Modem Wi-fi | 6 motivos para trocar o da sua casa

Atualizado em 05/01/2024 às 20h32

Você costuma trocar o modem wi-fi da sua casa com regularidade? Provavelmente a sua resposta para essa pergunta é não. 

E você não está sozinho, é comum muitas pessoas não realizarem essa troca com frequência. No entanto, não realizar essa troca pode prejudicar a sua conexão com a internet.

Melhor Escolha ofertas

Nesse artigo iremos te mostrar como as alterações na qualidade do sinal da rede doméstica podem estar associadas à necessidade de trocar o roteador. Venha conferir alguns sinais de quando essa manutenção deve ser feita.

E além de trocar o modem wi-fi, ter uma internet de qualidade também é essencial. Por isso, acesse o comparador de planos do Melhor Escolha e confira as melhores ofertas de internet banda larga disponíveis na sua região.

Confira por que você deve trocar o modem wi-fi da sua casa

São diversas as razões pela qual se deve trocar o modem de internet da sua casa com regularidade.

Para te ajudar, separamos 6 sinais para ajudar você a identificar a hora certa de fazer essa troca:

Muitos dispositivos conectados

O uso de dispositivos conectados simultaneamente no mesmo aparelho pode comprometê-lo. 

Por isso, o ideal é adquirir um modem wi-fi mais moderno, pois ele pode oferecer maior capacidade de processamento e largura de banda, evitando que a rede fique congestionada e atrapalhe a conexão.

Segurança mais eficiente

Modems mais antigos não apresentam alguns mecanismos que garantem a sua segurança. Isso facilita invasões na rede e o roubo de dados.

Enquanto isso, os aparelhos mais recentes trazem recursos avançados, como firewalls robustos, protocolos de criptografia aprimorados e atualizações regulares de firmware.

Alcance fraco do modem wi-fi

Outra razão para trocar o modem wi-fi é quando a casa possui “pontos cegos” de conexão, ou seja, quando a rede não conecta em todos os lugares da casa.

Neste caso, a troca é um excelente investimento, pois modems mais recentes oferecem uma cobertura de sinal aprimorada.

Atualização tecnológica

As atualizações na tecnologia das redes e dos roteadores pedem atualizações dos aparelhos de tempos em tempos.

No entanto, um modem wi-fi mais moderno é capaz de incorporar essas inovações, possibilitando que essa troca não tenha que ser feita sempre.

Incompatibilidade de frequência com dispositivos

Dispositivos mais modernos usam frequências mais elevadas e eficientes, o que pode resultar em incompatibilidade com modems mais antigos.

Isso afeta o desempenho de forma negativa e, consequentemente, contribui para uma má experiência do usuário.

Instabilidade na conexão 

Por fim, aparelhos antigos sofrem mais instabilidade na conexão e causam problemas de velocidade quando comparados a modelos mais recentes.

A migração para um modem wi-fi mais moderno resulta em uma experiência de internet mais rápida e estável.

Leia também

Como escolher um modem wi-fi novo?

Trocar o modem é uma decisão importante para otimizar a experiência de conexão à internet. Mas a escolha de um aparelho novo deve ser tomada com base nas suas necessidades.

Considerar fatores como velocidade de internet, compatibilidade com tecnologias recentes, capacidade de processamento para múltiplos dispositivos, segurança e cobertura de sinal são essenciais para tomar uma decisão. 

Melhor Escolha ofertas

Porém, o ideal é também consultar a empresa que fornece internet para a sua casa, pois ela pode ter considerações interessantes sobre qual aparelho você deve escolher.