular, vale a pena conhecer essa tecnologia que em breve irá ganhar maior destaque em todo o mundo.